Máscara e condicionador quais são as diferenças?

Máscara e condicionador quais são as diferenças? Confira tudo sobre as diferenças entre a máscara e o condicionador. Clique e confira!

Máscara e condicionador quais são as diferenças? 

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar um pouco mais sobre uma duvida muito comum na hora da lavagem dos cabelos.

Muitas pessoas ficam na duvida sobre qual é a diferença entre o condicionador e a máscara e se é realmente preciso usar os dois em conjunto.

Por isso nesse post eu descrevi as principais funções de cada um e também falei se é possível fazer a substituição dos cremes.

Então essa você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Máscara e condicionador qual a ordem de uso correta?

mascara-e-condicionador-diferencas-e-necessario-o-uso-do-condicionador-sempre-apos-a-mascara-lavagem

Na hora da lavagem do cabelo a ordem correta dos produtos é:

1° Shampoo.

2° Máscara capilar.

3° condicionador.

Máscara x condicionador qual a diferença?

Condicionador!

mascara-e-condicionador-diferencas-e-necessario-o-uso-do-condicionador-sempre-apos-a-mascara-condicionador

O condicionador por ser um pouco mais leve tanto na textura quanto no aspecto da hidratação e é indicado para o uso diário.

Ele proporciona aos fios uma hidratação não muito potente, mas suficiente para deixar os fios macios no dia a dia. Também oferece maleabilidade, maciez, brilho e facilita o pentear e desembaraçar dos fios, fazendo com que a escovação fique bem mais fácil, pois a escova desliza melhor sobre o cabelo.

Outro detalhe é que o condicionador possui um ph mais acido e por isso ele consegue equilibrar o ph dos cabelos e também selar e fechar as cutículas condicionando e fazendo com que a hidratação e permaneça por muito mais tempo nos fios, além de fazer com que eles fiquem mais brilhosos.

Isso também se da por conta da ação antiestética que o condicionador possui, reduzindo a eletricidade dos fios fazendo com que eles fiquem mais alinhados e sem o temido frizz.

Por selar bem as cutículas do cabelo, o condicionador também acaba formando uma “capa” protetora nos fios, fazendo com que eles fiquem mais protegidos de danos externos como poluição, vento e sol.

Máscara capilar!

mascara-e-condicionador-diferencas-e-necessario-o-uso-do-condicionador-sempre-apos-a-mascara-creme

Qual o papel da máscara capilar?

A máscara capilar possui uma ação hidratante bem maior que o condicionador.

A máscara assim como o condicionador também deixa macio, dá brilho e maleabilidade aos cabelos, porem ela possui muito mais ativos e por isso possui um poder hidratante muito mais potente, capaz de tratar e recuperar cabelos danificados, ressecados e porosos.

As máscaras capilares podem atender a varias necessidades, existem máscaras somente hidratantes ou somente nutritivas indicadas para serem usadas uma vez por semana, e também existe máscaras mais reconstrutivas que são aquelas feitas para cabelos danificados, quebradiços e elásticos, pois por conter em sua composição ativos reconstrutores como a queratina elas fortalecem e recuperam a fibra capilar, fazendo com que o cabelo volte a ficar saudável.

Essas máscaras mais reconstrutoras são indicadas para serem usadas uma vez a cada 15 ou 30 dias dependendo da necessidade do seu cabelo, pois a queratina não deve ser usada com muita frequência pois pode acabar deixando a fibra capilar rígida demais, a ponto de quebrar e dar origem a uma quebra capilar.

Hoje em dia também é muito comum encontrar máscaras que são mais completas ou seja, que contem em sua formula vários ativos sendo hidratantes, nutritivos e também reconstrutores, já esses tipos de máscaras é preciso testar nos fios para saber qual o efeito que ela vai deixar no cabelo, para depois definir de quanto em quanto tempo ela deve ser usada.

Outra diferença entre a máscara capilar e o condicionador é que a máscara ao contrario do condicionador que age mais externamente sobre as cutículas dos fios, age mais profundamente tratando a fibra capilar, devolvendo tudo que ela precisa para ficar hidratada e saudável como a umidade por exemplo.

Se você está sofrendo com cabelo danificado ou quebradiço precisando recuperar assista ao vídeo abaixo, pois nele eu dei várias dicas incríveis para acabar com esses problemas de vez.

O uso do condicionador é sempre necessário após a máscara?

Algumas pessoas costumam se perguntar se é preciso sempre usar o condicionador após a máscara ou se ela sozinha já será o suficiente.

