O que é bom para hidratar o cabelo?

O que é bom para hidratar o cabelo? Nesse post você vai conhecer os melhores ingredientes caseiros e produtos baratinhos para hidratar os fios. Clique e confira!

 

O que é bom para hidratar o cabelo?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trago uma lista bem completa com várias opções de ingredientes e produtos bons para hidratação do cabelo.

Além disso também vou mostrar algumas receitinhas incríveis para hidratar os fios e deixar o visual das madeixas lindo, saudável e poderoso.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

  • O que é bom para hidratar o cabelo – Ingredientes caseiros

Quando falamos em hidratação do cabelo não podemos deixar de falar dos ingredientes caseiros que são opções bem simples e acessíveis que temos em casa e que dão um toque todo especial e poderoso na hidratação dos fios podendo recupera-los de problemas como ressecamento, pontas danificadas e duplas, porosidade, frizz e por aí vai…

 O que é bom para hidratar o cabelo?

Leia também botox capilar caseiro.

  • Mel.

O mel é rico em vitaminas do complexo B e também as vitaminas C, D e E, minerais, aminoácidos e flavonoides que fortalecem os fios.

Também possui poder cicatrizante e antisséptico, sais minerais, especialmente cálcio e magnésio além de antioxidantes que hidratam, fortalecem, doam muito brilho e deixam os cabelos muito mais saudáveis.

  • Gelatina incolor.

A gelatina incolor é rica em colágeno que fortalece e encorpa os fios, doa muito brilho e maciez aos cabelos.

  • Maizena ou tapioca.

A maizena possui vários benefícios para o cabelo ela é super hidratante, repara e combate o ressecamento das pontas, diminui o frizz e alinha os fios deixando o cabelo com aspecto de mais liso e nos cabelos cacheados ele ajuda na definição dos cachos.

Já a tapioca é rica em hidratos de carbono, Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), Vitamina C, Magnésio e Manganês. Por conta dos carboidratos existentes a tapioca se torna um poderoso hidratante para os fios além de doar muito brilho, maciez, melhora da fibra capilar, alinhamento, diminuição do frizz e definição no caso dos cabelos cacheados.

  • Água de coco.

O coco possui vitaminas, sais minerais, óleo natural e ácidos graxos que juntos deixam os cabelos brilhosos, macios e flexíveis e com volume reduzido.

A água de coco é muito hidratante e também para o cabelo e também pode ser usada pura nos cabelos.

como-hidratar-o-cabelo-com-azeite-de-oliva-alisamento

Leia também como deixar o cabelo volumoso.

  • Leite de coco.

O leite de coco é rico em ácidos graxos, vitaminas A, B1, B5, C e E, ferro e alto teor de gorduras saturadas e é rico em vitamina E que nutrem profundamente os fios.

Além disso ele também possui proteínas que produzem uma leve reconstrução fortalecendo o cabelo e proporcionando mais força para os fios enfraquecidos, ele também doa mais elasticidade acabando com o ressecamento.

  • Açúcar.

O açúcar é rico em vitaminas B1, B2 e vitamina C magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo.

Esses nutrientes combatem o ressecamento, diminuem o frizz, e pontas duplas, doa brilho e maciez, ajuda a reparar danos e além disso, também traz mais alinhamento aos fios por conter um ácido chamado PCA (prirrolidonacarboxílico) altamente umectante em sua composição.

  • Vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é um ótimo selante natural pois ele possui um ph bem baixo que fica em torno 2,5 e 3,5 por conta disso ele deixa as cutículas do nosso cabelo bem fechadinhas e seladas, o que é muito bom para os cabelos porosos que quando estão nessa situação ficam com as cutículas muito abertas, perdendo a hidratação dos fios e podendo ficar quebradiços também.

Além disso o vinagre de maçã também hidrata o cabelo e por fechar as cutículas e deixá-las bem seladinhas o vinagre faz com que o cabelo fique extremamente brilhoso.

Você pode misturar um pouco do vinagre de maçã na sua máscara capilar ou nas receitinhas caseiras e pode também usar ele uma vez na semana como um acidificante caseiro, que serve para selar o cabelo fazendo com que a hidratação fique por mais tempo dentro dos fios com efeito prolongado e também para selar as cutículas deixando o cabelo mais alinhado, sem frizz e brilhoso.

Para isso você só precisa misturar 25 ml de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de condicionador e 100 ml de água e aplicar no cabelo úmido após ter hidratado e enxaguado a hidratação e em seguida é só enxaguar e finalizar como desejar.

