Cloreto de Magnésio – Como age no organismo, Para que serve

Cloreto de Magnésio – Como age no organismo? Para que serve? Quais os efeitos? Benefícios? como tomar, efeitos colaterais.

Cloreto de Magnésio

Oi lindonas,
tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre o Cloreto de Magnésio, Como age no organismo? Para que serve? Quais os efeitos? Benefícios? como tomar, efeitos colaterais. Vamos lá?

Para quem desconhece este tipo de mineral, o cloreto de magnésio trata-se de uma substância comumente utilizada como suplemento alimentício devido aos seus muitos benefícios para a saúde.

Cloreto de Magnésio – Como age no organismo? Para que serve? Quais os efeitos? Benefícios? Como tomar, Efeitos Colaterais

Cloreto de Magnésio - Como age no organismo

Como o cloreto de magnésio age no organismo?

O cloreto de Magnésio (Mg) é um mineral importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo apontam pesquisas, o Mg participa de mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano.

Mesmo com toda essa relevância para o seu consumo, os alimentos que contém o cloreto de magnésio são pobres neste tipo de nutriente mineral.

Para contornar essa carência em nosso organismo, e pela falta de nutrientes suficientes em nossa alimentação, geralmente as pessoas passam a consumir suplementos farmacológicos incorporando à sua dieta diária.

Com o consumo deste mineral nosso corpo passa a ser revigorado, além de proteger o corpo de possíveis infecções.

Para que serve o cloreto de magnésio e quais são os seus efeitos?

O cloreto de magnésio nada mais é do que um sal inorgânico responsável pela formação de pequenos cristais transparentes. Possui um sabor amargo e é frequentemente encontrado dissolvido na água do mar.

Sobre a utilidade deste mineral, basicamente, o cloreto de magnésio serve para tratamento e prevenção de uma série de problemas de saúde, pois pode auxiliar no funcionamento normal das células, nervos, músculos, ossos e coração.

Além disso, muitas pessoas o consideram em excelente aliado para o emagrecimento, pois sua ação no organismo possibilita que haja queima de gordura corporal.

10 Benefícios no corpo

Conheça agora 10 dos principais benefícios do cloreto de magnésio para o corpo humano:

  1. Fortalecimento ósseo: ao ingerirmos o cloreto de magnésio estamos ajudando também o nosso metabolismo ósseo. Tendo em vista que a deficiência do Mg está diretamente relacionada a casos de osteoporose e o seu consumo com a densidade óssea.
  2. Melhora o funcionamento do cérebro: este mineral pode ajudar na memória de curto e longo prazo e melhorar a capacidade de aprendizagem das pessoas, tendo em vista que aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro responsáveis pela memória.
  3. Prevenção contra cefaleias e dores de cabeça: o cloreto de magnésio pode auxiliar as pessoas que são acometidas por dores de cabeça de leve a crônicas.
  4. Combate a problemas de infecção: a ciência descobriu que o cloreto de magnésio não prejudica os tecidos e possui excelente efeito sobre a atividade dos leucócitos e a fagocitose. Também que quando os pacientes fazem ingestão ou recebem aplicação de injeções com cloreto de magnésio, o composto acarreta em efeito imunoestimulante, combatendo assim, os casos de infecções.
  5. Previne e trata casos de perda de audição: grande parte dos casos de perda de audição está relacionado a problemas metabólicos. Com a utilização do cloreto de magnésio, sozinho ou associado a outros medicamentos, o mineral pode ajudar na prevenção e tratamento da perda de audição, principalmente em perdas de audição induzida, como é o caso das que decorrem do excesso de ruídos.
  6. Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade: quando consumido diariamente, o cloreto de magnésio é um ótimo aliado contra a depressão e ansiedade.
  7. Reduz o estresse do dia a dia: cientistas descobriram que quando mais estresse há no nosso corpo, maior é a perda de magnésio pelo nosso organismo. Por isso, deve ser ingerido como for suplementar, para que possa diminuir os efeitos adversos do estresse.
  8. Reduz o interesse por vícios: quando administrado corretamente, o cloreto de magnésio pode ser um colaborador na redução dos vícios, tais como os vícios por álcool, nicotina, cafeína e também pelas drogas ilícitas.
  9. Redução das crises asmáticas: estudos apontam que o cloreto de magnésio ajuda na dilatação das estruturas que levam ar aos pulmões e que diante de crises de asmas, contraem as paredes dos brônquios.
  10. Diminuição dos riscos de hipertensão e doenças cardiovasculares: a suplementação à base de cloreto de magnésio é responsável pela diminuição da pressão arterial e também dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e derrames.

Como tomar o cloreto de magnésio?

Como o suplemento é vendido em cápsulas, pó, ou líquido (gotas), existe uma forma adequada para a ingestão de cada um deles.

  1. Para os que optam por cloreto de magnésio em pó, os mesmo devem saber que o gosto não é muito agradável e será necessário diluí-lo em água filtrada.
  2. Os suplementos em líquido ou em cápsulas, também devem ser ingeridos com bastante água.

A proporção a ser ingerida do cloreto de magnésio depende muito do produto comprado e das orientações do fabricante. Logo, sempre faça a leitura das instruções presentes na embalagem.

Como tomar o cloreto de magnésio?

Quais os Efeitos Colaterais?

Apesar dos seus muitos benefícios para a saúde, precisamos chamar a atenção para alguns casos, em que o cloreto de magnésio é contraindicado e é melhor evitar seu consumo sem uma orientação médica adequada.

Quais os Efeitos Colaterais do cloreto de magnésio?

  1. Pessoas que sofrem com problemas de diarreia, devem evitar o consumo do cloreto de magnésio, pois ele também possui um efeito laxante sobre o organismo.
  2. Se a pessoa sofrer de colite ulcerosa, não deve consumir o mineral, pois intensifica as diarreias.
  3. Quem possui doenças renais também deve evitar o seu consumo.
  4. O cloreto de magnésio pode também diminuir os efeitos de antibióticos. Neste sentido, a recomendação é que o cloreto de magnésio seja ingerido sempre 3 ou 4 horas antes de consumir o antibiótico.

Espero que tenha gostado da matéria.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas, um beijo e até o próximo post!

O que você achou da da matéria sobre cloreto de magnésio? Comente

4.2/5 - (45 votes)

8 thoughts on “Cloreto de Magnésio – Como age no organismo, Para que serve

  1. Obrigada pela dica Ju e por estar sempre trazendo informação e coisa nova! Ainda não usei o cloreto de magnésio embora eu ache que precise porque os benefícios são ótimos e podem me ajudar com alguns problemas (de intestino preso por exemplo), mas depois de conversar com um médico vejo isso. Comecei a tomar o hair skin por causa de você e adorei o resultado, minhas unhas estão lindas, crescimento também foi bom, mas preciso de outros cuidados também né. Te adoro lindona. Valeu pelas dicas <3 @lilis_costa #lindonasdaju

  2. Você e suas novidades maravilindas obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!!! E faz o curso de inglês certinho para depois nos ensinar haha brincadeira. Beijos lindona, Deus te abençoe. @rayanahborges

Deixe um comentário