Óleo de Alecrim: Combate a Queda, a Caspa e ajuda o Cabelo Crescer

Óleo de Alecrim: Combate a Queda, a Caspa e ajuda o Cabelo Crescer. Neste post vamos saber mais sobre o óleo e como usa-lo nos cabelos. Para saber mais, leia o post completo.

Óleo de Alecrim: Combate a Queda, a Caspa e ajuda o Cabelo Crescer

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos conhecer mais sobre este óleo estimulante…
Vocês já devem ter percebido que os óleos vegetais estimulantes, são os que mais são indicados contra queda capilar e para acelerar o crescimento dos fios. O motivo disso é que eles ativam a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue transporte mais nutrientes ao bulbo capilar, o resultado disso, são cabelos mais fortes, que crescem mais rápido e couro cabeludo mais saudável.

Óleo de Alecrim: Combate a Queda, a Caspa e ajuda o Cabelo Crescer

Óleo de Alecrim e suas funções:

Algumas das propriedades do óleo de Alecrim: estimulante, tônico, restaurador, anti-séptico, digestivo, trata dores de cabeça, combate a queda capilar, combate a caspa, é analgésico, antimicrobiana, adstringente, anti-rugas, combate a celulite, dentre outras. Por alguns desses motivos ele é tão bom para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Estamos falando de dois tipo de óleo de alecrim, ÓLEO VEGETAL DE ALECRIM  e ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM, ambos servem para usar nos cabelos, mas de formas diferentes, veja que as diferenças entre os óleos esta na forma de extração:

ÓLEO VEGETAL DE ALECRIM: Óleo 100% puro e natural extraído mediante prensagem a frio e filtração (cold pressing and filtration), obtido também da folha do Alecrim – Rosmarinus officinalis L. – Lamiaceae (Rosemary Oil). Este óleo não serve para aromaterapia, aromatização de ambientes, usar em saunas, etc. Pode ser usado em massagens, na alimentação, nos cabelos, etc.

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM: Óleo 100% puro e natural extraído mediante destilação a vapor, obtido também da folha do Alecrim – Rosmarinus officinalis L. – Lamiaceae (Rosemary Oil). Este óleo pode ser usado em massagens, aromatização, saunas, etc…porém sob orientação de um profissional aromaterapeuta, com a dosagem certa em cada tratamento.

Como usar o Óleo de Alecrim nos Cabelos

Como usar o Óleo Vegetal de Alecrim nos Cabelos

* Você pode aplicar ele puro ou misturar 50% dele com 50% de outro óleo vegetal (rícino (mamona), coco, oliva, abacate, semente de uva, etc);
* Aplique nos cabelos secos (limpos ou sujos), mecha por mecha, da raiz às pontas, ou apenas na raiz;
* Massageie a raiz com a ponta dos dedos em movimentos circulares por alguns minutos;
* Deixe agir por 2 horas e lave normalmente com shampoo e e finalize com o condicionador.

Como usar o Óleo Essencial de Alecrim nos Cabelos

* Coloque 25 gotas para cada 100ml de óleo vegetal (coco, oliva, abacate, etc) e pode fazer mesma a umectação acima;
* Também pode usar no shampoo ou no condicionador: coloque 2 gotas do óleo essencial no shampoo de 200ml e no condicionador e use normalmente.

Contraindicações do Óleo de Alecrim

Não use óleo de alecrim durante a gravidez ou amamentação. Não use se você sofre de epilepsia ou problemas de pressão. Saiba mais sobre os óleos que gestantes não pode usar: Óleos vegetais que gestantes não pode usar. Leia mais: Como cuidar do Mega Hair…e Umectação Noturna nos Cabelos.

Gostaram meninas?

Espero que tenham gostado…

Um grande beijo

Júlia Doorman

4.4/5 - (111 votes)

122 thoughts on “Óleo de Alecrim: Combate a Queda, a Caspa e ajuda o Cabelo Crescer

  1. Júlia seu blog é maravilhoso! Não saio mais daqui, estou encantada kk
    Eu fiz um tratamento com Roacutan que durou 8 meses, meu cabelo caiu muito, ficou ralinho e eu cortei pra “começar” de novo. No seu blog encontrei as soluções para recuperá-lo e deixá-lo com vida novamente. Parabéns, te desejo mais sucesso por que esse blog é realmente digno e você merecedora, beijos !

