Chapinha estraga o cabelo?

Chapinha estraga o cabelo? …Neste post vamos tirar algumas dúvidas que atormentam a cabeça das mulheres. Dúvidas e receios na hora de alisar os fios com a chapinha estão sempre presente, se quiser saber mais sobre estas questões e tirar suas dúvidas, leia o post completo…

 

Chapinha estraga o cabelo?

 

Olá meninas, tudo certo?

Vocês sabem Qual é  a Temperatura certa para usar a chapinha?
Chapinha estraga o cabelo?

Bom meninas…
Para cada tipo de cabelo é indicado uma temperatura diferente, usando a temperatura indicada, você evita que os fios se quebrem, pois eles são frágeis e não aguentam altas temperaturas, veja abaixo:

Cabelos Grosso> pode ser usada temperaturas até 230°;

Cabelos com química, como relaxamentos, progressivas, etc > temperaturas de até 200° é mais indicada, não ultrapasse essa temperatura. Pois o cabelo já esta fragilizado com a química e usando temperatura muito alta na chapinha, eles podem se quebrar com muita facilidade.

Cabelos Finos> Use temperatura de no máximo 180º graus.

Chapinha estraga o cabelo?

 

Dúvidas sobre o uso da chapinha:

Chapinha estraga o cabelo? Como usar a chapinha de maneira correta?

Não estraga meninas. Porém cuidado com o excesso!…tudo que é demais, não é bom…
Se precisa fazer sempre, tome alguns cuidados com seu cabelo:

* Use um protetor térmico, antes de começar a chapinha, ele vai formar uma película e proteger as mechas, além de deixar o cabelo mais macio.

* Quando Lavar os cabelos, utilize shampoo e condicionador para cabelos danificados, ressecados ou reparador.

* Não use a chapinha todos os dias, dê um intervalo de pelo menos 2 dias sem usar, a chapinha todos os dias retira a umidade natural dos fios, deixando-os ressecados e danificados.

* Não faça chapinha com o cabelo sujo. Fazer chapinha com o cabelo sujo, faz ele ficar duro, com aspecto oleoso, sem brilho e os fios ficas grudados. O ideal é que os cabelos estejam limpos e secos, ou um dia sem lavar.

* Não deixe a chapinha parada na mecha. O ideal é que passar a chapinha no máximo 6 vezes na mesma mecha deslizando de cima a baixo. Não adianta ficar com preguiça e fazer  mechas grandes, pois mechas grandes demoram para alisar, tendo que passar várias vezes a chapinha na mesma mecha, deixando seu cabelo ressecado e com aspecto de cabelo desidratado.

* Não fique passando a mão depois de fazer a chapinha. As mãos passam oleosidade aos fios, deixando os mesmo com apecto, pesado e sem brilho. Use um pente para segurar e deslisar as mechas enquanto passa a chapinha, evite usar as mãos no fio.

* Nunca use a chapinha com os cabelos molhados, o ideal é secar bem com secador antes de começar.

* Faça uma hidratação e uma umectação por semana, com uma máscara de boa qualidade e um óleo vegetal. Hidratação: lave bem os cabelos, passe a máscara em todo cabelo, exceto na raiz, deixe agir por 20 ou 30min e depois enxague bem. Para fazer umectação leia este post: Umectação capilar como fazer.

* Passe um sérum reparador de pontas no cabelo (apenas 2 gotas) após usar a chapinha, para deixar os fios soltos e com aspecto de liso natural.

Para você que deseja recuperar seus cabelos danificados por chapinha, te indico este post: Quais os melhores óleos para hidratar os cabelos danificados…Dica de hidratação: Hidratação com iogurte para cabelos ressecados. Fazendo uma hidratação e uma umectação por semana, você poderá restaurar a saúde dos seus fios.

E é isso meninas…Aproveite e leia este post: Chapinha à vapor promete danificar menos os cabelos.

Até a próxima!

Júlia Doorman.

 

Aproveitando confira o vídeo de Alisamento Natural e Hidratação com Maizena e Leite passo a passo , tenho certeza que você vai adorar!

 

 

Você gostou do post chapinha estraga o cabelo? Deixe um comentário abaixo.

4.8/5 - (198 votes)

90 thoughts on “Chapinha estraga o cabelo?

    1. olá,eu queria fazer uma pergunta para você júlia,eu já descolori meu cabelo,ele embaraça muito rápido,cheio de pontas duplas,é muuuuito desidratado,e não está crescendo mais…em fim
      como você pode perceber é um cabelo bem desidratado.Ai eu queria saber se você tem alguma receita caseira que eu possa fazer em casa,e como tirar as pontas dupalas.
      OBRIGADA, E ESSE SITE É MUITO BOM AMEI!!!E QUE CABELO SEU EM pft.

