O que fazer quando o cabelo está caindo muito!

O que fazer quando o cabelo está caindo muito! Neste post você vai conferir o que fazer quando o cabelo cai e quais os motivos da queda. Clique e confira!

 

O que fazer quando o cabelo está caindo muito!

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre a queda de cabelo.

A queda capilar é um assunto muito serio que mexe com a auto estima mas que também pode ter relação com a nossa saúde.

Por isso nesse post eu vou citar quais são às causas que levam o cabelo a cair e vou mostrar alguns tratamentos que vão te ajudar a combater e acabar com esse problema.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Quais são as causas que fazem o cabelo cair?

Não existe um motivo principal que cause a queda pois ela pode acontecer por vários motivos.

São eles:

  • Genética.
  • Estresse.
  • Problemas hormonais.
  • Menopausa.
  • Alergias no couro cabeludo causado por uso de alguns produtos.
  • Alguns medicamentos.
  • Uso em excesso de químicas.
  • Alimentação inadequada.
  • Dietas restritas demais.
  • Falta de vitaminas e ferro no sangue.
  • Doenças como anemia, lúpus, tireoide e diabetes.

Além das causas descritas acima, existem também alguns erros graves que cometemos que podem causar a queda capilar ou pode agravá-la ainda mais!

Saiba quais são eles nesse post: cabelo caindo muito o que fazer.

Mas antes de continuar existe um outro problema que pode ser facilmente confundido com a queda capilar…

A QueBRa capilar muita das vezes é confundida com a queDa dos fios pois ao passar a mão no cabelo sai alguns fios entre os dedos.

Mas como saber qual dos dois problemas você está passando?

É quebra ou queda capilar?

Para distinguir um problema do outro é bem simples, basta observar as características dos fios que está saindo na mão ou na escova.

Em caso de quebra os fios se partem e acabam saindo pela metade do tamanho que o fio realmente é.

Outra característica é que ao passar a mão pelo couro cabeludo é possível sentir alguns pedaços de fios de cabelo ou “toquinhos” como também podemos chamar.

Quando acontece a quebra do cabelo o fio não sai completo da raiz e sim parte no meio isso acontece porque por algum motivo ele acabou ficando enfraquecido.

Já na queda é diferente, o fio sai com a raiz (aquele pontinho transparente no começo do fio).

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-quebra

Entenda mais sobre os motivos que levam a acontecer quebra capilar aqui: porque o cabelo quebra.

O que fazer quando o cabelo está caindo muito?

A seguir vou mostrar alguns tratamentos que podem ser feitos de forma caseira ou em clinicas especializadas no combate da queda, e também alguns hábitos que você pode adotar e que vão interferir diretamente no combate nesse problema.

  • Peeling capilar!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-peeling

O peeling capilar é um tratamento muito eficaz para melhorar a saúde do couro cabeludo eliminando a queda capilar, impurezas, caspa, seborreia e de quebra também ajuda no crescimento dos fios, o peeling é uma esfoliação feita no couro cabeludo com o auxílio de um produto esfoliante especifico para essa área.

Ele atua na eliminação de células mortas, resíduos de produtos acumulados, e excesso de oleosidade pois a oleosidade e o suor em excesso e acumulados também são causadores da queda capilar, porque acabam entupindo os folículos capilares e com isso os fios ficam enfraquecidos sem forças para crescer e a queda acaba tendo início.

O crescimento capilar acaba sendo estimulado através do peeling pois no processo é feito uma massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares e com isso a circulação sanguínea é ativada fazendo com que o crescimento saudável do cabelo aconteça.

O peeling capilar deve ser feito uma vez a cada 30, 40 ou 60 dias, mais do que isso não é necessário, e a forma de fazer é bem simples, pode ser usado tanto um produto industrializado já próprio para essa função ou pode também ser usado esfoliantes caseiros para fazer a esfoliação.

A aplicação consiste basicamente em aplicar o produto no couro cabeludo com os fios úmidos, em seguida é feita a esfoliação através da massagem com as pontas dos dedos, e após basta lavar o cabelo com shampoo e hidratar em seguida.