    1. Carina eu estou terminando meu tratamento com o Roacutan, meu cabelo cai demais, dá até dó :-(. Estou fazendo umectações e tomando o pill food manipulado, se vc quiser me manda um e-mail que eu te passo a formula, eu vi em um outro blog que eu acompanho, ele é muito bom.

  2. olá querida,adoro o seu blog!maravilhoso!!! essas dicas de cabelos, eu amo!vc pode me tirar uma dúvida? umectação capilar, qual a melhor p/ tirar o volume e frizz, eu posso usar mais de um óleo?coco, argan e macadamia?bjsss.

  3. Ontem eu vi um azeite com alecrim dentro ele esta bem escuro dando a impressão de que o alecrim esta dentro a um tempão . Posso usa – lo para umectação ? E qual a melhor forma puro ou misturado com outro óleo

  4. Julia, que tipo de ativador para o cabelo crescer voce me recomenda, pra que eu possa colocar no vidro do shampoo e usar diariamente? meu cabelo é liso, com algumas ondas, marcas de cabelo preso mais menos.

  5. ola Ju…
    Gostaria de uma super dica sua, meu cabelo esta fino pois a uns cinco meses atras eu era loira e pintei de preto em janeiro,mas não estou pintando mais a três meses estou deixando sair, porem as pontas estão finas, e quebrado. percebo um pouco do crescimento pois sigo umas dicas sua. mas eu queria muito que meu cabelo crescesse. porem não estou cortando para ele crescer, apareceu muitas pontas duplas, mas eu faço o corte bordado e ajuda um pouco, a ponta não esta feia nem ressecada mas esta fino e aparece pontas duplas… o que vc me indica a fazer????? obrigada… bjos :*

  6. Oi Júlia!

    Hoje fui procurar o óleo de alecrim vegetal e na única loja que achei, a dona veio pessoalmente me dizer que não se extrai do Alecrim só óleo vegetal, mas sim como óleo essencial… e me sugeriu olhar no site da WNF (World’s Natural Fragances – Phytotechnologies) que é, inclusive, seu principal fornecedor de óleos vegetais e essenciais. Eu não entendo sobre a extração de óleos vegetais e essenciais, então fiquei bem confusa quanto ao uso e quantidade mais indicada desse de Alecrim, já que o essencial é hiper mega ultra mais concentrado! Mas as instruções que a lojista me passou são quase iguais as que você descreveu aqui no site… então resolvi dar um voto de confiança para ela e comprei um vidrinho com 10ml do óleo essencial puro de alecrim (Rosmarinus officinalis). =)

    Minha ideia é usá-lo no cabelo todo com o óleo de coco. Mas quantas gotas eu posso colocar em 2 colheres de sopa de óleo de coco?

    Um beijo, Florzinha!

  7. Oi Ju, estou sempre acompanhando seus post e videos, faço umectação com óleo de coco puro e quero saber se posso usar o óleo de alecrim puro também. E qual marca você me indica para comprar.

    Beijos!!!

  8. Oi Jú,

    Gostaria de saber se o óleo de alecrim junto com o óleo de mamona tem problema de dormir com ele na cabeça igual ao óleo de cocô?

    Esse sábado passei uma colher de óleo de alecrim com 3 de óleo de mamona deixei agindo no cabelo durante 3 horas e quando pentiei senti q saiu bastante feios fiquei com medo de ter acontecido o efeito ao contrario e meu cabelo causar queda, sendo q estou tratando de queda, será q tem algum problema, ou é normal? posso fazer umectação noturna com esses óleos?

