Como pintar o cabelo em casa passo a passo

Como pintar o cabelo em casa passo a passo. Como fazer a tintura em casa, como aplicar com segurança, para saber tudo, clique aqui e aproveite!

 

Como Pintar o Cabelo em casa Passo a Passo

 

Olá meninas, tudo certo?

 

Primeiramente para você que gosta de saber tudo sobre o cabelo leia os posts que fizemos sobre  cuidados pós progressiva e chapinha estraga o cabelo? …Outra dica boa é esta: Como tirar tinta de cabelo da Pele.

 

Hoje vamos fazer o passo a passo da tintura…é um processo bem simples que você mesma pode fazer em casa. Basta tomar alguns cuidados.

A durabilidade e qualidade da coloração depende da saúde dos fios. Um produto de boa qualidade é importante, mas o cabelo precisa estar bem cuidado para que fios não fiquem opacos e desbotados.
A primeira dica antes e depois da coloração é hidratar os fios para não deixá-los quebradiços. Com os fios fracos, a coloração pode durar pouco tempo nos cabelos e ainda pode aumentar o risco de quebra na fibra capilar.

Como pintar o cabelo em casa passo a passo

 

É importante fazer hidratação nos cabelos toda semana após a aplicação da tintura, lavando sempre com água fria, no máximo morna.

Quando os cabelos são pintados uniformemente, é normal a coloração das pontas ficar mais intensa que a raiz, pois já estava com a tina anterior absorvida nos fios. Outra dica para acertar na coloração é não usar shampoo anti resíduos, que ajudam a desbotar os fios.

Antes de pintar, fique um dia sem lavar os cabelos, a oleosidade natural protege o couro cabeludo da química. Para saber a quantidade ideal de tintura, avalie o comprimento e o volume de seus cabelos. Os fios longos ou muito volumosos precisam de dois ou mais tubos de tintura.

Faça a prova de toque antes para evitar irritações e alergias no couro cabeludo. Coloque uma gota da coloração com o revelador atrás da orelha ou na nuca. Se o local ficar sensível ou coçar em até 48 horas, não use o produto. Procure um profissional para lhe orientar melhor.

Siga as instruções à risca. Cada fabricante traz no verso da embalagem orientações que garantem o resultado da cor.

E por último, se for fazer a tintura dentro do banheiro, tome cuidado, forre o chão e pia para não sujar tudo de tintura.

Vamos aos passo a passo?

Você vai precisar de:

* Pote plástico para fazer a mistura
* Capa de plástico ou uma camiseta velha para cobrir os ombros e não sujar sua roupa
* Creme Hidratante para passar nas orelhas, pescoço e testa e não manchar
* Pincel próprio para tintura
* Luvas de plástico ou de borracha para não manchar as mãos

Vamos ao processo da tintura:

1 – Divida o cabelo, separando várias mechas com cerca de 2 dedos de espessura. Prenda-as com piranhas para facilitar a agilizar a aplicação.

Como pintar o cabelo em casa passo a passo

2 – Com um pincel próprio, aplique a tintura nas mechas da região da franja para trás. Comece pela raiz e vá até as pontas de cada mecha. Quem tem cabelos brancos, comece da franja também, é onde os fios brancos estão mais expostos e são mais visíveis. Seja rápida, procure não passar de 15 minutos a aplicação.

3 – Quando todas as mechas estiverem cheias de tinta, faça uma massagem com as mãos para espalhar bem o produto.

4 – Espere o tempo de pausa indicado na embalagem pelo fabricante, não ultrapasse.

5 – Não prenda o cabelo, não enrole,  nem use prendedores enquanto a coloração estiver agindo. As áreas abafadas poderão manchar. Nunca saia ao sol ou coloque uma touca térmica com a tintura no cabelo para não interferir no resultado da cor.

6 –  Depois do tempo indicado na coloração, lave o cabelo conforme as instruções do produto. Algumas marcas sugerem só enxaguar com água e usar do creme do kit.

7 – Deixe secar naturalmente ou seque com o secador, mas use uma temperatura mais baixa. Se usar secador, use um protetor térmico antes.

Como pintar o cabelo em casa passo a passo

Os passos para retocar a raiz são iguais aos da tintura no cabelo inteiro, mas somente na raiz!

Depois você pode aplicar o que sobrou da raiz no restante do cabelo, deixar mais uns 15 minutos e enxaguar bem.

Aproveitem e confira o meu vídeo Como Cortar o Cabelo em Casa Sozinha – Corte Arredondado Passo a Passo , tenho certeza que você vai amar essa dica!

E é isso meninas, espero que gostem e aproveitem o post.

Para fazer a matéria Como pintar o cabelo em casa passo a passo utilizamos imagens do Google Images.

