Óleo de Rícino (mamona) e Alecrim como usar nos Cabelos

Óleo de Rícino (mamona) e Alecrim como usar nos Cabelos. Saiba como usar esses óleos estimulantes do crescimento, leia mais…

Óleo de Rícino (mamona) e Alecrim como usar nos Cabelos

Olá meninas, tudo bem?

Hoje trouxe uma umectação poderosa para o crescimento capilar!

Já havia falado do óleo de rícino e seus benefícios aqui neste post: óleo de rícino para crescimento e fortalecimento dos cabelos. Também já falei do óleo de alecrim aqui: óleo de alecrim para o crescimento capilar.

oleo-de-ricino-crescer-cabelo

Mas vamos relembrar rapidamente aqui, o óleo de rícino, conhecido também como óleo de mamona, traz vários benefícios para os fios e couro cabeludo: fortalece e encorpa dos fios, repõe os lípidos, combate a queda, a caspa, fungos e bactérias no couro cabeludo, tem vitamina E, estimula a circulação, favorecendo assim o crescimento do cabelo.

O óleo de alecrim, tanto o vegetal quanto o essencial: são usados em vários cosméticos com ação estimulante, considerado um tônico natural, fortalece, repõe os lípidos dos fios, combate a queda, caspa, fungos e bactérias no couro cabeludo, tem ação adstringente, estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento do cabelo.

Captura de Tela 2015-09-29 às 17.36.28

Óleo de Rícino e Alecrim como usar nos Cabelos

Eu gosto de usar os dois óleos em conjunto, pois o óleo vegetal de rícino é bem denso e difícil de aplicar puro, por isso fica mais fácil de aplicar e também de retirar a umectação, misturando ele com outro óleo vegetal.

A receita de umectação para o crescimento é assim:

3 colheres de óleo de rícino
1 colher de óleo vegetal de alecrim

Essa mistura dura o mês todo, fazendo a aplicação uma vez na semana. Veja abaixo o passo a passo em vídeo, que fiz essa semana:

Aplico essa misturinha na raiz e massageio bem para ativar a circulação sanguínea, na extensão dos fios aplico outro óleo vegetal, deixo agir por 2 ou 3 horas e depois lavo normalmente.

Assim eu economizo também, pois os óleos citados, tanto o de coco quanto o azeite de oliva, são mais baratos e deixam o cabelo super brilhoso e alinhado. Além de nutrir os fios, repondo os lipídios necessários.

Gosto de hidratar com uma máscara de ação rápida em seguida, o cabelo fica lindo!

Obs: essa receita pode ser usada toda semana, ou até duas vezes na semana, mais do que isso não há necessidade. Gestantes, lactantes, crianças abaixo de 10 anos, pessoas que tem problemas com pressão alta, não podem usar, pois esses óleos estimulam a circulação sanguínea.

Então é isso meninas…espero que tenham gostado do vídeo.

Tenho certeza que se você fizer, vai amar o resultado!

Fiquem ligadas no canal, pois temos passo a passo de cabelo todo sábado, se inscreva para não perder nenhum vídeo.

Um grande beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!

Júlia Doorman

4.6/5 - (146 votes)

177 thoughts on “Óleo de Rícino (mamona) e Alecrim como usar nos Cabelos

  1. Vou comprar o de alecrim pois eu já tenho o de rícino,vai ficar uma misturinha ótima né.
    Enquanto não tenho eu posso misturar o de rícino com o de coco que eu também tenho?Bjinhos 🙂

      1. Bom dia Júlia, comecei a seguir o seu canal a pouco tempo,mas ontem fiz a umectação com óleo e rícino e de alecrim.
        Gostaria de saber quanto tempo posso guardar a misturinha?
        E qual o outro tipo de óleo de alecrim sem ser o essencial e como é a proporção que uso na mistura com óleo de rícino?
        Obrigada e beijos!!!

  2. Amei Jú adoro óleo de rícino mas confesso que me dá uma certa preguicinha de passar ele no couro cabeludo por ele ser difícil de espalhar rsrs, mas agora com essa dica sua de misturar com óleo de alecrim vai ficar bem mais fácil com certeza vou fazer isso.Obrigada por mais uma aula que vc me dá sobre cabelo Jú um grande beijo minha miss lindaaaa….

