Químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

Crescimento capilar. Químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo? Confira tudo e descubra se as químicas podem mesmo atrapalhar o crescimento dos cabelos. Clique e confira!

 

Químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre o crescimento capilar e as químicas, será que essa é uma boa combinação?

Muitas meninas que possuem o cabelo quimicamente tratado, sentem que os fios não crescem e parecem não sair do lugar nunca, mas porque será que isso acontece?

Para acabar com essa duvida eu fiz esse post e mostrei algumas dicas para você conseguir um crescimento saudável, mesmo fazendo química no cabelo.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

As químicas atrapalham o crescimento dos fios?

crescimento-capilar-quimicas-podem-atrapalhar-o-crescimento-do-cabelo-duvida

A resposta para essa questão é sim! Porém o que pode levar a química a atrapalhar o crescimento dos fios não é ela em si, mas o excesso dela e alguns outros fatores como a falta de cuidados antes e depois da química e etc…

 

Excesso de química!

crescimento-capilar-quimicas-podem-atrapalhar-o-crescimento-do-cabelo-tintura

O excesso de química pode causar vários danos no cabelo como o emborrachamento, corte químico, quebra capilar, queda capilar e também pode interferir no crescimento saudável dos fios.

Isso acontece porque quando o cabelo fica sobrecarregado de química, pode ocorrer o enfraquecimento da fibra capilar e também danos ao couro cabeludo, com isso os fios começam a ficar com pontas duplas, pontinhos brancos, finos, ralos e quebradiços interferindo no crescimento capilar.

E quando o cabelo começa a se quebrar no comprimento dos fios, parece que o cabelo não sai do lugar e não chega no tamanho desejado.

Outra coisa que também pode causar essa quebra capilar no comprimento dos fios, é o excesso de aparelhos de calor como chapinha, secador quente demais e baby liss, pois esses aparelhos quando usados em excesso e sem os cuidados devidos como a aplicação de um protetor térmico antes para proteção contra o calor, acabam danificando os fios também, causando ressecamento, frizz e quebra capilar.

É possível ter um crescimento capilar saudável mesmo tendo química?

Sim! Mas é preciso tomar alguns cuidados antes e depois da química para que ela não cause danos aos seus fios.

 

Como impedir que as químicas atrapalhem o crescimento capilar?

crescimento-capilar-quimicas-podem-atrapalhar-o-crescimento-do-cabelo-comprimento

  • Evite o excesso delas!

Fazer mais de uma química no mesmo dia ou com um intervalo pequeno entre uma e outra pode ser fatal para os cabelos, pois eles podem sofrer o corte químico que é quando os fios são partidos ao meio, o efeito elástico também aparece, os fios ficam como se fossem chicletes, quando esticados vão longe e voltam todo enrugados.

O cabelo fica emborrachado, quebrado e cheio de pontas duplas e até triplas.

Para evitar o excesso de químicas tente fazer apenas uma química no cabelo no máximo duas, mas sempre respeitando o intervalo de pelo menos 15 a 30 dias entre uma e outra.

  • Faça sempre o teste de mechas e se o cabelo estiver fraco ou quebradiço recupere antes!

Antes de fazer uma química faça sempre o teste de mecha para verificar qual é o estado do seu cabelo.

O teste de mecha deve ser sempre feito em uma pequena mecha próxima da nuca, o produto deve ser aplicado na mecha e feito o procedimento normalmente nessa mecha, e depois você deve aguardar 1 semana para observar qual será o efeito que o produto vai deixar no seu cabelo.

O tempo de pausa parece um tempo longo porem é muito importante aguardar esse tempo, pois em muitos casos quando o teste é feito dentro de alguns minutos e não acontece nada, a pessoa vai para casa e no outro dia é que os danos aparecem.

Aguarde sempre o tempo necessário e se o seu cabelo apresentar algum dano não faça a química, pois ele pode estar enfraquecido e não vai aguentar todo o procedimento.

Jamais faça alguma química no seu cabelo se ele não estiver saudável!

Se o seu cabelo estiver danificado ou enfraquecido recupere os fios fazendo tratamentos para recuperar a fibra capilar como a reconstrução que é um tratamento a base de queratina ou aminoácidos capazes de tornarem a fibra capilar forte, rígida e saudável novamente.

Se o seu cabelo estiver elástico a reconstrução deve ser feita uma vez por semana e se ele estiver quebradiço faça uma vez a cada 15 dias, até que ele se recupere totalmente e depois faça apenas uma vez no mês para manter seus fios sempre fortes.

Aprenda a fazer a reconstrução capilar caseira aqui:

3 melhores reconstruções caseiras que você precisa testar

Além da reconstrução para que o cabelo fique sempre saudável e bonito é preciso fazer outros tratamentos do cronograma capilar como hidratação e nutrição que é o que vamos falar mais abaixo.

