Cronograma capilar para cabelos com química

Cronograma capilar para cabelos com química – Nessa matéria você vai aprender passo a passo o Cronograma capilar para cabelos com química. Confira!

Cronograma capilar para cabelos com química

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje irei ensinar passo a passo como você ter um cabelo lindo, utilizando um cronograma de cuidados específicos para cabelos com química. Alguns cuidados são importantes para manter os cabelos com química bonitos e saudáveis.

Tenho certeza que você vai amar. Vamos lá!

Cronograma capilar para cabelos com química

Cronograma capilar para cabelos com química Passo a Passo

Quem fez algum tipo de química no cabelo (progressivas, relaxamentos, tinturas, mechas, luzes, etc.) sabe que as madeixam pedem por muitos cuidados, tendo em vista que a probabilidade dos fios ficarem danificados é muito maior.

Uma alternativa eficiente para tratamento e hidratação dos cabelos com química são os cronogramas capilares.

Leia também químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

O que é o cronograma capilar?

Para quem desconhece este procedimento, o cronograma capilar ou mais conhecido como CC, é uma agenda de tratamento do cabelo, cujo objetivo está na reposição de massa capilar e os nutrientes perdidos pelo uso de químicas ou por fatores naturais, tais como: exposição demasiada aos raios solares, água com cloro, água quente do chuveiro, poluição, etc.

Como funciona o cronograma capilar?

O cronograma capilar é realizado a partir de três tratamentos diferentes, que são: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.

Este procedimento é feito na ordem apresentada semanalmente por um período de um mês. Apesar deste tempo estipulado, se o seu cabelo estiver muito danificado, pode ser que outras sessões sejam necessárias, até que se possa obter um cabelo saudável, brilhoso e resistente.

como fazer Cronograma capilar para cabelos com química

Com fazer o cronograma capilar para cabelos com química? Fases

HIDRATAÇÃO

No processo de hidratação dos cabelos, você deve usar cremes que tenham em sua fórmula pelo menos um dos seguintes itens:

O que usar em cada fase do cronograma capilar?

Leia também Como manter a Raiz lisinha sem química com essa hidratação Caseira.

NUTRIÇÃO

Para nutrir os seus cabelos você deve procurar cremes de nutrição que contenham:

Cronograma-capilar-para-cabelos-com-quimica-4

RECONSTRUÇÃO

Para o processo de reconstrução capilar os produtos a serem buscados devem conter:

Cronograma-capilar-para-cabelos-com-quimica-5

Como Fazer Cronograma capilar Perfeito após química

HIDRATAÇÃO 

Na primeira semana do cronograma capilar você vai fazer a hidratação utilizando uma máscara de sua preferência e conforme o seu tipo de cabelo.

O procedimento da hidratação é bastante simples. Basta lavar o cabelo com shampoo. Com os cabelos ainda molhados, você deve passar a máscara mecha por mecha para aderir mais aos fios. Outra opção é passar um pente fino nos fios para espalhar melhor a máscara.

Depois de passar a máscara de hidratação por todo o cabelo, você deve prender todo o cabelo em um grande coque e enrolar em uma sacola plástica, ou se tiver uma touca melhor.

hidratacao-simples-e-rapida-que-encorpa-da-brilho-e-desmaia-o-cabelo-touca

O tempo de ação da máscara é de 15 a 20 minutos, depende muito da marca. Neste sentido, sempre leia o que diz na descrição do produto e siga conforme as recomendações do fabricante.

Depois este período de tempo, você vai retirar totalmente o produto do seu cabelo enxaguando com água em abundância.

Finalize como desejar! Vai notar que ele vai ficar mais macio e super hidratado. Porém, cabe lembrar que dependendo do tipo de fio e se ele está muito danificado, os resultados podem não ser tão visíveis na primeira semana.

Logo, siga todo o cronograma e perceberá uma melhora gradativa na qualidade dos fios.

NUTRIÇÃO

Na lavagem posterior ao procedimento de hidratação você vai iniciar o processo de nutrição dos fios capilares utilizando uma máscara de nutrição e com um pouco de um dos óleos vegetais presentes na tabela.