  3. Boa tarde
    Uma dúvida na etapa de hidratação quantas vezes precisa usar a máscara de hidratação para dar resultado é porque toda vez eu uso uma máscara e acho que é por isso que eu não to vendo resultado

    Obrigada pelas dicas bjsss

  4. Oi Ju, meu cabelo esta ralo nas pontas, ainda quebra por isso as pontas ralas, e faço cronograma, fui na dermatologista pra ver se estava com carencia de vitamina e n estou, porem perdi muito cabelo com causa de quimicas comprei um complexo de vitaminas que se chama power vita mulher n é exatamentamente para cabelos mas tem vitamina A entre outras, será que meu cabelo irá se beneficiar dessa vitamina, vai ajudar meu cabelo também? Desde já obrigada. Ah vou vir que tem bepantol spray para cabelos ?

  5. Adoro suas dicas são maravilhosas. Tem salvado meu cabelo. Hj em dia está muito mais bonito e hidratado. Por favor faz um cronograma capilar pra cabelos com mechas tipo meu. Meu cabelo agradece. Rsrsrs. Bjs flor

  6. Ótima receita! Não tenho problemas com crescimento de cabelo, mas minha irmã está com essa dificuldade. Mostrei o vídeo e ela adorou as dicas :).

    Adorei os dois recipientes que você usa para colocar os óleos! Um eu vi que é uma garrafinha… e o outro que você usou o azeite é o que? Achei bem prático!

  7. Oi Julia, amo seu blog. Tem sempre ótimas dicas, encontrei seu blog assim que decidi cuidar das minhas “madeixas”! rs
    Obrigada pelas dicas, meu cabelo mudou totalmente! Beijo grande, que Deus te abençoe! :*

  8. oi, gostaria de deixar uma pergunta (apesar de nao ter nada a ver com o post) fiz um relaxamento a alguns meses e gostaria de voltar aos cachos, minha raiz esta cacheada e as pontas meio lisas o que fazer além de hidrataçoes e umectaçoes para os cachos voltarem?
    OBS: O RELAXAMENTO NAO ERA FORTE COMO UMA PROGRESSIVA, E FOI FEITO APENAS UMA VEZ.
    OBS2: JA LI O SEU POSTE QUE FALA SOBRE ISSO MAS GOSTARIA DE SABER SOBRE O MEU CASO.
    Obrigada 😉

  9. Oi Ju,

    ja fiz quase todos os seus passo a passo, pois estou tirando progressiva, deixando o cabelo crescer e meu cabelo nas pontas esta horrivel, mas pensa na dor de corta um dedo kkkkk voce ja testou aquele spray Dove? beijao

  10. Ola, julia!

    Parabéns pelo excelente trabalho com o blog. Sou sua fã!

    Acho que sua forma de apresentar os conteúdos muito didática, e você é muito simpática.

    Tenho visto resultados muito bacanas no meu cabelo, graças às suas dicas. Agradeço muito!

    Porém, o frizz continua sendo meu grande problema. Faço umectações semanais, hidratações, protetor térmico e, mesmo assim, na maior parte dos dias o frizz não fica controlado.

    Você poderia dar mais algumas dicas?, por favor?

    Desde já agradeço e te parabenizo pelo trabalho, novamente.

  11. Oiii Ju! Fiz o óleo de rícino com o creme de hidratação e ficou MARAVILHOSOOOO!!! Muito boa essa dicdica,como todas as outras.obgado vc ajudou a melhorar meu cabelo, e hoje em dia nem uso mais chapinha,pois antes meu cabelo só ficava bonito na chapinha ,agora tá natural.bjsssss e q Deus t’abencoe sempre.

  12. Oiee Ju, acompanho seu blog a um tempinho e adoro tudo q VC posta.
    Deixa eu te perguntar, comecei com meu projeto rapunzel e gostaria de saber se eu posso usar o shampoo bomba, óleo de ricino e oo tônico de alho no meu cronograma? To com medo pq todos são para crescimento. Se puder me responda por favoooor.

  13. Oi Julia, como como vai?

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre a umectação para crescimento de óleo de rícino e alecrim. Na extensão dos fios só pode ser usado o azeite de oliva ou pode usar outro indicado por vc, como o óleo de coco por exemplo? E também só pode ser o azeite extra virgem ou o normal tb pode?

    Amo seu trabalho sou nova por aqui mas assisto todos os vídeos e já testei uma das suas receitinhas a hidratação com ovo e mel e amei!!!!

    Beijos. e obrigada

  14. Bom dia Júlia!

    Estou amando suas dicas e vídeos, tenho seguido todos, religiosamente. Meu cabelo está muito danificado, com quebra química, borrachudo e sem leveza.
    Estou na segunda semana do cronograma e já percebo melhoras.

