O que fazer Quando o Cabelo está Embolando e Embaraçando Muito?

O que fazer Quando o Cabelo está Embolando e Embaraçando Muito? Neste post você saber porque isso acontece e como resolver. Clique e confira!

 

O que fazer Quando o Cabelo está Embolando e Embaraçando Muito?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

A sensação de passar a mão pelos cabelos e sentir os dedos deslizando suavemente é maravilhosa!

Mas quando é a situação inversa que acontece, a gente fica sem saber o que fazer. É horrível passar a mão no cabelo e sentir os fios embolando e embaraçando com muita facilidade. Isso pode causar muitos danos aos fios como a quebra por exemplo.

Existe alguns fatores que causam essa situação, mas a boa notícia é que existe também alguns cuidados e tratamentos que podem salvar seu cabelo e acabar com o embaraçamento.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que causa o embaraçamento do cabelo?

Existem alguns motivos que fazem o cabelo ficar embaraçando e embolando facilmente. A maior causa dessa situação é a falta de hidratação.

Quando o nosso cabelo está com a hidratação em dia além de macio e brilhoso, ele também fica com todas as cutículas bem seladas e fechadas.

Já quando o cabelo está com falta de hidratação o que acontece é totalmente ao contrário, o cabelo fica mais ressecado e com as cutículas abertas demais, dificultando o penteado. Dessa forma elas ficam ásperas e acabam embolando facilmente.

Qual tipo de cabelo está sujeito a embolar mais?

Os cabelos finos e também os cacheados e crespos são os que embolam e embaraçam com mais facilidade. Os cabelos finos são mais frágeis, sensíveis e leves por isso tendem a embaraçar mais.

Já os cabelos crespos e cacheados também têm a tendência de embaraçar facilmente, pois geralmente eles são mais ressecados do que os cabelos lisos. E como falamos acima a falta de hidratação deixa os fios mais ressecados e consequentemente mais propícios a embolar.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-embolando-muito-e-embaracando-no

Para ajudar a engrossar os fios ralos eu mostrei no vídeo abaixo um passo a passo completo de uma receita caseira maravilhosa assista!

Queratina em excesso!

A queratina é usada no processo de reconstrução ou de cauterização. Ela serve para fortalecer os fios fragilizados e danificados devolvendo a massa capilar e a força.

Porém não existe a necessidade de usar ela em excesso, é preciso respeitar um limite de tempo para não causar danos aos fios. Quando a reconstrução é feita, após enxaguar e secar o cabelo é possível sentir um leve embaraçar dos fios, mas isso é totalmente normal.

Na próxima hidratação os fios já voltam ao normal. Porem quando ela é feita em excesso ou quando são usados produtos contendo a queratina ou ativos reconstrutores com muita frequência, o cabelo acaba ficando com esse efeito prolongado, ou seja, fica com excesso de queratina.

Para cabelos elásticos e emborrachados é preciso fazer a reconstrução 1 vez na semana.

Entenda melhor nesse post: como recuperar o cabelo elástico.

Se o seu cabelo está elástico confira nesse vídeo indicações de produtos para esse tipo de cabelo!

 

Em cabelos danificados a reconstrução é mais indicada uma vez a cada 15 dias. Já se o seu cabelo está saudável ela deve ser feita uma vez a cada 30 ou 40 dias.

Observação!

A reconstrução capilar é muito importante para os fios, só é preciso verificar o estado do seu cabelo e adaptar de acordo com a necessidade dos seus fios.

Saiba como inserir a reconstrução capilar no seu cronograma de cuidados nesse post: cronograma capilar.

Causas raras!

As causas mais comuns como falamos acima é a falta de hidratação, o ressecamento e a textura do cabelo. Mas existe também outras causas raras que podem causar o embolamento e embaraçamento fácil dos fios como: Desequilíbrio hormonal e doenças graves e raras.

Como recuperar e evitar o embaraçamento dos fios!