Cronograma-capilar-para-cabelos-com-quimica-7

A sequência é mesma da hidratação. Lavar o cabelo com shampoo, e com ele ainda molhado aplicar a máscara misturada com óleo vegetal e deixar agir entre 15 a 10 minutos (depende do tempo no rótulo da máscara. Depois disso, é só enxaguar o cabelo normalmente retirando todo o produto das madeixas, finalize como desejar e depois é esbanjar seu cabelo de rainha.

Outra forma de repor os lipídios dos fios é aplicar um óleo vegetal nos cabelos secos e sujos, deixar agir por uma hora pelo menos e depois lavar o cabelo com shampoo e finalizar com uma hidratação. O cabelo fica incrível!

RECONSTRUÇÃO

Uma vez a cada 15 dias vem a etapa da reconstrução capilar. Você deve utilizar um creme reconstrutor que contenha um dos itens da tabela acima. Pode seguir os passos de aplicação acima ou pode fazer uma cauterização caseira com queratina.

Cauterização Caseira com Queratina

O procedimento de aplicação é um pouco diferente.

  1. Primeiro Você lava o cabelo com shampoo e aplica a queratina líquida tradicional apenas no meio do cabelo até as pontas;
  2. Deixe agir 10 minutos e depois aplica a máscara de reconstrução encima da queratina, depois coloque uma touca e deixe agir novamente conforme a indicação do fabricante.
  3. Enxágue bem e finalize com uma queratina líquida sem enxágue mecha por mecha (nesse passo use apenas aquelas queratinas que podem ficar no cabelo).
  4. Finalize com uma escova e depois com a chapinha para selar a queratina dentro dos fios. Assim o efeito de cabelo grosso e forte dura mais tempo.

Cronograma-capilar-para-cabelos-com-quimica-8

Você deve ficar com o produto em seu cabelo por pelo menos 24 horas. Isso potencializa os efeitos, garantido uma finalização do cronograma capilar super bem sucedida.

Depois das 24 horas, você pode lavar o cabelo normalmente e repetir o cronograma capilar.

leia também melhor tratamento antes das químicas.

Qual a diferença entre os procedimentos do cronograma capilar?

Algumas pessoas às vezes comentam que não conseguem perceber uma diferença substancial entre os termos e aplicações de hidratação, nutrição e reconstrução.

A verdade é que existe uma diferença e é importante ter esse conhecimento, pois possibilita que você conheça melhor as necessidades reais do seu cabelo.

Para entendermos com mais precisão, a hidratação serve para dar brilho aos cabelos, movimento, manter a água nos fios e repor as necessidades mais simples dos fios.

Já a nutrição tem a finalidade de dar mais emoliência ao cabelo, maciez, diminui o frizz e o volume e proporciona uma maior maleabilidade.

No procedimento de reconstrução nós garantimos um cabelo que recebe uma reposição dos nutrientes de fibra capilar e atua para que o cabelo não fique quebradiço.

Como montar o cronograma capilar para cabelos com químicas?

A frequência sempre vai depender de como seu cabelo esta. Para começar você pode fazer 2 hidratações por semana, 1 nutrição e 2 reconstruções por mês. Em caso de cabelos que não estão muito quebradiços ou elásticos, as reconstruções podem ser feitas apenas uma vez por mês.

Se você lava seu cabelo menos de 3 vezes, basta adaptas ás suas lavagens, hidratar mais, nutrir menos que hidratar e reconstruir apenas a cada 15 dias ou uma vez por mês dependendo se o seu cabelo esta muito quebradiço ou não.

Depois você pode espaçar mais os tratamentos conforme seu cabelo for ficando mais saudável. Mas lembre-se que os tratamentos são gradativos, dentro de um mês você já consegue ver os primeiros resultados. Leve o cronograma para vida, você verá a diferença em seus cabelos com o passar do tempo.

Leia também como fazer hidratação no cabelo com química.

