O que é o shampoo Anti-resíduo?

O que é o shampoo Anti-resíduo – Nessa matéria você vai tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o shampoo Anti-resíduo?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Quem desconhece o que é um shampoo anti-resíduos?….

O mesmo tem a finalidade de promover uma limpeza profunda nos fios, retirando os excedentes de produtos que acabam ficando em nossas madeixas, em virtude de muitas químicas, ou utilização de diversos produtos capilares que se acumulam nos fios.

A retirada destes resíduos é importante, porque estes costumam formar uma espécie de barreira que acaba impedindo que alguns tratamentos aplicados, tenham um efeito significativo, além de deixarem os fios com aparência opaca e sem vida.

Ele também é usado antes de fazer uma química, pois seu pH alcalino abre as cutículas fazendo com que o produto penetre nos fios.

Por esse mesmo motivo não deve ser usado em excesso, pois a abertura das cutículas sem necessidade pode deixar os fios ressecados, sem brilho e quebradiços.

O que é o shampoo Anti-resíduo? Para que serve, Qual é o pH, Como fazer Caseiro

O que é o shampoo Anti-resíduo?

Para que serve o shampoo anti-resíduos?

Por possuir uma ação mais “detergente”, este tipo de shampoo promove uma lavagem mais profunda dos fios, abrindo mais as cutículas e removendo com mais precisão os produtos que ficaram acumulados em nossas madeixas, tais como:

  1. Leave-ins;
  2. Óleos capilares;
  3. Sprays
  4. Finalizadores.
  5. Óleo mineral.
  6. Silicones insoluvéis.

Esse tipo de shampoo pode ser utilizado em diversos casos:

  • Como potencializadores da hidratação: sempre que for utilizar um creme hidratante de sua preferência, lave antes as suas madeixas com um shampoo anti-resíduos.

Esse procedimento possibilita que o creme hidratante penetre com mais facilidade na estrutura dos fios. Uma vez por mês esse processo pode ser feito sem problemas.

  • Ativador de escovas progressivas: se usar o shampoo anti-resíduos antes das progressivas, a penetração do produto será maior.
  • Controle dos fios oleosos: se você possui um cabelo muito oleoso, a aplicação do shampoo anti-resíduos uma vez a cada 20 dias fará com que os fios produzam menos óleo, evitando a aparência pesada e “suja” dos cabelos. Não use no dia a dia!
  • Garantir o efeito dos tratamentos utilizados por mais tempo: com o tempo, o resultado dos cremes e shampoos que utilizamos começam a fazer menos efeito.

Neste sentido, o mais adequado a se fazer, é aplicar um shampoo anti-resíduos para que ele elimine os excessos de resíduos em seu cabelo. Isso fará com que os efeitos dos produtos que você já utiliza em suas madeixas, voltem a ser positivos.

Leia também condicionador caseiro de vinagre de maçã.

Qual é o pH dos shampoos anti-resíduos?

Enquanto que os shampoos tradicionais possuem um pH entre 5,5 e 6,5, o que é considerado ácido. Os shampoos anti-resíduos costumam ter um pH mais elevado, que gira em torno de 7,5 e 8,5, o que é considerado alcalino.

Para quem desconhece os efeitos desses tipos de shampoos, aqueles que são considerados com pH alcalinos (shampoo anti-resíduos), são os responsáveis por abrir as cutículas dos fios para que a limpeza seja feita pelos agentes presentes na composição do shampoo.

Quando as cutículas se abrem, isso possibilita com que seja mais fácil a aplicação de químicas e tratamentos capilares. Obviamente, você necessitará de um condicionador ou acidificante com pH menor, para que as cutículas sejam fechadas ao final do processo. A cutícula não pode ficar aberta!

Leia também como deixar o cabelo menos oleoso.

Como fazer um shampoo anti-resíduo caseiro?

Existem algumas receitinhas básicas que podem ser feitas em casa e que garantem a obtenção de um shampoo anti-resíduo, que trará os mesmos efeitos do que um comprado.

Confira as receitas!

  • Shampoo anti-resíduo básico

Para esta receita você necessitará apenas de dois ingredientes básicos: bicarbonato de sódio e água morna.

