Mitos e Verdades sobre Caspa

Mitos e Verdades sobre caspa. Neste post, vamos falar de alguns mitos e verdades sobre caspa. Para saber mais sobre o assunto leia o post completo.

 

Mitos e Verdades sobre Caspa

 

Olá meninas, tudo bem?

 

A caspa (dermatite seborreica) é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas no couro cabeludo aliada a presença de um fungo chamado malassezia. Vários fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, como: estresse, mudanças de clima, alterações hormonais, banho muito quente, má alimentação, dentre outros. Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é uma doença e sim um estado do couro cabeludo, também não aparece por falta de higiene, como já expliquei no post de ontem. Para saber tudo sobre caspa e como tratar, leia este post que fiz: O que é caspa e como tratar?

 

Mitos e Verdades sobre caspa

Agora meninas, vamos aos mitos e verdades sobre caspa…

Mitos e verdades sobre caspa

A caspa só atinge os homens?

Mito: a caspa atinge tanto homens, quanto mulheres. Porém o homem é mais propenso a ter uma maior produção de sebo em suas glândulas e também possui um couro cabeludo mais sensível, o que favorece o aparecimento de caspa.

A caspa atinge mais cabelos oleosos do que secos?

Mito: a caspa não escolhe tipos de cabelos, pode aparecer tanto em cabelos secos, como mistos ou oleosos.

Parar de usar condicionador ajuda no combate da caspa?

Mito: o condicionador é muito importante para ajudar a manter a hidratação dentro dos fios, além disso, tem condicionadores específicos para quem tem caspa.

Banho muito quente causa mais caspa?

Verdade: a água muito quente resseca mais os fios e o couro cabeludo, fazendo as glândulas sebáceas produzirem mais sebo, consequentemente aumentando a caspa.

Aumentar as lavagens durante o dia diminui a caspa?

Mito: pois as lavagens em excesso podem ressecar ainda mais os cabelos e couro cabeludo, estimulando as glândulas sebáceas produzirem mais sebo, aumentando assim as descamações, lave apenas quando necessário. Você pode até lavar todos os dias, assim você mantém o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade em excesso, mas não precisa ser duas vezes ao dia, como algumas pessoas fazem.

A caspa só aparece no inverno?

Mito: a caspa pode aparecer em qualquer estação do ano. Porém devido aos dias mais frios, mais curtos e úmidos, a proliferação dos fungos pode ser maior, mas os cuidados devem ser os mesmos para todo ano.

Mitos e Verdades sobre caspa

Usar shampoos anti-resíduos ajuda combater a caspa?

Mito: o shampoo anti-resíduo só deve ser usado antes de processos químicos e hidratações, a cada 15 dias ou um mês. Pois o uso excessivo deste tipo de shampoo, pode ressecar muito o couro cabeludo e fazer as glândulas sebáceas produzirem mais sebo ainda.

Devo intercalar o shampoo normal com o anti-caspa?

Mito: o ideal é usar sem pausa os shampoos anti-caspas para melhor desempenho e aproveitamento do tratamento.

Os shampoos anti-caspas ressecam mais os fios?

Mito: os shampoos e condicionadores anti-caspas são feitos com princípios ativos que diminuem a divisão celular e não com ativos para tirar a oleosidade. Por isso é importante você usar um shampoo anti caspa específico para seu tipo de cabelo.

A caspa dá mais em cabelos escuros do que em cabelos claros?

Mito: o que acontece é que os flocos de pele soltas ficam mais evidentes em cabelos escuros do que em cabelos claros, nos cabelos mais claros eles ficam mais camuflados e quase não aparecem. Mas a caspa pode atingir todas as cores de cabelos.

Usar máscara e condicionador no couro cabeludo dá caspa?

Mito: já vimos no post de ontem e no início deste post que, sujeira e acúmulos de produtos no couro cabeludo não causam caspa, porém todo mundo, deve evitar produtos condicionantes no couro cabeludo para não aumentar a oleosidade, proliferação de fungos e bactérias.

A Caspa Passa de Pessoa para Pessoa?

Mito: a caspa não passa de uma pessoa para outra, muitas pessoas pensam que passa através de pentes e escovas, veja no começo deste post os motivos da caspa.

Se você gosta de cuidar dos cabelos e tem dúvida se pode lavar todos os dias, te indico ler este post: Lavar os cabelos todo dia faz mal?

Por hoje é isso meninas,

Um beijo grande e até o próximo post!

Júlia Doorman

 

 

4.7/5 - (12 votes)

9 thoughts on “Mitos e Verdades sobre Caspa

  1. amei os mitos e verdades sobre a caspa
    mas tenho uma duvida.tenho cabelo com mechas e tenho caspa fico na duvida de qual usar,porque quando uso anticaspa o cabelo fica amarelado e seco,mas quando uso o shampoo roxo fico com caspa.me ajudem beijos

Deixe um comentário