O que você achou da matéria Cronograma capilar para cabelos com química? Comente

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (321 votes)

83 thoughts on “Cronograma capilar para cabelos com química

  1. Eu amei as dicas. Eu tento fugir da química, mas definitivamente não nasci pra ser cacheada, embora eu ache lindo cachos. Mas amo demais ele liso. Rsrsrs muito obrigada Julian pela matéria. Bjao

  2. Ju adorei as dicas e não sabia desses ingredientes que tem que ter no creme, pra nutrição, reconstrução e hidratação, anotei e vou procurar tô precisando pra hidratação principalmente! Adorei mesmo. Como sempre vc é a melhor sempre se preocupado com suas lindonas e explicando da melhor forma. Sou sua fã! Bjosss e sucesso muito sucesso na sua vida

  3. Meus cabelos tem progressiva e pinto com tonalizante. Procuro lavar 2 vezes na semana, às vezes 3. Não consigo seguir o cronograma, às vezes esqueço. Mais vou seguir suas dicas para ver um resultado melhor

  4. Oi lindona, tudo bem?
    Pode intercalar com as receitas caseiras que você coloca no YouTube? Por exemplo, uma vez eu uso a máscara de hidratação e a segunda vez eu hidrato usando receitinha caseira. Pode tbm usar receita caseiras na etapa de nutrição e reconstrução?

    Amo seus conteúdos e seus vídeos ❤

  5. Otima materia julia com sempre vc arrasa muito obg por essa materia tenho cabelo com luzes e o mesmo danificou muito e estou cuidando co. Todas as suas dicas, ja testei o tonico de alho,hidrataçao com cana de açucar q alias foca otima no cabelo amo suas dicas e confio e sempre falo delas pra amigas!!!
    um bjao

  6. Juuu sua lindona!!! Como faço para conservar minhas mascaras? Pois reparei que elas estão soando pois aqui na minha Cidade é muito quente, e não sei o que fazer pois a minha casa é quente e não é arejada assim não tenho um lugar mais fresco pra colocar minhas mascaras e estou com medo de estraga-las o que posso fazer? Beijoooo lindona te admiro muito

  7. Adorei este cronograma para cabelos com Química, irei aderir pois faço selagem.
    Certo que uso selagem sem formol, faço a orgânica e fazendo este cronograma fica melhor acredito !

  8. Amei o post. Pretendo fazer luzes novamente, depois de dois anos sem química, e este post foi muito útil. Júlia, é recomendado fazer essa cauterização caseira antes e depois do procedimento de descoloração? Bjs, Lindona!

  9. oi lindona e um prazer fazer parte dessa família de lindonas te acompanho desde 2016 eu super amo as suas dicas meu cabelo está bem melhor com suas dicas muito obrigada por vc se dedicar a nós e nos passar seus conhecimentos bjs fica com Deus

  10. OI JU TUDO BEM
    O MEU CABELO TEM MUITA QUIMICA A 3 MESES SAI DOO LOIRO GRACAS A DEUS APESAR DE AMAR KKKKKK
    E SEMPRE ESTOU LA NO CANAL SEGUINDO SUAS DICAS QUE SAO SEMPRE MARAVILHOSAS NE . BJS

  11. Depois que comecei a seguir a risca o cronograma sinto uma diferença enorme no meu cabelo com quimica, até meu marido notou tambem hehehe.
    Isso que sempre potencializo com suas dicas e receitinhas caseiras que tanto amo.
    Obrigada Ju por sempre me ajudar a cuidar dos cabelos e ser uma inspiração.
    Beijos

  12. Amei anjoooo! (Inspirada nos filtros que vc tem usado no insta haahhaha)!
    Não tenho química, mas fico atenta pra cuidar do cabelo da minha mamis e da minha vozinha!
    Deus abençoe seu trabalho e sua família! Te admiro muito e me inspiro em você todos os dias!

