Calêndula para o cabelo e seus benefícios para beleza e a saúde

Calêndula para o cabelo e seus benefícios para beleza e a saúde.  Nesse post você vai conhecer os benefícios surpreendentes dessa planta medicinal que funcionam de verdade. Clique e confira!

Calêndula para o cabelo e seus benefícios para beleza e a saúde.

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe mais uma opção natural para o tratamento da beleza dos nossos cabelos e também da pele.

Hoje vou falar um pouco mais sobre a calêndula que é uma planta que dá origem a belas flores que podem ser usadas para benefícios da nossa beleza e também para cura e alívios de problemas de saúde.

Então, se você já viu essa plantinha em algum lugar e ficou curiosa para conhecer mais sobre os seus poderes e benefícios medicinais, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Calêndula o que é?

calendula-para-o-cabelo-e-seus-beneficios-para-beleza-e-a-saude-flores

A calêndula é uma planta medicinal usada para preparos de medicamentos, ela mede no máximo 1 metro de altura que dá origem a flores com tons que podem variar entre amarelo, laranja e vermelho.

As suas flores também costumam ser misturadas com saladas, pois possui um sabor que varia do doce ao amargo e também possui outros nomes como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária.

Propriedades da calêndula.

A calêndula é rica em ação antioxidantes, adstringente, regenerativa, restauradora, analgésica, antiespasmódicas, anti-inflamatória, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral e bactericida.

O que a calêndula faz nos cabelos?

calendula-para-o-cabelo-e-seus-beneficios-para-beleza-e-a-saude-cabelo

  • Diminui o frizz do cabelo.

Por ser altamente hidratante o óleo de calêndula deixa os cabelos bem macios, brilhosos, soltinhos e com as cutículas alinhadas deixando os fios sem frizz.

  • Ajuda no bom crescimento capilar.

Por conter propriedades regenerativas o óleo de calêndula fortalece e regenera os folículos capilares fazendo com que os cabelos crescem mais rápido e saudáveis.

  • Elimina a caspa.

Devido a suas ações adstringentes, antifúngica e antibacteriana a calêndula limpa e purifica o couro cabeludo livrando essa área da caspa e da seborreia e além disso também previne problemas como a coceira.

  • Ajuda a manter a cor e o brilho dos fios.

O chá da calêndula ajuda a manter a cor dos fios avivadas e intensa por mais tempo e também mais brilhosa.

Se você está gostando dos benefícios da calêndula, tenho certeza que vai amar conhecer os benefícios da babosa para fazer o cabelo crescer rapidamente: Babosa no cabelo, receita para crescer rápido 

O que a calêndula faz na pele?

calendula-para-o-cabelo-e-seus-beneficios-para-beleza-e-a-saude-pele

  • Previne o envelhecimento precoce.

Devido a sua ação restauradora a calêndula hidrata profundamente a pele evitando o ressecamento que é um dos causadores do envelhecimento precoce.

  • Previne rugas e linhas de expressão.

A calêndula previne a aparição de rugas e linhas de expressão pois possui o poder de ativar a produção do colágeno na pele, e além disso também ajuda a minimizar possíveis sinais que já tenham surgido.

Confira nesse post uma receita caseira infalível para combater as rugas: Receita caseira para remover manchas e rugas da pele 

  • Previne acne e espinhas.

Por conter ação antibacteriana e antifúngica a calêndula limpa os poros eliminando as bactérias que causam a acne e também as espinhas.

  • Cura infecções fúngicas na pele.

A ação antifúngica encontrada na calêndula cura infecções na pele causadas por bactérias como a própria acne e também micoses.

  • Repelente natural.

Por possuir um cheiro mais forte e ação antioxidante a calêndula se torna um ótimo repelente natural pois repele e afasta mosquitos.

O que a calêndula faz pela saúde?

calendula-para-o-cabelo-e-seus-beneficios-para-beleza-e-a-saude-cha

  • Ajuda a melhorar a saúde dos olhos.

Por conter ação antioxidante o chá da calêndula ajuda na prevenção de problemas como a catarata e a degeneração macular.

  • Alivia dor na garganta.

O chá de calêndula ajuda a aliviar a dor de garganta devido a sua ação anti-inflamatória que age na inflamação das membranas mucosas proporcionando alívio instantâneo.

  • Ajuda a tratar a gengivite.

Fazer gargarejo regularmente com o chá de calêndula ajuda a tratar problemas na boca como a gengivite por exemplo.

  • Ajuda no tratamento de hemorroidas.

O chá da calêndula promove a cura e a cicatrização do tecido reduzindo o inchaço e aliviando os sintomas das hemorroidas.

Foi feito um estudo cientifico que investigou os efeitos do tratamento usando a calêndula e foi descoberto que houve um fechamento de quase 90% das feridas, em comparação com apenas 51% daqueles que não usaram o tratamento.

  • Melhora a saúde do aparelho digestivo.

Ingerir o chá de calêndula ajuda a manter os órgãos digestivos saudáveis pois ajuda a tratar ulceras, infecções na bexiga e também ajuda a deixar o estômago mais saudável.

  • Melhora a saúde do coração e do fígado.

A calêndula ajuda a manter o coração mais saudável e ajuda a prevenir problemas cardíacos, tais como doença cardíaca, insuficiência cardíaca, bloqueio cardíaco, a deposição de colesterol e também ajuda a deixar o fígado mais saudável pois limpa esse órgão.

  • Ajuda a aliviar cólicas e cãibras.

Por conter propriedades antiespasmódicas e analgésica o chá da calêndula ajuda a combater dores causadas por cólicas menstruais, servindo como um relaxante muscular, aliviando as contrações do útero.

Também foram feitas pesquisas científicas que demonstraram que o consumo do chá de calêndula também é capaz de diminuir as cãibras, pois melhora o fluxo sanguíneo na área dolorosa diminuindo as respostas inflamatórias.

  • Ajuda a aliviar dor de ouvido.

A calêndula ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação no ouvido diminuindo a dor e o incômodo.

Aonde encontrar a calêndula?

A calêndula pode ser encontrada em forma de óleo vegetal, em pó ou flores secas e todas essas opções podem ser compradas para comprar em lojas que vendem produtos naturais.

Informação importante!

Por mais que estejamos falando de uma alternativa natural é sempre indicado consultar um medico antes de fazer o uso, principalmente para tratar os problemas de saúde.

Contra-indicações da calêndula:

  • Não é indicada para crianças menores que 12 anos.
  • Não é indicada para gravidas e por mulheres que estejam amamentando.
  • Não deve ser aplicada sobre a pele lesionada ou com feridas abertas sem indicação de um médico.

E antes de terminar lindona, leia também! Benefícios do caviar para o cabelo e pele 

Vídeos: Ingredientes naturais para beleza do cabelo e pele

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, gostou do post: Calêndula para o cabelo e seus benefícios para pele e a saúde?… Deixe um comentário

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.8/5 - (23 votes)

11 thoughts on “Calêndula para o cabelo e seus benefícios para beleza e a saúde

  1. Eu pedi num comentário para falar sobre a calendula
    Eu a conheci quando trabalhei numa loja de cosméticos naturais e me apaixonei. Uso hidratantes de calendula ate hoje e amooo.
    Mas muito obrigada por aprofundar no tema. Você é maravilhosa,Ju. Minhas amigas estão amando seu blog

  2. Amei o post sobre a calêndula , quantos benefícios essa planta medicinal tem , obrigada por detalhar todas essas coisas boas que a calêndula faz com cabelos , pele , estômago e muito mais, fica com Deus beijos lindona.

Deixe um comentário