Porque os Cabelos Castanhos ficam Avermelhados quando Desbotam?

Porque os Cabelos Castanhos ficam Avermelhados quando Desbotam?. Neste post você vai saber o motivo e como fazer a cor durar mais tempo.

 

Porque os Cabelos Castanhos ficam Avermelhados quando Desbotam?

 

Olá meninas, tudo bem?

O nosso dilema sempre é manter a cor dos cabelos castanhos, pretos, vermelhos, etc. Todas as cores sofrem o desbotamento, por isso temos que usar alguns truques para que a cor sempre esteja bonita. O cabelo castanho ou preto quando desbota, fica com uma cor meio avermelhada e perde  o brilho, mas porque isso acontece?

O motivo que os cabelos ficam avermelhados quando desbotam, está no fundo que as tinturas castanhas carregam, ou seja, quando os cabelos tingidos dessa cor desbotam, surgem os matizes avermelhados que na verdade, compõem o fundo de clareamento do próprio tom.

Porque os Cabelos Castanhos ficam Avermelhados quando Desbotam?

Como Evitar que o Cabelo Castanho fique Avermelhado?

O cloro e o sal (do mar) deixam a água com pH alcalino, o que dilata as cutículas dos fios, fazendo a tintura sair mais rapidamente, causando o desbotamento nos cabelos castanhos e pretos. Porém esse desbotamento acontece, não só depois da praia ou piscina, acontece por meio de um processo natural como, lavagens diárias com água com cloro, sol, etc.
Para prevenir o avermelhamento dos fios castanhos, os coloristas aconselham adicionar pigmentos acinzentados na mistura da coloração, isso vai neutralizar o castanho e impedir que os fios fiquem avermelhados com o tempo. Veja mais dicas para manter a cor bonita aqui neste post: Como manter a tintura por mais tempo nos fios?.

Outra dica é reforçar a cor com tonalizantes a cada 15 dias, como esse tipo de coloração é superficial, não há perigo de danos ao cabelo, este processo é conhecido como banho de brilho, quem me conhece já sabe que eu faço a cada 30 dias para realçar o brilho e a cor. Tem um post aqui no Blog, mas é bem simples:

Primeiro lavo os cabelos com shampoo, depois misturo metade do tonalizante (pode usar todo frasco caso ache necessário), em seguida adiciono 2 colheres de máscara branca e misturo bem. Aplico essa mistura de tonalizante com creme em todo cabelo mecha por mecha, deixo agir por 20 ou 30 minutos e enxáguo, finalizo com um condicionador e pronto!…Cabelos com mais brilho e cor renovada.

Uma coisa que as mulheres com cabelos coloridos podem fazer, é usar shampoos específicos para cabelos coloridos, alguns coloristas, acreditam ser esse o segredo para manter a cor em dia, evitando que fatores externos como sol, água e cloro levem os pigmentos da tinta embora. Essas linhas de produtos ajudam as morenas e as loiras, mantendo a cor viva e agindo contra o amarelamento dos fios loiros.

Leia também: Como prepara o cabelo antes de Pintar.

 

Por hoje é isso,

Um grande Beijo

Júlia Doorman

 

 

 

4.6/5 - (26 votes)

38 thoughts on “Porque os Cabelos Castanhos ficam Avermelhados quando Desbotam?

  1. Oi Julia!
    Estou com esse problema no meu cabelo que é castanho médio,
    só que não uso tintura, e a uns 2 anos parei de usar até mesmo
    tonalizante, será que esse avermelhado é resultado ainda desse tonalizando que eu usava? Já cortei meu cabelo muitas vezes depois de parar de usá-lo e mesma assim continua a desbotar.
    Desgraça né? rsrss
    Beijos

  2. Júlia, no meu caso nunca usei tintura, nem tonalizante, nem alisamento.. nada mesmo, meu cabelo é natural, mas ele está levemente avermelhado nas pontas…. pra sair tem que fazer o banho de brilho? se sim como posso descobrir a cor certa do meu cabelo… obrigada bjO

  3. Realizo alisamento no meu cabelo( progressiva ) e gosto de usar a tinta preto azulado, e meu cabelo desbota facilmente, às vezes a tinta nem pega direito! É algo de errado com a aplicação? Ow o fato de usar progressiva? Amo meu cabelo pretíssimo, mas já tem bastante tempo que não consigo deixar ele assim! Já usei vários tipos de tinta, e até o mix azul, mesmo assim , nada! Desbota para o vermelho, laranjado um monte de cor, a única cor que não fica é preto!!!! O que devo fazer? GRata

    1. Flor,
      pode ser as duas coisas a forma de passar e por que usa progressiva,
      se puder procure um profissional para tingir na próxima vez,
      assim você descobre se é a tinta que esta usando, bjus

  4. Oi , eu já pinto meu cabelo a algum tempo parei de pintar tem uns 3 meses só que ele desbotou pro vermelho e laranja , eu posso usar o tonalizante castanho ? Ele vai pelo menos quebrar a cor avermelhada e alaranjada ?

