Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho!

Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho! Neste post você vai aprender como fazer seu bebê dormir sozinho no berço. Clique e confira!

Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o sono dos bebês.

A nossa vida é feita de fases e isso começa desde o momento em que nascemos. Com isso chega um momento em que os bebês precisam começar a dormir sozinhos.

É a partir dos 8 ou 9 meses de idade que os nenéns já podem começar a dormir sozinhos.

Para isso é necessário ter muita calma, paciência e aprendizado, pois não é de um dia para o outro que o bebê vai se acostumar a dormir sozinho sem precisar do colo.

Mas é dia após dia que ele vai se adaptando e logo vai passar a dormir sozinho sem precisar ser ninado no colo e vai se acostumar com seu berço e com sua nova rotina.

Então para te ajudar nessa tarefa eu fiz um post com dicas bem funcionais que vai te ajudar com certeza.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

  • Criar uma rotina e segui-la!

Criar uma rotina do sono e respeitar é muito importante.

Crie uma rotina de hábitos para o seu bebê estipule um horário para dar banho a seguir um horário para o neném jantar, depois mamar e após trocar a fralda e colocar a roupinha para dormir.

Quando for trocar a fralda e a roupinha do neném procure ir para o quarto deixando a luz baixa e com o máximo de silencio possível.

Deixando o ambiente dessa forma o sono do bebê será favorecido. Procure conversar com o bebê ou cantarolar, mas sempre com o tom de voz bem baixinho isso vai ajudar a embalar o sono.

No início você pode ninar o neném no colo e após isso colocar no berço já que de início ele está acostumado com o colo.

como-fazer-o-bebe-dormir-sozinho-sono

Quando a minha bebê a Maju nasceu eu gravei a nossa rotina noturna e mostrei tudo em vídeo para vocês.

Assista no vídeo abaixo!

 

  • Estipule ambientes diferentes para o bebê brincar e dormir!

Estabelecer ambientes diferentes para que o bebê durma e brinque é fundamental para a sua adaptação.

Durante o dia tenha um ambiente separado aonde o neném vai poder brincar, esse ambiente deve ser bem iluminado, com sons, movimentos e com bastante cores.

Já o ambiente para ele dormir deve ser bem calmo, tranquilo, e com luz baixa. Isso vai criar uma rotina diária e vai ajudar para que o bebê se acostume com o ambiente em que ele vai dormir.

Assista também a rotina diária da Maju quando ela era menorzinha!

 

  • Coloque o bebê no berço!

Como falei na primeira dica nos primeiros dias mais exatamente nos 10 primeiros, você pode levar o neném para o quarto e ninar ele no colo e após colocar no berço.

Depois disso comece a levar o neném para o quarto e nina-lo no berço. Fique ao seu lado converse baixinho, faça carinho e cante para ele até que o sono chegue.

Evite ao máximo pegar ele de volta e colocar no colo a não ser que ele esteja chorando demais e que esse choro passe de 1 minuto.

Se isso acontecer você deve pegá-lo, mas sem sair do ambiente do quarto, pois é preciso que ele se acostume com o local e entenda que é ali que ele vai dormir sempre.

como-fazer-o-bebe-dormir-sozinho-berco

Nesse post eu dei dicas para ajudar a aumentar o leite materno confira: como aumentar a produção de leite materno naturalmente.

Confira também!

Como fazer o bebê voltar a mamar relactação.

  • Não tire rapidamente o bebê do berço se ele chorar durante a madrugada!

Se durante a madrugada o seu bebê começar a chorar não vá logo ao seu encontro, aguarde alguns segundos para ver se ele vai voltar a dormir.

Pois se ele acordar chorando e você for rapidamente ao seu encontro isso vai se tornar um hábito e ele vai se acostumar com isso.

Mas se passar alguns segundos e ele não parar de chorar e não voltar a dormir vá até lá e veja se está tudo bem.

Mas é muito importante que você faça isso em silencio sem acender a luz, também não brinque com ele, não converse e muito menos pegue no colo.

