Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo. Neste post vamos dar dicas de como você pode descolorir os cabelos em casa sem danificá-los. Para saber como fazer e os cuidados necessários, leia o post completo…

 

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

 

Olá meninas, tudo certo?

Antes quero indicar dois posts que fizemos logo no início do blog que tenho certeza que você vai adorar saber essas dicas: como fazer o cabelo crescer mais rápido e os principais tipos de escovas alisadoras.

Hoje o post é para você que acha lindo aquelas mulheres loiríssimas, que queria deixar cabelo igual, mas não tem coragem. Para ter um cabelos super clarinho, é necessário fazer a descoloração. Mas tenha cuidado! se quiser mesmo ficar loira, os cuidados para manter os cabelos bonitos e hidratados devem ser dobrados. Lembrando que, se você deseja clarear até 3 tons do seu cabelo, você pode pintar com tinta mesmo e danificar menos o seu cabelo. Consulte seu cabeleireiro e saiba mais.

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

Como descolorir os cabelos em casa sem danificá-los

Faça o teste da mecha antes de começar, pegue uma mecha bem pequena de seus cabelos e passe o produto, observe se depois da retirada do produto, seu cabelo não ficou muito quebradiço, ressecado ou elástico.
Caso seu cabelo tenha ficado com algum destes aspectos, não faça a descoloração! Mas faça sim uma hidratação profunda nos fios. Se ele não teve alteração e nem irritações no couro cabeludo, pode prosseguir com a maneira correta de descolorir os cabelos.

Para descolorir você precisa estar com os cabelos sujos e secos,  na última lavagem antes da descoloração, não faça uso de condicionador ou creme sem enxague, estes produtos formam uma película de proteção e dificultam que o descolorante penetre nos fios.

Há muitas divergências entre lavar ou não lavar os cabelos antes de processos químicos, no caso da descoloração a oleosidade natural do couro do cabeludo ajuda na proteção da raiz do cabelo, então deixe os cabelos sem lavar uns dois dias.

Para fazer a aplicação sozinha é complicado, principalmente na parte de traz do cabelo, a não ser que você já tenha habilidades com estes procedimentos em casa. Se precisar chame uma amiga para passar o produto em você, caso não se sinta segura mesmo assim, procure um profissional.

Lembrando que, se você deseja clarear até 3 tons do seu cabelo, você pode pintar com tinta mesmo e danificar menos o seu cabelo.

Pó descolorante: Utilize sempre pó descolorante dust free (que não levanta pó), desamarelador (azul). Quanto mais rápida é a ação do descolorante, menor é a chance de danificar seu cabelo. Dê preferência aos que descolorem 8 a 9 tons e procure uma marca de boa qualidade.
Sugestão de marcas: BlondMe 9 tons O BlondMe 9 tons (descolore os fios até o tom branco em pouco tempo), Igora Azul (Schwarzkop), Alfa Parf, Amend Color Intensy verde, L’Oreal, Felithi e Wella.

Água Oxigenada: Somente use oxigenada estabilizada cremosa, que pode ser 10, 20 e 30 volumes, não use a oxigenada de 40 volumes, ela dá um bom resultado, porém danifica muito os cabelos, muitas vezes só cortando para recupera-los. Não use no seu cabelo uma água oxigenada com um volume mais forte do que o necessário e use sempre a água oxigenada da mesma marca do pó descolorante.

Siga ao pé da letra as instruções do fabricante, faça a mistura na proporção correta sem alterações. O tempo máximo que o produto deve ficar nos cabelos é de 30 minutos, não ultrapasse esse tempo, após esse período o cabelo será muito danificado. Não repita a aplicação em seguida, mesmo que a cor desejada não tenha sido alcançada. O descolorante mais a oxigenada na segunda aplicação quebram o cabelo e o deixam elástico.