  • Como preparar o cabelo antes e depois da química!

Preparar o cabelo antes e depois da química é fundamental para evitar danos.

Preparar o cabelo antes vai fazer com que ele fique mais forte, mais preparado e apto para receber a química, e após também é preciso tratar para evitar que o cabelo fique fragilizado e segure bem a química, fazendo com que ela fique com um feito mais bonito e também para que os fios fiquem saudáveis.

Algum tempo antes de fazer o procedimento já é preciso começar a intensificar as hidratações e umectações e no dia da química é preciso fazer uma reconstrução capilar para deixar os fios bem fortes.

Após o procedimento continue com as hidratações e umectações normalmente ate chegar o dia da sua reconstrução capilar, e se caso o seu cabelo ficar enfraquecido ou quebradiço logo após a química já faça a reconstrução no mesmo dia que fizer o procedimento.

No vídeo abaixo eu falo mais detalhadamente sobre esses procedimentos e ensino como fazê-los.

Assista!

  • Redobre os cuidados do cronograma capilar!

Manter o cronograma capilar em dia é outro cuidado muito importante para se ter um cabelo saudável e quando o cabelo é quimicamente tratado esses tratamentos precisam ser redobrados.

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados que inclui hidratações, nutrições e reconstruções.

As hidratações e nutrições devem ser feitas semanalmente e a reconstrução capilar vai depender da necessidade de cada cabelo, como falei acima em cabelos elásticos ela deve ser feita uma vez por semana para fazer com que a fibra capilar que está amolecida volte a ficar firme novamente e saudável.

Já em cabelos quebradiços ela deve ser feita uma vez a cada 15 dias ate recuperar e em cabelos normais ela deve ser feita uma vez por mês.

É importante lembrar que a reconstrução não deve ser feita em excesso pois a queratina pode acabar deixando os fios muito duros e consequentemente levar a quebra dos fios.

A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez na semana, mas em cabelos com química ela deve ser feita duas vezes na semana ou todas as vezes que você lavar o cabelo.

Uma dica muito válida também e legal é trocar o condicionador por uma máscara hidratante de ação rápida pois isso vai deixar o cabelo com uma hidratação extra.

A nutrição pode ser feita usando máscaras nutritivas a base de óleos ou pode-se aplicar o óleo vegetal puro fazendo a conhecida umectação capilar, que no caso dos cabelos quimicamente tratados é a melhor opção por ser um tratamento mais potente.

A umectação capilar pode ser feita 1 ou 2 vezes na semana e sempre que for fazer aplique o óleo vegetal escolhido no cabelo seco da raiz as pontas e deixe agir por no mínimo 3 horas para que ele faça bastante efeito nos fios.

Você também pode aplicar a noite e dormir com o óleo no cabelo e lavar pela manhã com um shampoo e hidratar em seguida, nesse caso é importante proteger o travesseiro com uma toalha ou camisa para evitar que o óleo transfira para o seu travesseiro.

O resultado final é incrível!

  • Selagem dos fios!

Outro tratamento bastante importante é a selagem dos fios responsável por manter as cutículas do cabelo sempre bem fechadinhas e os fios brilhosos sem perder a hidratação.

O cabelo com química costuma ficar com as cutículas muito abertas e com isso os fios ficam cheios de frizz, porosos e ressecados pois a hidratação acaba se perdendo e não consegue se “fixar” dentro dos fios.

A selagem dos fios deve ser feita uma vez por semana e para fazê-la você pode usar um acidificante próprio ou fazer um caseiro com o vinagre de maçã que já é um velho conhecido nosso.

Para fazer a receitinha caseira basta misturar 100 ml de água filtrada, 25 ml de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de condicionador.

Após fazer qualquer um dos procedimentos do cronograma capilar, enxague bem os fios aplique a mistura deixe agir por 15 minutos e enxague bem.

O brilho que o cabelo fica é maravilhoso!

Nesse post eu ensinei o passo a passo de uma receitinha incrível para a etapa de hidratação do seu cronograma capilar.

Ela deixa o cabelo com um efeito maravilhoso e de quebra ainda recupera as pontas do cabelo.

Leia!

Hidratação caseira para cabelos com pontas espigadas, ressecadas e ralas

  • Faça o corte bordado!

Como vimos as químicas podem deixar os cabelos mais propícios as pontas duplas que se não forem retiradas podem acabar se abrindo ainda mais e levando o cabelo a sofrer com a quebra capilar.

Para retirá-las é preciso fazer uma vez ao mês o corte bordado que é um corte especifico somente para remover as pontas duplas e danificadas sem tirar comprimento ou mexer no estilo de corte do seu cabelo.

