Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos?

Relaxamento ou Progressiva  que mais danifica os cabelos? Neste post vamos falar de um assunto que sempre traz dúvidas na hora de alisar as madeixas. Para saber mais, leia o post completo.

 

Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos?

 

Olá leitoras lindas, tudo bem?

Hoje em dia com tantos tipos de produtos e com diversos componentes novos no mercado, as opiniões se divergem entre os profissionais, pois cada um defende um produto ou uma técnica usada. Por esse motivo e outros, ficamos na dúvida!
Afinal de contas, tem progressivas que alisam tanto como uma definitiva ou um alisamento, e não era para ser assim.
O nome já diz tudo, o papel dela é apenas reduzir o volume e domar os fios rebeldes, se seu cabelo ficou chapado por meses e a raiz nasceu crespa, tendo que ser retocada e não fazer outra progressiva, com certeza tem algo errado, talvez o uso de formol com taxa alta, inclusive o formol esta proibido no Brasil pela Anvisa a muito tempo, para quem ainda não sabe, não existe mais taxa de 0,02%, o formol ou formaldeído foi banido definitivamente dos cosméticos.
Mas tem salões que ainda dão um jeitinho de usar, porque tem pessoas que não tem conhecimento desta informação ou não conhecem os produtos. Quem conhece progressivas sabe que, não existe retocar raiz em progressiva, existe sim fazer outra progressiva.
O fato é que todas as químicas danificam os cabelos, desta forma os fios com químicas pesadas, após serem submetidos a qualquer tipo de técnica ou produto, merecem mais atenção.

Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos?
Várias são os tipos de escovas progressivas e relaxamentos com componentes diferentes, então tudo vai depender do profissional escolhido e do produto que será usado em seu cabelo. Um bom profissional deve avaliar seu cabelo e de acordo com o produto ou a técnica que será usada, te dizer se seu cabelo vai aguentar ou não o procedimento. Isso é o mais importante de tudo!

Para ser mais direta, a dica é confiar no profissional e saber que tipo de produto será usado em seu cabelo. Alguns usam produtos com compostos proibidos ou alterados e não falam na hora do procedimento, a ainda não te dão garantia, se acontecer alguma coisa ruim com seu cabelo.

As progressivas à base de ácido glioxílico, málico, cítrico, acético, por exemplo, alteram as ligações de enxofre, alterando a estrutura da fibra capilar para trazer o aspecto liso ou sem volume. No caso do relaxamento, acontece a mesma alteração na fibra capilar, só que de maneira diferente. E com o tempo deixam os cabelos porosos, fracos e finos. 

Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos? 2

As progressivas com formol, prejudicam o cimento intercelular, que faz as ligações das cutículas com o córtex, isso acaba causando falhas no fio, deixando-os leves e quebradiços. Lembrando que o formol ou formaldeído esta proibido pela Anvisa a muito tempo, não existe mais taxa de 0,02%, ele foi banido, mas tem salões que ainda dão um jeito de alterar os produtos e usar, aproveitando-se do fato de que ainda tem pessoas que não tem essa informação ou não conhecem os produtos. Então se o profissional te oferecer uma escova progressiva com taxa de 0,02%, corra! ela não existe mais a muito tempo.

Alguns profissionais, preferem usar a escova progressiva a base de conservantes, dizem que agride menos, como por exemplo as progressivas com fenoxietanol, que é um conservante assim como um parabeno, que muita gente conhece ou já ouviu falar. Os Parabenos são usados na fórmula de vários produtos como: condicionadores, cremes, e outros cosméticos em geral, ou seja, ele é apenas um conservante. O fenoxietanol não alisa os cabelos, apenas conserva o cabelo em seu aspecto liso, ele acaba fazendo o papel do formol, mas ambos não tem o poder de alisar, apenas de manter a forma do fio, no caso a forma lisa, feita com o secador e a chapinha no procedimento. A taxa segura para o uso do fenoxietanol liberada pela ANVISA é de 1%.

No relaxamento ou alisamento, o produto químico altera as ligações de enxofre e realinha as mesmas  em uma nova estrutura, que deixa o aspecto reto e liso, por mais que o profissional deixe o produto por menos tempo nos cabelos, e não fique penteando essa mudança na fibra acontece.

Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos? 1

Como pode ver, tanto a progressiva quanto o relaxamento, as químicas causam mudanças no fio, algumas estruturais outras na superfície do fio, como é o caso das progressivas com formol.