    Não estou conseguindo achar o óleo vegetal de alecrim, só acho o essencial. Ele pode ser utilizado nos cabelos?

    Beijão e muito obrigada! Você está salvando meus cabelos!

  15. Boa noite lindona, fiz a reconstrução e meu cabelo estava tão necessitado q até macio ficou rsrs . Faço progressiva e uso tonalizante da Casting creme gloss 100 para não prejudicar tanto e depois de duas semanas. O vinagre interfere em alguma coisa? Bjs

  16. Boa noite lindona!! Meu cabelo está fino e com as pontas quebradiças mas macios, fiz uma reconstrução e uma umectação. Qual cronograma vc acha mais eficaz, faço progressiva e passo tonalizante Casting Creme Gloss 100. Bjoss

  17. Oi Ju, Boa Noite!
    Comprei na farmácia óleo de rícino, vem em um frasco de 30 ml da marca Farmax. No rótulo fala que é 100%, mas, não diz se é vegetal. Este também é bom para o cabelo? e qual a quantidade que devo usar? Adoro suas dicas! Beijos…

  18. Olá Júlia, como vai?

    Conheci seu canal essa semana e adorei, tenho assistido vários vídeos. Tenho uma dúvida, eu vi também um vídeo seu ensinando uma umectação com óleo de coco . Será que eu poderia unir essa do óleo de coco com essa do de rícino? Ao invés de colocar o de alecrim, eu colocaria na raíz de rícino e o de coco, e na extensão do cabelo colocaria somente o de coco para hidratar mais? Obrigada.

  19. Olá Júlia,
    Passei o óleo de rícino de farmácia no cabelo,pois, não encontrei outro. Achei o cheiro estranho e a consistência mais grossa que o óleo de coco, mas, o resultado foi muito bom. Meu cabelo ficou super brilhoso e mais encorpado. Será que é esse o resultado? Obrigada pelas maravilhosas dicas…
    Rachel

  20. Boa tarde Ju, comprei o óleo de coco para passar na extensão dos cabelos e o óleo de rícino para passar na raiz, mas como você mesmo disse ele é um óleo mais grosso de difícil aplicação, só que na minha cidade não tem o óleo de alecrim, já procurei em lojas de cosméticos, lojas de produtos naturais, drogarias e farmácias de manipulação, só achei no site que você recomenda no seu blog, mas pra mim não compensa por causa do valor frete. Por conta disso, gostaria de saber qual óleo que eu posso substituir pelo de alecrim, que faça o mesmo efeito com o uso do óleo de rícino?

  21. Oi Julia , meu nome é Fernanda primeiro quero te dar os parabéns porque o seu blog é o melhor gosto muito , hoje eu estava conversando com as minhas colegas sobre cabelos e elas me falaram que tem um oleo de absinto da polishop vc poderia fazer um post falando sobre ele pra ver se vale a pena comprar mesmo pois é um pouco caro rsrs beijooooos

    1. Boa tarde! Tudo bem?
      Descobri seu blog, canal no YouTube, página no face ontem através do site bolsa mulher e estou encantada com suas dicas, ontem mesmo já fiz a hidratação de glicerina e já anotei as dicas sobre o cronograma capilar. Mas queria ver sobre os óleos de ricino e de alecrim, fui na loja de cosméticos da minha cidade e não encontrei o de alecrim em nenhum lugar e o de ricino nas fármacias é um tipo de laxante, é isso mesmo?

  22. Olá ju! Sigo suas dicas no canal e amo todas
    Comprei o milk spray e o tonico rapunzel da lola mas estou com algumas dúvidas…
    1- O milk spray é um condicionador ou um leave in? Devo ou nao enxaguar?
    2- O tônico pode ser utilizado com o cabelo seco ou somente após o shampoo como diz na embalagem?
    Fiquei meio perdida mas sou muito grata se puder me ajudar!!! Desde já obrigada e sucesso ,beijinhos

  23. Julia todas as vezes que faco umectacao com óleos , depois de retira-los do cabelos minhas pontas ficam super secas… Eu nao sinto meu cabelo macio… Sera q meu cabelo nao conhece receber os nutrientes ?

  24. Oi JJúlia Tdu bem linda..então estou começando agora com meu cronograma capilar,Jú fiz duas hidratações e uma umectaçao, eu quero saber qual melhor hidratação faze depois de uma umectaçao..me ajuda Bjuu

  25. Antes de tudo, quero te parabenizar pelo seu trabalho, você é maravilhosa, não fico sem ver nenhum video seu e amo suas dicas! Essa de crescer o cabelo principalmente!!!! Gostaria de saber se posso dormir com o óléo de rícino no cabelo, como uma umectacao noturna. Obrigada desde já!!!!!!!