O leite é rico em vitamina A, B1 e B2, minerais, potássio, fósforo e cálcio. As gorduras presentes no leite são capazes de hidratar e condicionar profundamente os fios, além disso ele dá brilho e alinha os fios deixando com um aspecto mais liso.

A margarina além de deixar os fios mais nutridos também deixa o cabelo com um efeito mais liso e alinhado. Na verdade ela nada mais é do que gordura, então não tenha medo de usa-la. Os cabelos não ficam oleoso e nem com cheiro após a lavagem.

Confira nesse post um passo a passo usando a margarina e confira o resultado maravilhoso que ela deixa nos fios.

Cabelo mais liso e nutrido com margarina, como usar?

  • Maionese.

A maionese tem em sua composição óleo vegetal, que vai nutrir o cabelo e dar brilho e também o ovo que repõe as proteínas do cabelo e dar força.

  • Chocolate.

O chocolate é rico em antioxidantes e possui ação umectante que proporciona aos cabelos muito brilho, maciez e sedosidade.

Além disso ele ajuda no combate de fios quebradiços e ressecados por uso frequente de químicos.

  • Iogurte natural.

O iogurte é rico em cálcio e em proteínas que fortalecem o cabelo, ele repõe os lipídios, nutri, dá muito brilho aos fios, evita e melhora a queda pois deixa o couro cabeludo mais saudável desentupindo os folículos capilares, além de ajudar no crescimento acelerado dos cabelos.

Por conter ação antifúngica ele elimina a caspa e a coceira no couro cabeludo, equilibra o ph nessa área controlando a produção de oleosidade em excesso e reduz o frizz fazendo com que o cabelo fique hidratado por muito mais tempo, sem contar que por conter ação fortalecedora ele repara e acaba com o efeito quebradiço dos fios.

O ovo é rico em ácidos graxos, vitamina A, D, E, K e vitaminas do Complexo B e também minerais como manganês, potássio, ferro, fósforo e sódio.

Ele também é rico em biotina que encorpa os fios e estimula o crescimento capilar e combate a queda.

Todos esses componentes blindam os fios fazendo o papel de reconstrução fortalecendo, além de deixar o cabelo com um brilho incrível e muito hidratado. 

como-hidratar-o-cabelo-com-azeite-de-oliva-crescimento

Leia também como hidratar cabelos com luzes.

  • Caldo de cana.

O caldo de cana é rico em cálcio, crómio, cobalto, cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco, sacarose, glicose, frutose, amido e proteína.

Ele também contém ferro e vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5 e B6 que em conjunto com a elevada concentração de fitonutrientes, antioxidantes e fibras solúveis contribuem para o bom crescimento do cabelo e também impede e recupera a queda capilar, além de produzir alinhamento e maciez deixando os fios super brilhosos.

  •  Babosa.

A babosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B6, minerais, magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre, ferro e também possui ação antioxidante e 20 tipos de aminoácidos

A babosa tem um alto poder hidratante e nutritivo, ela hidrata os fios devolvendo a maciez, a maleabilidade acabando com o ressecamento e também deixa os cabelos muito brilhosos.

E por suas propriedades antioxidantes e pelos aminoácidos existentes ela também fortalece o cabelo, evita e trata a queda e a quebra e ajuda no crescimento capilar.

  • Linhaça.

A linhaça é rica em várias vitaminas do complexo B e também vitamina E, proteínas, cálcio, zinco, magnésio, ácidos graxos ômega 3 e ferro.

Ela doa mais hidratação aos cabelos secos e ressecados, fortalecimento, brilho, maciez e diminui o frizz.

Em cabelos cacheados o gel de linhaça quando usado puro se torna um excelente gel modelador para ativar os cachos.

Anote aí um passo a passo maravilhoso com a linhaça para desmaiar os fios levando embora o ressecamento e porosidade.

Além dessa receitinha aqui no blog também tem receitinha com a linhaça para você fazer um gel poderoso para definição dos cachos.

Dê uma olhadinha!

O que é bom para hidratar o cabelo – Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de linhaça marrom.
  • 1 copo de água.
  • Limão.
  • Máscara capilar com efeito liso.

Passo a passo:

  1. Em uma panela coloque a linhaça e a água e deixe ferver por 5 minutos e em seguida coe ela ainda quente, pois se esfriar vira um gel e fica difícil de coar.
  2. Descarte o que sobrar na peneira e coloque a quantidade suficiente para o seu tamanho de cabelo do gel coado em um potinho.
  3. Acrescente a quantidade de máscara que desejar e algumas gotinhas do limão e misture bem no começo vai ficar uma mistura meio mole, mas conforme você for mexendo-a vai ficando mais homogênea.
  4. Lave o cabelo apenas com shampoo e tire o excesso de água com a toalha e faça a aplicação da mistura mecha por mecha. Conforme for aplicando vá penteando os fios com uma escova para desembaraçar e ajudar ainda mais a mistura penetrar nos fios.
  5. Em seguida enxague condicione e finalize como desejar e se usar o secador, não esqueça de aplicar um protetor térmico antes.