Ele é bem simples de ser feito e pode ser feito por você mesma em casa de forma simples.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda o passo a passo completo!

 

  • Faça receitinhas caseiras para o crescimento!

E por ultimo e não menos importante para quem deseja ter um crescimento saudável dos fios as receitinhas caseiras para crescimento são uma otima opção e não podem faltar!

Elas são muito eficazes e além de deixar os cabelos mais bonitos, hidratados e saudáveis em todo o comprimento e pontas, também aceleram a microcirculação sanguínea no couro cabeludo fazendo com que o crescimento dos fios ganhe uma força a mais, e com isso o cabelo cresce de maneira bem mais rápida e saudável.

E se eu te dizer que você pode fazer o seu cabelo crescer muito mais rápido de forma natural e o melhor enquanto você dorme?!

Isso mesmo com a receitinha que mostrei nesse post isso é possível.

Confira!

Faça seu cabelo crescer enquanto dorme receita caseira

Todos os tratamentos que falei no post você pode encontrar o passo a passo aqui no blog ou lá no canal do Youtube, além de varias receitinhas para o crescimento capilar.

Dê uma olhadinha!

Assista também!

Julia, me indica um produto que deixa o cabelo liso sem química?

Um dos produtos que eu estou amando no momento é o Liso Escorrido da Bali Beauty.

O cabelo fica hidratado, brilhoso e mais alinhado, perfeito para quem quem não tem tempo de cuidar dos cabelos, pois ele irá deixar seu cabelo liso em apenas 3 minutos.

É isso mesmo lindona, vale a pena cada centavo.

✅ Único com Lumini System na fórmula;
✅ Proporciona brilho tridimensional;
✅ Efeito Liss e Anti-frizz;
✅ Para todos os tipos de cabelo;
✅ Não contém formol, 100% natural;
✅ Livre de derivados de Petróleo e Parabenos;
✅ Cabelo sem Frizz, Hidratado e Macio por 48 horas;
✅ Liberado para Low Poo;
✅ Produto Vegano e não testado em animais;

Claro, é importante ressaltar, seu cabelo não vai ficar lisinho já na primeira aplicação, pois o Liso Escorrido não têm química. Entendeu?

Quanto mais você usar, mais liso seu cabelo vai ficar…

Para as cacheadas irá definir os cachos, frizz e o volume.

Teste, tenho certeza que você vai amar… depois volte aqui me falar o que achou. Combinado?

Você pode encontrar esse kit em promoção clicando aqui, super desconto só enquanto durar o estoque.

Corre lindona aproveitar!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (14 votes)

9 thoughts on “Químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

  1. Julia, faço progressiva mais não em excesso e meu cabelo esta quebrando bastante,eu acho que esta ficando emborrachado e pontas duplas. Gostaria de saber se deixo um pouco de lado as nutrições e hidratações e faço só reconstrução até melhorar?
    Lembrando que uso a escova giratória 2 vezes por semana, pois preciso secar sempre que lavo, e acredito que fazer escova tradicional quebra mais o meu cabelo por ter q ficar puxando.
    Queria saber tbm sobre a umectação, diz que não pode usar fontes de calor depois que faz ne , como vou fazer se preciso secar o cabelo depois?

    1. Oi lindona,
      Se estiver somente quebradiço pode continuar com os tratamentos normalmente fazendo reconstrução uma vez a cada 15 dias até recuperar o quebrado e depois faça apenas uma vez por mês… Se estiver elástico pare os tratamentos e faça só a reconstrução uma vez por semana até recuperar… Se ele estiver só quebrando veja se não está usando produtos com queratina em excesso pois isso também causa a quebra… Após a umectação pode fazer escova mas sempre aplicando um protetor térmico e chapinha somente no dia seguinte beijos

  2. Oi Juh, meu cabelo é com progressiva na raiz devido a raiz ser crespa e eu não gosto. As pontas são lisas já devido ao uso da química a anos. Mas queria entender pq q quando o produto começa a sair do cabelo começa a cair os fios da raiz, eu sempre uso suas receitas e tem dado mto resultou. Mas tenho essa dúvida. Bjusss lindona ❤️

  3. Oi, Eu sou Ágatha eu queria tira uma dúvida muito grande, eu tenho muita vontade de usa esse Salon line S.O.S bomba, pra crescer meu cabelo, mais tem uma coisa eu faço progressiva á muito tempo sabe, e eu tenho medo de usa e depois de um tempo meu cabelos vai sabe. Eu queria muito que você tire essa minha dúvida eu ia muito agradecida ser você me ajudasse.
    Obrigada

Deixe um comentário