E ai gostou da dicas de Como pintar o cabelo em casa passo a passo? Comente

Beijos e até a próxima…

Júlia Doorman

4.5/5 - (103 votes)

90 thoughts on “Como pintar o cabelo em casa passo a passo

    1. Flor, pode hidratar dois dias antes e
      fazer reconstrução 2 dias depois, depois da reconstrução, conta mais 2 dias
      e faz uma umectação com óleo vegetal, para alinhar os fios e dar brilho,
      Bjus

  1. Oi Ju!! Gostaria de pedir uma ajuda! Resolvi fazer umas mechas e quem fez pra mim fez errado, descoloriu demais e depois pintou em um tom de loiro que ficou muito estranho, fiquei tao nervosa que passei eu mesma a tinta castanho escuro em casa, só que meu cabelo ficou manchado e cheio de falhas pois nunca tinha feito isso varias cores… E esta me irritando! Comparado a como meu cabelo era antes danificou, mas nao tanto… Meu cabelo era muito cedoso, cheio de brilho e liso, está opaco, seco, caindo e meio estranho… Apesar de eu saber que danifica a cor esta me irritando! E estou sem grana para salao rs… O que acha de eu pintar de castanho escuro de novo?

  2. Oooi Ju!!
    Eu pinto os cabelos de 15 em 15 dias(por causa dos bancos). Tenho cabelos curtinhos. Devo fazer uma nutrição 2 dias antes da tintura, uma reconstrucao 2dias depois da tintura? Quanto tempo depois posso fazer uma nutrição novamente? Pois logo terei q pinta-lo outra vez. Tem problema fazer muitas nutricoes? ( praticamente 2 vezes por semana)

  3. Queria saber o seguinte, eu fiz reconstrução antes de pintar o cabelo…tipo lavei o cabelo fiz o tratamento normalmente e quero pintar eu tenho que lava o cabelo e depois pinta ou posso pintar normalmente?

  4. Ju, ando lendo seu blog e aprendendo bastante. Tenho uma duvida e quero saber se você pode me ajudar, por favor: seguinte, meu cabelo vai ate a metade das costas, tenho cerca de 8 dedos de raiz virgem castanho claro, dos 8 dedos pra baixo tem tintura castanho claro misturada com castanho médio, e dos meio pra baixo tem luzes, sendo que a tintura cobre as luzes. Faz 10 meses que eu cobri as luzes com tinta, então agora o cabelo ta praticamente castanho claro inteiro, exceto algumas mechas mais claras por baixo devido as luzes. A minha duvida e: se eu jogar um loiro escuro 6.0 nele todo, vai dar alguma diferença da raiz para o restante? Vai pegar? Poque a tinta desbotou pra mesma cor da raiz, queria saber se vai ficar uniforme. Desculpa pelo texto gigante… Beijos pra moça de cabelos bonitos

  5. Oi Júlia! Como vai? Eu fiz ombre Hair, e agora quero pintar só a parte que tingi, vai ficar feio? Pq não quero pintar o cabelo todo, pois a raiz ta virgem. E depois de tirar a tinta posso passar um shampoo hidratante na raiz? E depois disso posso passar só o creme da coloração ou posso fazer uma hidratação com um creme meu? Ou passo primeiro o creme da tinta e depois o meu? Ou misturo os dois? Obrigada pela atenção! Beijos

  6. Olá, goataria de saber se após pintar o meu cabelo (deixar o tempo da tinta agir) eu posso fazer o processo de cauterização ou devo esperar um tempo? Meu cabelo já é um pouco danificado pois já uso tintura e descoloração a um bom tempo mas estou sempre hidratando e quero fazer a cauterização.
    Parabéns pelo seu blog, é divino! Bjs.

  7. ADOREI SEU BLOG JU, QUERO MEUS CABELOS IGUAIS AO SEU .

    TIREI UMA FOTO DE COMO MEU CABELO ESTA, E DEPOIS DE TODAS AS HIDRATAÇÕES E RECONTRUÇÕES E TA,BEM, ESTOU TOMANDO O REMEDIO PARA CABELOS CRESCER O PANTOGAR DEPOIS DDE ENVIO AS FOTOS.

    MEUS CABELOS ERA PRETO VIRGEM NATURAL DAI FIZ LUZES E PINTEI DE CASTANHO MANCHOU E PINTEI NOVAMENTE DE LOIRO ESCURO , AGORA DECIDI ESCURER PINTAR DE PRETO MAS VOU SEGUIR SUA DICA , CASTANHO ESCURO E CASTANHO MEDIO PARA NÃO FICAR TAO ESCURO COM ASPECTO FEIO. ESTOU FAZENDO O CRONOGRANA CAPILAR MUITO BOM BJOS

  8. Julia, minha amiga pintou o cabelo dela de vermelho e o cabelo está com 2 dedos de raíz natural, o comprimento de uma cor e as pontas mais claras pois ela tinha ombre hair e agora o vermelho desbotou e está um arco-íris e ela quer que eu retoque o vermelho pra ela, por onde eu começo?

  9. Oi, meu cabelo é loiro escuro e eu tenho umas luzes loiro claro so que já está no meio do cabelo e a raiz esta virgem, pensei em pintar ela inteiro e algum tom de loiro vc tem alguma dica pra mim ?

  10. Ola sou Loira natural mais pintei o cabelo de preto e agora pintei o cabelo de Loiro Claro dourado e está pegando mais na raiz pois fiquei 3 ou mais meses sem pintar antes.
    Que dica você me da ?