Por isso, toda química precisa de cuidados, pode ser tintura, alisamentos, mechas, etc.
Não deixe de cuidar e hidratar seu cabelos regularmente. Quer saber como? Leia este post: Cronograma capilar como funciona?

Conclusão

As duas químicas como tantas outras danificam os fios,  algumas estruturais outras na superfície do fio.
Mas vendo do ponto de vista químico, o relaxamento agride mais o fio, o que você tem que saber é o que seu fio aguenta com base na avaliação de um profissional, e ver também seu objetivo, se você quer um liso total ou apenas reduzir o volume das madeixas. Se seu cabelo não é muito crespo e você quer apenas reduzir o volume e deixar os cabelos mais apenas fáceis de manusear, faça a progressiva.  Se seu cabelo é mais enrolado e você quer um alisamento total, faça o alisamento ou relaxamento.

Relaxamento ou Alisamento são a mesma coisa?

O produto usado é o mesmo, porém o tempo que o produto fica no cabelo é diferente. Para alisar totalmente o tempo é maior e alguns profissionais ficam penteando as mechas, o que não é saudável para os fios, pode prejudicar levando a queda e ferir o couro cabeludo que já esta muito sensível. No caso de relaxamento, o tempo que o produto fica no cabelo é menor, apenas para amaciar os fios e reduzir o volume, porém a química de alteração na estrutura dos fios acontece nos dois casos.

Se você esta com o cabelo danificado por excesso de químicas, te indico ler este post:  Como recuperar um cabelo emborrachado e elástico.

Por hoje é só meninas,
Um super beijo!

Júlia Doorman

Leia mais: Henê estraga o cabelo?

 

4.3/5 - (57 votes)

54 thoughts on “Relaxamento ou Progressiva o que mais danifica os cabelos?

  1. Olá!Eu tenho cabelos cacheados e faço tratamento parar manter os cachos no Beleza natural, porém enjoei dos cachos e queria alisar… Como faço? Que quimica eu posso usar? Gostaria tbm de clarear mais. Obrigada pela atenção.

  2. Oi Júlia, eu tenho uma dúvida. Sempre dei escova progressiva no mru cabelo, e como comecei com uns 11 anos (hoje tenho 13) naquela época não sabia que existia químicas incompatíveis e ia em vários salões diferentes e aplicava um produto diferente (escova de pérola, progressiva con formol, inteligente sem formol) Graças a Deus nunca aconteceu nada, nunca fiz o corte químico… mas meus cabelos tão bem fininhos oque faço? Também percebi que em alguns pontos bem pouco mesmo achei uns fios emborrachados! E outra dúvida minha é se eu quiser parar o meu cabelo volta ao normal depois de crescer? Porque ele cresce com a raiz feia, meio que crespa sendo que o meu cabelo natural é cacheado meio ondulado.. fico com muito medo de não voltar ao normal se eu quiser parar um dia. Beijão!

  3. Olá, gostaria de deixar minha opinião…
    Bom, pra mim a melhor opção foi o relaxamento/alisamento pois apesar de modificar a estrutura do cabelo ele continua com aspecto natural, já a progressiva os deixa demasiadamente finos… conheço muita gente que se arrependeu dela e resolveu voltar as origens..rsrs… O alisamento que faço é só na raiz, quando quero o cabelo liso faço uma escova comum. E é claro, muita hidratação!

  4. Oi júlia,

    Meu cabelo é crespo, resolvi fazer a escova portier e ficou liso, faço há mais de 2 anos, decidi trocar e fazer outra escova, mas agora lendo essa matéria, não sei o que faço. Se eu quiser deixar enrolado vou ter que cortar estilo “joãozinho”, mas não quero

    Socorro!!

