Cabelo áspero e quebradiço? o que fazer? como resolver?

Cabelo áspero e quebradiço? o que fazer? como resolver? Neste post você vai saber como resolver seu problema. Clique e confira!

 

Cabelo áspero e quebradiço? o que fazer? como resolver?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar sobre um tema muito pedido por vocês, que é sobre como recuperar um cabelo áspero e quebradiço.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

O que acontece quando o cabelo está áspero e poroso?

Um cabelo áspero e poroso são a mesma coisa, quando o cabelo está nessas situações ele fica desidratado, ressecado e precisando de reconstrução, mas não de reconstrução com queratina que deixa o cabelo mais duro e rígido.

O cabelo áspero e poroso fica sem brilho e opaco porque ele está com as cutículas abertas e ao passar a mão você sente que ele está com uma textura diferente e não esta como deveria, e consequentemente ele tende a ficar quebradiço, com pontas duplas, ressecado e armado.

O que fazer para recuperar?

  • Troque o shampoo!

Fazer a troca do shampoo é muito importante, porque o shampoo contribui muito para o ressecamento do cabelo, troque o seu shampoo por um shampoo hidratante ou um shampoo sem sulfato, ou intercale esses dois tipos de shampoos.

O shampoo hidratante é um shampoo com a textura branca e não aquele tipo de shampoo transparente ou perolado.

Para entender mais sobre cada tipo de shampoo leia esse post: como escolher o shampoo certo para meu cabelo.

  • Não lavar demais!

Evite lavar o cabelo todo dia porque quanto mais você lava, mais você retira a umidade do cabelo, quando você faz academia e  exercícios todos os dias aí sim é preciso lavar o cabelo, pois o cabelo fica suado e sujo demais, ou quando o cabelo é muito oleoso também é preciso lavar com mais frequência, mas fora isso é preciso evitar lavar demais e só lavar duas ou três vezes na semana apenas.

O nosso couro cabeludo produz um sebo e uma oleosidade natural que vai ate uns 3 dedos longe da raiz e isso faz com que o cabelo se mantenha hidratado e ajuda na recuperação do cabelo, então se você tirar essa proteção natural todos os dias, o cabelo vai ficar ressecado e quebradiço.

Lembrando que essa gordura natural não é aquele sebo que fica quando o cabelo está sujo demais, a gordura natural não deixa os fios ensebados e nem grudados.

No vídeo abaixo eu mostrei algumas dicas para quem tem cabelos oleosos e deseja evitar de lavar os fios todos os dias.

Assista!

  • Hidrate sempre!

Toda vez que lavar o seu cabelo faça uma hidratação e também uma umectação capilar (você pode fazer os dois juntos), aplique o óleo vegetal no cabelo, deixe agir por pelo menos duas horas e em seguida lave com o shampoo e hidrate.

Fazendo dessa forma você vai recuperar o cabelo rapidamente!

Antes de continuar com as dicas para recuperar o cabelo te convido a ler esse post, com super dicas para você conquistar cabelos longos e saudáveis rapidamente!

Confira!

Como ter cabelo longos e saudáveis bonitos e perfeitos.

  • Use máscaras emolientes!

Procure usar sempre máscaras que deixam o efeito desmaia fios no cabelo, que são aquelas que deixam o cabelo bem maleável e com a sensação de fio derretendo.

Essa sensação já pode ser percebida na hora do enxague.

  • Use o shampoo com o ph certo!

Na hora de escolher o ph do shampoo escolha um shampoo que tenha o ph 5,5 ou 5.0, não use um ph maior que isso, pois vai abrir muito a cutícula do cabelo e ele vai perder toda a hidratação.

E em relação ao ph da máscara é preciso usar máscaras com o ph no máximo 4.0.

A maioria das marcas já descrevem o ph da máscara no rotulo o que facilita também, procure sempre um ph entre 3.0 3,5 e no máximo 4.0 porque são tipos de ph ideais para fechar a cutícula e deixar o fio bem selado.

Porem não adianta só selar a cutícula e não hidratar, por isso a misturinha do vinagre de maçã para selar as cutículas ou o uso do acidificante não será tão importante se você não hidratar, então hidrate sempre o cabelo e uma vez a cada 15 dias faça a selagem das cutículas para tirar toda a porosidade e a sensação de aspereza do cabelo.

  • Selagem do cabelo!

Como falamos acima, fazer a selagem do cabelo é muito importante e essa selagem pode ser feita com um bom condicionador, com a mistura do vinagre de maçã ou com um acidificante próprio que pode ser comprado em lojas de cosméticos.

Aprenda a receita caseira completa do acidificante de vinagre de maçã nesse post: como usar vinagre de maçã nos cabelos.

  • Use protetor térmico em creme!

Use sempre protetores térmicos que sejam em creme, pois esse tipo de consistência dá uma hidratada extra no cabelo após o processo da hidratação que você fez, além de proteger e deixar a fibra capilar mais maleável.

Esses tipos de protetores são feitos especificamente para cabelos ressecados por químicas ou por o uso em excesso de chapinha.

Use o protetor ou um leave-in em creme sempre mesmo que você não seque o cabelo com o secador, eu sempre uso porque meu cabelo é muito seco na extensão e oleoso na raiz, por isso eu sempre tenho que cuidar do comprimento porque quanto mais o cabelo for comprido mais seco ele vai ser nas pontas.