Leia também cronograma capilar para cabelos com química.

  • O que é bom para hidratar o cabelo – Frutas e legumes

As frutas e legumes também são uma ótima opção baratinha e natural para hidratar os cabelos pois possuem vários nutrientes, vitaminas e vários benefícios poderosos para os cabelos.

A carambola é fonte de vitaminas A, B, C, B5, B6 e B9 flavonoides e antioxidantes que ajudam na perda de cabelo e retarda o envelhecimento dos fios.

A vitamina B contribui para o aumento do crescimento capilar e também a manter os fios mais fortes, saudáveis e hidratados.

O que é bom para hidratar o cabelo?

  • Pêssego.

O pêssego é rico em vitamina A, C, E e K e também possui sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio.

Além de antioxidantes que tratam e diminuem a queda capilar aceleram o crescimento dos fios e contribuem para um cabelo mais saudável, viçoso e hidratado.

  • Banana.

A banana é rica em potássio que ajuda no fortalecimento dos cabelos evitando a quebra capilar e também acelera o crescimento, além de restaurar a elasticidade dos fios e a reparação de fios danificados.

Ela também contém vitamina A, B6, C e vitamina E, zinco e ferro e por isso é um ótimo hidratante e fonte de brilho para os cabelos pois também possui vários óleos naturais.

  •  Abacate.

O abacate é uma fruta rica em lipídios e vitaminas A as do complexo B, C e E, que possuem ação hidratante, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo, cobre e zinco.

Por suas propriedades ele doa brilho, nutrição, maciez, hidratação e fortalecimento aos cabelos.

  •  Morango.

O morango é rico em Antioxidantes, Ômega 3, Vitaminas C, K, B2,B5,B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio, Manganês e a biotina que mantem os cabelos fortes livres de danos e ajuda com a queda capilar e também com o crescimento dos fios.

O morango doa muito brilho e hidratação aos cabelos combate a caspa e encorpa cabelos finos e ralos.

azeite-de-dende-para-nutrir-e-hidratar-o-cabelo-profundamente-e-acabar-com-frizz-nutricao

  • Cenoura.

A cenoura é rica em betacaroteno que é ótimo para os cabelos pois contem ação antioxidante que previne a queda capilar e também acelera o crescimento.

Ela também é um legume rico em vitaminas como a vitamina A, C, E, B2, B3, B5, B9, B6 e as vitaminas K e H além de minerais como o fósforo, potássio, cálcio e sódio.

A vitamina A presente na cenoura previne as pontas duplas fazendo com que os fios fiquem mais bonitos e saudáveis e doa muito brilho aos fios.

Leia também como usar cenoura no cabelo.

  • Batata.

A batata é rica em vitamina A, B, C, minerais, zinco e magnésio.

A vitamina C age como um antioxidante natural que retarda o envelhecimento dos fios.

Ela também fortalece e nutri os cabelos além de deixar mais brilhosos e fortes.

  • Quiabo.

O quiabo é fonte de vitaminas A,B,C, E e K e minerais essenciais para o cabelo além de cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco e também possui ação antioxidante e alto poder umectante e hidratante para os cabelos.

Ele restaura cabelos danificados, doa muito brilho e alinha os fios deixando com um efeito de mais liso.

Por falar em fios mais lisos se você desejar manter a sua raiz mais baixinha sem precisar de química não perca a receitinha abaixo!

Além de manter a raiz mais lisinha sendo perfeita para quem está passando pela transição capilar ela ajuda no crescimento e também deixa os cabelos mega hidratados e brilhosos.

Confira!

Ingredientes:

  • 4 quiabos cortados em rodelas.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de karité vegetal.
  • Máscara de nutrição.

Passo a passo.

  1. Coloque o quiabo em uma panela com meio copo de água e deixe ferver de 2 a 3 minutos até soltar a baba do quiabo.
  2. Em seguida coe bem o quiabo e transfira o gel para um potinho, e acrescente a manteiga de karité derretida no micro-ondas.
  3. Em seguida acrescente a quantidade que você costuma usar em seu cabelo de uma máscara nutritiva e misture bem.
  4. Aplique a mistura no cabelo seco, concentrando bem na raiz e depois leve para o restante do comprimento. Aplique na pia do banheiro ou no box para evitar sujeira.
  5. Deixe agir de 30 minutos a 1 hora no máximo e depois lave bem com o shampoo e hidrate em seguida.
  6. Após aplique um protetor térmico e seque o cabelo com o secador.

