O que fazer quando o cabelo fica duro por excesso de reconstrução

O que fazer quando o cabelo fica duro por excesso de reconstrução – Se seu cabelo está duro por causa do excesso de queratina saiba como recuperar nesse post. Clique e confira!

O que fazer quando o cabelo fica duro por excesso de reconstrução

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe um assunto que acontece frequente com muitos cabelos.

Muitas das vezes algumas meninas acabam fazendo a reconstrução capilar em excesso, ou até mesmo usam produtos com frequência que possuem ativos reconstrutores em sua composição.

Com isso o cabelo começa a ficar rígido, sem brilho e movimento e até começa a quebrar.

E diante disso eu acabo recebendo muitos comentários com pedidos de ajuda para recuperar o cabelo desse problema.

A reconstrução capilar é um tratamento importante do cronograma capilar que não pode faltar para ajudar a deixar o cabelo forte e saudável, porem existe alguns cuidados que precisam ser tomados.

E é sobre isso que vou falar hoje e vou te ajudar a evitar esse problema e também vou te dá dicas para recuperar.

Vamos lá!

O que a reconstrução faz no cabelo?

A reconstrução é um tratamento feito a base de ativos reconstrutores como aminoácidos e a queratina.

O nosso cabelo é formado basicamente por proteínas e entre elas está a queratina, que é a principal e é responsável por manter o cabelo resistente, forte e com elasticidade natural que ele precisa para ficar maleável, com balanço.

A falta de queratina e o excesso dela prejudicam a saúde dos nossos fios.

Com a falta ele fica fragilizado e até elástico, parecendo um “chiclete” aonde você puxa o fio e ele estica e volta todo enrugado.

Quando ocorre o contrario aonde o cabelo fica com o excesso de reconstrução e queratina, os fios ficam sem elasticidade e duros a ponto de começaram a partir gerando a quebra capilar.

Porque o cabelo fica duro por excesso de reconstrução?

Como falamos acima o nosso cabelo é formado basicamente pela queratina, e ele precisa dela para se manter forte e resistente, porem tudo deve ser na medida certa para que o cabelo fique forte, sedoso e com movimento.

Por isso quando fazemos reconstrução demais ou usamos produtos em excesso, que tenham a queratina ou ativos reconstrutores em sua composição como shampoo, condicionador, máscaras e finalizadores.

A fibra capilar acaba ficando rígida demais fazendo com que o cabelo perca a sua maciez e movimento e ficando endurecido, sem brilho, sem maleabilidade e sem movimento.

Como evitar que o cabelo fique duro por causa da reconstrução?

Antes de tudo é importante dizer que a reconstrução capilar a base de queratina é um tratamento que tem por característica deixar os fios um pouco mais rígidos.

Quando isso acontece ao passar a mão entre os fios você sente que os dedos agarram um pouquinho, mas isso é totalmente normal pois na próxima lavagem o cabelo já voltara ao normal após a hidratação.

Mas o que não pode acontecer é fazer a reconstrução em excesso e deixar os fios rígidos demais a ponto deles não voltarem com a sua maciez e começarem a se partir e quebrar.

Para evitar esse problema faça a reconstrução capilar de acordo com a necessidade do seu cabelo, se o seu cabelo está saudável faça apenas uma vez a cada 30 ou 40 dias para fortalecer.

Se o cabelo estiver quebradiço faça uma vez cada 15 dias para fortalecer e combater essa quebra, e se estiver elástico faça uma vez por semana até que a fibra amolecida volte ao seu estado normal.

Outra dica muito legal é quando você fazer a reconstrução com a queratina para apenas fortalecer os fios, é usar uma máscara mais hidratante e também ingredientes e ativos caseiros, que sejam mais hidratantes e emolientes.

Isso vai evitar que o cabelo fique com aquela “pegada” mais rígida de reconstrução, pois o cabelo vai ficar forte mas vai continuar macio, soltinho e brilhoso.

Você também pode no lugar da queratina usar uma máscara bem potente a base de aminoácidos, pois os aminoácidos também fortalecem e reconstroem os fios, mas sem deixá-los rígidos como a queratina.

Foi isso que eu fiz nessa reconstrução/hidratação caseira maravilhosa que ensinei aqui: Reconstrução térmica caseira para cabelos fracos e quebradiços

Como recuperar o cabelo duro por causa da reconstrução?

  • Muita hidratação.

A hidratação será fundamental para recuperar o cabelo da rigidez pois vai deixar o cabelo mais macio e soltinho.

Alguns dias antes de fazer a reconstrução faça uma hidratação e após sempre faça a hidratação pelo menos duas vezes por semana.

E nos dias em que você lavar o cabelo e não for fazer a hidratação mais potente, faça uma hidratação mais leve usando uma máscara de ação rápida de 1 a 3 minutos no lugar do condicionador.

Uma hidratação caseira que desmaia muito o cabelo e ainda faz crescer mais rápido, é a que ensinei nesse post: Hidratação caseira desmaia fios que faz o cabelo crescer rápido

  • Nutrição potente.

A nutrição é outro tratamento essencial para recuperar o cabelo da rigidez pois ela vai deixar o cabelo mais emoliente e sedoso.

Para fazer a nutrição mais potente eu indico usar os óleos vegetais puros pois eles vão agir de forma mais potente sobre os fios.

Para fazer é bem simples, você só vai precisar escolher um óleo vegetal de sua preferencia e aplicar nos cabelos secos da raiz as pontas, deixar agir por no mínimo 3 horas ou durante a noite em quanto você dorme.

Após isso lavar com um shampoo que não contenha agentes reconstrutores e que limpe bem os fios sem ressecar, e após aplicar uma máscara de tratamento também nutritiva.

Você pode fazer isso 1 vez por semana e nos outros dias antes de você lavar o cabelo, aplique o óleo vegetal nas pontas deixe agir por 15 minutos e lave normalmente, isso vai ajudar muito e vai nutrir e recuperar as pontas que sempre ficam mais críticas.

  • Produtos hidratantes e emolientes.

Esse cuidado não pode faltar para quem quer recuperar os fios da rigidez.

Na hora de escolher os produtos do shampoo ao finalizador verifique se em suas composições não existem ativos reconstrutores, e escolha produtos que tenham ativos bem hidratantes e emolientes como por exemplo a glicerina, aloe vera e o pantenol.

Esses ativos vão deixar os cabelos mais macios, sedosos e emolientes.

É importante dizer que se você já está a muito tempo usando produtos reconstrutores ou se fez varias reconstruções seguidas, talvez você não consiga recuperar os fios da rigidez em apenas um dia.

Mas fique tranquila que seguindo essas dicas você vai recuperar o mais rápido possível 😉

E antes de terminar lindona, leia mais sobre a queratina nesse post: Tudo que você deve saber sobre a queratina antes de usar no cabelo

Vídeos: Hidratações caseiras desmaia cabelo

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: O que fazer quando o cabelo fica duro por excesso de reconstrução?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (12 votes)

Deixe um comentário