  • Máscara de reconstrução certa!

No processo da sua reconstrução uma vez a cada 15 ou 30 dias procure não usar máscaras com queratina, que deixam o cabelo rígido e duro, use máscaras que tenham queratina vegetal ou aminoácidos que são agentes reconstrutores, mas que não possuem a “queratina pura”.

Esses tipos de máscaras vão reconstruir e fortalecer o seu cabelo, mas sem deixar ele rígido e endurecido, pelo contrario vão deixar o cabelo mais maleável.

Procure também máscaras que tenham ativos, hidratantes, nutritivos e reconstrutores porque elas vão hidratar ao mesmo tempo que vão nutrir e reconstruir ,sem deixar o aspecto de cabelo rígido.

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

 

4.6/5 - (18 votes)

18 thoughts on “Cabelo áspero e quebradiço? o que fazer? como resolver?

      1. Oi Julia. Me chamo Erika e tentei fazer em casa um processo de descoloração no meu cabelo. Passei apenas 3 meses com cabelo loiro. Entao pintei novamente de castanho escuro e agora vejo que meu cabelo ta duro desidratado quando molho fica parecendo um arame de duro nao consigo desembaraçar quebra muito e cai muito tambem. Me ajuda por favor o que devo fazer?

  1. oi julia meu cabelo esta muito ressecado quebradiço, e tenho uma filha de 4 meses e nao estou tendo muito tempo cuidar dos cabelos como antes, e meu cabelo e oleoso na raiz e as pontas secas e liso na raiz e ondulados nas pontas, nao to aguentando tanto frizz ta um horror rsrs e meu cabelo nao tem quimica gostaria que vc me indicasse alguma linha de creme bem boa, que eu possa usar que seja liberado pra mim pq estou amamentando. por favor julia me responde rsrs amo os seus videos vc e realmente uma lindona. bjusss

    1. Oi lindona,
      agradeço imensamente o seu carinho 😀
      tem varias linhas boas o kit Cronopower da Haskell
      é uma delas e as máscaras tem um tempo de ação curto
      o que é bom pois não toma muito o tempo bjus

  2. Júlia,

    Quando fizer esses posts por favor indica quais produtos usar por exemplo: qual shampoo voce indica que tenha esse ph, qual máscara na sua opinião seria bacana ou leave-in. A gnt fica meio perdida com tanta coisa pra olhar no rótulo. Depois que comecei a te seguir aprendi de mais e agora sou bem mais criteriosa na escolha dos meus produtos, mas ainda fico na dúvida se estou usando os certos. Ah e seria bom tbm falar se o produto q vc indica é liberado.

    Um beijo e obrigada!

  3. OI Julia, amo seus vídeos e dicas. Faço muito do que você diz há um ano e meu cabelo cresceu cerca de 10 centimetros. Isso é uma glória pois não tenho bom crescimento, ou melhor, não tinha. Julia mas acho que está faltando algo para nos ajudar agora no inverno. Contnuo hidratando, umectando e reconstruindo, mas nas ultimas semanas está ficando muito frio em SP, e tenho que usar o secador pelomenos na raiz, no veraõ fiquei longe dele, mas agora não tem jeito. Só que mesmo usando um protetor térmico estou achando meu cabelo pesado, aspero e com as pontas secas. Ajude me! E não estou podendo gastar viu? RSRSRs. Grande beijo e continue sendo super simpática. Obs. sou deficiente visual e fico te imaginando uma moça super lindona! Eihn… Valeu!

  4. Júlia meu cabelo está muito áspero, quebradiço, embaraça muito e cheio de pontas duplas parece que quanto mais eu as corto mais pontas aparecem,não sei mais o que fazer. Gostaria de saber quais máscaras e receitas devo usar?

  5. Oh vida!!! Me ajude a entender o meu cabelo, é quase isso tudo, não vejo quebra e tem muito brilho. Armado, ressecado, com alguns fios muito finos (que nem parece cabelo, de tão fino) e grande parte, o mesmo fio está com diferente espessura, tem uns “pontos” onde afina e faz o cabelo ter outro sentido, outros parecem estar enrolados, muito parecem já nascer áspera ou rugoso, só mesmo a parte inferior (nuca) parece estar tudo certo.

    1. Oi lindona,
      o ideal é você seguir um cronograma de cuidados com
      pelo menos 2 hidratações semanais e 1 umectação com
      óleo vegetal… e uma vez ao mês faça a reconstrução
      capilar para fortalecer os fios e evite o excesso de química…
      para engrossar você pode fazer as receitinhas para encorpar como a hidratação de
      gelatina ou colágeno e outra opção também são as vitaminas
      capilares que tratam de dentro para fora… aqui no blog tem
      post sobre elas dê uma olhadinha beijos

    1. Oi lindona, procure usar linhas de produtos que sejam indicadas para cabelos
      coloridos pois eles ajudam na durabilidade da cor…
      uma opção bem legal é o Primer Capilar Maxton Color Power da Embelleze, que prepara
      o cabelo para receber a tintura e faz com que os pigmentos durem por mais tempo nos fios…
      a maionese é muito boa para hidratar sim, aqui no blog tem receitinha com ela 😉 beijos

Deixe um comentário