Como fazer Hidratação no cabelo com Química

Como fazer Hidratação no cabelo com Química. Neste post você vai saber como cuidar de um cabelo ressecado por químicas. Clique e saiba tudo!

 

Como fazer Hidratação no cabelo com Química

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

Sabemos que pra ter um cabelo saudável e bonito, existe o cuidado de sempre hidratar as madeixas.

Mas quando o cabelo tem química, é preciso redobrar esse cuidado e nesse post vamos falar um pouquinho mais sobre esse assunto, vamos lá!?

como-tratar-cabelo-com-quimica

A importância de Hidratar os fios com Química

Vamos entender o que acontece com os cabelos quando ele recebe uma química. Os fios do nosso cabelo são formados por cutículas, que são camadas que envolvem e protegem o fio, essas cutículas são formadas por células que se abrem para que a química possa penetrar e agir, fazendo assim a alteração dos fios.

Depois desse processo o certo seria que essas cutículas voltarem a se fechar, mais nem sempre isso acontece de maneira natural e fácil, e por isso muitas vezes o fio fica com as cutículas abertas, o que promove a perda da umidade natural. Isso faz com que o cabelo fique desgastado, armado, ressecado, frágil e sensibilizado. Bem ao contrário do que a gente deseja, que é um cabelo saudável, macio e brilhoso, por isso a importância de hidratar e reconstruir os fios, a hidratação vai repor a água e umidade e a reconstrução vai repor a queratina perdida.

Nesse post eu falo um pouco mais da importância da hidratação e ensino a hidratar os cabelos sozinha: como hidratar o cabelo em casa.

Como citei acima, muitas das vezes quando as cutículas não se fecham da forma como deveriam, os cabelos podem ficar com uma aparência ruim e isso acaba nos incomodando bastante, não é verdade!? No vídeo abaixo eu mostro como fazer uma super hidratação para cabelos ressecados:

Cuidados necessário para um cabelo com Química

É muito importante fazer hidratações semanais nos cabelos, pois esse cuidado semanal garante muito brilho, alinhamento dos fios, maciez e vitalidade. Além das hidratações o cabelo com química também precisa de outros cuidados como:

• Fazer Reconstrução Capilar

A reconstrução capilar é feita para repor a massa e queratina dos fios, repondo assim as proteínas e aminoácidos que são perdidos naturalmente ou em processos químicos. Esses processos como já falamos, podem deixar o cabelo frágil e quebradiço, a reconstrução vai deixar os fios mais fortes e resistentes.

Esse procedimento pode ser feito a cada quinze dias ou uma vez no mês, vai depender da necessidade do seu cabelo. Mas atenção, esse intervalo já é o suficiente, menos do que isso não é necessário, pois a queratina em excesso pode deixar o cabelo duro e levar a quebra.

Assista a esse vídeo, nele eu mostro as três melhores reconstruções caseiras que você precisa testar, você vai entender um pouco mais sobre esse assunto. Escolha a sua e teste em casa!


• Usar produtos adequados e específicos:

Escolha os produtos especifico para seu tipo de cabelo e química, esses produtos contém na fórmula nutrientes necessários, para proteger do efeito do procedimento que você escolheu e manter o balanço e a vitalidade dos fios. E hoje em dia é bem fácil encontrar esses tipos de produtos, com preços bem acessíveis.

• Proteção com filtro solar:

O sol é muito querido por todos nós, mais assim como a pele é preciso ter cuidado também ao expor os cabelos ao sol, ainda mais quando tem química. O motivo é os raios ultravioletas que o sol emite, eles penetram no cabelo e podem queimar os componentes da fibra, para evitar é importante usar filtro solar de cabelos, que é encontrado em produtos específico que oferece essa proteção.

• Lavar com a água na temperatura correta

É muito importante saber a temperatura certa da água na hora de lavar os cabelos, pois isso interfere muito no resultado final. Lavar os cabelos com água quente pode trazer efeitos negativos tais como: deixar a cutícula do fios abertas levando ao ressecamento dos cabelos, deixar mais oleosos, pode deixar mais embaraçado do que o normal, pode deixar os fios ásperos e sem brilho. O calor deixa pode também ajudar a quebrar o cabelo, se ele estiver sobre química mais pesada.

