Argila nos Cabelos: Reduz a Oleosidade e traz outros Benefícios

Argila nos Cabelos: Reduz a Oleosidade e traz outros Benefícios. Neste post você vai conhecer mais sobre este procedimento que reduz a oleosidade além de proporcionar outros benefícios para os cabelos. Conheça mais…

 

Argila nos Cabelos: Reduz a Oleosidade e traz outros Benefícios

 

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos falar deste processo que é muito usado nos salões para manter a saúde do couro cabeludo, a Argiloterapia!
Mas é claro que podemos fazer em casa!…Este tratamento limpa profundamente o couro cabeludo, reduz a oleosidade excessiva, pode ser usado como anti-resíduo e desintoxica o couro cabeludo. Tudo isso contribui para saúde do couro cabeludo, controle da oleosidade, redução da queda, estimula a oxigenação no bulbo capilar, ajudando assim no crescimento dos fios.

Nos salões este processo com argilas é usado no Detox Capilar, que nada mais é que um Peeling Capilar seguido de uma Hidratação. Para saber como fazer o Peeling Capilar leia este post: Como fazer Peeling Capilar?… e saiba como fazer o Detox Capilar aqui: Como fazer Detox Capilar.

Argiloterapia nos Cabelos para controlar a Oleosidade

Como usar Argila nos Cabelos?

Você pode usar ela com água no couro cabeludo, pode ser com o cabelo úmido ou seco, teste as duas formas e veja qual você mais gosta.
Você pode usar outros ingredientes na pastinha de Argila: água de coco, vinagre de maçã, óleos vegetais, mel, clara de ovo e chás de ervas sem açúcar…adicione água para dar a o ponto da argila, ela não pode ficar muito dura.

Como preparar a Argila?

Coloque em um recipiente de plástico ou de vidro, 4 colheres de argila, e adicione água filtrada ou chá de ervas, ou água de coco ou se quiser mais brilho… água com vinagre de maçã, a medida será de 50% de água e 50% de vinagre).
Em seguida mexa a mistura até que fique homogênea, coloque água até que fique no ponto, nem muito fina e nem muito grossa, para facilitar a aplicação.

Aplicação da Argila nos Cabelos Passo a Passo:

Na raiz: Com os cabelos secos ou úmidos, aplique a mistura apenas no couro cabeludo parte por parte com ajuda de um pincel. Massageie com a ponta dos dedos e deixe a argila agir de 10 a 20 minutos, depois enxágue bem apenas com água, lave em seguida com seu shampoo e finalize com um condicionador. Você também pode aplicar uma máscara de hidratação nos fios depois de usar a argila, deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos de depois finalize com um condicionador.

Nos fios: Lave os cabelos apenas com shampoo, aplique a mistura da argila feita com a máscara, mecha por mecha, deixe agir por 15 ou 20 minutos, enxágue apenas com água e finalize com um condicionador. Obs: Neste processo use as argilas hidratantes. Depois da mistura pronta, pode adicionar o mel ou água de coco verde ou clara de ovo ou seu óleo vegetal ou até mesmo, 2 colheres de máscara de hidratação, se o seu objetivo for hidratar os fios. Lembrando que o óleo vegetal na mistura pode pesar cabelos finos ou oleosos.

Argila nos Cabelos: Reduz a Oleosidade e traz outros Benefícios

Cuidado com o excesso!
Ela pode causar ressecamento no couro cabeludo e nos fios se for usada em excesso, por isso use uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da sua necessidade e não ultrapasse os tempos aqui descritos.

Argiloterapia Capilar: Cada cabelo um tipo de Argila

Procure locais onde vendem produtos orgânicos para cabelos, ou local que vendem argila para cabelos esterilizada. A argila usada nos cabelos é a mesma usada na pele.

Todos os tipos de Cabelo: Argila Branca, considerada a mais suave de todas, pode ser usada com máscara para hidratar os fios, perfeita para cabelos loiros e platinados, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos Oleosos ou Mistos: Argila Verde, combate a caspa, doenças do couro cabeludo e controla a produção de sebo reduzindo assim a oleosidade excessiva.

Cabelos Secos: Argila Rosa, use com máscara na extensão dos fios para hidratar e na raiz use com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos com Queda: Argila Preta ou Cinza, pode ser usada com óleos vegetais que combatem a queda como: Alecrim e Rícino (mamona).

