Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas

Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas. Neste post separei algumas dicas para você cuidar dos seus cabelos brancos, mantendo eles sempre hidratados. Para saber mais, leia o post completo.

 

Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas

 

Olá meninas, tudo bem?

Hoje o post é especial para as leitoras que já tem cabelinhos brancos.
Muitas mulheres quando encontram um fio branco, entram em desespero!
Porém quando o cabelo que já esta grisalho ou todo branco, fica lindo e chique demais. Como podem ver a atriz MERYL STREEP, no filme “O diabo Veste Prada”, com certeza ela arrasou com este cabelo. Linda demais!

Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas

Mas o problema nem sempre são os fios brancos e sim os fios rebeldes e muito secos que incomodam as mulheres…Os cabelos ficam mais grossos, porosos, secos, não alisam e nem sempre pegam a tintura. Primeiro, antes das dicas, vamos entender o que acontece com eles.

Porque os fios ficam brancos?

Os cabelos ficam brancos quando começamos a perder de melanina do fio, um hormônio que é produzido por células específicas da camada basal da pele, chamados de “melanócitos”ou “melanoblastos”. É a melanina que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos nossos cabelos. Quando a pessoa começa a envelhecer, os melanócitos também envelhecem e vão perdendo gradativamente a capacidade de produzir melanina. Com esse processo o cabelo que antes tinha cor, começa a perdê-la porque perde a melanina. As pessoas que têm o cabelo mais escuro produzem esse pigmento em maior quantidade do que as de cabelo claro. A produção de melanina é determinada geneticamente, por isso algumas pessoas ficam grisalhas antes das outras.
Alterações hormonais provocadas por estados emocionais, como estresse, também podem acelerar o processo dos cabelos brancos, não pelo fato de que estresse traz cabelos brancos, e sim porque o estresse leva à queda e queda acelera um processo que seria mais demorado. A chegada dos cabelos brancos costuma ser genético, mas doenças como a anemia perniciosa e disfunções da tireoide podem acelerar o processo.

Como cuidar de cabelos brancos dicas
Idade média para começar a ter fios brancos, lembrando que não é uma regra, pode variar de pessoa para pessoa, como explicado acima.

Pessoas de pele Branca: Começam a ter os fios bancos entre 35 e 45 anos
Pessoas de pele Amarela: Entre 45 e 55 anos
Pessoas de pele Negra: Após os 55 anos

Se vocês esta em processo de menopausa, leia este post que pode te ajudar muito: O que acontece com os cabelos depois na menopausa.

Como cuidar e hidratar os cabelos brancos?

Os cabelos brancos ficam mais grossos e secos, por isso o cabelo deve ter um cuidado maior do que um cabelo natural com melanina, mas nada de muito diferente.

Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas1

Como cuidar e hidratar os cabelos brancos dicas

* Os cortes mais indicados para os cabelos brancos ou grisalhos são os curtos, ficam charmosos, chiques e mais fáceis de cuidar.

* Para manter a hidratação, o ideal usar shampoos naturais e orgânicos, livres de sulfatos e conservantes químicos que ressecam os fios. Os mais indicados são os que contém, aloe vera, pantenol, aminoácidos, algas, pólen de abelha, óleo de abacate e jojoba. Eles são encontrados em casas de cosméticos naturais ou pela internet. Aqui estão algumas marcas de produtos naturais, livres de conservantes químicos: IkoveSal da Terra Saboaria e Matriz Natural.

* Os condicionadores devem ser bem potentes e hidratantes, indico os livres de petrolatos ou silicones insolúveis, eles formam uma película protetora impedindo a hidratação de fazer efeito. Os mais indicados são os com ativos hidratantes, como: aloe vera e pantenol entre outros.

* As hidratações podem ser feitas duas vezes na semana, com máscaras livres de petrolatos e parabenos. A hidratação serve para repor a água do fio, tirando aquele aspecto seco e sem vida. Para criar uma agenda de cuidados para seu cabelo, leia este post e saiba como fazer: Cronograma capilar para recuperar os cabelos.

* Faça uma umectação com óleo por semana, ela vai devolver os lipídios para os fios e couro cabeludo, ajudando na saúde e brilho dos cabelos. Para fazer, leia este post: Como fazer umectação em casa.

* Uma reconstrução por mês é necessário. É indicado deixar os cremes com queratina penetrarem e agirem na fibra capilar, repondo as proteínas e vitaminas do cabelo, para potencializar adicione ampolas de vitaminas na mistura.