 

cabelos-com-quimica

 

Por isso a temperatura correta da água para lavar os fios é a morna ou fria, pois ela faz totalmente o contrário da água quente. O último enxágue com água fria, traz muito brilho aos cabelos, deixa os cabelos com as cutículas fechadas fazendo assim com que a superfície fique plana e reflita a luz. Em cabelos com tintura, a água fria faz com que a cor dure mais tempo pois evita a oxidação rápida, que é o que faz a cor desbotar, acalma o couro cabeludo e mantem a oleosidade normal do mesmo.

• Ter cuidado com o excesso!

Assim como tudo na nossa vida nesse caso também é fundamental evitar o excesso, fazer muitos procedimentos químicos ao mesmo tempo, ou em um curto período pode ocasionar um acúmulo nos fios e ele pode não aguentar, e aí pode ocorrer algo muito temido por todas que é o chamado” Corte químico” que é quando os fios sofrem uma desestruturação e ficam fragilizados até que se partem e caem. Por isso respeite o tempo certo entre uma química e outra, e sempre que possível faça um teste de mecha antes de cada processo.
Tão importante quanto seguir essas dicas, é legal seguir uma agenda diária de cuidados que é um cronograma capilar, cada cabelo pode ter o seu de acordo com sua necessidade, que pode ser para recuperar cabelos danificados ou apenas para mante-los mais bonitos. Vou deixar abaixo um vídeo (antigo) no qual eu explico o que é o cronograma capilar e como fazer o seu:

Viu como é sempre possível ter um cabelo bonito do jeito que a gente gosta?…

Só é necessário seguir esses cuidados…e ter muito carinho com essa linda moldura que são nossas madeixas!

Quer sair da progressiva?…leia este post: como sair da progressiva e voltar aos cachos!

 

Um grande beijo lindonas e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.5/5 - (36 votes)

72 thoughts on “Como fazer Hidratação no cabelo com Química

  1. Oi Ju! Amanhã irei começar a fazer as hidratações e eu queria te perguntar uma coisa… Eu faço a selagem capilar a popular que alisa, e se a gente usa um shampoo anti-resíduos a química perde um pouco o efeito, e fica feio. Eu queria saber se eu posso usar um shampoo transparente que limpe bem? Estou amando muito seus vídeos, já anotei quase todos os passo-a-passo. Beijo lindona!

  2. Julia, tenho uma dúvida!! Tenho um histórico capilar loooongo.. Eu vinha constantemente prendendo meu cabelo com aqueles grampos, famosa touquinha da vovó porque ele não secava liso, estava muito detonado. Decidi parar porque sentia que maltratava muito

    Meu cabelo é naturalmente liso e a fibra dele é MUITO fina, porém ele é volumoso. Vinha apenas lavando ele e melhorou muito a textura, porém, queria saber por que meu cabelo fica meio sem definição?? Tipo ele fica liso após a lavagem, porém alguns cabelos ficam como se fossem frizz, mesmo não sendo aquele frizz enrolado ou com onda, ele não fica todo junto, fica meio sem definição… o que eu faço?
    ele não tem nada alem disso, tá até lisiinho, brilhoso e macio, mas ele está meio sem definição.

  3. Julia,
    Gostaria de parabeniza-la pelo site e pelos videos. E desejo que Deus continue te abençoando e iluminando o seu caminho para que possa continuar ajudando muitas pessoas. =D
    Você recomenda algum cuidado em especial para antes de fazer qualquer quimica?

  4. Oi boa tarde Ju,eu comprei uma mascara,que tem na composiçao extrato de algodao,manteiga de cupuaçu,karite e tucumâ,ela e mais hidratante ou mais nutritiva?
    bjos
    Amo o seu canal e suas dicas

  5. Julia, amo seus vídeos. Eu nunca fiz uma reconstrução no cabelo de vdd sabe, com queratina msm… Mas ultimamente reparei que alguns produtos que uso tem a queratina na composição, estou achando q acabou sobrecarregando meus fios, eles estão rígidos, principalmente nas pontas sabe,ta “duro” msm. O que posso fazer?? Queria que ficassem macios, indica alguma máscara ou tratamento??

  6. Oi Júlia! Descobri o seu Blog há pouco tempo, e já me apaixonei pelas suas dicas fantásticas sobre os cabelos. Faz pouco mais de 1 ano que estou deixando meu cabelo crescer, e acredite, está sendo muito difícil, comecei com uma meta de não cortar, corto uma vez por ano, tenho a linha de Cronograma Capilar da Inoar Doctor. -Antes de conhecer seu canal, eu nem sabia sobre Cronogramas Capilares- Mas, as pontas estão muito secas. queria uma dica, e a sua ajuda, para meu cabelo ficar super lindo e saudável, assim como o seu.
    Obrigada sempre pelas dicas. Deus te abençoa sempre.