Não é todo o cabelo que ficará loiro branco, cabelos virgens chegam mais rapidamente a cor desejada, cabelos coloridos como: preto, castanho ou vermelho, dificilmente chegará ao loiro claríssimo. Respeite o tempo de cada tonalidade de cabelo.

Vamos aos passos de Como descolorir o cabelo em casa

1º Os cabelos precisam estar secos, podem ser sujos ou limpos, porém sujos, eles mantém a hidratação natural no couro cabeludo que ajuda na proteção do mesmo durante o processo. Desembarace os cabelos e aplique uma boa quantidade de queratina líquida, inclusive no cabelo e couro cabeludo.

2º Divida os cabelos em mechas para  facilitar a aplicação do produto, prenda cada mecha com piranhas ou presilhas.

3º Em torno do cabelo aplique uma camada de gel ou creme hidratante (na testa, orelhas, nuca e pescoço), eles vão impedir que a pele fique manchada ou sofra com a agressão da química.

4º Misture o pó descolorante com a água oxigenada. Caso o seu cabelo seja grande, use de dois a três pacotes de pó e vá acrescentando a água oxigenada até formar uma massa homogênea.

5º Com um pincel específico, comece aplicando o produto pela parte de trás (nuca). Tenha certeza que não ficou alguma parte sem produto. Passe o descolorante das pontas para a raiz e nunca ao contrário! A raiz tende a clarear mais rápido do que as pontas e se você quiser ficar com um cabelo loiro por igual e não um loiro degradê, é assim que você deve começar aplicando. Evite ao máximo o contato direto com o couro cabeludo.

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

6º Fique atenta ao tempo! O descolorante deve ficar no cabelo no máximo 30 minutos, esse tempo é indicado para quem está com o cabelo bem saudável para a descoloração e quer um loiro claríssimo. Depois de colocado o produto nos fios, olhe de 5 em 5 minutos se já chegou no tom desejado.

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

7º Lave os cabelos com shampoo e água fria em abundância quantas vezes for necessário para a retirar todo resíduo dos fios. A descoloração é uma decapagem do fio, após este procedimento é preciso hidratar e repor a queratina e os nutrientes que foram perdidos. Faça uma hidratação ou reconstrução dos fios, usando uma boa máscara hidratante com  ampola de queratina.

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo
Deixe o cabelo secar naturalmente e pronto, você esta linda e loira!
O cabelo descolorido requer cuidado dobrado de agora em diante!

A etapa seguinte é a neutralização do amarelo por meio de tonalizantes ou tinturas com pigmentação  que contenham tons azulados ou violeta.

Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

Não deixe de hidratar seus cabelos loiros, saiba mais dicas nesta matéria: Dicas de como cuidar de cabelos loiros. …e Esta: Como se Livrar da cor amarelada e esverdeada dos Cabelos Loiros.

Fiz esse vídeo de umectação com óleo de coco passo a passo, é super indicada para todos os tipos de cabelo, porém em cabelos ressecados ou danificados por alisamentos, tinturas e descolorações, o resultado é perfeito:

Espero que gostem meninas.

Para fazer esse post Como descolorir o cabelo em casa passo a passo utilizamos imagens do Google Images.

E ai gostou da dica Como descolorir o cabelo em casa passo a passo? Comente

Beijos e até o próximo post!

Júlia Doorman

 

4.5/5 - (416 votes)

131 thoughts on “Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

  1. Boa Tarde!Tenho um salão e nunca criei coragem para fazer progressivas e luzes.
    Amei as dicas…algumas coisas que não tinha conhecimento,como,aplicar queratina antes do clareamentos.Valeu!Amei este site,beijos…..