  26. Bom dia Julia,

    Pode me tirar uma dúvida por favor?

    Eu tenho o óleo de alecrim e o de jojoba. Posso misturar os dois e aplicar direto no couro cabeludo ou no lugar do jojoba tem que ser o de ricino?

    Obrigada

  27. Julia amore, adorei essa matéria….
    Então, você fala qo óleo de rícino e alecrim pode ser usado duas vezes na semana!
    Uma dessas vezes, posso usar o óleo no couro cabeludo e hidratação na extensão dos fios, ou só com umectação mesmo????
    Desde de já, muito obrigada

  28. Boa tarde,

    Você já testou o óleo bomba? Óleo de coco com óleo de rícino, gengibre e canela em pó para crescimento do cabelo. será que funciona? E se usar somente os óleos e tirar gengibre e a canela? Esse óleo que você fala de misturar de alecrim com óleo de rícino pode deixar a noite toda no cabelo? E no comprimento usar o óleo de coco?
    Obrigada.

  29. Júlia, tenho uma dúvida, eu posso usar tanto o óleo vegetal como o essencial de Alecrim que o resultado é o mesmo ? Ou existe uma diferença entre eles? Os 2 são fortes? Amo seu canal e acompanho sempre seus post’s.

  30. Estou Adorando. julia acabei de chegar e estou fascinada. bem eu tenho uma historia para lhe contar sobre meus passos e sofrimento que tive com o meu cabelo ao longo dos anos.tenho certeza que irá gostar desse episódio. foi um luta mas é o que vc diz tem que haver disciplina. isso é td. bjss Ah preciso saber sobre seu curso.

  31. Oiii Juh

    Meu oléo de alecrim é bem consistente é de gota, quantas gotas devo usar na misturinha de alecrin e ricino? De dia não consigo ter tempo para deixar a misturinha no cabelo posso passar e dormir com eles no cabelo? pode causar algum efeito contrario deixar tanto tempo no cabelo? Tenho progressiva posso usar?

    Beijos!!!

  32. Juh, eu posso fazer umectação noturna com o óleo de rícino na raiz do cabelo e o azeite de oliva nas pontas, ou somente o óleo de rícino??

    PS: Adoro seus vídeos Juh, seu cabelo é lindo. <3

  33. E eu vou fazer mecha mais escura pq faz mais de 1 ano q n tinjo pra ficar igual a raiz tenho.cabelo liso e loiro natural e melhor no dia comecar.com hidratação?.vou comecar a agenda capilar…ai a nutricao posso deixar o ricino na raiz agindo ne…? Me orienta por favor lindonaaa bjoooo

    1. Oi lindona,
      quando for fazer a química o ideal é fazer uma reconstrução
      ate uns 2 dias antes e no mesmo dia que fizer a química também
      é bom fazer uma reconstrução na hora do enxague,
      para começar o cronograma pode começar com a hidratação mesmo,
      pode deixar o rícino sim bjuss

  34. Obrigada linda eu fico muito feliz com as respostas suasss…. e tem muitas pessoas que falam muito bem do tonico de alho gota dourada vc ja usou ou conhece alguem?

    Beijos voce e muito querida

  35. A ok e comprei pra testar vamos ver ne…. e eu conprei tambem o concentrado de queratina da ACQUAFLORA dizem que ele e maravilhoso….vou te mandar a foto mo seu email posso? Beijos lindona eu te adoro mto viu

  36. Olá Júlia, Td bem? A
    Minha filha tem 5 anos, e o cabelinho dela é bem fininho, cacheado e não cresce sabe, tadinha ela ja sofre com isso, ela já sonha em ter cabelão. Haha gostaria de saber, se vc me indica alguma receita caseira pra ela, ví que essa do óleo de ricino não pode ser passada em menores de 10 anos, vc me indica algo??? Ah , e mudamos de estado a pouco tempo, e ela sentiu essa mudança sabe, dai caiu bastante o cabelinho dela, agora está com umas pontas crescidas e em cima no couro cabeludo, tem bastante cabelinho novo.. Será que corto essas pontas pra igualar todo ele? Obg

    1. Oi lindona na raiz pode sim no comprimento e pontas é melhor
      usar ele misturado com outro óleo vegetal pois ele é bem denso
      por isso pode ser mais difícil de aplicar e retirar bjus