  5. Oi Julia, eu fiz um relaxamento no começo do ano da embelezze a base de amônia,mas como ele só diminuiu o volume eu sempre passava chapinha principalmente na franja e na nuca onde com o tempo acabou quebrando os fios nestas áreas já o restante dos cabelos não ficou ruim pois estou cuidando e hidratando esta até mais liso do que quando fiz o relaxamento e cabelo já cresceu bastante mas gostaria de manter ele mais liso , não totalmente como o efeito da de algumas progressivas ,e depois que foi proibido o formol apareceram varias progressivas a base de guanidina , amônia, etc. qual seria o melhor pra mim fazer?

    faz pouco tempo que comecei a ver seus videos mas estou adorando
    suas dicas são ótimas e você explicar muito bem !! ^^
    Beijoss

  6. Oi,Jú, meu cabelo ele e um pouco crespo na raiz e o resto e liso por conta da progressiva, faço alisamento natural (leite em pó e mel) já vejo uma grande diferença,tem chances de eu fazer uma progressiva ou relaxamento e ele ficar liso pra “sempre”

  7. Boa Tarde Júlia…

    Tenho o cabelo ondulado, bem armado e seco, e fiz uma progressiva em agosto de 2013, desde está época a saúde do meu cabelo acabou, assim que fiz, meu cabelo perdeu a cor… ficou avermelhado, quebradiço, caindo demais e fraco, desde então, tenho hidratado todo o fim de semana, uso mascaras de óleo de argan, faço umectação com óleo de coco, porém não tem dado muito resultado, até que decide procurar ajuda profissional e fui a uma dermatologista, a mesma me receitou PHILL FOOD tratamento durante 90 dias, e aderir seu cronograma capilar e todo fim de semana faço, só que meu cabelo está muito armado, horrível, fico super constrangida, todo fim de semana faço seco e faço chapinha, seu que não faz bem, mas não aguento sair descabelada sempre, perguntei a médica se poderia fazer algo para reduzir o volume, a mesma me informou que não posso fazer nada que contenha formol na formula nem os 0,2% que é liberado pela ANVISA, porém não soube me sugerir nada, gostaria de saber se você sabe me indicar algo que eu possa fazer para reduzir o volume sem danificar mais do que está… Help

  8. Sempre leio seu blog em busca de dicas e gosto bastante. Bom, gostaria de saber sua opinião, pois tenho cabelo ondulado, armado e seco, em agosto de 2013 fiz uma progressiva, desde então acabou a saúde dos meus cabelos, ficou da metade as pontas cheio de pontas duplas seco e desbotou a cor, fiquei desesperada e desde o ocorrido não fiz mais química alguma somente hidratações caseira e de 3 em 3 meses de salão, em novembro do ano passado fiz uma escova de botox, porém ficou pior, mais armado ainda, ai em janeiro decide procurar ajuda médica, fui a uma dermatologista e a mesma me passou o tratamento com Phill food por 90 dias, desde então meu cabelo reduziu a queda em 50% e vem nascendo bastante cabelos novos, porém do couro cabeludo aos ombros tá uma juba de leão, armado demais, perguntei a dermato se eu poderia fazer algo para reduzir o volume e ela disse que sim, desde que não contenha FORMOL na formula nem 0,2% que dizem

  9. Continuando…
    Que é liberado pela ANVISA, então gostaria de saber se tu me indicas algo para eu fazer… Pois não quero ficar assim, todo fim de semana hidrato, faço umectação, hidrata bastante, porém não baixa o volume…

    No aguardo

    Abraços

    1. Oi flor,
      veja o post como reduzir o volume do cabelo sem quimica do blog,
      menu dicas e cuidados,
      Pode fazer a cada 15 dias a reconstrução ácida ou a cauterização do blog,
      e fazer os alisamentos naturais do blog, menu receitas caseiras,
      Bjus

  10. Oi! Eu tenho uma dúvida, meu cabelo é meio cacheado e meio crespo só que muito volumoso . Já fiz progressiva algumas vezes mas o cabelo só fica bom nos primeiros dias,depois fica que nem antes. Toda vez que eu lavo, passo secador e chapinha.O que eu faço para não ter que ficar fazendo esses procedimentos todo dia?

  11. gostaria de saber sobre a composição da escova EXO HAIR:ELA AGRIDE O CABELO?
    OS COMPONENTES RESPONSAVEIS PELO ALISAMENTO SÃO: ÁCIDO LACTICO, ACIDO ASCETICO E EXOVITIM COMPOSTO DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS.

  12. Oii…
    Queria saber, eu faço as duas coisas ao mesmo tempo, o relaxamento e a progressiva no mesmo dia…
    Meu cabelo é crespo, o que posso fazer para deixá-lo mais forte, ele cai muito.