    Obrigada Ju…

  9. Boa tarde! Há tempos estou sofrendo com um queda de cabelo…e comprei o óleo essencial de alecrim, estou em dúvida como usar. Devo misturá-lo a outro óleo vegetal? Passo somente na raiz?
    Grata Marília

  10. Olá gostei muito da receita com oleo essencial de alecrim junto com o oleo de coco, eu gostaria de saber quantas vezes na semana eu posso ta usando no meu cabelo, ele é muito oleoso e cai muito.

  11. Meu cabelo era muito cheio, aí um dia dei progressiva depois de uns seis meses dei relaxamento fiz isso umas cinco vezes e agora meu cabelo tá bem pouquinho o que faço? Quero recuperar meu cabelo me ajuda por favor

    1. Recomendam esse óleo de alho para estimular o crescimento (crescer mais rápido, estimular o crescimento, oleosidade, essas coisa). Eu ia comprar, só que dizem que fede (é verdade? fica cheiro mesmo depois de lavar?). Então comprei o óleo essencial de alecrim (crescimento e queda) + jaborandi (oleosidade).

  12. Julia, tem problema de eu aplicar o óleo de alecrim (+jaborandi) na raiz enquanto eu faço hidratação nos fios? Ou essa aplicação de alecrim e óleos mais leves contam como uma umectação? Com que frequência posso aplicar estes óleos na raiz? Semanalmente? Bjos!

  13. Olá Júlia, tudo bem?

    Acho que você vai achar estranho um homem comentando aqui no seu blog, mas a gente também que se cuidar, não é? Hahaha. Tenho uma predisposição a ter queda de cabelo, já que meu pai e meus avôs eram calvos. Com genética não jeito, mas sempre é bom atrasar o máximo possível. De algum tempo pra cá notei que realmente estava ficando um pouco calvo e comecei a ler muitas coisas a respeito. Curti bastante esse lance de fazer a umectação com o óleo de coco juntamente com o óleo de alecrim. Tenho duas dúvidas e gostaria que você me esclarecesse, se possível.
    – Quantas vezes posso fazer a umectação sem que haja algum prejuízo ou algum efeito reverso na queda de cabelo?
    – Pelo que andei lendo, o óleo de alecrim parece ser o que mais influencia nessa situação. Existem outros melhores ou que possam ser utilizados juntos para potencializar o efeito?

    Agradeço a atenção! Beijo. 😉

    1. Oi Lucca,
      você pode fazer uma vez por semana,
      o óleo de rícino também ajuda bastante,
      mais se você está com queda eu te aconselho a consultar
      um medico para que ele te passe exames para saber a causa
      e te passar o melhor tratamento bjus

  14. Jú, primeiramente, quero cumprimentar pelo excelente trabalho ….. tenho acompanhado seu canal e blog tem algumas semanas e já estou seguindo algumas dicas e as pessoas já estão notando a diferença no meu cabelo. Fiquei como uma dúvida : na Beijo Pink tem dois tipos de óleo vegetal de alecrim da gran oils , tem o óleo vegetal NATURAL da mundo dos óleos . Qual dos dois é o mais indicado, por gentileza ?

  15. oi Jú amei seu blog e seus videos parabéns, tenho pouco cabelo ele é bem fino e oleoso na raiz e meu cabelo cai muito, 🙁 já fiz vários exames para saber se tenho alguma deficiência de vitaminas não deu nada graças a Deus, já tomei pantogar, pill food, troquei anticoncepcional e tomei outras vitaminas enquanto estou tomando até que melhora a queda mas acaba voltando, a dermatologista ate disse que pode ser estresse, estou usando o óleo de coco à 2 semanas e notei uma leve melhora nos fios mas ainda cai bastante, você me indica algum tratamento?

    1. Oi lindona as vitaminas ajudam bastante, é apos o terceiro mês tomando que
      o resultado começa a aparecer elas devem ser tomadas durante 6 meses dando um intervalo
      de um mês e retomando o ciclo, a umectação também ajuda uma vitamina que gosto bastante e que
      tem o preço bem acessível é a Hair skin o ultimo post do blog é falando sobre ela bjus

  16. Oi Júlia!

    Estava lendo que é para colocar 25 gotas em 100 ml de óleo, é isso mesmo?? Porque, já que o óleo essencial é tão concentrado, essa quantidade de gotas não seria exagerada para 100 ml de óleo?