Cabelos normais e Cacheados: Argila Bentonita, hidrata os fios e pode ser usada no cabelo todo, desde a raiz, se for usar com máscara não use na raiz, use com água.

Cabelos Loiros ou Platinados: Argila Roxa, pode ser usada na máscara para amenizar o amarelado, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos Ruivos: Argila Vermelha, pode ser usada com a máscara na extensão dos fios, pois atua como tonalizante natural, e na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

 

E ai meninas quem já testou?..Me contem como foi!

Ah!…Se você gosta de receitas caseiras, leia este post: Como fazer Hidratação nos Cabelos com Gelatina.

Um grande beijo!

Júlia Doorman

4.6/5 - (94 votes)

130 thoughts on “Argila nos Cabelos: Reduz a Oleosidade e traz outros Benefícios

      1. Amei demais a matéria de argila diretamente nos fios e couro cabeludo. Opção ótima de tratamento. Sempre fiz uso de argila na pele . Vou experimentar com muita alegria esse tratamento tão do bem. Suas dicas pra min são reconhecidas como de super confiança pois sei do seu empenho e estudo sério no assunto. Grande abraço!!

  1. Olá Julia!

    Fico contente com o post da argila, já tinha usado uma vez mas não sei se ficou bem pq nao sabia ao certo como fazer. Já encomendei a argila, vou seguir as dicas.

    Bjus de Portugal!

  2. Olá, Julia.
    Fiz este detox de argila verde com clara de ovo, vinagre de maça e água, mas não coloquei a máscara. E fiz tanto na raiz como nos fios. Achei que ficou pesado o cabelo após várias lavagens seguidas, logo após a aplicação, pretendo fazer uma mascara no sábado de reconstrução com tutano e aminoácidos. Para seguir um cronograma capilar, o que vc acha devo fazer alguma outra coisa para tirar este peso do cabelo?

  3. Oii, tenho duas dúvidas??
    Gostaria de saber se posso misturar duas argolas para obter o efeito da duas ao mesmo tempo ou tenho q fazer em dias diferentes??
    E a outra seria se posso usar shampoo antirresiduos durante o processo? Se sim quando e como??
    Bjs

  4. Oi Ju estou eu aqui de novo com mais duvidas..rsrs
    bom vi em uma revista da natura o seguinte..shampoo pré- tratamento capilar não é a mrsma coisa q usar um shampoo transparente ou limpeza profunda?
    Bju jú a parabéns pelo participação no programa vb…

  5. Olá Julia, td bem? Estes dias vi um vídeo sobre a aplicação da argila branca no cabelo, vc poderia fazer um vídeo de passo a passo mostrando esta tecnica também. Amo seu vídeo! Te acompanho no youtube! Bjx

  6. Comecei a assistir teus videos ontem to amando cada um deles, hoje eu fiz a hidratação com gelatina sem sabor e açucar amei ficou lindo… Como meu cabelo é muito oleoso por ser preto e virgem tenho que levar todos os dias, gostei muito dessa mistura com argila vai ser muito util. Obrigadaa bju

  7. Oi Julia! Tenho cabelo loiro e quero usar a argila preta, pois estou com queda excessiva por causa da anemia. Tem algum problema? Vai alterar cor do meu cabelo? Adoro seus vídeos! Bjosss

  8. Comecei um cronograma capilar e estou na dúvida em que fase do cronograma encaixar a argiloterapia. Estou pensando em usar o anti-residuos e depois aplicar a argila branca antes de usar a mascara de reconstrução (vou testar a Doctor R da Inoar), é uma boa ideia? Meu cabelo é bem parecido com o seu, é longo, escuro, liso natural e pesado. É oleoso na raiz e seco nas pontas por causa das luzes que fiz só no comprimento (ombre).

  9. Oi Júlia Boa noite. Eu tenho os cabelos oleosos, com caspa e bastante queda. Fiquei na dúvida se uso a argila verde ou a cinza, ou se uso numa semana uma e na outra semana a outra. O que você sugere?