  13. Não tem como discordar essa químicas acabam com o cabelo, tenho o cabelo ondulado e cai nessa de fazer uma progressiva, meu cabelo só voltou a mesma coisa depois que cortei quase dois palmos dele pra tirar a progresso isso dps de dois anos deixando crescer. Adoro seu canal Beijos rainha.

  14. Oi Júlia tudo bem? Você poderia me explicar melhor como funciona o produto portier fine? Usei no meu cabelo há 1 ano e meu cabelo ficou imediatamente super elástico, e o pior, não aceita nenhum tratamento que eu faça, parece que fechou o fio mesmo, sabe? Só que em todos os sites onde eu procuro só vejo as pessoas elogiando, como deixa os cabelos maravilhosos e tudo mais… Será que a profissional que fez a aplicação em mim fez da forma correta? Ou o produto realmente destrói os cabelos?

  15. Olá, adoro sua dicas e faço umidificação com óleo de coco. Meu cabelo é ondulado. E gostaria de alisar somente até a metade para manter os cachos das pontas. Isso daria certo, usaria o alisante em creme da Salon line nível fraco a base de trioglonato de amônia.

  16. Bom dia, Ju! Parabéns pela linda Maju ❤ força e saúde pra vocês duas!
    Meu bem, me salve! Meu cabelo é muito crespo e dois meses atrás fiz uma progressiva com base de tioglicolato de amônia, meu cabelo não alisou e um menos de um mês do primeiro procedimento, a cabeleireira me recomendou fazer de novo! Fui fazer e novamente não alisou, deu uma reduzida no volume e meu cabelo ficou mais anelado, se não for na escova e chapinha, meu cabelo fica toooodo cacheado! E agora ela já quer que eu faça novamente! Praticamente uma por mês! Estou fazendo cronograma capilar (nut, hid, nut – nut, hid, rec), faço muitas receitas que aprendi aqui no blog e amo! Amo esse blog ❤ só que agora não quero mais fazer progressiva pois estou gastando muito dinheiro a toa e quero fazer um relaxamento pois sei que meu cabelo vai alisar por já ter feito anos atrás (detalhe, meu cabelo estava virgem quando fiza progressiva), posso fazer sem esperar o efeito da progressiva passar totalmente? Meu cabelo está mais forte por conta dos tratamentos e crescendo bem rápido! Estou pensando em usar o creme alisante a base de tioglicolato, da Salon line! Me salva, linda!!!! ❤

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho,
      o ideal é esperar pelo menos 3 meses entre um processo
      e outro e fazer um teste de mecha antes e aguardar de um dia
      para o outro para ver como o seu cabelo vai reagir bjus

  17. Ju, você parou de fazer progressiva, mas o seu cabelo, como você já disse, é liso na frente e tem umas ondulações atrás, isso faz com que você consiga bons resultados com alisamentos naturais, feitos em casa. Só meu cabelo é beeeem crespo na raiz, você tem alguma dica ou acha que é possível deixá-lo mais liso e soltá-lo mais sem o uso da progressiva? Acha que os alisamentos naturais dão conta de “domá-lo” rsrs? É que a progressiva afina muito o cabelo e quero de mais que o meu seja mais forte e encorpado. Beijos, amo seus vídeos e seu blog. Ah sua bebê é uma graça, dá vontade de morder rsrs

    1. Oi lindona eles ajudam sim mais o efeito é progressivo
      tem que fazer toda semana para os efeitos ir aparecendo,
      veja a ultima receitinha que postei da progressiva caseira,
      obrigado pelo carinho flor bjus

    1. Oi lindona,
      sempre antes de uma química o ideal é fazer um teste de mecha
      e uma mecha perto da nuca e deixar por 1 semana para ver qual
      o resultado que o cabelo vai ter,
      e sempre preparar o cabelo antes da química no menu dicas e cuidados
      tem um post sobre isso bjus

  18. Para quem faz progressiva qual o tipo de shampoo e condicionador mais ideal? Eu fiz no meu cabelo há um tempinho a traz mais ou menos uns 3 meses praticamente e meu cabeleleiro indicou shampoo sem sal .Gostaria muito de saber qual a diferença e qual tipo de produto é o mais ideal ?

    1. Oi lindona, nesse caso é bom usar linhas que sejam indicadas para cabelos com químicas
      ou com progressiva pois esses produtos também ajudam a manter por mais tempo o efeito
      de liso… beijos

Deixe um comentário