Guia dos Cabelos com luzes – Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz

Guia dos Cabelos com luzes – Nessa matéria iremos falar Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz. Confira!

Guia dos Cabelos com luzes – Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre um assunto que vocês me pedem muito.

Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz dos cabelos com Luzes.

Sendo assim, nessa matéria fiz uma espécie de guia completo para vocês.

Tenho certeza que vão amar!

Quem opta por fazer luzes no cabelo deve estar sempre atento à suas madeixas, a fim de evitar que o cabelo fique ressecado, elástico e com opacidade.

Para evitar isso, cuidados devem ser tomados para manter o seu cabelo sempre hidratado e com as luzes bem definidas.

Neste artigo nós vamos apresentar um guia de como cuidar, recuperar, hidratar e retocar as raízes de cabelos sob os efeitos de luzes capilares.

Cabelos com luzes - Como Cuidar

Cabelos com Luzes: Cuidados na lavagem

Antes de lavar o cabelo aplique um protetor de shampoo, chamado de pré shampoo, se você não tiver em casa pode usar um óleo vegetal mesmo nas pontas do cabelo. Esse passo vai proteger as pontas com luzes da ação brusca do shampoo.

Quando você vai lavar seu cabelo que foi descolorido e aplicado luzes, deve fazer a aplicação do shampoo apenas na raiz do cabelo, evitando passar pelo restante das madeixas. Deixe que a própria espuma do shampoo escorra lavando o restante dos fios.

Esse procedimento é importante, porque se você passar pelo restante dos fios, vai ocasionar muito atrito, o cabelo torna-se quebradiço e com textura ressecada. Isso ocorre porque o shampoo tira a oleosidade do cabelo, deixando-o com a aparência opaca e ressecada.

Outra dica muito importante e ainda no tema da lavagem ideal para os cabelos com luzes, é você esquecer do condicionador. Isso mesmo! Deixe de comprar condicionadores e invista em boas máscaras de tratamento capilar.

Neste sentido, toda vez que você for lavar o cabelo, tem que passar uma máscara de tratamento. 

Cabelos com luzes - Como Recuperar

Leia também como matizar o cabelo em casa.

Hidratação para cabelos com luzes utilizando máscara capilar

Você não precisa se preocupar com o tempo que terá que destinar para poder hidratar o seu cabelo e evitar os danos que a química pode ocasionar nos seus fios.

Hoje em dia, praticamente todas as máscaras de hidratação podem ser aplicadas entre 1 a 15 minutos. Sendo assim, dá para aplicar tranquilamente durante o banho.

Obviamente, se você quiser fazer um tratamento mais turbinado nos fios, pode fazer uma hidratação fora do banho, deixando o cabelo com creme por um período maior de tempo.

Cabelos com luzes - Como Retocar a Raiz

Leia também como preparar o cabelo antes de fazer luzes.

Como recuperar os cabelos danificados pelas luzes?

No caso do seu cabelo já ter sofrido muitos danos e não ter sido feita a hidratação de forma correta, o primeiro passo a ser feito é observar como se encontra o seu cabelo.

  1. Embaraçado para além do normal;
  2. Opaco;
  3. Áspero;
  4. Sem brilho;
  5. Quebradiço.

Feito o diagnóstico do seu cabelo, se você identificar algum destes itens presentes nas suas madeixas é chegada hora de recuperá-lo.

Para recuperação dos fios você pode, inicialmente, cortar as pontinhas do cabelo, assim evita que o fio siga quebradiço, além de melhorar a aparência dos fios.

Você também pode procurar um salão de beleza ou até mesmo fazer em sua própria casa uma Blindagem Capilar, recuperando o fio poroso e danificado. Este tratamento hidrata o cabelo, deixando-o mais forte, com brilho, encorpado e difícil de quebrar.

A blindagem capilar pode ser feita a cada 10 dias ou uma vez por mês dependendo do seu grau de danificação. Faça este procedimento até que seja identificada a recuperação total dos fios. Você também pode fazer reconstrução em casa a cada 15 dias usando máscaras com queratina na composição, esse passo recupera e fortalece os fios quebradiços.

Cabelos com luzes - recuperar e hidratar

Uma última dica de recuperação dos fios danificados pelos efeitos das luzes nos cabelos é a hidratação. Já mencionamos isso para quem recém fez as luzes, mas quem já fez há algum tempo e vem sofrendo pelo ressecamento dos fios, deve investir ainda mais em hidratações.

Utilize cremes hidratantes para cabelo a cada lavagem e também faça umectações com óleos vegetais uma vez por semana. Esse procedimento de hidratar os fios serve para devolver a água e a umidade dos cabelos.

Evite usar secador muito quente e também chapinha e babyliss.

Use sempre um protetor térmico antes de secar o cabelo com o secador ou até mesmo se for deixar secar ao natural, assim você também protege os fios do sol e da poluição.

Leia também como recuperar cabelos danificados por química.

Não se esqueça de retocar a raiz dos cabelos!

Ao fazer luzes nos cabelos as mulheres ficam com os rostos mais iluminados e tem uma possibilidade de mudança de visual, mas sem radicalizar.

Porém, para manter suas luzes sempre bonitas e bem distribuídas você vai precisar retocá-la com certa periodicidade. Para isso, você pode procurar um salão de beleza, marcar uma seção para retoque ou fazer em casa.

Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz dos Cabelos com luzes

Se for fazer em casa, tome alguns cuidados:

  1. Escolha bons produtos para o procedimento de retoque;
  2. Use sempre o pó descolorante da mesma marca do peróxido de hidrogênio;
  3. Se você possui químicas em seu cabelo, tais como: relaxamentos e alisamentos, não deve fazer retoque de luzes em casa, pois pode haver uma reação entre as substâncias químicas presentes no cabelo.

Se as suas luzes forem no estilo clássico (desde a raiz), você deve retocar as madeixas de três em três meses. Mas, se você é daquelas que faz luzes, porém mantém as raízes mais escuras, não é necessário procurar com tanta frequência, ou seja, faça o retoque apenas quando a parte escura do cabelo estiver com um crescimento expressivo e isso estiver lhe incomodando.

Caso contrário, apenas siga investindo em boas hidratações capilares e aproveite seu visual iluminado!

Se você não tem experiência em tingir cabelos, indico que procure um profissonal para evitar erros ou até mesmo que seu cabelo fique detonado.

Leia também como deixar o cabelo todo branco.

Espero que tenha gostado da matéria.

Não esquece de deixar um comentário falando o que você achou!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Gostou da matéria Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz dos Cabelos com luzes? Comente

4.6/5 - (108 votes)

33 thoughts on “Guia dos Cabelos com luzes – Como Cuidar, Recuperar, Hidratar e Retocar a Raiz

  1. Meu sonho é ter cabelo com luzes, porem tenho muito medo de não conseguir manter ele sempre cuidado (sou meio preguiçosa haha)
    Hoje sigo a risca o cronograma e sinto meu cabelo mais saudavel e tenho medo de fazer e acabar estragando hahaha.
    Obrigadas pelas dicas Ju vou passar pra minha mae que tem luzes 😀

  2. Ola Julia tudo bem, queria saber como identificar se um protetor térmico daqueles de supermercados ou ate mesmo de revistas de cosméticos são realmente eficaz? E quais são os que VC mais indicá? Procurei mais não encontrei aqui.

    1. Oi lindona,
      o ideal é sempre olhar a composição e os ativos e testar
      pois cada cabelo pode ter um efeito diferente… existe muitas
      opções os da Vult costumam ser muito bons beijos

  3. Oi Julia tudo bem? Adorei o post! Muito obrigada por sempre nos ajudar!
    Uma dúvida vc fala pra esquecer o condicionador, então não devemos passar ele nem depois da máscara, usamos só a máscara mesmo depois do shampoo e pronto?
    Bjossss

  4. Oi lindona, adoro seus vídeos, virei sua fã e aprendi a cuidar mais do meu cabelo, indiquei seus vídeos pra minhas amigas. Continue com esse carisma de todos os dias, amo ver seus storys, adoro a Maju, sua família é linda, parabéns pelo blog, amei! Bjos lindona!

  5. Oi Ju,h tudo bem? Gostaria de dicas pra quando usar protetor solar e não ficar com a pele muito oleosa. O meu protetor é toque seco mas umas duas horas depois de aplicado, parece que passei óleo. Amo suas dicas, sempre que sobra um tempinho estou te acompanhando. Bjss lindona

  6. Ju, obrigada por essas dicas maravilhosas! Acabei de voltar de um salão que fui retocar as luzes e meu cabelo é cacheado, o resultado é que não tem mais cachos no meu cabelo onde há luzes (estou quase chorando de desespero) , vou seguir as dicas te acompanho sempre pelo insta e pelo YouTube mas dessa vez foi o blog que tá salvando minha vida.. obrigada mesmo, te admiro muito lindona!!

  7. Olá Júlia lindona. Amo suas dicas!
    Meu cabelo está sem luzes a três anos, eu sempre fazia, mas deixou o meu cabelo fino e ralo. Hoje ele está com as luzes bem nas pontinhas ainda e por isso ele resseca muito nas pontas. Os cuidados seria o mesmo, ou teria alguma outra sugestão?
    Obrigada
    Beijos
    Dani

    1. Oi lindona, foque bastante nas hidratações e sempre antes de lavar o cabelo
      aplique um óleo vegetal nas pontas, deixe agir de 15 a 20 minutos e lave normalmente…
      isso vai ajudar a proteger as pontas e vai dá uma hidratação a mais beijos

  8. Oi Julia,
    A mascara deve ser usada somente no fio e nao na raiz? questiono pois meu cabelo costuma ficar oleoso na raiz e seco nas pontas, principalmente quando uso a mascara. Quanto ao oleo, posso usar oleo protetor de pontas antes do banho ou recomenda somente o vegetal?

    1. Oi lindona, a máscara só pode ser aplicada na raiz quando ela é liberada para co-wash ou para No Poo pois máscaras
      assim podem ser aplicadas no couro cabeludo sem causar danos, pois não possuem ativos que prejudicam o couro cabeludo…
      mas se você preferir não aplicar máscara no couro cabeludo, pode aplicar somente próximo e hidratar a raiz com óleo de coco
      vegetal, mel, babosa e etc… os óleos para serem aplicados antes do banho devem ser somente os vegetais 😉 beijos

Deixe um comentário