Chá verde – Como age no organismo? Para que serve?

Chá verde – Como age no organismo? Para que serve? Quais os efeitos? benefícios, como tomar, efeitos colaterais. Confira!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar  sobre o Chá verde, você vai saber TUDO, iremos abordar sobre Como age no organismo, Para que serve, Quais os efeitos, benefícios, como tomar, efeitos colaterais e muito mais.

Desde de  já, gostaria de convidar você deixar um comentário no final da matéria, se tiver alguma dúvida.

Teremos o prazer em responder. Combinado?

Agora chega de papo e vamos a matéria.

Chá verde – Como age no organismo? Para que serve?

Chá verde - Como age no organismo? Para que serve?

Chá verde – Quais os efeitos? Benefícios, como tomar, efeitos colaterais

Quem está precisando de uma ajudinha extra no emagrecimento, pode encontrar no chá verde uma ótima opção para acelerar o metabolismo, fazendo com que o nosso corpo gaste mais energia.

O chá verde é feito a partir de uma planta muito conhecida no Oriente há séculos, que é denominada cientificamente de Camellia Sinensis, que pode ser usada, tanto para produzir o chá verde, quanto o chá vermelho.

Leia também como fazer drenagem linfática sozinha.

Como o chá verde age no organismo?

Além de acelerar o funcionamento metabólico, pois facilita a digestão, também contribui para que o intestino fique regulado e age no combate a retenção de líquidos no nosso organismo.

Para que serve o chá verde e quais são os seus efeitos?

O chá verde é bastante consumido devido aos seus efeitos antioxidantes, metabólicos (emagrecimento e bom funcionamento do corpo) e por ajudar no combate ao envelhecimento.

O chá verde é um dos chás mais ricos em antioxidantes e serve para melhorar as defesas naturais do nosso organismo, também é um chá facilitador para a perda de peso corporal.

Quais os efeitos? Benefícios, como tomar, efeitos colaterais

Também atua no combate a inflamações crônicas em decorrência do excedente de gordura corporal.

Outra utilidade para o chá verde é que o mesmo controla o açúcar no sangue e combate problemas ósseos como a osteoporose.

Pelo fato do chá verde possuir grande quantidade de catequinas em sua constituição, este chá é capaz de prevenir o surgimento de câncer no estômago, intestino e pulmão.

Leia também receita caseira para clarear manchas da pele.

Quais os Benefícios do chá verde?

Existe uma série de benefícios do chá verde e que já foram comprovadas cientificamente. Conheça!

Seus componentes constitutivos são benéficos para a saúde

O chá verde detém em sua constituição alguns componentes que auxiliam a neutralizar a ação nociva de toxinas que causam danos e envelhecem o nosso organismo, prevenindo não somente o envelhecimento precoce, como também evita o surgimento de uma série de problemas de saúde.

Quais os Benefícios do chá verde?

Auxilia na queima de gordura corporal

Um dos maiores efeitos do chá verdade sobre o corpo humano é a sua capacidade de acelerar o metabolismo e proporcionar queima de gordura corporal.

Auxilia no controle de peso

Além de contribuir para perda de peso, o chá verde também é um excelente aliado na capacidade de controle do peso ideal.

É graças à cafeína encontrada no chá verde que é possível conseguir um efeito na manutenção do peso.

Além disso, o chá verde também possui uma ação termogênica, que possibilita um aumento na utilização das reservas de gordura e inibe a absorção dos ácidos graxos.

Tanto a cafeína, quanto a catequina são capazes de afetar o sistema nervoso central, o que faz com que haja um aumento do gasto calórico e da oxidação lipídica.

Auxilia no controle de peso

Prevenção para Diabetes

A diabetes é uma condição crônica causada por um aumento da glicose na corrente sanguínea.

No caso do chá verde, já foi comprovado cientificamente que o mesmo é capaz de prevenir a diabetes mediante um aumento da sensibilização das células à insulina, e pela diminuição das taxas de açúcar na circulação.

Redução no risco de doenças cardiovasculares

O chá verde também é um ótimo amigo do coração, pois os fitoquímicos do chá verde são beneficiários da saúde cardíaca através da:

  1. Diminuição das inflamações;
  2. Redução dos danos causados pelos radicais livres nas paredes dos  vasos sanguíneos;
  3. Melhora os níveis de colesterol. 

Melhora as funções cerebrais

Devido à presença da cafeína em sua constituição, o chá verde também funciona como um neuroestimulante.

Pesquisas apontam o chá verde como responsável pela melhora da função cognitiva, com aumento da concentração, humor e memória.

Emagrece?

Previne o câncer

Pesquisas apontam que em lugares onde o chá verde é mais consumido, como China e Japão, os casos de câncer costumar ocorrer em índices inferiores em comparação a outros países.

Isso se deve ao fato do chá verde possuir a capacidade de inibir a multiplicação desordenada das células, ou seja, a causa do câncer.

Evita doenças neurológicas associadas à idade

Casos como o mal de Parkinson ou Alzheimer tem suas funções cerebrais melhoradas com o consumo de chá verde.   

Estudos apontam que as catequinas presentes no chá verde apresentam um efeito neuroprotetor, atuando na prevenção do declínio cognitivo em decorrência do envelhecimento natural das estruturas cerebrais.

Como tomar o chá verde?

Como tomar o chá verde?

Apesar das pessoas acharem mais prático comprar as caixinhas de chá verde disponíveis no mercado, pelo fato das mesmas virem com doses prontas em saquinhos, a melhor forma de consumir o chá verde é em folhas.

  O consumo do chá em folhas é importante, porque os de saquinhos não oferecem as propriedades capazes de fazer com que possamos usufruir todos os seus benefícios.

Para o preparo do chá, não é necessário ferver as folhas, pois o excesso de fervura faz com que a planta perca seus nutrientes principais.

Desta forma, coloque 500 ml de água num recipiente apropriado e leve ao fogo.

Quando aparecerem as primeiras bolhazinhas, retire a água do fogo. Pode inserir uma colher de sopa de folhas de chá verde, misturar, coar e estará pronto para ser ingerido.

Quais os Efeitos Colaterais

Quais os Efeitos Colaterais do chá verde?

Esse tipo de chá possui alguns efeitos colaterais dependendo do tipo de organismo da pessoa. Em alguns casos, os efeitos colaterais podem incluir náuseas, dores estomacais e má digestão.

Também é responsável pela diminuição dos níveis e capacidade de coagulação sanguínea, o que o torna contraindicado em casos em que a pessoa esteja prestes a fazer um procedimento cirúrgico.

Espero que tenham gostado da matéria.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário e teremos o prazer em responder.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Você gostou da matéria sobre o Chá verde, Comente

5/5 - (11 votes)

5 thoughts on “Chá verde – Como age no organismo? Para que serve?

  1. Ju , tudo bem minha linda.O chá verde realmente é maravilhoso , já tomo ele ,já faz mais de 10 anos e me cinto muito bem.Se quiser pode acrescentar na infusão das folhas de chá verde uma colher do chá de cavalinho, fica mais potente , adoro.Amo tomar chás , faço de um litro e coloco na geladeira ,vou tomando e intervalo com um copo de água também.É muito bom cuidar da nossa saúde, nosso corpo.Beijos para todos

Deixe um comentário