Como fazer hidratação no cabelo corretamente

Como fazer hidratação no cabelo corretamente – Faça a HIDRATAÇÃO PERFEITA em casa com essas dicas INFALÍVEIS. Clique e confira!

Como fazer hidratação no cabelo corretamente

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe o passo a passo completo para mostrar como fazer a hidratação capilar perfeita da forma correta.

São 8 passos bem simples, mas que fazem toda diferença no resultado final, pois quando erramos nesses passos, comprometemos o resultado final, que é de um cabelo macio, soltinho, alinhado, hidratado e com brilho espelhado.

Com essas dicas você não vai errar mais e vai deixar seu cabelo com resultado de salão sem precisar sair de casa.

Vamos lá!

Como fazer hidratação no cabelo – Passo a passo

1-Abrir as cutículas dos fios.

O primeiro passo para fazer a hidratação capilar, é lavar o cabelo com shampoo, para deixar o couro cabeludo e os fios limpos e higienizados, e abrir as cutículas dos fios para que a hidratação possa penetrar, e tratar o cabelo de forma mais profunda.

Você vai escolher o shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo, e vai fazer a aplicação somente no couro cabeludo massageando, e a espuma que se formar, você vai puxar para os fios e as pontas.

Jamais aplique o shampoo diretamente nos fios e pontas, pois isso pode ressecar, já que a parte que mais precisa ser higienizada é o couro cabeludo, e o restante a espuma já será suficiente para limpar e abrir as cutículas.

Lave a primeira vez, enxague e repita o processo, para deixar tudo bem limpinho, e siga para o próximo passo.

Escolher o shampoo correto também é muito importante para o resultado perfeito da hidratação, e nesse post eu te ensino como escolher: Como escolher o shampoo certo para cada tipo

2-Retirar o excesso de água do cabelo.

O próximo passo é retirar o excesso de água com a toalha, mas sem esfregar o cabelo, e sim apertando a toalha nos fios, para não quebrar e causar atrito.

Retirar o excesso de água do cabelo, antes de aplicar a hidratação é importante, pois esse excesso acaba dissolvendo demais a hidratação, impedindo que os fios absorvam completamente os nutrientes.

3-Desembaraçar e alinhar os fios.

O próximo passo é desembaraçar os fios e deixá-los alinhados para receber a hidratação, a forma correta de fazer isso, é usar uma escova raquete ou pente de madeira, com cuidado começando sempre das pontas e subindo em direção ao topo da cabeça.

Pois dessa forma você vai evitar que os fios embolem, e que você tenha mais dificuldade para desembolar, podendo causar a quebra dos fios.

4-Aplicar a hidratação enluvando os fios.

Após preparar o cabelo, chegou o momento de aplicar a hidratação, para isso você vai separar o cabelo em mechas, e vai aplicar a hidratação mecha por mecha, do comprimento as pontas, enluvando a mecha com as mãos fazendo o movimento de cima para baixo.

Enluvar os fios ajuda a fazer com que o cabelo absorva melhor a hidratação e fique mais alinhado.

Após enluvar mecha por mecha do cabelo, prenda fazendo um coque baixo na altura da nuca, e não no topo da cabeça, para evitar que acumule creme no couro cabeludo.

Anote aí a receita caseira de uma hidratação capilar poderosa para recuperar cabelos ressecados e pontas espigadas: Hidratação para cabelos ressecados e pontas espigadas

5-Colocar uma touca para abafar a hidratação.

Em seguida coloque uma touca para abafar a hidratação, e ajudar na penetração dela nos fios, pois quando fazemos isso, fazemos com que um calor seja gerado ali na área, e esse calor abre mais as cutículas dos fios.

A touca pode ser uma touca plástica, laminada, de isopor ou até mesmo uma sacolinha plástica pura, ou você também pode enrolar um papel alumínio em volta da cabeça com a parte brilhosa para baixo, e colocar a sacolinha plástica por cima, a única touca que não indico é a touca térmica que precisa ser ligada na tomada.

6-Deixar a hidratação agir no tempo correto.

Agora chegou a hora de deixar a hidratação agir nos fios, e para determinar o tempo correto, você vai seguir o tempo pedido no rotulo da máscara capilar que você usou.

Se você usou somente a máscara capilar, vai deixar agir no tempo dela, se usou uma hidratação caseira com a máscara capilar na mistura, você também vai deixar agir no tempo da máscara, e se a hidratação caseira for somente com ativos naturais, você pode deixar agir até 30 minutos.

Respeitar o tempo correto da hidratação é muito importante, pois deixar passar o tempo do rótulo da máscara, não vai fazer com que o cabelo fique mais hidratado, pelo contrario pode fazer com que o cabelo fique com aspecto de pesado, opaco e sem brilho.

7-Enxaguar o cabelo sem deixar nenhum resíduo nos fios

Após deixar a hidratação agir no cabelo, você vai enxaguar os fios completamente, sem deixar nenhum resíduo nos fios, pois isso também pode deixar o cabelo com aspecto de pesado, opaco e sem brilho.

A temperatura da água também é muito importante, ela deve estar sempre morna ou fria, e nunca quente pois essa temperatura resseca o cabelo e causa o frizz, atrapalhando o efeito final da hidratação capilar.

8-Fechar as cutículas dos fios

Para finalizar a hidratação capilar, você vai fechar as cutículas dos fios, para fazer com que o efeito da hidratação permaneça por mais tempo dentro dos fios, fazendo com que o cabelo fique hidratado, macio, brilhoso e alinhado por mais tempo.

No início abrimos as cutículas com o shampoo para receber a hidratação, e no final precisamos fechá-las, para que a hidratação não se perca e não saia rapidamente dos fios.

Para fazer isso você vai aplicar o condicionador, que é responsável por selar e fechar as cutículas, devido ao pH baixo que ele possui.

Após enxaguar o cabelo da hidratação, retire novamente o excesso da água do cabelo com a toalha, e aplique o condicionador do comprimento as pontas, deixe agir de 1 a 2 minutos e enxague bem.

Para fazer a selagem das cutículas você também pode usar o vinagre de maçã que deixa o cabelo com muito brilho.

Saiba como fazer aqui: Como usar vinagre de maçã nos cabelos

Como fazer hidratação no cabelo – Dicas extras

  • Para finalizar o cabelo retire o excesso de água com a toalha, mas sem torcer o cabelo nela, e sem deixá-la no cabelo por muito tempo.

De preferencia use uma toalha de micro fibra ou uma camiseta de algodão.

  • Se usar o secador para secar os fios, use na temperatura morna, deixando o jato longe dos fios, e aplique um leave-in com proteção térmica antes.

 Mesmo se deixar secar ao natural, aplique também pois esse produto protege o cabelo do calor do secador, mas também contra raios solares, poluição e vento.

Vídeos: Hidratação caseira que alisa o cabelo sem química

Recapitulando: Como fazer hidratação no cabelo corretamente

1-Abrir as cutículas dos fios.

2-Retirar o excesso de água do cabelo.

3-Desembaraçar e alinhar os fios.

4-Aplicar a hidratação enluvando os fios.

5-Colocar uma touca para abafar a hidratação.

6-Deixar a hidratação agir no tempo correto.

7-Enxaguar o cabelo sem deixar nenhum resíduo nos fios

8-Fechar as cutículas dos fios

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como fazer hidratação no cabelo corretamente?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (7 votes)

Deixe um comentário