  1. Ola , apos ter lido aqui sobre a hidratacao com oleo de coco eu fiz e ficou otimo, sedosos mas sempre seco e passo chapinha , percebi que muitos fios cairam pela raiz apos 2 dias ter feito a hidratacao e chapinha , sera que foi este motivo , ter feito as duas coisas ao mesmo tempo …tenho tintura e meus cabelos sao ondulados.

    1. Oi flor,
      não pode usar chapinha depois de fazer umectação,
      mas mesmo assim não deveria ter caído da raiz, teria apenas quebrado alguns fios,
      se puder procure um médico para ver porque esta caindo,
      o máximo que pode cair é até 150 fios por dia,
      Bjus

  2. Olá, gosto muito de suas postagens, estão me ajudando bastante.
    Tenho uma duvida: Quando vou fazer hidratação, lavo os cabelos com shampoo, depois passo a mascará, deixo mais ou menos 30 minutos, depois enxago e passo o condicionador. Esta correto passar o condicionador depois da hidratação?

  3. Eu adorei o post, principalmente por que sempre que lavo, seco com secador e depois passo chapinha,no seu blog melhorei muito meu cabelo, ja fazia o Cronograma, mas secava com secador super quente e nao usava protetor termico, ja tem quase uns 2 meses que seco com secador so morninho, uso sempre protetor e ja tenho seguido as dicas acima que obtive aqui mesmo, meu cabelo mudou muito. Tenho gostado dele cada dia mais. Tenho uma foto de dois anos atras e dele hoje é absurda a diferença, vc realmente ajuda muito nossos cabelos. Obrigada Bjo…

    1. Adorei as dicas,tenho muitas dúvidas com cabelos de luzes,meu cabelo sem chapinha não fica legal,gostaria de saber uma forma de poder usar a chapinha no cabelo sem danificar as luzes e não queimar.

      1. Oi lindona, eu indico evitar o excesso sempre para não danificar e quando
        usar aplique sempre um protetor térmico pois ele ajuda a proteger os fios
        contra o calor… você também pode fazer os alisamentos caseiros aqui do blog
        como o de maizena por exemplo pois eles são naturais e ajudam a deixar o cabelo
        mais hidratado, alinhado, liso e com o volume reduzido… beijos

  4. Oi julia meu cabelo e igual o seu liso em cima e ondulado em baixo mais ele e muito fino,queria saber se eu posso fazer selagem, ele pode cair por ser fino? e eu so faço chapinha depois de lavar meus cabelos,faço todo dia e perigoso cair??

  5. oi ju, eu fazia progressiva no cabelo ate que um certo dia mudei de profissional que aplicou outro produto no meu cabelo , no inicio ele ficou lindo mas depois ele ficou horrivel e ate hoje ele esta assim e nao cresce.Enfim por esses motivos eu sou obrigada a fazer chapinha sempre poise sem ela ele fica impossivel de se usar seco, voce tem alguma dica para o meu caso?

  6. Eu passava chapinha diariamente no meu cabelo, mais ele era super liso, com o tempo eu percebi uns fios mais grossos, até que então começou a enrolar na raiz da franja, e agora não alisa mais, faço várias hidrataçoes e tudo mais nada, o que você acha que é preciso fazer? Bjs

  7. ola, o meu cabelo ele é ressecado e com muito frizz na franja e de resto ele é ondulado e cheio.. ja fiz hidrataçoes no cabeleireiro, 2 vezes selagem, e mas nada. os shampoos que eu uso tambem só deixa mais crespo e com muito frizz… faço chapinha, passo o leave-in e quando passo a chapinha no mesmo dia sai.. queria sua ajuda

  8. Bom dia Ju, eu vi suas dicas e achei super interessantes…
    Mas queria uma ajuda sua, meu cabelo é enrolado, e são na altura do pescoço, desde que me conheço por gente, meu cabelo é desse tamanho, não cresce nem apau…
    e eu sou loira, mas comecei cedo a fazer quimica no cabelo, nisso cansei de o loiro estragar tanto meu cabelo, que pintei de castanho escuro, só que tenho um problema, passo chapinha TODO DIA no meu cabelo, e minhas pontas quebram muito, não gosto de usar ele natural porque ele arma muito, eu queria um conselho, o que posso fazer? Pior que não gosto de usar ele preso sempre…

    Obrigada, Bjuss

  9. Oi. Sempre fiz relaxamento no cabelo e algumas vezes fiz progressiva. Meu cabelo é mto volumoso e bem anelado. Agora tô grávida e não posso usar química. E não consigo ficar sem passar a chapa por causa das texturas do cabelo. Uso 2x na semana.com proteção térmica certinho e hidratacao e umectacao toda semana. Vc acha q vai danificar mto meu cabelo chapa 2x na semana? Obrigada

  10. Oii, Julia, fiquei com uma dúvida em relação à chapa, secador com a umectação: se eu passar o óleo hoje e dormir com ele (só retirar amanhã), amanhã ja posso passar chapa e secador ou não?