  37. Olá Júlia! Não encontrei vídeo seu sobre a técnica de inversão, que ouvi bons resultados sobre, e está indicado para fazer 7 dias , dar intervalo de 30 , e fazê-la com uso de óleo de Ricino . Porém vc indica não usar este óleo mais que 2 vezes na semana. Pode substituir pelo de coco nos outros 5 dias? E faz-de-conta esta técnica antes ou depois de lavar?
    Beijo flor

  38. Olá Júlia , só encontrei na minha cidade o óleo de Alecrim essencial , gostaria de saber em duas colheres de sopa do óleo de rícino se posso usar uma colher de óleo de alecrim ?! Ou quantas gotas , pois no vídeo só fala pra usar em 100ml 25 gotas , e queria saber nessa quantidade , se poder me responder obrigada !

  39. Usei óleo de rícino, durante uns 7 mêses.
    Apenas uma vez por semana.
    Realemente estimula o crescimento capilar,
    Porém meu cabelo começou a cair.
    Tenho 22 anos, e meu cabelo nunca havia caído antes.
    Não usei mais, agora estou tomando imecap hair, para ver se diminui a queda.

  40. Oi julia.. Tenho duas filhas, uma de 5 anos e outra de 7 a de 7 anos tem o cabelo cacheado.. E estou tendo muitas dificuldades em cuidar do cabelo dela ja usei varios cremes e ate mesmo o óleo de coco.. Mas o cabelo dela ainda assim continua ressecado.. Ja não sei mais o que devo usar.. Por favor mim ajude

  41. Bom dia Júlia, tudo bem? Meu cabelo sofreu corte quimico e está bastante deanificado, muuuuuuito ressecado principalmente a ponta. Gostaria de ssaber o que posso fazer para recuperar meu cabelo, não queria cortar. Obrigada

  42. Oi Ju, gostaria de fazer uma pergunta que não tem a ver com o post mas que gostaria de esclarecer: o recipiente que usamos para fazer a misturinha das hidratações tem de ser, obrigatoriamente, de plástico?
    Obrigada.

  43. Tenho a queratina em gel da Queramax ela é sem enxágue e com proteção térmica. Já usei e ela n deixa com o cabelo com o aspecto pesado, por ser em gel. Posso usar como protetor térmico??
    Bjus!

  44. olá, boa tarde.

    Tenho uma filha de cinco anos com cabelos cacheados e como se sabe parece não crescer. Posso usar o óleo de rícino ou de Alecrim para ajudar no crescimento? sendo sua resposta não que outra receita caseira posso usar?
    Obrigada

  45. Oi Julia,
    eu tenho o óleo de alecrim essencial, nesta receitinha eu uso quantas gotas desse óleo para as três colheres de rícino?
    vc comentou a cada 100ml de óleo usar 25 gotas, porem tenho duvidas; as três colheres não dão a medida de 100ml (ficou confuso para mim)

  46. Olá bom dia..
    Meu cabelo demora horrores para crescer, tenho utilizado frequentemente o óleo de rícino para ajudar no crescimento, gostaria de saber se acrescentar o alecrim dentro do óleo de rícino ajudaria a Acelerar o processo. Bjsss lindona fique com Deus…

  47. oi ju adoreii alias como não gosta de seus videos maravilhosos e nos ajuda bastante como cuidar de nossos cabelos ..obrigada ju por tudo
    que Deus de abençoe sempre voce e sua familia ..beijoss

  48. Olá Julia, adoro seu canal aprendo muito com ele
    Gostaria de saber se posso misturar 3 óleos para passar no cabelo seria rícino, coco e azeite meu cabelo amaaa o de coco e azeite mas como estou com as pontas finas por conta das mechas gostaria de usar o ricino também principalmente nas pontas.
    Obrigada lindona !

  49. Oi Júlia, amo seu blog e seus videos ,são tantas informações para pouco tempo de cronograma capilar.tenho tantas dúvidas RSS.
    Júlia eu uso os produtos para crescimento Oleo,Tônicos e Shampoo de Ricino, alecrim,hibisco, cravo,gengibre etc que não pode ser usados por Gestantes
    Estou tentando ENGRAVIDAR, posso continuar fazendo uso desses produtos para crescimento.
    Bjos Obrigada

  50. Júlia eu uso os produtos para crescimento do cabelo como os tônicos, shampoo e oleo caseiro de alecrim gengibre cravos hibiscos etc…que não podem ser usados por GESTANTES
    ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR, POSSO CONTINUA FAZENDO USO DESSES PRODUTOS. BJUS LINDONA
    OBRIGADA

Deixe um comentário