  2. Gostei das dicas, eu pinto os cabelos de castanho a uns 20 anos, queria descolorir deixando ele branco e depois pintar com KERATON banho de brilho GRAFITE ele já vem com queratina, já é hidratante, posso seguir este passo a passo, em todos os detalhes e já pintar no mesmo dia ou deixar e pinta no dia seguinte? será que consigo tirar toda a pintura dos cabelos na primeira tentativa

    1. Bom dia,
      segundo as instruções do KERATON sim, pode pintar no dia seguinte,
      mas se não pegar na primeira vez,
      aguarde uns 5 dias para usar o KERATON novamente,
      se estiver insegura para fazer a descoloração procure um profissional para fazer o procedimento.

      Bjus!

  3. Oiii, entao eu comprei o pó descolorante rapido (azul) Amend e ox vol. 40 Amend. O que vc acha ? Estou com um pouco de medo de passar ja q vi mts pessoas falando que ele age rapido com vol. 10.. será vdd mesmo ? Me ajudaaa :S
    Grata. adorei o post 😉

    1. Oi Vanessa,

      Ele dá um bom resultado, porém danifica muito os cabelos, é o mais rápido, porém tem essa desvantagem…
      seria melhor fazer com um profissional ou comprar para fazer sozinha no máximo até 30 vol.
      Bjus

  4. Ola, tenho um cabelo castanho, e gostaria de fazer ele num tom platinado quase branco, fui em vários salão para eles me falar do procedimento e nem quiserem me explicar, falaram que estraga o cabelo, que vai ficar feio, vai virar bucha, vai resecar, quebrar, vai ficar horrivel, eu quero fazer mas to com medo agora

      1. Adorei o passo a passo explicou muito bem!! A minha dúvida agora é saber de depois da descoloração posso tingir de loiro claríssimo acinzentado 10.1 logo em seguida e se precisa secar o cabelo antes para tingir

  5. Oi Julia, tudo bom?!
    Amei suas dicas! Eu já fiz várias vezes em casa e deu super certo.
    O mais importante depois é o tratamento né?! Usar sempre bons produtos para resgatar a vida do cabelo!
    Beijos!!!

  6. Ola boa dia queria descolir o csbelo mas meu cabelo bem curto, inevitavel eu nao acabar passando o produto no couro cabeludo, teria problemas do produto ter contato com o couro cabeludo ??

  7. Bom dia!!!
    Adorei suas dicas.
    Eu estava com os cabelos tingidos de louro escuro. Apesar de tingidos, tentei clarea-los com tinta mesmo. Tentei três vezes com marcas diferentes e nao consegui o resultado desejado. Meus cabelos ficaram levemente avermelhados, alaranjados. Essa era a cor natural dos meus cabelos quando criança. Acho que por isso ele sempre puxa para essa tonalidade.
    Já fiz esse mesmo procedimento há muitos anos com uma tintura da Loreal e dava certo, mas ela nao é mais fabricada.
    Essas tentativas foram feitas com intervalos de uma semana e meus cabelos nao estão danificados. Continuam macios e sedosos.
    No momento nao estou podendo pagar um bom salão. Para ir a qualquer um, prefiro tentar a descoloração em casa mesmo.
    Nessas condições, o que você me recomenda?
    Depois de descoloridos, nao preciso usar nenhuma tintura?
    Devo deixa-los apenas descoloridos?
    Se sim, como serão os retoques posteriormente? Apenas com descolorantes mesmo?
    Desde já, obrigada pela atenção.

  8. Oi meu nome é Renata ,meu cabelo é preto e gostaria de fazer luzes, entao eu iria descolorir pra pintar de castanho que é a cor natural do meu cabelo e fazer as luzes será que teria como e qual os produtos você me indicaria?

      1. Há 3 meses a trás eu dei uma definitiva 3D no cabelo e agora queria pintar de australiana em casa , tem algum problema no cabelo? Eu corro risco de perder pq vou ter que descolorir pq meu cabelo é preto

  9. Oi… Fiz progressiva há cerca de 1 mês, e meus cabelos não pinto há mais ou menos 1 ano…. Eles são castanho escuros, e gostaria de descolorir para tingi-los de vermelho…. O fato de fazer pouco tempo que fiz progressiva pode comprometer os meus cabelos??? Tintura ele tá quase na cor natural dele já, pois faz muito tempo mesmo que tingi… Quanto tempo depois da descoloração posso proceder com a pintura???