Confira também mais uma receitinha power para hidratar e recuperar os fios usando a banana e também o abacate:

Hidratação salva cabelo da Yasmin Brunet

  • O que é bom para hidratar o cabelo – Óleos vegetais

Os óleos vegetais além de nutrir profundamente o cabelo eles também hidratam recuperando de vários problemas como por exemplo o ressecamento, quebra capilar, pontas duplas, queda capilar e pontas espigadas e também o temido frizz pois alinham os fios.

Os óleos citados abaixo são os que mais possuem poder hidratante, mas não para por aí pois são inúmeras as opções de óleos vegetais benéficos para o cabelo como aqueles com poder estimulante direcionados para o crescimento das madeixas.

Os óleos vegetais podem ser usados para fazer a nutrição dos fios sendo aplicados puros no cabelo, podem ser usados para hidratar sendo misturados a máscara capilar e a outros ingredientes.

Eles também podem ser usados como pré shampoo para proteger o cabelo na hora do banho e hidratar as pontas,  para isso basta aplicar um pouco de um óleo vegetal nas pontas do cabelo e tomar seu banho normalmente.

O que é bom para hidratar o cabelo?

  • Óleo de coco.

O óleo de Coco é rico em vitamina E e ácidos graxos que ajudam a reduzir a perda de proteína. Ele age no córtex do cabelo evitando a quebra e melhora a tonificação do fio aumentando a resistência do cabelo.

Além disso ele traz muita nutrição, hidratação, brilho, maciez e elimina o frizz e também pontas duplas.

  • Óleo de semente de uva.

O óleo de semente de uva possui ação antibacteriana e ação cicatrizante que é ótima para quem está com coceira no couro cabeludo e também é rico em vitamina E que é muito importante para o crescimento do cabelo, por ser um óleo mais fino é rapidamente absorvido pelo couro cabeludo.

Ele também ajuda a manter a coloração dos fios por mais tempo, reforça o brilho, da maciez e mais força para os cabelos ajudando na recuperação de fracos e quebradiços. 

  • Azeite de oliva extra virgem.

O azeite de oliva é muito benéfico para o cabelo pois é rico em vitaminas A, D, K e E. além disso é um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres.

O azeite de oliva penetra no córtex do fio repondo os lipídios que o cabelo precisa para ficar macio e com a elasticidade natural que ele precisa.

Ele sela e repara as cutículas dos fios, diminui o frizz e as pontas duplas, fortalece, melhora a textura e doa muito brilho.

  • Óleo de argan.

O óleo de argan contem ácidos graxos essenciais, tocoferóis e vitamina E.

Além disso ele possui propriedades antioxidantes, antisséptica e fungicida.

Por conta disso ele nutre, elimina o ressecamento e as pontas duplas, fortalece, doa mais brilho e flexibilidade e também deixa os fios mais encorpados.

  • Óleo de macadâmia.

O óleo de macadâmia é rico em potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas e proteínas e também ácidos graxos como o ácido oleico (ômega 9), palmitoleico (ômega 7) e palmítico e além disso ele também é composto por antioxidantes.

Esse óleo proteger o couro cabeludo contra raios UV, vento, poluição, chapinha, secador e também produtos químicos e age na diminuição do frizz, dá brilho e repara a elasticidade natural da fibra capilar prevenindo a quebra capilar e pontas duplas.

  • Óleo de amêndoas doce.

O óleo de amêndoas doce 100% puro é rico em vitamina A, B1, B2 e B6 e riquíssimo em vitamina E, por isso é considerado um poderoso antioxidante e hidratante para os cabelos ele também recupera os fios ressecados, diminui o volume, doa muito brilho e ajuda a domar os cachos.

Você está sofrendo com pontas ressecadas e com o cabelo seco?

Então o passo a passo a baixo usando o óleo de amêndoas doce e também o azeite de oliva vai te ajudar com certeza.

Anote aí!

O que é bom para hidratar o cabelo – Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de água de coco.
  • 1 colher (sopa) de mel ou melado.
  • 1 colher (sopa) do gel da babosa.
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva.
  • 1 colher (chá) de óleo de amêndoas doce vegetal.
  • 1 colher (chá) de Creme de Que Ybera Paris.

O creme de que é um liquido ativador de nutrientes, que vai transformar a mistura em uma máscara de hidratação, deixando a mistura bem homogênea e com um cheiro bem gostoso.