  11. Gostei muito das dicas. Eu não faço química, hidrato meu cabelo sempre antes de fazer a chapinha. Tendo os cuidados necessários. E a utilizo uma vez na semana. Com isso meu cabelo fica forte, hidratado e com aspecto natural. Amo ❤
    Se utilizarem dessas dicas da Julia seu cabelo já irá começar a ficar saudável.

  12. Oi ju adoro suas dicas, fiz luzes a pouco tempo e desde então passei a executar suas dicas e eu cabelo melhorou muito. Porém tenho uma dúvida quando faço a hidratação de maizena meu cabelo fica muito pesado mais se eu lavar co shampoo e condicionador ficar bem soltinho. Bjs espero que me responda fica com Deus.

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho fico feliz que goste,
      veja se a máscara que você está usando é somente hidratante pois
      se for nutritiva ou reconstrutiva pode pesa se preferir pode lavar bjus

  13. Oie!! Não sei se você já fez post sobre touca no cabelo. Aquela que a minha vó fazia nos cabelos. Ela contava que era a única forma de deixar os cabelos lisos antigamente. Adoraria ver um post sobre a touca. Já estou seguindo suas dicas! Bjks

  14. Oi boa noite amiga dos cabelo,rsrsrs, adorei saber q chapinha não estraga os cabelos, pois os meus são cheios e raiz muito ondulada então faço chapinha para q eles fiquem arrumados baixando raiz, bjão

  15. Olá, Julia! Acompanho o canal e o blog há algum tempo e gostaria de tirar uma dúvida.
    Os cabelos podem mudar depois de adulto ou muda somente quando criança?
    Por exemplo, agora, aos 21 anos, estou notando mudanças no meu cabelo (deve ter mais ou menos uns 1 mês e meio que comecei a perceber). Vejo que a raiz e as pontas estão mais lisas enquanto o comprimento ondulado. Está com um volume até bonito, sem frizz, super comportado.
    Meu cabelo era mais “rebelde”, com muito frizz, sem cachos, nem ondas, nem liso, muito armado, como costumamos dizer… Rebelde mesmo rs Não sei se tem relação, mas desde nova (uns 10/11 anos) usava muita chapinha e desde a metade do ano mais ou menos, diminuí MUITO o uso para uma ou outra ocasiões especiais.
    Fiquei curiosa em saber se é pelo pouco uso da chapinha ou se a estrutura do cabelo muda mesmo conformea idade.
    Se puder esclarecer essa dúvida, ficarei grata.

    Adoro o conteúdo que você passa, sou fã! Agora estou cuidando bem mais dos meus cabelos, inspirada por você! Beijos

    1. Oi lindona pode mudar sim isso depende também da alimentação
      e pode ser por causa da chapinha sim pois ela pode danificar e tirar
      a hidratação do fio,
      fico feliz que goste 😀 bjus

  16. Oi Ju, tudo bem? Tenho te acompanhado há algum tempinho e estou adorando suas dicas. Sempre tive vontade de ter um cabelo longo como está o seu, mas parece que só agora ele resolver crescer um pouco rs, porém ele não tem peso, do meio para as pontas ele é bem fininho, o que você indica para eu dar mais massa para ele? Referente a chapinha tento não usar todos os dias, mas é um pouco difícil, eu prendo meu cabelo para dormir, como você já recomendou, mas quando acordo ele fica todo marcado da xuxinha, mesmo se eu prender fraquinho aí preciso passar chapinha todos os dias para tirar as marcas. Tem algo que eu possa fazer para não precisar fazer isso? Quero muito um cabelo grande e pesado, mas tenho certeza que o uso da chapinha pode estar impedindo. Beijos

    1. Oi lindona de uma olhada no menu dicas e cuidados no post
      com dicas para engrossar cabelos finos e ralos,
      o ideal é usar um laço de tecido e deixar bem frouxo mesmo e pela
      manha se estiver marcado aplique um protetor termico e use o secador
      morno longe dos fios e vai penteando com uma escova assim as marcas vão sair bjus

      1. Obrigada Ju! Vou olhar todas as dicas. Todo dia eu vejo eu canal e fico vendo os vídeos várias vezes rs, anoto os produtos e salvo as receitas pra ir fazendo depois. Muito obrigada, estou aprendendo com você como deixar meu cabelo bonito sem gastar muito e espero um dia conseguir largar a progressiva como você fez. Beijos

  17. Ei Júlia, toda vez que faço chapa meu cabelo cai muito. Ela já cai bastante normalmente. Mas durante a chapa ele caiu muito mais. Quando acabo o chão está cheio. O que pode ser?