    Grata

    1. Oi flor,
      para avaliação do seu cabelo melhor procurar um salão,
      assim eles podem te dar suporte no processo, pode pintar 15 dias depois da descoloração para não danificar tanto…
      sem saber como esta seu cabelo é difícil falar se vai danificar ou não sabe?
      Bjus 🙂

  10. Oi querida adorei o teu blog e as dicas!!! Tenho um problema com o meu cabelo.. Cada vez que tenho que retocar a raiz com descolorante ou tintas fica laranja… O meu cabelo natural é castanho mas o resto e louro com muito trabalho pra deixar um louro completo.se puder Mr dar umas dicas… Bjs

  11. Boa tarde,

    Tenho o cabelo castanho porém já venho pintando há muito tempo, até uns 3 meses atrás ele estava com uma cor meio alaranjada. E resolvi fazer mechas no salão, na verdade era para ser ombrehair e a cabeleireira acabou fazendo mechas na qual não gostei, já se passaram 2 meses e meio que fiz as mechas e agora ele se recuperou um pouco. Gostaria de fazer ombrehair em casa e quero dicas de qual água oxigenada usar, de qual marca e volume e também um pó descolorante bom.
    OBS: Uma dica para não amarelar o cabelo, é usar a mascara matizadora da magic color, é muito boa, eu uso e recomendo.
    Grata desde já.

    1. Oi flor,
      tem várias marcas boas de uso profissional,
      você pode chegar na casa de cosméticos e ver as marcas disponíveis,
      que geralmente tem preço maior, mas qualidade melhor,
      bjus

  12. Ola meu cabelo é castanho e estou querendo muito mudar ,gostaria muito de fazer as mechas primeiro pra ver se vai ficar bom mas a cabeleleira me disse q vai ficar feio q meu cabelo vai cair e tudo ,mas estou querendo muito primeiro fazer as mechas pra depois pita-lo de vez de loiro claro nas estou com medo de q ele caia

  13. Oi!! Tenho procurado em muitos sites dicas pra descoloração. Sempre quis cabelos platinados mas o medo da danificação sempre falou mais alto que a coragem. Fiz californiana usando o metodo de descoloração em um salão, duas vezes. Nas duas vezes meu cabelo ficou com as pontas muito mastigadas 🙁 agora tenho medo de ver como ele ficaria no cabelo todo, mesmo nas mãos de um profissional 🙁

  14. Olá Querida, estou com uma dúvida cruel, o meu cabelo está alaranjado, eu quero deixá-lo com mechas louro acinzentado, como proceder, tenho muitos cabelos brancos, gostaria de saber como fazer para colorir e depois fazer as mechas. pois não tenho condições de pagar o salão me cobrou r$ 250,00 para fazer é impossível. Por favor me ajude !!!!!!!!!

  15. Oi Júlia tenho os cabelos castanhos escuro e resolvi fazer luzes, mas não gostei gostaria de saber quanto tempo posso pinta-lo e que tipo de coloração posso por.
    Obs:queria apenas iluminar mas ficou com tom laranja pra amarelo.
    Obrigada.

  16. Meu cabelo tá com muitas pontas duplas’ cuido deles muito bem mas não entendi a revolta.Oque Vc acha que pode estar acontecendo .Penso em clareá – lo daqui a alguns anos.. Eles são lisos por e efeito de selagem que uso a um ano e meio .

  17. oi eu tenho o cabelo castanho claro natural, e quero pi talo de vermelho vivo.. com essas dicas consigo fazer ou devo procurar um profocional? Depois de descolorizar posso pintar logo em seguido? Ou quanto tempo devp esperar?