Você pode fazer o processo em salões, clinicas especializadas que tratam a queda capilar ou até mesmo em casa.

No vídeo abaixo eu mostrei o passo a passo completo.

Assista!

  • Mantenha a lavagem do cabelo em dia!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-lavagem

Como falamos acima o excesso de oleosidade e suor acumulados no couro cabeludo também são causadores da queda capilar, para evitar esse acumulo é preciso manter a lavagem do cabelo em dia e para isso ela deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois dias.

Se caso você sua demais ou tem o habito de fazer exercícios físicos, o cabelo deve ser lavado todos os dias ou após a atividade.

Você pode reparar que conforme o cabelo vai ficando sujo a queda aumenta bem mais e a quantidade de fios que estão caindo dobra, por isso mantenha a lavagem em dia para que o couro cabeludo fique sempre limpinho, livre de queda e tenha o crescimento sempre saudável.

  • Aplique tônicos na raiz do cabelo!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-tonico-capilar

Aplicar tônicos para a queda capilar é uma dica muito eficaz no combate do problema pois como são aplicados diretamente no couro cabeludo atingindo os folículos capilares os resultados logo são percebidos.

Ao aplicar os tônicos é muito importante fazer a massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea e para que o bulbo capilar possa absorver melhor todos os nutrientes fornecidos.

Você pode encontrar tônicos para queda capilar para comprar ou pode também fazer em casa com produtos que você tem em sua cozinha, como é o caso da receita do vídeo abaixo.

Nele eu mostrei o passo a passo de uma receitinha com ingredientes ricos em propriedades antioxidantes capazes de tratar o couro cabeludo e eliminar a queda.

Assista!

  • Use linhas de produtos especificas para queda capilar!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-produtos

Usar produtos específicos para tratamento da queda é muito importante, pois assim como na aplicação do tônico, esses produtos também vão agir desde a raiz ate as pontas do cabelo combatendo a queda, fortalecendo os fios e também hidratando.

No vídeo abaixo eu mostrei a resenha completa de uma linha muito boa e potente no tratamento da queda capilar e também do crescimento dos fios.

Assista!

 

  • Umectação capilar!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-umectacao

A umectação capilar consiste em aplicar um óleo vegetal em todo o cabelo seco da raiz as pontas, deixando agir por no mínimo 3 horas.

Em seguida basta lavar o cabelo com um shampoo que limpe bem os fios mais sem ressecar e fazer uma hidratação para potencializar ainda mais o efeito.

Esse tratamento além de nutrir profundamente o cabelo, deixando os fios mais alinhados, encorpados e longe do frizz, também ajuda no combate da queda. Use óleos vegetais estimulantes como por exemplo o óleo de alecrim, óleo de rícino e o óleo de babosa.

Esses óleos são muito poderosos ricos em propriedades que estimulam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo e aceleram o crescimento dos fios.

É importante lembrar que ao fazer a aplicação do óleo no couro cabeludo é extremamente importante fazer a massagem com as pontas dos dedos por alguns minutos.

Além do óleo de babosa você também pode usar o gel puro da planta, pois ele também é muito eficaz contra a queda pois ajuda a fortalecer a raiz do cabelo fazendo com que os fios tenham mais força para crescer saudáveis, para isso basta remover com o auxílio de uma colher todo o gel que fica dentro da folha e aplicar diretamente no couro cabeludo fazendo a massagem.

Além da opção de usar o gel da babosa puro para a queda existe várias receitas caseiras usando essa planta poderosa para o crescimento capilar.

Confira nesse post: babosa no cabelo para crescer rápido.

  • Tenha uma boa alimentação!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-boa-alimentacao

Para que tenhamos os cabelos bonitos e saudáveis é preciso que tudo dentro de nós esteja saudável também, pois afinal é de dentro que os fios recebem força para crescerem da forma correta.

Como foi dito a queda capilar pode ser gerada por diversos fatores como a anemia por exemplo que é gerada pela falta de vitamina e ferro no sangue e muita das vezes isso pode estar ligado a uma má alimentação.

