Shampoo infantil é bom para o cabelo dos Adultos?

Shampoo infantil é bom para o cabelo dos Adultos?. Neste post você vai saber se podemos ou não usar shampoo infantil. Para saber mais, leia o post completo.

Shampoo infantil é bom para o cabelo dos Adultos?

 

Olá meninas, tudo bem?

Isso eu tinha que compartilhar com vocês, já que eu sempre gostei de usar shampoo infantil. Acho que limpa super bem e a maioria deles, não tem sulfatos, etc. Mas será que vale a pena?.
O pH (Potencial de Hidrogênio), pode variar de 0 a 14, como pode ver na tabela abaixo…sendo que 7,0 é neutro e abaixo de 7,0 é ácido, acima de 7,0 é alcalino, leia mais na matéria de ontem se tiver dúvidas: pH dos produtos de cabelos.escala-de-ph

Como falei ontem pra vocês nosso cabelo tem o pH entre 4,5 e 5,5. Já o pH do couro cabeludo infantil pode variar de 7,0 a 7,5…Que loucura né?… Por isso esses shampoos não ardem os olhos das crianças, pois tem o pH neutro (7,0) que é menor que o pH da lágrima que é 7,2.

Porque usar shampoo infantil pode ressecar nosso cabelo?

Eu nunca senti que ressecou meu cabelo, mas como muita gente reclama, quis saber o motivo, lembrando que intercalo meus shampoos e tenho a raiz oleosa (deve ser por isso que nunca ressecou). Indicava o uso destes shampoos por vários deles não ter sulfato na composição, o famoso vilão dos cabelos ressecados e cacheados.
Primeiro fui olhar o pH dos shampoos e vi que era neutro, então a ficha caiu e fui pesquisar mais sobre o assunto. Se o pH destes shampoos infantis são de 7,0 e nosso cabelo tem o pH de 5,5, ele abre as cutículas e resseca o cabelo, por mais que não tenha sulfato, faz diferença em cabelos mais ressecados.
Cutícula aberta não segura a hidratação no fio, assim ele fica ressecado e armado, por isso nossos shampoos tem o pH menor, para abrir levemente a cutícula, fazer a limpeza necessária, também serve para deixar a hidratação feita na sequência fazer efeito…

Shampoo infantil é bom para o cabelo dos Adultos?

Os shampoos infantis são equilibrados para o cabelo das crianças e não para os adultos, pois temos diferentes pHs, todos os produtos infantis tem o pH equilibrado para as crianças.  Acima de 7 ou 8 anos de idade, se aconselha começar (aos poucos)…mudar os produtos de crianças por produtos de adultos.

Resumindo, não adianta o shampoo não ter sulfato e abrir as cutículas dos nossos fios, certo?…O correto é nós usarmos shampoo sem sulfato para adultos e de boa qualidade. Leia mais: Saiba como cuidar do cabelos das crianças.

Um grande beijo!

Júlia Doorman

 

 

 

 

4.6/5 - (48 votes)

57 thoughts on “Shampoo infantil é bom para o cabelo dos Adultos?

  1. Daí me vem uma pergunta kkkk… Por meu cabelo ser naturalmente seco e tendo a necessidade de lavá-los todos os dias(pois faço academia), o shampoo sem sulfato(para adultos) realmente é melhor? Acho q meu cabelo não produz óleo ou se produz é pouco. o shampoo sem sulfato remove a oleosidade natural dos fios?

  2. Júlia a massagem no couro cabeludo estimula a oleosidade natural? Meu cabelo é seco e ouvi falar sobre isso… se sim, posso fazer a massagem com o cabelo seco? e outra, qtos minutos pode ser a massagem?

  3. Julia, tbm gosto de usar shampoo infantil, nas minhas buscas mandei um email para a Johnson’s baby e descobri que o shampoo cheirinho prolongado tem o ph 4,5! Eles me disseram que o ph da linha varia de 7 ao 4,5! Se quiser te encaminho o email! Agora estou na dúvida se continuo a usar ou não! Beijos!