* Evite usar mousses ou spray fixadores no dia a dia, pois eles ressecam ainda mais os fios. Em vez disso, opte por pomadas orgânicas e cremes de cera de abelha. A ideia é nutrir seu cabelo com vitaminas e minerais enquanto segura o penteado.

* Evite usar com frequência secadores, baby lis e pranchas, assim como fazer tratamentos químicos mais agressivos como alisamentos, relaxamento e excesso de tintura.

* Evite ficar exposta ao sol, ele traz um aspecto amarelado aos fios brancos, procure usar produtos capilares com filtro solar.

* O cigarro também pode deixar os fios amarelados com a fumaça, a dica é usar lenço ou chapéu na cabeça para evitar que isso aconteça.

* Se  seu cabelo já estiver amarelo, procure usar uma vez por semana ou a cada 15 dias, um shampoo específico para retirar o amarelado, ele tem uma cor azulada que anula a cor amarela, pode ser encontrado em casas de cosméticos. Mas cuidado, alguns podem ressecar ainda mais seu couro cabeludo.

* Se quiser tingir as madeixas, as tinturas podem não pegar, devido ao aspecto grosso dos cabelos e do uso de máscaras com petrolatos e silicones insolúveis em água (que citei acima), esse é mais um motivo para usar produtos naturais. Procure usar uma tinta de boa fixação, os tonalizantes e tintas a base de água, não são indicados pois são difíceis de pegar.

* Se quiser dar aquele brilho, opte em fazer um banho de brilho com tonalizante, que pode ser encontrado em várias cores nas casas de cosméticos.

* E para finalizar, consulte seu dermatologista e peça indicações de vitaminas para pele e cabelo. Eu indico O Colágeno, que pode ser encontrado com mais facilidade em farmácias e casas de produtos naturais. O colágeno é uma proteína, que dá sustentação à pele, melhora a saúde das unhas e dos cabelos. Como deixamos de produzi-lo aos poucos depois dos 30 anos, então a dica é, não parar de tomar depois desta idade, para manter os cabelos e unhas sempre saudáveis.

Então meninas, por hoje é isso…

Um beijo e fiquem com Deus!

4.1/5 - (42 votes)

12 thoughts on “Como cuidar e hidratar cabelos brancos dicas

  1. Olá Júlia!
    Estou em fase de transição para os cabelos naturalmente grisalhos. Há 18 meses venho clareando os cabelos com luzes moderadas e fazendo desbotamento com receitas caseiras à base de mel, vinagre de maçã, bicabornato, limão e óleo de coco. Saí da cor chocolate escuro e agora já estou no loiro médio. Venho seguindo suas dicas e o cronograma capilar. Gratidão! Vídeos excelentes! Meus cabelos estao saudáveis. Contudo não quero cortar curtinho e sei que tenho um longo caminho a percorrer. Venho cortando pontas e mantendo o comprimento nos ombros. Testei tonalizantes para disfarçar a raiz, mas, o resultado é ruim. Ouvi falar em maquiagem capilar . Você poderia me ajudar indicando algum produto para disfarçar a raiz branca? O que posso fazer além do que venho fazendo? Please… Abraços e obrigada por tudo.

  2. Oi Julia!
    Adorei a reportagem, tenho 37 anos e tenho muuuuito cabelo branco, começou a aparecer muito cedo, por volta dos 22 anos e hoje percebo que a textura do meu cabelo é totalmente diferente de antes, já que hoje a maior parte dos fios já são brancos ( tingidos. .. claro). Gostaria de um auxílio seu. Uso tonalizante justamente por acreditar que agride menos o cabelo , mas as minhas pontas ficam detonadas. Gasto muito com hidratações e não vejo resultado , lendo seu post entendi porque. Tenho a raiz muito oleosa e gostaria que indicasse também algumas marcas de condicionadores e ou hidratação para cabelos brancos como sugeriu no shampoo.
    Me ajuda!!!

  3. Parabéns pela matéria!
    Tenho 41 anos e comecei a ter cabelo branco desde os 20 anos, esse ano resolvi assumi-lo.
    Já estou quase com 70¢ dos fios todos brancos, por isso essa matéria me foi muito útil.
    Muito obrigada. bjs

  4. Olá Julia tudo bem
    Os cabelos da minha mae tem fios brancos (ásperos) é ondulado e parece que não pega hidratação . Ela ta na menopausa e o suor é em excesso e o couro cabeludo também fica suado
    Como cuidar do cabelo na menopausa? O que fazer pra diminuir o ressecamento dos fios devido o suor ?
    Bjoss !!

Deixe um comentário