 Para combater o ressecamento dos fios e junto o embolamento foque bastante nas hidratações e também nas nutrições. São esses tratamentos que vão hidratar profundamente os fios selando as cutículas e deixando mais maleáveis.

É muito importante hidratar os cabelos pelo menos duas vezes na semana, seja com as receitinhas caseiras ou com máscaras capilares, e fazer uma nutrição onde podem ser usados óleos vegetais ou manteigas vegetais.

Nesse caso a nutrição também é conhecida como umectação capilar. Esses ingredientes penetram e nutrem profundamente os fios deixando-os mais alinhados, encorpados e selados.

Se o seu cabelo estiver muito ressecado além das hidratações caseiras que são muito potentes, outra opção que funciona muito é usar máscaras hidratantes que tenham ação rápida durante o banho no lugar do condicionador, isso vai reforçar muito a hidratação dos cabelos.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-embolando-muito-e-embaracando-hidratacao

Essa hidratação caseira é maravilhosa para acabar com o ressecamento dos fios, confira o passo a passo: hidratação com gelatina.

Além dos óleos vegetais as manteigas vegetais são ótimas opções para fazer a umectação capilar, elas dão um ótimo resultado e deixam o cabelo maravilhoso!

Aprenda o passo a passo nesse post: como usar manteiga vegetal nos cabelos.

Outra coisa que pode causar o ressecamento dos fios é o erro na hora da escolha do shampoo. Usar o shampoo errado pode deixar o cabelo ressecado e ofuscar o efeito da hidratação.

Por isso é muito importante identificar o seu tipo de cabelo e fazer a escolha certa dos produtos. No vídeo abaixo eu falei mais sobre esse assunto e mostrei qual é o tipo de shampoo correto para cada tipo de fio.

Assista!

Se livre do embolamento causado durante a noite!

É horrível acordar pela manhã e sentir que os fios estão todos embolados por isso tome alguns cuidados antes de se deitar que vão fazer toda a diferença. Antes de deitar penteie os fios delicadamente usando uma escova própria para o seu tipo de cabelo.

Aprenda a descobrir qual é o tipo de escova mais adequada para o seu cabelo nesse post: como escolher a escova certa para cada tipo de cabelo.

Ou se preferir penteie os fios usando apenas os dedos das mãos. Após isso faça um coque bem frouxo no alto da cabeça usando sempre um laço de tecido ou que tenha um material que não aperte demais os fios.

Outra dica é trocar a sua fronha de algodão por uma fronha de seda ou de cetim, ela vai ajudar o fio a deslizar melhor durante a noite evitando o embaraço. Ao acordar pela manhã basta soltar o cabelo e aplicar um óleo reparador de pontas.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-embolando-muito-e-embaracando-fronha

Como desembaraçar corretamente!

Todo cuidado é pouco na hora de desembaraçar os fios embolados!

Tire sempre o excesso de água com a toalha ou com o secador morno. Após isso aplique um leave-in ou creme de pentear e comece a pentear com o máximo de cuidado. Sempre de baixo para cima, desembaraçando sempre as pontas primeiro.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-embolando-muito-e-embaracando-pentear

 

Para conferir dicas e saber qual é o melhor finalizador para cabelos ressecados assista a esse vídeo!

 

Onde comprar os produtos indicados on line?

A manteiga e o óleo vegetal citados no post você encontra na loja Beijo Pink, use o cupom JULIADOORMAN e ganhe 5% de desconto nas suas compras. Acesse a loja aqui: Loja Beijo Pink.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.9/5 - (33 votes)

29 thoughts on “O que fazer Quando o Cabelo está Embolando e Embaraçando Muito?

  1. Oi Ju lindona, lavo meu cabelo com shampoo de ph 5.5 de duas a três vezes na semana, pois apenas lavo o cabelo para fazer os processos do cronograma e como é necessário abrir as cutículas… Lavo com esse ph antes de hidratar e antes das reconstruções. Depois das umectações tenho preferido lavar com duas mãos de um shampoo mais comum (panteine por exemplo) apenas para retirar o excesso de óleo mesmo. Estou fazendo certo ? Creio que por fazer os processos do cronograma e usar máscaras que fecham a cutícula (sempre ph 3.0 ou 3.5) não tenha problema usar tantas vezes esse ph do shampoo, mas o que vc tem a indicar nesse caso ? Obrigada.