  7. Oi Júlia, eu faço progressiva no máximo três vezes ao ano, mas meu cabelo tem ficado meio ralo é fino, mas não gosto dele cacheado, poderia me ajudar a achar uma solução?!? Amuh seus vídeos e dicas, já me ajudaram muito e seu curso tbm, maravilhoso. Beijos

  8. Oi Ju. Eu uso tintura no meu cabelo já faz algum tempo e por questão de genética não posso deixar de pintar, pois com apenas 25 anos ja tenho muitos cabelos brancos. Enfim.
    Eu sei que qualquer tintura afeta o cabelo, mas você sabe se a tinta vermelha danifica mais do que a Preta? É a segunda vez que pinto meus cabelos de vermelho e percebi que quando eu pintava de preto as pontas não ficavam tão rececadas.
    PS: nunca descolori os cabelos e a cor natural e louro escuro.
    Ele é liso na raiz e cacheado bas pontas e sempre fica com os cachos espigados. Como posso definir os cachos?
    Beijos adoro seu canal

    1. Oi lindona!
      O condicionador faz o papel de fechar as cutículas,
      se você usar uma mascara com o ph 3.0 ela já vai fazer esse papel,
      nesse caso você pode dispensar o uso do condicionador,
      Bjus

  9. Olá Julia , Em primeiro lugar gostaria de de te agradecer por compartilhar com todas nos suas receitas, que sao maravilhosas.
    Agora voamos ao meu problema por favor me socorra hehehe… Fiz um alisamento com tioglicolato de amonia, mal sucedido meu cabelo ao inves de alisar ficou com muito volume, antes disso estava fazendo suas hidrataçoes, e umectaçoes estava ótimo.
    Por favor oque posso fazer para melhorar o aspecto do cabelo? fiz ontem 01- 05 posso ja fazer algo tipo amanha ? Por favor me responda estou apavorada!!! Obrigada

  10. Olá tenho uma dúvida faço progressiva e uso tintura também ,o melhor seria fazer a tintura antes ou depois da progressiva? Usar shampoo transparente como o brilho extremo da Pantene por exemplo tira o efeito da progressiva? obrigado bjss

    1. Oi lindona!
      Aqui no blog no menu dicas e cuidados tem um post onde falo tudo
      sobre pintar os cabelos antes ou depois da progressiva de uma olhadinha,
      tenho certeza que vai te ajudar bastante nas duvidas,
      quanto ao shampoo na verdade todos os shampoos ao longo do tempo vão retirando,
      a progressiva mais esse não é tão forte quanto um anti resíduo por exemplo,
      Bjus

  11. Ooi Ju. Vc já ouviu falar do Botox da Richee? Ele tem como princípio ativo os Ácidos acético e hialurônico, vc poderia falar sobre esses ácidos se fazem mal e tal, ou até quem sabe fazer um post. Bjão lindona.
    A marca diz que é especialmente para cabelos fragilizados e quimicamente tratados, proporcionando restauração e reconstrução gradativa, aumento da resistência do fio, brilho intenso e controle de volume.

  12. Olá, Juliana! Tenho gostado muito de seu trabalho e dicas..Parabéns!!

    Me ajude, por favor! Como você disse, tudo em excesso é prejudicial, então, para o cronograma capilar quais hidratações você recomenda??
    Tenho receio de fazer sempre uma potente e aliada aos outros procedimentos o cabelo tenha uma “overdose” de nutrientes.

    Obrigada!!!

    1. Oi lindona,
      fico feliz que esteja gostando,
      a hidratação pode ser feita toda semana
      não fica com excesso não,
      só precisa escolher de forma correta a composição,
      veja aqui no blog o post O cabelo fica com excesso de hidratação?
      nele eu explico melhor está no menu dicas e cuidados,
      Bjus