Se você perceber que o bebê está inquieto demais e não consegue mesmo voltar a dormir por si só, veja se isso tem algum motivo como fome, febre, a fraldinha pode estar suja ou alguma outra coisa que está fazendo mal.

Se depois disso o bebê não conseguir dormir tire ele do berço e mantenha acordado. Existe também alguns bebês que choram por fazer birra.

Por isso eu fiz um post com dicas para saber lidar com essas birras.

Confira!

Como lidar com a birra do bebê.

  • Vá se afastando e mantendo distância devagar!

Depois que o bebê pegar no sono dentro do berço procure não sair logo do quarto. Comece a se afastar aos poucos pois mesmo dormindo o neném é capaz de sentir a sua presença.

Nos primeiros dias procure sentar ao lado do berço em uma poltrona ou no chão. Dessa maneira se caso ele acordar e se levantar ele vai perceber que você está ali pertinho para ajudá-lo se caso alguma coisa acontecer.

Assim ele vai se sentir seguro e protegido e aos poucos vai se adaptando a dormir sozinho sem precisar do seu colo.

É muito importante manter a firmeza se caso ele acordar e levantar a cabeça para te olhar não levante e não pegue no colo converse baixinho e ecoe um “xiii” para que ele se acalme e volte a dormir.

como-fazer-o-bebe-dormir-sozinho-observar

 

  • Entregue ao bebê um objeto para ajudar no seu conforto!

Para ajudar no conforto do neném procure oferecer a ele um objeto como um paninho ou um boneco para ficar ao lado dele para ajudar a acalmar.

Hoje em dia existe alguns panos ou bonecos feitos para pegar o cheiro da mãe ou do pai e depois passar para o bebê.

Esses objetos são feitos para ficar um tempo com os pais para pegar bem o cheiro de ambos e depois deve ser colocado com o bebê, dessa forma o cheiro vai acalmar o neném e ele não vai se sentir sozinho.

É importante tomar muito cuidado e observar para que o pano ou o objeto escolhido não venha trazer risco e sufocar o neném durante a noite.

Os objetos costumam ser recomendados para crianças abaixo de 12 meses para evitar qualquer risco.

Se o seu bebê faz o uso da chupeta você pode oferecer a ele, pois isso vai ajudar a acalmar e facilitar o sono.

No vídeo abaixo eu mostrei o diário da Maju já com 6 meses.

Contei muitas novidades que ela está vivendo nessa nova etapa.

Assista!

 

  • Entenda o mecanismo de sono do bebê!

Conforme o bebê vai crescendo ele vai tendo ciclos de sonos diferentes.

Os ciclos de sono duram cerca de 60 minutos destes 60 minutos 10 a 20 minutos são de sono leve, de modo que qualquer ruído pode acordar e interromper o sono do bebé impedindo-o de adormecer e atingir o sono profundo.

Durante a noite, o ciclo de sono leve/sono profundo repete-se de hora a hora, durante toda a noite. Por isso, acordar de hora a hora é intrínseco à própria dinâmica do sono do bebé e à sua imaturidade neurológica.

Entender o ciclo de sono do bebê é muito importante pois o sono é uma das causas do choro dos nenéns. Mas existe outras causas também como por exemplo a cólica e o soluço. Essas situações trazem muito desconforto e incomodo.

Por isso eu fiz dois posts para ajudar a você a acabar com as cólicas e soluço também.

Confira!

Como aliviar e evitar a cólica no bebê.

como-fazer-o-bebe-dormir-sozinho-sono-tranquilo

Informação importante!

É normal que os bebés necessitem de acompanhamento dos pais para dormir até aos 2 ou 3 anos de idade. Pois nessa fase eles já conseguem perfeitamente acordar e voltar a dormir sozinhos.

Mas isso vai depender de criança para criança algumas podem ser acostumar mais rápido e outras não. Por isso é importante sempre ter calma, paciência e carinho e saber entender e respeitar o tempo deles.

Pois vai chegar o momento em que com certeza eles vão conseguir dormir sozinhos sem precisar desse acompanhamento.

Assista também!

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

5/5 - (11 votes)

Deixe um comentário