Sabão de Coco faz Bem ou Mal aos Cabelos?

Sabão de Coco faz Bem ou Mal aos Cabelos? …Neste post você vai saber se é saudável usar sabão de coco nos cabelos ou não. Para saber mais, leia o post completo.

 

Sabão de coco faz mal ou bem aos cabelos?

 

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje trouxe um post muito pedido, o assunto abordado aqui traz muitas opiniões diferentes (às vezes). Pois é um produtos que sempre foi usado em casa, desde o tempo de nossas avós, para lavar a louça, a roupa, tomar banho e até lavar os cabelos. Segundo as pessoas que usam o sabão de coco, ele dá brilho e tira o oleosidade.

Quando eu era adolescente, lembro que usei algumas vezes por influência da minha mãe, mas não gostei muito não, meu cabelo ficava seco e armado, pois usava ele puro nos cabelos, e meu cabelo já era seco.

Muitas de vocês tem essa dúvida, se pode ou não usar sabão de coco, então resolvi falar sobre o assunto e compartilhar com vocês mais uma dica…

Sabão de coco faz mal ou bem aos cabelos?

A resposta é, depende!
Isso mesmo!… se for aquele tradicional de mercado, pode ter uma quantidade alta de soda cáustica, que nada mais é do que hidróxido de sódio.

A soda resseca os fios e o couro cabeludo, podendo até causar alergias em pessoas mais sensíveis, assim como vários shampoos que tem soda cáustica (hidróxido de sódio) na composição. Mas na quantidade equilibrada, o hidróxido de sódio pode ser usado normalmente, inclusive você deve ter ai na sua casa vários produtos, como shampoos, cremes de limpeza de pele, com essa substância.

Ele é usado nos produtos de pele e cabelos pra equilibrar o pH, seu pH altamente alcalino pode causar o ressecamento dos fios e da pele. Mas em dose certa, não sentimos a diferença.

Todos os tipos de sabão tem soda, mas tem algumas marcas de sabão de mercado, em que a soda cáustica esta presente em composição maior do que em outros tipos de sabão de coco.

Sabão de coco faz mal ou bem aos cabelos?

Sabão de Coco 100% Natural nos Cabelos

Na dúvida, melhor testar o sabão de coco pra lavar as mãos e ver se resseca muito a pele ou optar pelo sabão de coco natural, que é vendido em casas de produtos naturais.

O sabão de coco 100% natural, não contem em sua fórmula componentes químicos, para evitar alergias. Pode ser utilizado no banho como sabonete e também nos cabelos, aliás é excelente para cabelos oleosos, pois controla a oleosidade, reduz a caspa e pode até ser utilizado como shampoo anti-resíduo a cada 15 ou 30 dias.
O pH do sabão de coco é alcalino, abre as cutículas dos fios causando o ressecamento, por isso se você for usar como controlador de oleosidade ou como shampoo anti-resíduo, use apenas uma vez na semana e faça uma hidratação em seguida para fechar as cutículas novamente.
O problema do sabão de coco é que, se for usado mais de 3 vezes na semana, ele desbota o cabelo tingido, retira a progressiva mais rapidamente e resseca os fios, assim como acontece com o uso contínuo do shampoo anti-resíduos.

O sabão de coco natural tem outros benefícios, é um desengordurante natural e barato, pode ser usado na cozinha, para lavar roupas de bebês, limpa a louça sem deixar gorduras, e ainda não ressecaras mãos.

É um produto 100% natural é 100% biodegradável, pois é produzido com coco e componentes naturais, alguns levam óleos essenciais na mistura, como alecrim, limão, etc.
Você encontra o sabão de coco natural em casa de produtos ou de cosméticos naturais. Leia mais: Como usar óleo de Alecrim nos Cabelos?..Leia também: Como cuidar de cabelos de crianças?

Por hoje é isso amores, espero ter ajudado!

Um super beijo…

Julia Doorman

 

baixo!

 

4.6/5 - (153 votes)

34 thoughts on “Sabão de Coco faz Bem ou Mal aos Cabelos?