  13. Oi Júlia.. tudo bem?
    Estou acompanhando suas super dicas tem uns 2 meses, mas estou triste… 🙁
    Eu tenho feito alguns tratamentos que voce tem idicado, mas sempre quando eu faço hidratação meu cabelo fica horrivel. Explicando. Cinco anos atras, isso mesmo 5 anos já! Eu descolori meu cabelo. Tentei ficar loira. Por um periodo de tempo, devo ter usando descolorante umas 2 vezes. Pois bem, obvio que não gostei do resultado, pois nunca poderia ser platinado, já que meu cabelo é castanho médio para escuro. Depois disso parei, voltei ao castanho e desde entao venho apenas pintando meu cabelo uma vez por mes, pois tenho alguns fiozinhos brancos. Desde aquele tempo, que eu não fazia nada pra cuidar do cabelo, ele cresceu até a metade da orelha (pouquissimo em 5 anos sem descolorir). A partir dessa parte, meu cabelo tem muito frizz, fica esmigaçado mesmo 🙁
    Meu cabelo não é emborrachado não, apenas tem esse monte de friz, fica armado nessa parte… nossa. Odeio!
    Então quando eu faço a cauterização que você ensinou, meu cabelo fica muito bonito. Baixa bem esses frizz, e fica uniforme.
    Mas quando eu faço hidratação, fica um horror. Já tentei varias, e ontem eu fiz aquela com mascara cresce pelo, bepantol e açucar. Lavei com shampoo transparente, passei a misturinha e fiquei 25 min. Enxaguei bem e depois do protetor termico sequei. Mas ele ficou cheio de frizz…. :'(
    O que eu to fazendo de errado? Vi seu video que diz que não adianta restauração e nutrição (que eu faço com oleo de coco e meu cabelo tb fica muito bom) sem fazer hidratação. Mas sempre quando eu faço hidratação me desanima tanto… 🙁
    Me ajuda Ju….
    Obrigada o desculpa o mega texto… :-*

  14. Oi , lindona.
    Sou nova aqui. E amo por de mais vc e seus videos e suas dicas.
    Bom. Meu cabelo sofreu corte com guanidina. Meu casamento é 27/08 pense meu estado.
    Desde 10 anos eu tinha cabelo do tamanho do seu. Hj to com 19 e como as mudanças acontecem eu deu guanidina e ai danou. Quebrou. Fez um buraco e eu decidi arrancar todas as pontas e resto da guanidina. Pronto. Esta no pescoço. Dai ele é um ondulado rebelde de maaaais. Ai dou hidroxo pra relaxar ele.
    E quero fazer a reconstrução que sela a queratina com a prancha.
    Tenho medo de quando lavar o meu cabelo ir junto.
    No meu caso, eu posso fazer ?
    Um Beijaaaaao.
    Fica com Deus .

  15. Olaaa Lindonaaaa !! Td beem? Queria saber, mesmo eu fazendo quimica e fazendo o cronograma capilar, e possivel ter um cabelo bonito e saudavel? Ou por conta das quimicas as hidratacoes/nutricoes/reconstrucoes nao resolven nadaaa?

  16. Julia bom dia !!! sou apaixonada pelas suas dicas. Mas estes dias meu cabelo esta horrivel, faço luzes e progressiva, e estou querendo acabar com as 2 quimicas, porem meu cabelo esta muito feio. a raiz na frente esta um pouco alta, porque meu cabelo é um pouco ondulado. E queria saber se tem alguma coisa que eu poderia fazer para amenizar e baixar um pouco a raiz ( so na frente) atras meu cabelo nao é tao alto, meu cabelo é fininho, e nao tem peso, ai a raiz na frente fica esfarofada .

    1. Oi lindona,
      faça o alisamento natural com leite e maizena
      que tem aqui no blog e no canal,
      e tambem umectação com óleos vegetais que vai ajudar
      a encorpar da peso e deixar mais alinhado,
      Bjus

    1. Oi lindona,
      o ideal é seguir um cronograma de cuidados
      com hidratações, nutrição e reconstrução,
      veja o no menu dicas e cuidados o post
      “Cronograma capilar o que e como funciona”
      bjuss

  17. Julia, tudo bem? Vi no vídeo que vc fez com a Renata que a progressiva impede que a hidratação penetre nos fios. No meu caso que faço alisamento definitivo, quer dizer que meu cabelo absorve nada ou quase nada das hidratações que eu faço?