E a resposta é não!

Não é sempre que o condicionador é necessário após a máscara, as vezes o uso dele pode ser dispensável ou opcional.

Algumas máscaras capilares assim como o condicionador também possuem um ph baixo que faz com que as cutículas sejam seladas e fechadas, dispensando assim o uso do condicionador, pois nesses casos a máscara já vai fazer o papel dele de hidratar condicionar e selar as cutículas.

Algumas marcas colocam a informação sobre o ph da máscara no rotulo, porem quando essa informação não fica disponível é preciso observar qual o efeito que a máscara vai deixar nos fios.

Ao enxaguar observe se o cabelo vai ficar com aquela sensação de fio desmaiando, bem emoliente como se derretesse mesmo conforme a água cai. O cabelo fica com muito brilho!

Se isso acontecer o uso do condicionador se torna indispensável ou opcional, pois nesse caso provavelmente a máscara tem um ph mais baixo que vai condicionar e selar as cutículas.

Para que isso aconteça observe sempre se o ph da máscara é menor que 4.0, procure sempre aquelas que tenham um ph entre 3.0 ate 4.0 pois essas vão hidratar e também já deixar as cutículas bem seladinhas, se o ph da máscara for maior que isso é preciso usar o condicionador em seguida para deixar tudo selado e condicionado.

Outra forma de identificar o ph da máscara quando ele não está descrito no rotulo é usar um medidor de ph que vende em lojas de cosméticos.

Leia tudo sobre o ph aqui:

Saiba tudo sobre o ph e sua importância para os fios

O condicionador pode ser substituído pela máscara?

Essa é outra duvida muito comum e a resposta para ela é sim!

Existe máscaras que são mais condicionantes e possuem um tempo de ação mais rápido que giram em torno de 3 a 5 minutos e que são perfeitas para serem usadas no lugar do condicionador, mas é importante lembrar que para isso a máscara precisa ter o ph baixo, pois só assim ela vai fazer o papel do condicionador.

Essa dica também vale para aqueles cabelos que estão muito ressecados e porosos, pois fazendo dessa forma você vai conseguir com que o cabelo tenha uma hidratação extra.

Outra dica legal para dá um up a mais na sua hidratação é potencializar o seu condicionar.

Como falamos acima o condicionador possui um efeito hidratante mais leve e para deixar ele mais potente, vale acrescentar alguns ingredientes junto a ele na hora da aplicação e conseguir um efeito maravilhoso rapidamente.

Saiba quais são esses ingredientes nesse post:

Misture essas 3 coisas no condicionador

O condicionador e a máscara podem ser aplicados na raiz do cabelo?

mascara-e-condicionador-diferencas-e-necessario-o-uso-do-condicionador-sempre-apos-a-mascara-raiz

Podem sim desde que o condicionador ou a máscara sejam liberados para as técnicas de co-wash ou No poo, ou seja, eles não podem ter em sua composição petrolatos, parafina ou óleo mineral.

Porque esses componentes podem acabar entupindo os folículos capilares, dando origem a vários problemas no couro cabeludo como queda capilar, caspa e seborreia.

Outro tipo de máscara ou condicionador que podem ser aplicados na raiz são aqueles indicados para o crescimento capilar.

Porém é importante se atentar a formula do produto, pois existe alguns que são indicados para essa finalidade, mas quando você olha os componentes, acaba encontrando alguns ativos como o óleo mineral por exemplo, que não pode ser aplicado na raiz.

Por falar em crescimento capilar confira uma receitinha caseira poderosa capaz de fazer o seu cabelo crescer em quanto você dorme.

Leia!

Faça seu cabelo crescer enquanto dorme receita caseira

No vídeo abaixo eu mostrei algumas opções de máscaras e condicionadores que podem ser aplicados no couro cabeludo.

Assista!

Resumindo!

A diferença entre o condicionador e a máscara é que o condicionador é mais leve tanto em relação a textura quando a hidratação, a máscara costuma ser mais concentrada e também possui um poder de hidratação mais potente e mais profundo.

Outro detalhe é que o condicionador é indicado para o uso diário e a máscara capilar para um uso semanal.

A máscara pode sim substituir o condicionador, mas para isso é preciso que ela tem um ph baixo até 4.0 no máximo e precisa ter um tempo de pausa pequeno.

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Júlia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.8/5 - (6 votes)

8 thoughts on “Máscara e condicionador quais são as diferenças?

Deixe um comentário