  18. Todas as vezes que tentei fazer meu cabelo ficou alaranjado/acobreado. O que estou fazendo de errado? Já passei o desamarelador, mas não resolveu. Comprei o kit da Imedia Excellence Californianas e também não consegui o tom de loiro…

  19. oi Júlia tudo bem eu sou margia e sou fanática seus post eu tenho uma pergunta o meu cabelo e loiro mais eu queria deixar ele bem acinzentado mais não consigo já pintei trés vezes mais não fica acor que eu quero vc tem alguma dica pra mim

  20. Oiee.descolori meu cabelo em casa.ele é castanho escuro. agora esta horrível porque esta muito amarelo,que ton de tonalizante + ox posso usar e quanto tempo pode ficar no cabelo.o cabelo está bem tratado fiz reconstrução. mas a cor esta muito feia , queria escurescer já.me ajuda?

  21. Oie, meu cabelo é preto natural e quero pintar de ruivo, as cores são 7.4+6.66 para um ruivo ideal para pele bronzeada. Eu sei que preciso descolorir o meu cabelo pois o fio é grosso, mas não tenho ideia de quanto tempo devo deixar e qual produto uso para descolorir? Preciso estar com um tom 6.0 loiro escuro para enfim colorir. Preciso de ajudaaa!!!

    1. Gostaria de saber a resposta …Pois meu cabelo e pintado de preto só que quero uma cor no ton de vermelho como rubi ou tons vermelhos ,só que eu pintei no ton de vermelho rubi sem descolorir só que ficou o ton só nas raízes …agora quanto tempo eu posso esperar p fazer a descoloração …pois eu pintei a 1 dia atrás no dia 31 de outubro …

  22. Olá! Pinto o meu cabelo de preto azulado a mais ou menos 4/5 anos, e sinceramente enjoei… Meu natural é da cor, castanho claro ao médio, e quero muito mudar de cor… Pensei até em esperar os fios cresceram póis, assim a cor pegaria facilmente… Só que meu cabelo demora muito pra crescer, é o meu querer mudar é para AGORA… Minha dúvida é; Quantas vezes acha que terei que descolorir para ter um tom claro? qual a cor ficará após a primeira aplicação? Grata.

  23. Oiii estou louca pra descolorir as pontinhas do meu crespo!!
    Tenho um cabelo tipo black com cachos pequenos e tenho muito medo de ir em salão porque querem escovar pra clarear…
    Então vou tentar fazer sozinha com suas dicas..
    Dúvida: coloco a queratina no cabelo sujo, separo, aplico o pó descolorante com a oxigenada de até 30 volumes ,espero no máximo 30 minutos e depois lavo e passo uma ótima mascara.. correto?
    E o tonalizante? vai antes da máscara??
    Fiquei em dúvida..
    beijosss

  24. Oiii, boa tarde. Meu cabelo é castanho escuro, e estou pensando em descolorir para pintar de vermelho cereja, quantos dias após descolorir eu posso pintar? E se pintar no mesmo dia tem algum problema?

  25. Ola julia. Amei o post e as dicas. Mas tenho uma grande duvida. Meu cabelo eh naturalmente castanho escuro e fiz luzes nele a tres meses. Porem quero clarear ele todo mas nao quero refazer as luzes. Se eu fizer esse passo a passo corro o risco de ficar com o cabelo todo no mesmo tom de louro ou ainda vai dar pra ver que tenho luzes? Agradeço muito se puder me responder. Beijos

  26. olá, tudo bem? fiz um alisamento a um mês e meio, meu cabelo é castanho escuro eu pintei de preto usando um tonalizante e ele já voltou a cor normal, lembrando também que meu cabelo era médio eu cortei e agora esta no ombro a pouco tempo…tem algum problema de eu fazer esse procedimento?