  11. Oi Júlia antes de tudo quero falar que sou sua fã, pela primeira vez pintei meu cabelo de preto azulado, e eu amei, quero saber se posso pintar meu cabelo todo da raiz as pontas todo mês, pois gosto dele bem pretinho e percebo que ele da uma desbotada .

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo carinho,
      pode sobrecarregar o cabelo com excesso de tinta
      faça o retoque da raiz e com o restante
      que sobrar aplique no restante do cabelo
      mais só deixe agir por apenas 15 minutos,
      bjuss

  12. Oi júlia, estou amando suas dicas, meu cabelo melhorou bastante depois que conheci seus vídeos. a um ano e meio fiz uma selagem que foi mal-sucedida, depois disso fiquei apavorada com qualquer quimica, não usei mais nenhuma durante todo este tempo, mas tem uns cabelinhos brancos bem na frente que estão me incomodando. Quero pintar o cabelo, mas tô morrendo de medo, já que depois da selagem meu cabelo ficou fraco e com quedas. O que vc me indicaria, ou qual tinta vc indicaria para mim?

    1. Oi lindona,
      não posso te indicar a tinta pois não
      uso no meu cabelo mais veja o post aqui no
      blog sobre como disfarçar ou cobrir totalmente
      os fios brancos está no menu dicas e cuidados,
      bjuss

  13. Oi Júlia, preciso de sua ajuda!

    Descolori meu cabelo que ficou bem claro mas, em um tom cobre, após passei a tinta Igora 4.99, que é um violeta bem escuro. Na raiz ficou lindo, mas no comprimento e nas pontas, ficou com mechas marrons e algumas vermelhas.
    Como posso deixar o resto do cabelo no mesmo tom que a raiz?? Se eu pintar novamente consigo deixá-lo inteiro na cor da raiz?

    Obrigada,
    Letícia

  14. Oi Júlia, tenho uma dúvida frequente… Meu está com umas mechas em um tom de mel e o fundo dele é 6.7. quero tingir de loiro cinza médio , vai ficar todo de loiro? Ou terei que descolorir?

  15. Juliaaaa…. Tudo bem? Estou amando suas dicas….. Preciso de sua ajuda, fiz luzes tem dois meses e meio, mas detonou meu cabelo…ele ficou elástico e quebrou absurdo….faço umectação e hidratação toda semana, já fiz varias reconstruções e agora estou fazendo uma vez por mês.
    Como quebrou bastante meu cabelo ele está com um aspecto muito ruim! Gostaria de escure-lo novamente, porque esperar ele crescer vai demorar bastante, fiz progressiva tem um mês…… Se eu escurecer melhora o aspecto? Tem perigo de quebrar mais meu cabelo?

    1. Oi lindona se seu cabelo está elástico faça apenas reconstrução uma
      vez na semana, não faça hidratação e nem umectação para não amaciar os
      fios depois que recuperar volte com os tratamentos normalmente,
      se ele não estiver elástico faça hidratação e umectação semanais e reconstrução
      a cada 15 dias ate melhorar o quebrado depois faça uma vez no mês,
      o ideal é recuperar antes de pintar bjus

  16. Oi Júlia, salvou meu cabelos com suas dicas e receitas caseiras, muito obrigada! Gostaria de saber qual o intervalo devo dá de uma coloração para outra? Não tenho palavras para te agradecer, te recomendo para todas as minhas amigas. Bjos lindona!

  17. Julia há algum tempo fiz mechas no cabelo, quando a raiz cresceu pintei com tinta loira pra igualar só q ficou meio alaranjado pq meu cabelo e um pouco escuro. Agora tô pensando em ficar ruiva só q n sei como faço pra pintar começo pelas pontas ( descoloridas) Ou raiz? Me ajuda Bj adoro seus videos

  18. Julia eu tenho os cabelos castanhos e sou branquinha e queria ele no tom de loiro , gostaria de sua opiniao sobre tinturas caseiras como, mel, canela, cha de camomila porque dizem que clareia muito bem os cabelos sem precisar de nenhuma quimica mas queria muito ter a sua opiniao a respeito dessas tinturas, voce acha que pode danificar com o tempo?

    1. Oi lindona,
      pode ser devido ao crescimento da raiz e também
      porque essa área fica mais exposta ao sol por exemplo isso são fatores
      que podem influenciar,
      procure distribuir bem a tinta e deixe agir sempre o
      tempo pedido na embalagem,
      para ajudar a tintar a durar mais use produtos que prometem
      manter a cor no cabelo bjuss

    1. Oi lindona,
      depois que o cabelo estiver seco pode sim,
      mas se preferir faça uma reconstrução capilar
      apos pintar já na hora do enxague para fortalecer
      os fios, e depois de 2 dias faça a umectação bjus

  19. O meu cabelo é loiro escuro e nunca pintei , gostaria de pintar com uma cor que se assemelha a cor natural dele, mas tenho medo de pintar de loiro escuro e ele ficar amarelado . Posso arriscar no loiro escuro mesmo?

Deixe um comentário