Teste de porosidade do cabelo funciona ou é uma mentira?

Teste de porosidade do cabelo funciona ou é uma mentira? Neste post você vai conferir se este teste que rela pela internet funciona mesmo. Clique e confira!

 

Teste de porosidade do cabelo funciona ou é uma mentira?

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

Hoje eu vou mostrar o teste que está rolando na internet para saber se o cabelo está poroso.

Eu nunca fiz esse teste no meu cabelo, mas muita gente me pede para testar, então eu resolvi fazer e mostrar para vocês.

O teste mostra se o cabelo está com a porosidade baixa, média ou alta.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Como é o teste?

O teste consiste em você pegar um fio de cabelo do alto da sua cabeça e colocar em um copo cheio de água.

Em seguida é necessário aguardar de 7 a 10 minutos para ver o que vai acontecer.

Segundo o teste se o fio de cabelo ficar boiando é porque ele está com a porosidade baixa e precisa somente de hidratação.

Se o fio ficar meio a meio na metade do copo sem flutuar e sem afundar é porque ele está com media porosidade e precisa de nutrição.

E se ele afundar é porque ele está com a porosidade alta e precisa de reconstrução.

Como eu fiz o teste!

Eu peguei um copo cheio de água em temperatura ambiente, e peguei um fio de cabelo do alto da minha cabeça.

Em seguida coloquei dentro do copo e coloquei também um fio de cabelo do James pois o cabelo dele tem progressiva e o meu é natural.

Passados os minutos o meu fio de cabelo ficou com uma parte boiando e uma parte afundou ficando na metade do copo.

Já o do James também ficou boiando.

teste-de-porosidade-do-cabelo-funciona-ou-e-uma-mentira-eu-testei-agua

Após fazer esse teste eu fiz o teste novamente só que dessa vez eu coloquei um fio de cabelo da minha sogra, pois o cabelo dela é um cabelo que tem progressiva e tintura e ela não faz hidratação e não segue um cronograma capilar, então é um cabelo bem ressecado desde a raiz até as pontas.

E o resultado foi que após os 10 minutos o cabelo da minha sogra também ficou boiando.

teste-de-porosidade-do-cabelo-funciona-ou-e-uma-mentira-eu-testei-cabelo

Após os 10 minutos eu resolvi colocar o dedo no fio de cabelo da minha sogra que estava boiando para ver o que ia acontecer, e quando coloquei o dedo ele afundou.

Depois eu fiquei na dúvida se caso eu fizesse isso com o meu se ia acontecer a mesma coisa, e sim o meu fio de cabelo que antes estava boiando, assim que eu encostei o dedo também afundou.

E a mesma coisa aconteceu com o cabelo do James ao tocar ele também afundou.

teste-de-porosidade-do-cabelo-funciona-ou-e-uma-mentira-eu-testei-agua-copo

Então resumindo, segundo o teste tanto o meu cabelo que é natural, mas que segue um cronograma de cuidados, tanto o do James que tem progressiva, mas que é hidratado todos os dias, quanto o da minha sogra que tem progressiva e tintura e que é muito ressecado estão com alta porosidade, pois todos afundaram.

E por falar em cabelo ressecado se você hidrata sempre o cabelo mais sente que ele continua seco e ressecado, entenda qual é o motivo e saiba o que fazer nesse post: faço hidratação e meu cabelo continua ressecado.

Outro problema frequente é quando o cabelo acaba ficando elástico devido a alguma química, e você segue todos os cuidados e tenta de tudo, mas ele continua do mesmo jeito.

Saiba no que você pode estar errado e aprenda a recuperar o cabelo desse efeito em apenas um dia aqui: como recuperar o cabelo elástico rápido.

 

Teste de porosidade funciona ou não?

Na minha opinião e diante do teste que eu fiz com diferentes tipos de cabelo, é que esse teste de porosidade não funciona!

Existe alguns pontos em que eu não concordo com a lógica que esse teste segue.

Primeiramente para você saber se cabelo está saudável ou poroso basta somente você olhar para ele e ver qual é o seu estado.

Os fios do nosso cabelo são formados por escamas e quando o fio está saudável e com as cutículas bem seladas ele fica brilhoso, hidratado e maleável.