    Um bjão!!

  17. Oi! JU !!
    Não tô conseguindo encontrar este oleo essencial de alecrim aqui onde moro.
    Posso fazer em casa com azeite extra virgem e alecrim eu vi uma receita em um site.e gostaria de saber depois de pronto se posso colocar gotas desse oleo feito no shampoo

  18. olá boa tarde, me chamo Sirlene.
    tenho meus cabelos muito fino e sem peso, estou com muita queda, estou ficando com meus cabelos bem ralinhos, já tentei várias coisas para amenizar a queda e nada deu resultado, parece que quanto mais eu faço, mais ele cai, estou ficando desesperada. Você poderia me ajudar por favor.

  19. Julia,

    Boa noite, já fiz várias receitas que aprendi aqui no seu blog e atráves do vídeos no You Tube.

    Bom vou compartilhar o resultado do que já fiz:

    1) Umectação – Perfeito, o cabelo fica super macio e hidratado, além de reduzir o volume (meu cabelo e crespo)
    2) Hidratação com Bepantol, óleos e vitaminas A e D – Magnifico, geralmente faço a umectação e aplico a hidratação depois
    3) O uso do óleo de coco, gente isso é um milagre, hoje não vivo sem o óleo de coco, coloco em tudo que faço no cabelo e tenho um excelente resultado.
    4) Suco de cenoura – Estou fazendo uso vai fazer 1 meses, tomo todos os dias e sinto que meu cabelo está realmente crescendo com maior velocidade, além da minha pela está mais saudável.
    5) Esfoliação com o café e mel – Super indico
    6) Hidratação com meu e óleo de coco – Não me adaptei bem, sentir que minhas pontas ficaram ressecadas (fiquei apenas 30 minutos)
    7) Fiz o óleo das índias – Só utilizei alecrim, canela , cravo, óleo de coco, óleo de ricino (realmente tem o cheiro forte), óleo de oliva, deixei por 5 dias em um local escuro e ficou show, cabelo macios e com BASTANTE brilho.
    8) Coloquei o óleo de coco junto com o meu leave antes de escovar e tive uma grande supresa, logo quando terminei meu cabelo ficou pesado com aspecto de sujo, coloquei o cabelo no nero e dormi, quando eu acordei parecia milagra o cabelo superrrr liso, indico pessoas que tem cabelo crespos como o meu fazer (mas não coloquem muito).
    9) No Domingo coloquei a glicerina na hidratação e ficou PERFEITO, potencializa a hidratação.

    Vou fazer essa semana o relaxamento de Maizena ( AMIDO DE MILHO), posto depois o comentário (só não sei posta fotos ainda kkkk ) depois posto fotos do resultado.

    Obrigada Lindona por todas as dicas e pela dedicação em buscar sempre novidades que cabem no nosso bolso.

    Carinhosamente,
    Helo S2.

  20. Boa noite Júlia, tudo bem?
    Tenho acompanhado suas dicas e feito diversas de suas receitinhas, o que têm deixado realmente meus cabelos com uma melhor qualidade, então desde já agradeço a sua dedicação e carinho em compartilhar conosco suas experiências e descobertas.
    Gostaria de saber se para o alecrim não existiria uma receita caseira de preparação do óleo, como você fez para o óleo de cenoura, por exemplo.
    Tenho alecrim plantado na minha horta e seria muito legal poder utilizar o produto natural não é?
    Obrigada de novo. Beijos.

  21. Julia eu uso os produtos para crescimento como os óleo, shampoo e tônico de alecrim, gengibre, cravos e hibisco que não devem ser usados por Gestantes.
    Porém eu estou tentando ENGRAVIDAR, queria saber se posso continuar usando …
    BJUS LINDONA

    1. Oi lindona,
      em caso de queda te aconselho a consultar um medico
      para fazer exames e saber o real motivo da queda,
      assim ele vai poder te passar o melhor tratamento pois
      pode ser falta de vitamina no sangue bjus

Deixe um comentário