Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico

Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico e como tratar – Aprenda a identificar e saiba como recuperar rapidamente. Clique e confira!

Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post para te ajudar a identificar a diferença de um cabelo ressecado para um cabelo elástico.

Esses dois tipos de cabelos possuem características e tratamentos diferentes para recuperar os fios.

E é isso que vou te mostrar hoje, pois além de falar dessas características, também vou te ensinar a tratar e recuperar os fios desses problemas de maneira simples, com tratamentos caseiros e eficazes.

Vamos lá!

O que é um cabelo ressecado?

Um cabelo ressecado é um cabelo poroso, sem elasticidade, sem brilho, opaco, com o toque áspero e também com pontas ressecadas e espigadas.

Ele fica nesse estado pois as suas cutículas estão abertas perdendo hidratação e umidade, e o que pode causar isso são químicas que alteram o pH dos fios e também o excesso delas.

Além de processos mecânicos como o uso da chapinha e do secador em temperaturas altas, e lavar o cabelo com a água do chuveiro muito quente.

Outros problemas que o ressecamento pode causar nos fios são as pontas duplas, o frizz e também fios armados e embolados com facilidade.

Como tratar o cabelo ressecado?

Para tratar e recuperar o cabelo ressecado você precisa repor a água dos fios que foi perdida, os lipídios que são a gordura natural que o cabelo precisa para se manter saudável, alinhado e sem frizz, e também equilibrar o pH dos fios selando as cutículas.

Para repor a água e a umidade do cabelo você deve fazer a hidratação capilar pelo menos uma vez por semana, mas lembrando que quanto mais você fizer melhor, pois a hidratação é um tratamento que não pesa e não sobrecarrega o cabelo.

Você pode fazer a hidratação usando máscaras capilares bem potentes e com o efeito desmaia fios, pode trocar o condicionador por uma máscara de hidratação rápida sempre que lavar o cabelo, para uma hidratação extra… e também pode fazer as receitinhas caseiras que são power e infalíveis no combate do ressecamento.

Nesse post eu te ensino uma hidratação caseira para acabar com o ressecamento dos fios e também com as pontas espigadas: Melhor hidratação caseira para pontas espigadas e ressecadas

Após fazer a hidratação você deve fazer o selamento das cutículas para dessa maneira equilibrar o pH do cabelo, e fazer com que os fios fiquem selados e não percam mais a hidratação e umidade, além de ficarem alinhados e com menos frizz.

Para fazer uma vez por semana após hidratar e enxaguar o cabelo com ele ainda úmido, aplique um acidificante caseiro composto por 100 ml de água misturada com 25 ml de vinagre de maçã e 1 colher de condicionador.

Depois é só deixar agir por 15 minutos, enxaguar bem e finalizar como desejar.

Além da hidratação você também deve fazer a nutrição que é o tratamento responsável por repor os lipídios nos fios, ela deve ser feita uma vez por semana e pode ser feita de varias formas caseiras, como eu mostrei aqui: Como fazer nutrição caseira no cabelo

O que é um cabelo elástico?

O cabelo elástico ao contrario do ressecado fica com elasticidade demais, causando a característica de fios elásticos e emborrachados, que quando esticados parecem chicletes, ao esticar o fio elástico ele vai longe e volta todo enrugado.

O que causa o efeito elástico no cabelo é também o excesso de químicas, e também o uso das químicas sem que o cabelo esteja forte e saudável, o suficiente para recebê-las.

As químicas principalmente quando são aplicadas em excesso nos cabelos, acabam  fazendo com que os fios percam proteínas e queratina que é o que compõem a fibra capilar, fazendo com que o cabelo fique fragilizado, fino e elástico.

Como tratar o cabelo elástico?

O cabelo elástico para ser recuperado ao contrario do cabelo ressecado, ele não precisa de hidratação e nutrição, pois esses são tratamentos que deixam os fios bem emolientes, e no caso do fio elástico isso pode prejudicar ainda mais, pois a fibra capilar já está amolecida.

Por tanto o que ela precisa nesse momento é de um tratamento que faça com que ela volte a ter sua rigidez normal, para que dessa forma ela perca o efeito elástico.

E o tratamento que vai deixar essa fibra mais forte e rígida é a reconstrução capilar, que vai devolver toda a queratina e proteínas, que foram perdidas nos fios e que precisam ser recuperadas.

Você deve fazer a reconstrução uma vez por semana, e somente ela, até que os fios percam por completo o efeito elástico, e após isso pode voltar normalmente com as hidratações e nutrições semanais para que o cabelo fique sempre saudável, hidratado e bonito.

Lembrando que em quanto o cabelo está danificado, é muito importante abandonar as químicas e também aparelhos de calor como a chapinha e o secador, e após recuperar para impedir que ele volte a ficar danificado.

É essencial não cometer mais os mesmos erros que causaram os danos, como por exemplo as químicas em excesso.

Confira nesse post o passo a passo de como recuperar o cabelo do efeito elástico rapidamente: Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia  

Vídeos: Receitas caseiras para recuperar cabelos danificados rapidamente

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Rate this post

2 thoughts on “Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico

Deixe um comentário