Ele ativa os nutrientes de cada ingrediente deixando a hidratação 3 vezes mais potente, além disso ele é um produto natural 100% vegano, sem conservantes e sem óleo mineral.

Ele age quebrando as macromoléculas dos alimentos, transformando-as em nano partículas, fazendo com que elas realmente penetrem no córtex do cabelo.

Aqui no blog tem post completinho falando mais sobre ele e aonde comprar 😉

Passo a passo:

  1. Em um potinho plástico acrescente todos os ingredientes, misture bem até que a mistura fique bem homogênea;
  2. Lave o cabelo apenas com o shampoo e tire o excesso de água com a toalha ou com uma camiseta de algodão;
  3. Desembarace com cuidado o cabelo e faça a aplicação da mistura mecha por mecha da metade do cabelo até as pontas. (Caso você queira, pode tirar os óleos da mistura e aplicar também na raiz, por conta da babosa que é ótima para o crescimento);
  4. Coloque uma touca e deixe agir de 10 a 20 minutos e enxague bem apenas com água;
  5. Aplique um protetor térmico e finalize como desejar, se quiser pode fazer como eu e deixe secar ao natural, para que o cabelo possa descansar do secador e da chapinha;

Leia também cronograma capilar para cabelos cacheados.

  • O que é bom para hidratar o cabelo – Produtos de farmácia

Além dos ingredientes caseiros que falei acima e que podem ser usados puros ou misturados com a sua máscara capilar você também pode encontrar nas farmácias e mercados opções de produtos bem legais e poderosos para hidratação dos cabelos.

O que é bom para hidratar o cabelo?

 

  • Máscaras de hidratação desmaia fios.

As máscaras desmaia fios são aquelas que tem o ph baixo de até 4,0 e que deixam o cabelo com uma sensação de fios derretendo já na hora da aplicação até o enxague, esse tipo de máscara tem um poder maior de hidratação e selam bem as cutículas dos fios, fazendo com que eles fiquem mais alinhados, refletindo o brilho e consequentemente mais sedosos.

Se o seu cabelo estiver ressecado e poroso precisando de muita hidratação escolha sempre máscaras desse tipo e também aquelas que sejam mais concentradas e se caso você só tiver máscaras mais ralinhas e com um poder menor de hidratação procure potencializar com alguns dos ingredientes do post fazendo uma receitinha caseira.

  • Ampolas de ação rápida.

As ampolas de ação rápida são uma ótima opção para aqueles dias que você não está com muito tempo para hidratar os cabelos e precisa de uma hidratação mais leve para ser feita no banho.

Na farmácia existe varias opções baratinhas e também ampolinhas feitas para serem misturadas a máscara ou nas receitinhas caseiras para agregar e potencializar ainda mais o efeito final.

  • Glicerina bi-destilada.

A glicerina é altamente umectante, hidratante e emoliente.

Ela doa muita maciez aos cabelos, brilho, hidratação e também fortalecimento prevenindo danos, pontas duplas, quebra capilar e o ressecamento.

  • Bepantol

O bepantol que é a mesma coisa que a vitamina B5 traz muitos benefícios para os cabelos é altamente hidratante, fortalecedor e regenerador. Além de encorpar o fio ajuda no crescimento saudável.

  • Soro fisiológico.

O soro fisiológico combate ao ressecamento dos fios, controla o ph dos fios, reduz o frizz e traz hidratação prolongada aos cabelos.

Para terminarmos não podia faltar uma hidratação caseira bem completinha que hidrata os fios, repara as pontas danificadas e acelera o crescimento dos cabelos.

Essa é perfeita confira!

Hidratação com cana de açúcar cabelo hidratado e brilhoso

Para finalizar não vá embora sem antes conferir os vídeos abaixo com mais dicas de hidratação e recuperação para os cabelos.

Assista!

Vídeos: O que é bom para hidratar o cabelo

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

O que você achou do post o que é bom para hidratar os cabelos? Comente!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (262 votes)

21 thoughts on “O que é bom para hidratar o cabelo?

  1. Que dica ótima Ju muito bom essas dica é tom bom saber como hidratar os cabelo sem gastar muito ,com receita tom simples ,com ingredientes que temos em casa ❤ muito obrigada por dar tantas dica maravilhosa assim ,bjs só você mesma lindona pra nós ajudar a recuperar nosso cabelinhos ❤Ju você é muito especial pra mim❤❤

    1. Oi lindona tudo bem com você?
      pode enviar para minha caixa postal por gentileza que vou mostrar nos meus
      recebidos ❤️
      A/C: Julia Doorman
      Caixa postal: 15927
      Cep: 82220-970
      Curitiba PR
      Beijos

Deixe um comentário