  13. Júlia obrigada por todas as dicas ,vc é maravilhosa acompanho seu dia a dia no Instagram e assisto seus vídeos no YouTube e Amoooooo a Maju rs !!! Te mandei o nome da pomadinha quando estava c problemas de orelha inflamada lembra rsrs !!! Bjssss Lindona

  14. Ju bom dia faço progressiva já a um ano se não me engano quero parar e começar com esses cronogramas para manter meus cabelos naturais lavo meus cabelos de 3 em 3 dias ele é fino e oleoso mais volumosos então o passo que eu devo seguir é o de 2 hidratação por semana 1 nutrição e 2 reconstruções por mês? Ou qual tipo de cronograma vc me indica
    Ah já te sigo a um tempão e adoro ver seus stores com a Majusinha bjos

  15. Olá Júlia!
    Estou treinando diariamente e por consequência lavando os cabelos diariamente também.
    O que vc acha dessa prática? Me aconselharia a fazer diferente.
    Amo seus vídeos e posts.
    Obrigada
    Beijos!

  16. Ju te sigo a muito tempo mas agora sou sua seguidora fiel…acompanho seus stories e vc me ajuda muito a cuidar das minhas madeixas com progressiva acabei de ler o post sobre o cronograma para meu tipo de cabelo e já sigo todas suas dicas. Um beijão e tudo de ótimo pra vc….Há é manda mas dica de como incorpar os fios com coisas que temos em casa ✌

    1. Obrigado pelo carinhooo e por acompanhar meu amor 😀
      pode deixar anotadooo aqui… enquanto isso dê uma olhadinha aqui no blog
      pois tem algumas dicas para encorpar os fios naturalmente beijos

  17. Ju, faz muito tempo que sigo você, tenho química no cabelo e suas dicas estão salvando ele. Eu gostaria de saber qual a melhor maneira de escolher uma tesoura para corte bordado?
    Obrigada. Beijooos!

  18. Julia sua linda!!!!
    Te acompanho já ha quase 4 anos, sempre tive como habito hidratar o meu cabelo pelo menos uma vez por semana, mas nada adiantava, e quando encontrei o seu blog e canal, exatamente num momento de desespero pois meu cabelo parecia estar podre, quebrando todinho, e conheci o cronograma capilar, minha vida mudou, meu cabelo que não passava do ombro, hoje vai na cintura, e muitas pessoas até pensavam que eu uso aplique, tamanha a transformação que meu cabelo sofreu.
    Hoje, até meu marido cobra: ” amor, vc nao vai colocar o seu cabelo de molho não?” kkkkkk
    Enfim, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco e nos ajudar a elevar nossa auto-estima.
    Super beijo gatona!

  19. Oi Julia, estou um pouco perdida, começando agora para tentar ajudar meu cabelo. Nunca foi de fazer nada em casa para melhorar meu cabelo, estou cansada de ver meu cabelo sem vida e nunca crescer, só fica até os ombros. Fiquei gravida meu cabelo ficou lindo, porém depois tipo uma queda muito forte. Voltei a fazer selagem e estou querendo voltar fazer mechas devido os aparecimento dos cabelos brancos. Esse cronograma faço cada tratamento uma vez na semana, tipo na primeira semana faço só hidratação (uma vez), ai na próxima faço a nutrição, e depois na outra a reconstrução? Me dá dicas para caspas, estou com muitas. Que Deus abençoe vc e sua família linda.

    1. Oi lindona,
      os tratamentos são feitos mais de uma vez na semana, é preciso fazer uma certa quantidade de
      hidratação por semana e também uma nutrição em dias intercalados, e a reconstrução uma vez a cada
      15 ou 30 dias de acordo com a quantidade pedida no cronograma… dê uma olhadinha aqui no blog pois
      tem post ensinando como acabar com a caspa 😉 beijos

  20. Amei a matéria, foi bem esclarecedora pra mim. Faço progressiva e tintura, mas quero manter meu cabelo saudável e bonito. Agradeço pelas dicas vc é sensacional. Bjus Ju