O modo de preparo e aplicação é muito simples, basta misturar uma colher de bicarbonato de sódio com um copo de água morna.

Lave as suas madeixas como de costume, e com os cabelos ainda molhados, aplique a mistura na raiz, massageando o couro cabeludo levemente.

shampoo Anti-resíduo - Para que serve

Antes de enxaguar as madeixas, deixe que água escorra até as pontas, fazendo com o que shampoo caseiro penetre em todas as extremidades capilares.

Após o enxágue, aplique uma máscara de hidratação profunda apropriada ao seu tipo de cabelo.

Leia também hidratação para cabelos finos.

  • Shampoo anti-resíduos com soro fisiológico

Esta receita caseira de shampoo também é muito prática e você precisará, além do soro fisiológico de:

– 300 ml de shampoo transparente;

– 1 colher de bicarbonato de sódio;

– 1 colher de água termal;

– 1 colher de soro fisiológico.

Para o preparo deste shampoo você precisará de um recipiente para colocar todos os ingredientes. Depois de inserir os ingredientes, chacoalhe bem para que se torne uma mistura homogênea.

A aplicação do shampoo anti-resíduo caseiro deve ser feita com o cabelo úmido. Aplique o shampoo sobre todo o cabelo e massageie os fios capilares suavemente com a ponta dos dedos.

shampoo Anti-resíduo - qual o PH

Deixe que o produto atue por 1 ou 2 minutos e na sequência enxague bem suas madeixas.

Este shampoo irá limpar seus fios de modo eficiente, porque o bicarbonato atua como agente de limpeza e o soro fisiológico é responsável pelo alinhamento dos fios, evitando frizz e ao mesmo tempo, proporcionando um cabelo mais hidratado.

Vale lembrar que é importante aplicar o shampoo anti-resíduos  somente a cada 15 ou 30 dias, e isso dependerá muito do seu tipo de fio e do estado do seu cabelo.

Neste sentido, jamais faça utilização de shampoo anti-resíduo todos os dias, pois isso é extremamente prejudicial para as suas madeixas, deixando-as sem brilho e ressecadas.

Espero que você tenha gostado.

Se tiver alguma dúvida não esqueça de deixar um comentário.

Ah, não se esquece de me seguir no instagram Julia Doorman.

Beijos lindonas!

E ai o que você achou da matéria O que é o shampoo Anti-resíduo? Comente

4.5/5 - (17 votes)

23 thoughts on “O que é o shampoo Anti-resíduo?

  1. Muito útil essa dica ,eu já lavei por um mês meu cabelo cm vinagre de maçã e bicarbonato de sódio que deixa também o cabelo bem limpo e cm brilho,só que uso tintura e esse dois produtos desbotava o cabelo.

  2. Eu amo usar o anti resíduo pra fazer a cauterização em casa. O cabelo fica limpinho demais e pronto pra receber os nutrientes né Ju?! Obrigada pela dica lindona !!! #lindonasdaju @lilis_costa

  3. Julia como aplico o shampoo anti residuo antes de pintar o cabelo? Quanto tempo antes? Como é o correto? Aplica o shampoo para abrir as cuticulas e pinta o cabelo e depois enxagua e condiciona? Ou o coro cabeludo fica muito sensível e não pode fazer junto? Te acompanho a muitos anos e te adoro! Beijos

  4. Adorei o site! Que acontece se fazer selagem casa sem usar shampoo anti-residuo? O produto funciona mesmo assim? (inclusive você tem alguma sugestão de máscara redutoras de volume? Tenho muito cabelo, e é ondulado, gostaria de diminuir o frizz).
    Obrigada, to adorando ler e conhecer o blog

    1. Oi lindona, seja bem vinda! fico feliz em saber que está gostando 😀
      se for a selagem caseira pode usar outro shampoo e se for selagem comprada
      é preciso seguir a indicação do rotulo… procure usar máscaras com o efeito
      desmaia fios que possuem o pH mais baixo pois elas reduzem o volume dos fios…
      aqui no blog no menu “resenhas” você encontra varias sugestões bem legais, dê
      uma olhadinha 😉 ❤️ beijos

Deixe um comentário