  27. Meu cabelo é um loiro natural na escala de cores é um 7, ele é virgem e eu quero descolorir e deixa-lo branquinho, é seguro?
    eu vou fazer sozinha em casa, e provavelmente vou comprar produtos da alfa parf, e vou usar a tinta 12, e claro, vou hidratar o maximo

  28. Gente me ajudem eu descolorir o meu cabelo do que eu comecei estando comecei pela raiz e a raiz ta clara e as pontas do meu cabelo da escura, pra ficar a cor tudo igual eu tenho que descolorir das pontas até a raiz ? Me ajudem por favor!

  29. Oi julia primeiro quero te dizer que amo suas dicas te sigo no facebook e leio muito seu blog. Eu tenho os cabelos tingidos de preto e ha alguns meses descolorir as pontas do cabelo mas nao gostei do resultado agr quero pintar o cabelo de castanho sera que posso,bjs .

  30. Oi Julia! Tudo bem?

    Há pouquíssimo tempo descobri este site, mas já devo dizer que ele tem me ajudado muito.

    Quero tirar uma dúvida: passo preto azulado já faz um bom tempo, mas decidi mudar para um vermelho puxado para o violeta. Passei dekapcolor, mas não mudou muito, por isso resolvi descolorir. Porém, só quero descolorir uma vez, para conseguir a cor que desejo.
    Conforme o cabelo cresce, passando apenas a tinta, a raiz natural ficará no mesmo tom que o restante pintado.

    Obrigada!

  31. Oi Ju, descoloriu meu cabelo mas não consegui chegar no tom que eu queria, quanto tempo depois posso fazer uma nova descoloração?
    Meu cabelo está preto, deu uma leve desbotada mas está tudo certo, nao ressecou muito. Obrigada, beijos.

  32. boa tarde meu nome é Lucilene, meu cabelo é longo e preto mas ja faz tempo que nao o pinto, so que esta com tintura nas pontas (na altura do ombro para baixo) porem estar muito seca e aspera (orivel mesmo) no meu casso e somente a tesoura para resolver o meu Problema ou tem alguma dica caseira que possa me ajudar? muito obrigada

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados com hidratações e umectações
      com óleo vegetal semanais, e reconstrução uma vez no mês para fortalecer,
      no menu receitas caseiras tem passo a passo de uma hidratação para cabelos
      ressecados e pontas espigadas bjus

  33. Gostei das dicas, amanhã vou fazer ombre hair estava com duvidas sobre a limpeza dos cabelos, já que ele esta sujo não sei se o tom iria mudar ou teria agressão maior ou menor nos cabelos. Mas gostei de saber que é melhor sujo terá maior proteção. bjx

  34. Oi lindona tudo bem com vc?
    Meu cabelo é louro escuro com algumas mechas mais clara natural, pintava ele d preto porém já só resta um pouco mais que as pontas com a tinta ainda mas já está bem desbotado queria saber se posso passar o descolorante só pra dar uma leve clareada só pra pegar a tinta pois quero pintar d louro médio acobreado,posso postar logo em seguida do leve clareamento?

  35. Oi bom dia meu cabelo e castanho escuro fiz luzes a cinco dias e ficou uma cor amarelo ovo gostaria de saber quando posso fazer o procedimento denovo e se posso jogar uma tinta loira platinada por cima ou espero algums dias pra passar ela? Obg

  36. OLA BOM DIA JULIA ,EU TENHO O MEU CABELO MEIO AVERMELHADO ,POR QUE HA UM ANO MAIS OU MENOS ELE SAIU BEM A COR ,AGORA TO QUERENDO CLAREAR ,COMPREI UM PO DESCOLORANTE CARE LISS 20 GRAMAS E AGUA OX 20 VOUME ,SERA QUE EU CONSIGO DA UMA CLARIADA ,NELE?VC ACHA QUE VAI CLAREAR

  37. Gente, meu cabelo foi descolorido usando a touca no salão há uns três meses. Agora eu pretendo descolorir tudo e quero fazer em casa, tem algum problema passar a descoloração por cima da outra?

Deixe um comentário