    1. Oi lindona pode ser o atrito causado nos fios… esses fios podem ser fios
      que já estavam para cair normalmente,
      mas se se o seu cabelo tem caído bastante é bom consultar um medico para saber
      o real motivo da queda bjuss

  18. Júlia na medida do possível acompanho seu canal, mais estou bem atarefada com alguns projetos de faculdade… enfim
    não sou muito fã de secar o cabelo com o secador pq ele deixa meu cabelo oleoso muito rápido, prefiro deixar secar naturalmente e passar a chapinha…. por isso, queria uma dica de protetor térmico para quem só usa a chapinha sem o secador.

    obrigada…

  19. Júlia uso a chapinha todos os dias! Se eu não passo fica muito feio! Não usava protetor térmico antes, usava a 220 graus (meu cabelo é super fino e tem progressiva). De 3 meses pra cá, cortei pq ele tava muito feio, baixei a temperatura para 150 graus, uso protetor todas as vezes que lavo. Estou a quase 1 mês fazendo o cronograma capilar que tem me ajudado bastante. Então a ordem é: lavo, H, passo protetor térmico, seco e passo chapinha. No o outro dia prancho para o trabalho. E assim seguindo o cronograma… Júlia pelo amor de Deus não tem como eu não passar a chapinha. Me diz que pelo menos assim do jeito que estou fazendo ameniza um pouco… Adoro o blog obrigada e aguardo a resposta!

    1. Oi lindona o ideal é evitar ao máximo o uso da chapinha pois ela
      tira a hidratação do fio… o ideal seria usar uma vez na semana,
      faça os alisamentos caseiros aqui do blog eles são naturais e deixam
      os fios bem mais alinhados, com volume reduzido e mais lisos bjus

  20. Oi Júlia! Me tire uma dúvida. Eu faço o cronograma capilar certinho, porém, eu posso utilizar a chapinha depois da hidratação e da umectação? Como é duas hidratações e uma umectação na semana, posso usar três vezes na semana? Beijão.

    1. Oi lindona o ideal é não usar a chapinha em excesso pois ela danifica
      e tira a hidratação… e quando usar aplique um protetor térmico antes,
      apos a hidratação pode e apos a umectação não só pode no outro dia bjus

    1. Oi lindona a maioria das receitas pode ser feita por gestantes,
      evite as que estimulam a circulação sanguínea como as de crescimento
      por exemplo… qualquer duvida só me perguntar antes bjuss

    1. Oi lindona,
      não é indicado pois pode piorar ainda mais
      a situação…
      aqui no blog tem um post aonde eu falo sobre
      como recuperar o cabelo elástico em apenas um
      dia e nele eu falo mais sobre a chapinha…
      dê uma olhadinha 😉 beijos

  21. Ju e se a chapinha não tiver como saber a temperatura?
    por exemplo a minha não marca a temperatura e também não desliga fica o tempo todo ligada…. e me preocupo meu cabelo é fino e cai muito quando uso chapinha….Geralmente uso apenas quando tenho algum programação diferente, ou seja as vezes uma vez na semana apenas.

    1. Oi lindona, é sempre bom evitar o uso mas quando usar aplique sempre um protetor térmico
      antes para proteger os fios… e foque bastante nas hidratações e umectações e uma vez
      ao mês faça uma reconstrução para fortalecer os fios 😉 beijos

  22. lindona, preciso usar a chapinha sempre que lavo os cabelos. vc acha melhor só lavar e tratar uma vez por semana, e portanto, dar a chapinha também apenas uma vez na semana… ou lavar E TRATAR o cabelo duas vezes na semana e, consequentemente, usar a chapinha duas vezes na semana? bjuuu

    1. Oi lindona, você deve fazer as lavagens de acordo com a necessidade do seu cabelo
      se você transpira muito é bom lavar pelo menos duas vezes na semana ou sempre que fazer
      um exercício físico e o seu couro cabeludo ficar muito suado pois a raiz do cabelo não pode
      ficar suada por muito tempo… e se o seu cabelo é ressecado é bom hidratar mais de uma vez por
      semana e em relação a chapinha é sempre bom evitar o excesso pois ela resseca demais e quando
      usar aplicar sempre um protetor térmico para proteger os fios do calor beijos

Deixe um comentário