Por isso se você está tendo queda capilar verifique a sua alimentação e veja se está tendo uma alimentação saudável rica em proteínas, vitaminas, zinco, ferro e cálcio.

É muito importante ter uma alimentação balanceada para que isso reflita na saúde de todo o corpo e também na saúde dos nossos cabelos.

Procure comer bastante frutas, legumes e verduras as que tem folhagem verde escura é uma ótima opção.

Outro detalhe que não podemos esquecer é em relação a água, pois é muito importante que o nosso corpo esteja bem hidratado para que os nossos cabelos também fiquem hidratados e saudáveis.

Tenha sempre o bom habito de beber água regulamente, a indicação é de que bebamos pelo menos 2 litros de água por dia.

 

  • Suplementos vitamínicos!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-vitaminas

Quando existe queda capilar por conta de deficiências de vitaminas e nutrientes no organismo, os suplementos vitamínicos aliados a uma boa alimentação são uma ótima opção.

Os suplementos vitamínicos são ricos basicamente em ferro, minerais, proteínas e diversas vitaminas que atuam não só na queda e crescimento como também na beleza dos cabelos doando mais força, brilho, maciez e engrossando os fios.

Geralmente os médicos indicam fazer o tratamento com as vitaminas durante 6 meses dando o intervalo de 1 mês e após esse período é retomado o ciclo.

O resultado varia de pessoa para pessoa, mas geralmente eles começam a surgir logo nos primeiros meses podendo variar a partir do 1° e 3° mês.

Há alguns anos atrás eu tive uma queda capilar bem intensa e após fazer alguns exames o medico constatou que eu estava tendo a queda por conta da falta de ferro no sangue (anemia), logo eu iniciei o tratamento e a minha queda acabou.

Eu já tomei varias vitaminas e a que eu tomo ate hoje para deixar os fios sempre fortes e bonitos é a Hair Skin & Nails Femme da Maxinutri.

Aqui no blog tem um post completo falando mais sobre essa vitamina e também sobre todas as outras vitaminas que já tomei até hoje.

Dê uma olhadinha!

  • Microagulhamento capilar!

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-caindo-muito-microagulhamento-calvicie

O microagulhamento capilar é um tratamento para tratar a calvície, a queda capilar e também estimular o crescimento dos fios, aonde é usado um rolo conhecido como Dermaroller.

Nele é colocado várias micro agulhas que são aplicadas no couro cabeludo da seguinte forma:

O dermatologista aplica uma anestesia local no couro cabeludo do paciente e em seguida o rolo é aplicado até que a área sangre um pouco, após isso é aplicado um produto especifico para a queda e para a calvície.

O intuito do tratamento é estimular a produção de colágeno na pele e também melhorar a circulação no couro cabeludo por conta dos pequenos traumas causados pelas micro agulhas, tratando e pausando o avanço da calvície e queda, estimulando o também o crescimento capilar.

Outro beneficio é facilitar e agilizar a absorção do produto aplicado na área por conta dos “furinhos” que as agulhas causam no couro cabeludo.

O processo não é muito doloroso, pois é aplicado a anestesia no local e após a aplicação os dermatologistas afirmam que é possível sentir somente uma leve sensibilidade na área aplicada.

A lavagem do cabelo só deve ser feita no dia seguinte seguindo as indicações do especialista.

As sessões devem ser feitas uma vez a cada 15 ou 30 dias dependendo da necessidade do paciente e do tipo de queda diagnosticada.

É importante dizer que esse tratamento deve ser feito em uma clinica por um dermatologista, pois antes é feito um exame especifico para diagnosticar o tipo de queda sofrida, e partir disso a quantidade de agulhas necessárias para serem acopladas no roller e também o produto a ser aplicado e as quantidades e intervalos das seções.

Outra coisa é que é preciso ter bastante cuidado com a higienização das agulhas para evitar problemas como infecções por exemplo.