  5. Oi Júlia, te acompanho a algum tempo a parte que mais cuido em mim são os meus cabelos, que ultimamente não tem me deixado muito feliz. Tenho 18 anos e com 15 comecei a fazer luzes, porém decidir parar e deixar o tom do meu cabelo natural que é castanho claro, gostaria de saber se você tem alguma dica para clarear ainda mais. Parabéns pelo seu trabalho.

  6. Júlia, gostei muito do teu site! Estou com problema com o meu cabelo de desbota na 3 lavada. Uso Igora 6.1 e logo ele fica avermelhado, acobreado. Tenho a raiz branca e sou obrigada a pintar de 30 em 30 dias.No final da tintura sempre puxo para o cabelo todo para “apagar o avermelhado”. Meu cabelo é castanho claro. Me socorre, por favor! Se eu fizer luzes claras, pode ser que o vermelho desapareça? Tenho vontade de clarear meu cabelo.Devo mudar a cor da tinta?Aguardo. Abraço

    1. O que elimina reflexos avermelhados é um mix corretor mate ou verde (são a mesma coisa, é pq tem marcas que chamam de mate e outras chamam de verde). E pigmento mate ou verde q neutraliza esses reflexos avermelhados. Quando for comprar uma tinta, sempre compre alguma que tenha a numeração 7 depois da vírgula. Nao use mais essa que tem o 1 depois da vírgula. O 1 corresponde ao cinza e neutraliza tons amarelados

  7. Oi, meu cabelo é castanho escuro, quase preto, a única coisa que fiz foi progressiva, e de um tempo pra cá , noto que qdo faço hidratação qdo vou tirar o creme a água parece meio escura como se estivesse desbotando o cabelo, nunca pintei meu cabelo já estou com bastante fios brancos, será por isso?

  8. Olá, passei a seguir algumas dicas suas. Toda semana faça uma hidratação e uma umectação(cerca de 1 mês que estou fazendo isso) e notei está semana que meus cabelos estão mudando de cor, ficando um castanho-avermelhado, antes era apenas um castanho com pontas de um caramelo feio. Este vermelho é ate que bonito e tem bastante brilho. Agora a minha dúvida é se isso é normal de acontecer, ou estou fazendo algo que está prejudicando ainda mais meu cabelo.

    1. Oi lindona,
      Se você estiver seguindo o passo
      a passo da hidratação e umectação
      corretamente geralmente não acontece
      não porque são processos naturais,
      caso seu cabelo seja tingido pode ser por conta
      da tintura ou tonalizante,
      Bjus

    1. Oi lindona,
      pode acontecer sim por conta do fundo que a coloração
      castanha tem, o que pode ser feito é reforçar o banho de brilho
      com tonalizante a cada 15 dias assim vai impedir que desbote,
      Bjuss

  9. Juuu boa noite!

    Meu cabelo é castanho escuro… Fui fazer um banho de petróleo o coloquei um creme amarelo no lugar de um branco.. Depois disso meu cabelo ficou vermelho no sol!!!!!! Como faço para tirar esse vermelho?

    Estou desesperada rsrsrsrsr

    Obrigada!

    1. Oi lindona aguarde pelo menos 15 dias e faça um banho de brilho com um tonalizante,
      por conta da máscara ser amarela pode não ter pegado a coloração no seu cabelo ou ter alterado
      o tom bjus

  10. Oi,algum tempo atras fiz umas mechas no meu cabelo e não deu certo a cor,ae passei tintura preta no cabelo,mas sempre que desbota fica avermelhado,estava querendo clarear ele um pouco ( a tintura preta saiu mas o cabelo todo ficou avermelhado) mas sempre que passo alguma tintura continua avermelhado, qual a coloração (numero da coloração) que devo usar para tentar clarear,a cabeleireira já passou uma coloração louro escuro mas mesmo assim continua vermelho,me ajuda quero muito clarear um pouco para depois fazer as mechas com a cor que eu tanto quero ! qual numeração e qual marca você recomenda

  11. Olá Julia. Pintei meu cabelo de preto durante 4 anos, parei de pintar no começo desse ano. Comecei a notar o avermelhado da metade do cabelo até as pontas, eu simplesmente amei a cor. como faço pra fazer o cabelo ficar avermelhado desde a raiz? passar a água oxigenada clareia?
    ps: Minha rais é de cabelos novos, sem tintura que cresceu nesse ultimo ano.

    1. Oi lindona,
      aqui no post tem post e video aonde
      e mostro o meu novo banho de brilho e
      nele eu usei o tonalizante Brilho & Ton
      da Niely ele é muito bom e não resseca…
      dê uma olhadinha beijos

  12. OI BOA TARDE! EU ESTAVA COM LUZES, PINTEI DE LOIRO ESCURO 6, POREM ONDE ESTAVA NA COR NATURAL , ELE PUXOU PRO AVERMELHADO. QUAL COR EU PASSO PARA SAIR ESSE VERMELHO E FICAR UM CASTANHO CLARO? AGRADEÇO DESDE JÁ.

  13. Juliaaaaaaa, todas as minhas dúvidas sempre são sanadas com você lindona master!! Obrigada!! Fui ao banheiro agora a pouco e estava com incidência da luz solar, olhei no espelho e me assustei com o fundo avermelhado do meu cabelo, daí corri aqui para saber o porquê e achei!! Amoooooooooooooo

Deixe um comentário