        1. Oi lindona,
          sim mas existe alguns cuidados que devem ser tomados
          pois é um pouco difícil tirar o café do cabelo,
          tem um post aqui no blog no menu “queda e crescimento”
          aonde eu falo mais sobre o shampoo de café…
          dê uma olhadinha beijos

    1. Por isso indiquei o uso de sabão de coco natural,
      só são feitos em saboarias naturais mesmo,
      não contém soda na composição como a maioria dos shampoos e sabões, 😀

      1. Como a colega Vitória disse, não existe sabão sem soda cáustica. Sem soda não há o processo de saponificação. Mesmo os produtos mais artesanais usam a soda cáustica. Mesmo os que usam cinzas, usam um pouco de soda. A vantagem do sabão de coco artesanal não é não ter soda, senão não seria sabão, mas não conter corantes, aditivos e toda uma gama de compostos prejudiciais ao organismo.

  1. Oi Julia, tudo bem?
    Há aproximadamente um ano estava com muita queda de cabelo. Fui ao dermatologista e ele disse para eu lavar o cabelo dia sim dia não com sabão de côco. Ocorre que, seguindo esta indicação, diminuiu bem a queda, mas ele simplesmente parou de crescer, tem muito frizz e perdeu todo o brilho. Não sei o que posso fazer para manter o controle da queda e ao mesmo tempo ter cabelos saudáveis de novo.
    Obrigada pela atenção.

  2. Boa noite ,Julia!
    Estou tentando retirar o ruivo (vermelho) do meu cabelo. Porém,estou grávida e preciso de produtos naturais que possam retirar. Você poderia me indicar alem do sabão de coco?!
    Agradeço demais!
    Obrigada desde já!
    Beijos!

  3. Oi Juu, acabei de fazer uma progressiva e preciso fazer um eletrocardiograma, um exame neurológico, e para faze-lo tenho que passar somente o sabão de coco, mas estou com medo de estragar minha progressiva. O que tenho que fazer depois de realizar o exame? Considerando que vou ter que sair com as cutículas dos fios abertas!

    1. Oi lindona o sabão de coco se não for o 100% natural sem componentes
      químicos na composição pode ressecar os fios e deixa- los armados,
      tente usar o 100% natural e assim que chegar em casa faça uma hidratação
      bjus

  4. Meu cabelo é já era seco pois nasceu cacheado e depois foi ressecado, estou em processo de recuperação há uns meses e por mais que eu escolhesse marcas boas ( como a Phytoervas) não adiantou.Usei o sabão de coco da UFE pela primeira vez (soube que tem diferença de marca pra marca) meu cabelo ficou muito melhor que o normal, com pontas mais hidratadas e com muito menos nós dps do banho do q quando eu usava shampoo e dps do q vc falou fiquei receosa de usar dnv, porque minha mãe teve o mesmo resultado que vc de ficar com os cabelos ressecados, me ajuda?
    Bjim

  5. Legal mesmo, Júlia. Sei e entendo que as dicas são voltadas às mulheres, e provavelmente a maioria não usaria, pelas condições óbvias. Bom, de qualquer forma, deixo meu depoimento. Uso há 24 anos sabão de coco URCA. Isso mesmo. Esses que se encontram em qualquer mercado. No meu caso, minhas caspas e seborreia (quase crônica), logo nas primeiras 2 semanas, começaram a sumir. Notei isso e continuei a usar, até hoje. Eu tinha 23 anos. Família com registros de calvície. Pai careca aos 29 anos. Tive cabelos compridos 2 vezes na vida (tendo a franja, por exemplo, 32 cm). A calvície me atingiu. Ao usar o sabão de coco (sempre URCA), meus problemas desapareceram. NUNCA MAIS TIVE nada. A única coisa que faço a seguir, é usar um bom shampoo na segunda enxaguada. SEMPRE ASSIM. Hoje tenho cabelos mais grisalhos (era loiro, descendente de italianos), nada calvo. Mantenho uma alimentação adequada, muita hidratação e tomo sol sempre que possível. Tudo ajudou, sim, mas tenho plena convicção que o sabão de coco é excelente. Nunca mais deixarei de usar, mesmo ficando careca um dia.

Deixe um comentário