    1. Oi flor,
      muita gente diz que esse em especial é bom usar,
      mas eu nunca testei ele, quero usar e ver se o cabelo não fica seco,
      eu sempre observo isso, se o cabelo começa ressecar eu troco o shampoo,
      assim fica mais fácil e ”confiável” de certa forma, bjus

      1. É exatamente este que estou usando. Percebi que meu cabelo fica muito melhor quando uso ele do que outros shampoos para adultos. Uso sozinho, sem condicionador e leave-in. Fiquei preocupada com o fato de deixar as cuticulas abertas, mas o resultado é tão bom que não resisto.

      1. Oi lindona na verdade você precisa
        ver se seu cabelo é misto, oleoso ou seco,
        de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem
        um post que fiz recentemente falando mais sobre qual
        shampoo escolher bjus

  4. ola meu cabelo era normal chegava o dia de lavar ele não parecia estar sujo mas me deu caspa então usei header shoulder e sempre ouvi falar que shampoo anti caspa ressecava o cabelo mas com o meu foi ao contrario ele ficou oleoso depois disso voltei a usar dove mas voltou a me dar caspa então comprei um clear p cabelos oleosos mas mesmo assim meu cabelo não volta ao norma lavo em um dia no outro parece que ta sujo =( não sei o que fazer se puder me ajudar agradeço

  5. Oi Júlia,
    AMO tuas dicas!
    Só para constar, tenho o cabelo loiro, “faço luzes”.
    Queria te perguntar o seguinte…como o shampoo infantil abre as escamas, pensei em usar o da Jonhson’s baby “que vários sites falam bem” antes de fazer hidratação, pois iria “abrir para a máscara” e depois selar com vinagre ou algum condicionador… o que você acha?! O pensamento está correto?! Pensei nisso para o cronograma capilar, pois 1 vez por mês já uso o da Natura de limpeza profunda.
    Bjãooo

  6. Nossa, eu amo xampu infantil, tava usando justamente o cheirinho prolongado! Uso até a colônia pra cabelo da linha hahahaha
    Não chego a abandonar porque amo essas coisinhas de bebe, mas acho que é uma boa ideia pelo menos dar uma alternada, né?

  7. Ola Júlia, como vc disse no post o shampoo infantil abre a cutícula do cabelo, gostaria de saber se posso usa-lo quando for fazer hidratação caseira, e se posso borrifar o vinagre de maçã para fechar a cutícula?

  8. Tenho usado shampoo infantil nos últimos meses. Usei uma vez o do meu sobrinho e ficou tão maravilhoso que acabei comprando pra mim.
    Já usei os Johnsons: Gostas de brilho, cabelos claros, cuidados anti-frizz e cheirinho prolongado, uso sempre o Shampoo acompanhado do condicionador da mesma linha e o resultado tem sido excelente. Meus cabelos ficaram mais macios, brilhosos e soltinhos… Acredito que o resultado pode variar de cabelo para cabelo, mas espero que o meu continue assim…

  9. Olá, amo suas dicas e essa matéria me chamou muita atenção pois tenho alergia e costumo usar shampoo infantil por serem hipoalergênicos mas percebi que meu cabelo ressecou muito desde comecei a usar e só agora pude entender.

  10. uma pergunta eu posso usar shampoo,condicionador e mascara de marcas diferentes? tipo um shampoo anti-frizz e um condicionador para cabelos secos ou hidratante, e também posso ter mais de 2 shampoos e condi? e qual seria a forma de usa-los? desculpa o monte de pergunta kkk

  11. Júlia tenho uma dúvida. No dia em que for usar o shampoo para limpeza profunda (da haskell detox) posso nesse dia pela manhã fazer o uso do óleo de Ricino na raiz para ajudar no crescimento dos fios? O uso do shampoo detox não irá retirar o efeito do óleo do meu coro cabeludo? Obrigada desde de já. Adoro suas dicas. Sigo todas. Bjao

  12. Oi Júlia…tenho o cabelo misto, como preciso lavar tds os dias pq faço academia, lavo com shampoo intercalando (perolado e transparente) e hidrato e uso condicionador sem ser na raiz, só q meu cabelo quando seca fica com friz na raiz porque t muitos fios novos, o q devo fazer, por lavar tds os dias posso usar o condicionador na raiz ou o vinagre de maçã na raiz….me ajuda. Bjus