  18. Oi julia! adoro vc… muito simpatica e atenciosa, obrigada por nos ensinar a cuidar de nossos cabelos, quero tirar uma duvida, entendi q a queratina so pode ser usada 1 ves por mes ou a cada 15 dias, em shampoo, condicionador, mascaras ou ela liquida… mas tambem aprendi que e necessario o uso de protetores termicos, minha duvida è, se os protetores q tem queratina na composição podem ser usados depois de toda lavagem, ou se e como nas reconstruçoes, que por ter queratina so pode ser usado uma vez por mês?!
    meu cabelo e alisado, hj tenho quase 25 anos, e desde os 14 que aliso meu cabelo, ele esta bem detonado, muito opaco, sem brilho pontas duplas e asperas e quebradiço, quando penteio molhado ele e meio elastico, faz uma semana que te descobri, S2 melhor descoberta rsrsrs, ate encontrar seu canal, não sabia cuidar do meu cabelo, so sabia q existia hidratação, e não q tinha nutriçoes e reconstruçoes, enfim… nunca cuidei do meu cabelo adequadamente, ai depois q comecei a te acompanhar nos videos durante essa semana, venho hidratando e ja fiz a umectação com oleo de coco, e meu cabelo ta melhorando, ja sinto diferença. mais uma vez obrigada por me ajudar a voltar ter alto estima, coisa q não tinha mais, realmente e muito bom cuidar de si mesma… grande bjo fica com Deus vc e sua familia…

    1. Oi lindona fico feliz em poder ajudar e feliz em saber que está gostando,
      o protetor se tiver a queratina assim como os outros produtos não pode ser
      usado com frequência não pois também pode deixar os fios rígidos bjus

  19. oi julia tudo bem? amo seu blog.
    eu tive q cortar meu cabelo pois ele tava muito danificado as pontas, pq eu tenho quimica nele.
    e agora estou numa luta para q ele cresça, ouvir falar q uma misturinha de canela gengibre e bom e verdade??
    e cebola com alho tbm o que vc acha eu devo fazer?

  20. Olá, Julia !!! Me tira uma dúvida, quando vc menciona, como é o caso da hidratação para cabelos com química, que não precisa usar o shampo antes, mas e quando o cabelo está com creme sem enxague ??? O creme vai penetrar nos fios ??

  21. Olá! Conheci hoje seu blog e não consigo me desgrudar dele rs.. adorei as dicas e já comecei meu cronograma capilar, masss tenho uma dúvida: faço progressiva no cabelo pq não curto cabelo cacheado, mas meu cabelo está bem fraco e quebradiços pq fiz luzes tbm. Eu fazendo o cronograma, quanto tempo depois eu posso fazer a progressiva novamente? Nao vou voltar a fazer luzes, mas sem progressiv não sobrevivo. Obrigadaaaaa. Bjo

    1. Oi lindona o ideal é você recuperar o cabelo para depois
      fazer a química faça pelo menos duas hidratações e uma umectação
      com óleo vegetal na semana e uma vez a cada 15 dias faça a reconstrução para
      fortalecer os fios depois que recuperar faça apenas uma vez no mês bjus

  22. Ah uma outra dúvida, enquanto não faço progressiva, não sei como cuida do meu cabelo. Eu mantenho ele com escova apenas, mas o dia que não quero escovar, deixo ele secar naturalmente, mas ele fica horrível, pq está metade enrolado e metade liso. Me ajuda. O que eu posso passar depois de lavar? Obrigada. Bjo

  23. OLá Julia! Eu tenho progressiva e mechas no meu cabelo e ainda não sei bem como cuidar; pergunta: pra fazer uma hidratação posso usar a babosa no cabelo? e todas as receitas do seu blog pode ser usado no cabelo como o meu? Muito obrigada!!!

  24. Oi Ju…Todas as vezes que faço umectação ou hidratação, meu cabelo QUEBRA DEMAIS MESMOOOO….Dai passei a fazer somente nutrições. meu cabelo não aguenta hidratação nem umectação e mesmo quando faço nutrição, ele so fica bonito se eu fizer escova e pranchar, ao contrário, fica como uma palha. O que faço?

  25. Boa noite Ju,
    Vou ser bem sincera, não sou muito de ficar lendo blog, mas estava precisando de um cronograma diferente para os meus cabelos químicamente tratados. Li e amei esse cronograma específico para as químicàs.
    Júlia te sigo no Instagram e amo seus videos.
    Gostaria de saber pq o vinagre de maçã deixa meu fio seco? Pq depois da progressiva, fiz uma selagem caseira e usei o vinagre e virou uma palha.
    Bjos

    1. Oi lindona, que bom que gostou…
      tente usar o vinagre de maçã orgânico misturado com a
      água e condicionador, mas pode existir cabelos que não
      se dão com o vinagre pois cada cabelo tem um resultado
      e “gosto” diferentes beijos 😉

Deixe um comentário