E quando o cabelo está poroso ele fica armado, ressecado, sem brilho, com frizz e áspero.

Um cabelo nesse estado precisa de todas as etapas do cronograma capilar como a hidratação, nutrição e reconstrução e não apenas de um tratamento como diz o teste.

Então não tem como o cabelo precisar apenas de um tratamento, todos os tipos de cabelos precisam de todos os tratamentos do cronograma capilar, pois o nosso cabelo é formado de água que conseguimos através da hidratação, lipídios que conseguimos através da nutrição e também de queratina que repomos através da reconstrução.

Para que o nosso cabelo fique sempre saudável, recuperado e hidratado é preciso que ele tenha reposto todos esses componentes no qual ele é formado.

A diferença entre um cabelo saudável e um cabelo poroso está na intensidade dos tratamentos!

Um cabelo saudável precisa de pelo menos uma hidratação e uma nutrição na semana e também de uma reconstrução uma vez a cada 30 ou 40 dias.

Já um cabelo poroso precisa de todos esses cuidados só que em uma intensidade maior.

Ele precisa de pelo menos duas hidratações na semana para combater o ressecamento, de uma ou duas nutrições para que ele fique maleável e com brilho conseguidos através dos óleos vegetais, e precisa de reconstrução uma vez a cada 15 ou 20 dias para fortalecer o fio e ele não ficar mais tão quebradiço.

Outra coisa que eu não concordo com o teste e que me faz ter a certeza de que ele não funciona, é que ele afirma que se o fio de cabelo flutuar é que ele está saudável porque a cutícula está fechada.

Só que quando eu coloquei o dedo ele afundou e o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que por mais que o nosso cabelo esteja com a cutícula fechada a água vai penetrar e ele vai encharcar e vai afundar, pois, as cutículas dos fios do nosso cabelo não são impenetráveis!

teste-de-porosidade-do-cabelo-funciona-ou-e-uma-mentira-eu-testei-cuticula

Então a afirmação de que se o fio flutuar é porque ele está saudável pois está com a cutícula fechada não é verdadeira!

Se fosse assim quando a gente molha o cabelo a água ia passar direto e não ia penetrar e consequentemente a gente não ia ver o nosso cabelo molhado, pois ele ia permanecer seco.

Então as explicações do teste não fazem sentido e por isso ele não funciona!

O que é preciso fazer para que o cabelo fique saudável?

Como falei acima para que o cabelo fique sempre saudável, hidratado, brilhoso, maleável, sem frizz e forte é preciso seguir um cronograma de cuidados que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir.

Entenda mais sobre o cronograma e saiba como montar um aqui: cronograma capilar como funciona.

Outra coisa que é preciso fazer além do cronograma para que o cabelo fique saudável é a selagem do fio.

As máscaras capilares e os condicionadores já selam as cutículas do cabelo, mas é legal você usar um selante que é um produto com o ph baixo próprio para deixar as cutículas seladas e fechadas.

Ou você pode usar um selante caseiro feito com vinagre de maça e água pelo menos uma vez a cada 15 ou 20 dias.

Saiba como fazer essa misturinha no vídeo abaixo!

Confira também!

Como recuperar um cabelo afro e quebradiço.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman.

5/5 - (6 votes)

6 thoughts on “Teste de porosidade do cabelo funciona ou é uma mentira?

  1. Boa tarde,
    A quina rosa, da haskell e a Alisena, na sua composição da linha completa. Tem hidróxido de Sódio?
    As vezes pelas palavras ser parecida fico na dúvida, porque, fiz a escova de verniz, e a cabelereira falou pra não usar produtos que contenha.
    Obrigada

  2. ju bom dia. eu sou a Rossana e escrevo de Angola amo as tuas dicas. voce postou um video em que um dos ingredientes e o melado. eu gostaria de saber se na falta do melado eu posso utilizar o que por exemplo porque nos aqui nao temos melado. beijo obrigada

  3. Bom dia. Ju venho aqui para pedir se ja usou ou se conhece os produtos da Resvera Vitta? me falaram que são muito bons, estou na duvida se compro ou não.
    Amo suas receitas. bjs

Deixe um comentário