  2. Oi juu tudo bem
    Amei essas dicas, vc respondeu minhas dúvidas muito obg por essas dica. Na sua opinião, vc acha que demora quanto tempo para o cabelo parar de embolar e melhorar para desembaraça quando agente faz a hidratação direitinho, eu estou seguindo seu cronograma e receitas caseiras, estou vendo resultado mais ainda está embaraçado muito, mais não tem bem um mês ainda, que eu estou fazendo o cronograma.
    O que vc acha?

  3. Oier Ju lindona. Parece que esse post foi feito pra mim,meu cabelo está exatamente assim,só que para ajudar ainda está elástico. Você me disse que parasse com as hidratações e nutricoes e fizesse uma reconstrução toda semana e nos outros dias lavasse apenas com shampoo e condicionador reconstrutor,aliás estou usando aquela linha da Skafe Keramax com geléia real+queratina +creatina você poderia fazer uma resenha dessa linha,tenha certeza que iríamos amar rs. Então estou fazendo esse tratamento mais meu cabelo está todo arrepiado cheio de frizz, estou com medo que esteja quebrando,e continua elástico, têm alguma dica? Agradeço sempre por compartilhar seu conhecimento conosco você é mara. Beijos

  4. Ju, conforme vc estava falando no video, sobre os shampoo, tenho uma duvida.. Eu uso diariamente, o shampoo da Pantene de Hidro Cauterização, a cor dele é branco, eu posso continuar usando ele diariamente? Anteriormente eu usava head & shoulders de hidratação, um que tem oleo de amêndoas, ele era muito bom.. Posso continuar usando o mesmo, ou tem algum outro p indicar?

    1. Oi lindona esse shampoo da Pantene provavelmente tem queratina na composição
      e se usado em excesso pode deixar os fios rígidos e levar a quebra… espace o
      tempo de uso,
      o Head & Shoulders é muito bom bjus

  5. Olá lindona boa noite, gostaria de saber se você já chegou a ouvir falar do tônico de alho da marca “Gota Dourada” ? Ouvir dizer que ele é muito bom e gostaria muito que você fizesse uma resenha sobre ele. Beijooos amo suas dicas. :*

  6. Olá lindonaaaaa

    Eu assisti alguns videos seu, que ensina como fazer uma reconstrução e nutrição. Acredito que é isso que meu cabelo precisa no momento, pois eu fiz luzes loira, e meu cabelo é muito fino, e quando está molhado, fica elástico, e muito embolado, principalmente na parte do meio do cabelo, e quando eu seco ele, as pontas ficam bem ralas e meu cabelo é comprido, não quero corta-lo. Se eu deixo ele secar natural, fica com muito friz. Ai vai minhas dúvidas kkk

    1- Eu vi uma receita que você ensina como fazer reconstrução, onde deve passar a queratina quando o cabelo é lavado com shampoo anti-resíduo e depois passar uma hidratação de reconstrução. Mas eu não tenho uma hidratação de reconstrução e o shampoo anti-resíduo, e no momento não tem como comprar. Eu tenho o shampoo tio nacho de ervas milenares e a hidratação da leads care que é composta de, Argan, karité, óleo de coco e ojon. E tenho a queratina liquida da Niely. Posso por enquanto ir usando esses produtos mesmo? Será que vai dar certo?

    2- Outra coisa, a nutrição que eu vi que você indica com gelatina para encorpar os fios, você pede que use óleo vegetal de abacate ou babosa, mas eu não tenho, no lugar pode ser óleo de coco ou azeite?

    3- E como eu faria esse cronograma? Somente a reconstrução toda semana ou em 15 em 15 dias, e a nutrição uma vez na semana? Como seria a ordem e a quantidade de vezes na semana?