    1. Oi lindona os condicionadores e máscaras comuns não pode aplicar na raiz não pois pode entupir
      os folículos capilares e trazer problemas para o couro cabeludo,
      já os condicionadores e máscaras feitos para as técnicas low poo ou co-wash pode aplicar pois já é
      próprio para o couro e não faz mal, o vinagre pode ser aplicado na raiz tambem use um finalizador anti
      frizz que vai ajudar bastante e faça a umectação com óleo vegetal toda semana que vai ajudar a melhorar
      o frizz tambem bjuss

  13. Ola lindona!
    Faço progressiva so na raiz, de 2 em 2 meses, e gostaria de saber se posso usar o shampoo da jonhson’s cheirinho pronlongado uma vez por semana quando for fazer hidratação?

  14. Olá lindona!
    Faço progressiva so na raiz, de 2 em 2 meses, e gostaria de saber se posso usar o shampoo jonhson’s cheirinho prolongado um vez por semana quando for fazer hidratação?

  15. Meu cabelo é liso e minha cabeleireira me recomendou shampoo infantil, pois disse que seria melhor para meu tipo de cabelo. Acontece que quando usei, ressecou! Já estava sem saber o que fazer, se parava ou prosseguia com o uso. Sua dica foi valiosa. Mas a pergunta é, onde acho shampoo sem sulfato? Como saber se tem ou não?

  16. Gente, eu uso shampoo johnson’s. Sempre vario entre o para cachos, com camomila ou hidratação extrema. Uso shampoo infantil pq cansei de mandar manipular shampoo sem amonium e cheiro forte. Digo a vcs que a melhor coisa que eu poderia ter feito pelo meu cabelo, foi isso. Não uso condicionador, não uso creme finalizador (uso óleo de argan para finalizar ou mousse (para ajudar nos cachos que tenho naturalmente) e digo que não sinto falta nenhuma de condicionador. Obviamente que tenho que torcer pra meu cabelo cacheado ficar bom (quem tem cachos sabe como eh), mas n tenho fios quebradiços, pontas duplas e mt menos nós. Meus fios são sedosos, brilhosos e limpos. Sim, continuam com o mesmo aspecto de cabelo de criança, macio, sedoso e brilhoso). Quem nunca tentou usar shampoo infantil, use, dispense o condicionador e os litros de creme. Não irão se arrepender=]

  17. Oi
    Gostei do post e amei a dica… Eu troquei o meu shampoo pelo jonhson e deu um monte de caspa… daquelas grandes mesmo… Será que é por causa do Ph? E agora como me livrar delas?

  18. Meu cabelo é com a raiz lisa e as pontas onduladas, qual o nome do shampoo que uso para hidratar ele? Já testei Seda, Dove, Palmolive e Monange, e meu cabelo não hidrata, o que faço?

  19. Ju meu cabelo é crespo, faço a técnica low pow e uso o shampoo jhonson ( amarelo) me dou super bem… Meu cabelo não resseca. . Agora irei testar o azulzinho rsrs tô curtindo!

  20. Comecei a lavar o meu cabelo com aquele shampoo amarelinho da Johnson e fiquei pasma como o meu cabelo ficou hidratado e até estimulou bastante a oleosidade natural dos fios.
    Costumava lavar dia sim e outro não, mesmo sem necessidade, mas no inverno evito lavar muito o cabelo. Deixava uns quatro dias até, quando ele começava a ficar oleoso, então lavava. Mas nos primeiros dias usando o shampoo de bebê percebi que no dia seguinte o cabelo já estava com uma oleosidade natural intensa, mas cheirando muito bem. Parecia hiper hidratado, o aspecto era de sujinho, mas estava limpo e estou até agora sem entender os motivos. Até porque ele é super levinho, uso muito pra lavar o rosto depois da maquiagem.

  21. Olá Julia, sofri um acidente e meu cabelo pegou fogo na parte da frente e observei que está meio falhado e está demorando a crescer, sabe de algum cuidado para estimular o crescimento dos fios perdidos?? Obg

Deixe um comentário