Para que os resultados sejam satisfatórios é preciso fazer pelo menos 5 sessões, além de paralisar o avanço da calvície, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo através da técnica, é possível conseguir fios mais encorpados, volumosos e fortes.

A técnica do microagulhamento usando o Dermaroller além de ser usada no couro cabeludo para tratamento da queda e calvície também tem sido usada em outras partes do corpo para varias finalidades como tratamento de rugas, linhas de expressão, estrias e melhora de marcas de cicatrizes.

Seja para o couro cabeludo ou para o corpo a técnica pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.

E se a queda não cessar?

É sempre muito importante falar que a queda capilar é um problema muito serio por isso é preciso sempre ser analisada e diagnostica por um médico para que a causa seja encontrada e que possa ser tratada da melhor forma.

Existe quedas normais no nosso dia a dia como por exemplo ao pentear o cabelo, lavar os fios ou quando fazemos a aplicação de tratamentos, como a hidratação ou umectação capilar com óleo vegetal.

Isso acontece, pois, os fios do nosso cabelo se renovam a cada dia e é normal que um caia para que outro nasça no mesmo lugar.

Mas é preciso observar pois o normal de queda de fios por dia é de até 100 fios, passando disso é um excesso que deve ser investigado por um médico.

Se após fazer os tratamentos a queda não parar ou se ela estiver muito intensa, procure logo um médico para fazer exames e diagnosticar o real motivo da sua queda, para que o médico passe o melhor tratamento de acordo com o seu caso.

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.8/5 - (114 votes)

25 thoughts on “O que fazer quando o cabelo está caindo muito!

  1. Júlia linda adoro suas dicas, queria tirar uma duvida estou fazendo normalmente o cronograma capilar e seco o cabelo normalmente, começou então a aparecer pontas duplas e bolinha no meu cabelo o que devo fazer? Estava sem o protetor térmico e agora voltei a usar sera que agora não aparecerá mais?

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo carinho 😀
      pode seguir as dicas aqui do blog para
      acabar com as pontas duplas e os pontinhos
      brancos,
      e usando o protetor vai prevenir esses problemas
      sim pois o calor do secador pode danificar demais os
      fios,
      evite o uso em excesso e use sempre com o jato morno
      e longe dos fios bjuss

    1. Oi lindona,
      nesse caso te aconselho a consultar o seu medico
      para melhor te orientar,
      mas geralmente a química não é indicada durante a gestação
      e amamentação bjuss

  2. Oii Julia tudo bem??
    Então eu queria saber se os produtos como o shampoo e o balm são para serem utilizados todos os dias, e se apos o uso eu posso utilizar o secador de cabelo.
    Agradeço desde já!!
    Beijinhooos

  3. Oi Julia, amo suas dicas! Eu sofrir um corte quimico onde metade do meu cabelo partiu e ficou no toquinho e o resto da parte de cima que ficou continua partindo e caindo, eu não sei mais o que faço, to fazendo cronograma, mas ele não esta resolvendo. ME AJUDA!!!!

  4. Oi, estou muito triste, pois estou com queda de cabelo muito acentuada. Tenho 50 anos e durante minha vida, já tive 4 quedas de cabelo bem importantes. Nessa quedas sempre usei o tônico capilar pilogênio, e obtive ótimos resultados. Acredito que essas quedas estão ligadas ao estresse. Quero sabe se cortar o cabelo bem curtinho, pode amenizar a queda.

    1. Oi lindona, não fique triste!!! cortar não vai ajudar com a queda mas você pode usar as receitinhas para queda aqui do blog pois elas vão
      te ajudar bastante e como a sua queda está muito acentuada eu te indico a consultar um medico dermatologista para saber a real causa dessa queda 😉
      beijos

    1. Oi lindona, você pode usar o creme de hidratação normalmente mas sem aplicar na raiz, pode fazer umectação com óleo vegetal
      e usar as receitinhas aqui do blog para queda pois elas ajudam bastante… mas é muito importante consultar o medico para saber certinho
      qual é o real motivo da queda que em alguns casos pode ser somente falta de vitamina no sangue… beijos

Deixe um comentário