    4- E tenho muita dúvida referente a matizador. Tanto shampoo matizador e a hidratação matizadora, se usado com frequência, é verdade que resseca o cabelo?

    Desculpa por tantas perguntas Jú kkkk É que sou nova no seu canal e já que você já tem muitos videos, fico perdida, e não consigo encontrar o tratamento correto para o problema do meu cabelo. Preciso muito da sua ajudaaa!!! Obrigada lindona!!!

    1. Oi lindona,
      1- pode sim,
      2-pode usar esses sim,
      3- se seu cabelo está elástico faça apenas a reconstrução uma vez na semana
      não faça hidratação e nem umectação para não amaciar os fios se não o elástico
      não sai… depois que recuperar pode fazer o cronograma normalmente com as hidratações
      e umectações semanais e reconstrução apenas uma vez no mês,
      4- o ideal é não usar com muita frequência só quando estiver precisando matizar mesmo,
      bjuss

  7. Oi Júlia!!
    Meu cabelo é liso e tenho luzes há bastante tempo. Há alguns meses meu cabelo tem embaraçado muito, principalmente em cima, próximo ao couro cabeludo, quando lavo. Levo uns 20 minutos para desembaraçá-lo. Você tem alguma dica preciosa para mim? Obrigada!

  8. julia como fazer para aumentar a oleosidade do cabelo, o meu cabelo ressecado da raiz as pontas, eu lavo somente com agua e ele fica muito ressecado e so lavo 1x por semana e mesmo assim sujo o cabelo nao fica nem um pouco oleoso, tipo meu couro cabelo nao produz nenhuma oleosidade, existe algum produto ou medicamento para aumentar a producao de oleo na raiz?

    1. Oi lindona, siga as dicas do post pois vai te ajudar com certeza 😉 e veja se
      você não está usando em excesso produtos que tenham queratina ou agentes reconstrutores
      na composição beijos

  9. Olá, bom dia tudo bem ?
    Eu estou desesperada, meu cabelo está embolando muito mais muito mesmo. Um dedo abaixo da raiz, até antes de chegar nas pontas. Dois dias sem desembaraçar,ou apenas um mesmo;é o suficiente para ele embaraçar ao extremo. Fazendo assim com que seja quase impossível desembaraçar, e ao desembaraçar perco bolos e mais bolos de cabelos, algo extremamente desesperador. Não sei oq fazer, estou sem saber como resolver esse problema. Fiz mechas/balayage, e tudo fez piorar ainda mais minha situação. Antes já estava acontecendo isso, porém muito menos. Ele antes de fazer esse procedimento embolava sorrir do centro da cabeça,formando bolos embolados e depois da coloração piorou muito mais,embola desde do cento inteiro da cabeça até antes de chegar nas pontas. Estou usando shampoo, condicionador, creme de pentear com queratina e usei tb máscara de reconstrução,há mais de 1 mês. E nada foi resolvido. Ao pentear a parte loira é oq mais sai. Preciso de ajuda, tenho o cabelo grande cheio cacheado mais pata ondulado,pois o efeito cacheado eu que faço. Enfim, depois desse procedimento meu cabelo não está mais cheio como antes, separo ele no meio não tem mais a quantidade que tinha, ficam dois rabos de cada lado com bem bem pouco cabelo. É isso está me assustando, ao ponto de me ver daqui um tempo careca. Pois a cada vez que desembaraço são bolos e mais bolos de cabelo. E para desembaraçar é algo extremamente complicado pois eu nunca vi tão embolado como fica, difícil até de saber como começar. Orno amor de Deus me ajuda, estou desesperada. Desde já agradeço!

    1. Oi lindona, foque bastante nas hidratações faça pelo menos duas por semana
      e sempre que lavar hidrate os fios trocando o condicionador por uma máscara
      bem hidratante… faça também a umectação com óleo vegetal uma vez por semana
      e reconstrução uma vez por mês para fortalecer os fios beijos

Deixe um comentário