  21. Parabéns Ju!!
    Muito obrigada por seus ensinamentos!! Graças a vc meus cabelos estão mais bem cuidados e vc tem contribuído pra eu me sentir melhor. Sua alegria é contagiante e me faz bem! Já te divulguei pra todas as minhas amigas, minha mãe, irmã….
    Já tem uns 4 meses q te descobri e nunca consegui mandar msg devido a minha correria do dia a dia. Já viu né? Casa, marido, trabalho, filho, cachorros, peixes… faço tudo aqui….
    Parabéns pela pessoa linda e maravilhosa q vc é (por dentro e por fora)! Seu marido é fantástico e sua nenem é muito fofaaaa!!
    Bjs lindona!!! 🙂

  22. Eu tenho algumas dúvidas, descolorir o cabelo d pintei com cor fantasia, ele ficou elástico, quebradiço e está caindo um pouco. Tem três semanas que faço o processo de hidratar, nutrir e reconstruir. Meu shampoo e máscara são da Lolla, CPA. Entretando, não estou notando muitas mudanças…Queria que meu cabelo deixasse de ficar elástico e crescesse.. será que estou fazendo algo de errado? Faço o processo de nutrição com óleo de côco e já fiz a reconstrução tanto com só queratina como com vinagre de maçã. Eu tô perdida, não sei se meu cabelo precisa agora de nutrição ou reconstrução. Alguém pode me ajudar? Tô desesperada

    1. Oi lindona, enquanto ele estiver elástico faça somente a reconstrução uma vez por semana ate recuperar e
      só depois volte com os outros tratamentos e a faça a reconstrução somente uma vez ao mês… quando o cabelo
      esta elástico é preciso fazer só a reconstrução para que ele volte a ficar rígido novamente, pois a hidratação
      e a nutrição deixam os fios ainda mais amolecidos e por isso eles não se recuperam… aqui no blog tem um post
      ensinando a recuperar o cabelo do efeito elástico em apenas um dia, dê uma olhadinha pois vai te ajudar com certeza 😉 beijos

  23. Oi Julia amei esse cronograma tenho três química no cabelo relaxamento, progressiva e infelizmente cai na burrada de fazer luzes que ressecou bastante meu cabelo que já é um cabelo seco por natureza, sou apaixonada pela suas receitas meu cabelo vem melhorando a cada dia com suas receitinhas caseiras não tenho insta por isso não comento muito em seus post, também não consigo ter uma rotina de comentários mas decidi tirar esse tempinho para dizer que você continue nesse caminho pois você ajuda bastante mulheres como eu a manter um cuidado no cabelo sem gastar o que não pode ou muitas das vezes o que não tem, que continue sendo essa profissional brilhante, maravilhosa que és.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Um grande beijo…

  24. Oi JU acabei de fazer cauterização no meu cabelo só que em salão. Você acha que tenho que investir mais em Hidratação ou Nutrição? E já que fiz processo com queratina é bom eu fazer reconstrução 1 x no mês só? Me indica um Shampoo bom … Beijos e obrigado por compartilhar suas dicas maravilhosas com nós..

  25. Oi Júlia, bom dia! Amei toda essa matéria do cronograma capilar e vou começar a fazer de acordo com suas dicas.
    Meu cabelo esta bastante ressecado e quebradiço devido as mechas. beijosss.

  26. acompanho seu trabalho já faz um tempo. mas tenho muitas duvidas. meu cabelo é bem fino e faco química já tem bastante tempo. mas faz pouco tempo que comecei um cronograma capilar, porem não sei se estou fazendo o correto. meu cabelo é oleoso também.

    me ajude !!!
    adoro suas matérias beijooos

  27. Ju tenho seguido o seguinte cronograma capilar: 1 hidratação, hidratação e nutrição 2 hidratação, nutrição e reconstrução 3 hidratação, nutrição e hidratação 4 hidratação, nutrição e reconstrução. Tenho o cabelo oleosos na raiz e as pontas secas. Mesmo seguindo o cronograma tenho sentido que quando faço a hidratação com o produto Cresce Cabelo da ForeverLiss mesmo tendo recomendações para uso na raiz estou vendo que a minha tem ficado ressecada. Você recomenda ou conhece o produto? Pode me dar alguma dica para que não fique mais ressecada a minha raiz e o frizz tambem é bem frequente? O cabelo em si fica super macio e bem maleável.

Deixe um comentário