  10. Oi Julia, bom dia. Tenho os cabelos oleosos, com caspa e estou com bastante queda(fui no dermatologista e estou usando um complemento vitamínico que ele me passou mas não estou vendo nenhum resultado).Estou na dúvida se uso a argila verde, cinza ou preta ou se posso intercalar e usar numa semana uma e na outra semana a outra.O~que você sugere?

  11. Oi Julia,sigo o teu blog e graças as tuas dicas aprendi coisas valiosas para cuidar do meu cabelo!
    A muito tempo eu provei a argila verde nocabelo(pq era mais facil de encontrar),mas nao gostei muito do efeito pq o meu cabelo e quimicamente tratado e muito seco e no mesmo dia eu tinha feito um peeling e usei para potencializar a limpeza profunda…
    agora eu vou provar a argila rosa com oleo vegetal de jojoba…e aqui na Italia a l oreal lançou um shampoo de argila,vou usar no mesmo dia para ver que efeito me faz…depois passo pra falar!
    bjs da Italia

  12. Oi Ju
    Conheci ressentemente seu canal estou gostando muito, mais não tenho muito tempo acabo não cuidando muito do cabelo, meu cabelo é muito oleoso e loira natural, tem alguma dica prática para mim, pretendo tentar a argila.
    Bjs

  13. Ola Julia!
    Comecei assistir seus videos essa semana.. estou gostando de todas as dicas!
    Mas ainda nao fiz nenhuma por falta de tempo.. esse final de semana vou tirar um tempinho pra fazer!
    Quero fazer o detox caseiro com argila.. pois meu cabelo é bem oleoso na raiz, tenho muita caspa muita mesmo! Estou muito triste com a situação das caspas..por mais q eu lave bem com shampoo e 2x.. ainda nao resolve o problema! E tbm quero fazer a umectação com azeite extra virgem ou algum outro oleo vegetal extra virgem.. pois meu cabelo é oleoso na raiz mas no comprimento as pontas é mais seco.. não muito.. mas sei q precisa de uma umectação ou uma super hidratação!
    Gostaria de saber onde encontro os produtos naturais q vc usa.. principalmente a argila verde e branca e tbm os oleos vegetais!
    Desde já obrigada.. bjo

  14. Boa noite Ju,
    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho e pelo sucesso que tem alcançado a cada dia.
    Vou começar a fazer os procedimentos para o crescimento do cabelo, e lendo essa matéria gostaria de saber se posso utilizar também a argila amarela, substituindo a branca, tendo em vista que ela também ativa a circulação sanguínea e tenho grande quantidade em casa. Obrigada!

  15. Olá Júlia, alguém me falou que a argila verde é bom pra os cabelos voltarem ao natural independente das químicas que tem no cabelo. Eu fiquei receosa pois não acredito nestes milagres rsrs
    Vc sabe sobre isso?

    1. Oi Julia!
      Meu cabelo era loiro e esta muito quebradiço mesmo depois que escureci,
      e quando ele cresce ele começa ficar fino nas pontas, o que posso fazer para
      reconstruir meu cabelo, mesmo ele sendo oleoso na raiz e nas pontas seco?

      1. Oi lindona faça hidratações e umectação com óleo de coco semanais,
        e reconstrução uma vez a cada 15 dias ate recuperar,
        a umectação e a reconstrução vai ajudar a fortalecer e a encorpar,
        uma vez no mês faça o corte bordado ele retira as pontas duplas e ressecadas,
        se o cabelo estiver com pontas duplas elas acabam se partindo deixando as pontas
        ralas bjus

  16. Julia, bom dia!
    Me dá um help…Tenho cabelo mistos – raíz oleosa e pontas secas. Daí, utilizei argila verde, diluída com água, na raiz do meu cabelo. Assim que eu passei a argila na raíz toda, tentei massagear, como você sugere no seu vídeo, porém, nem massagear eu consegui de tanto que meu cabelo ficou duro, meio que embolado…ficou muito estranho. Aguardei 20 minutos e enxaguei com bastante água e lavei com shampoo detox e passei condicionador. Passei um leave-in e desembaracei (foi muito difícil desembaraçar…estava muito seco, estranho…), mas tive que lavar o cabelo novamente, porque ele estava muito estranho, ao mesmo tempo que estava grudado, sem movimento, pesado, ele estava também extremamente seco. Eu havia feito um banho de brilho (creme de hidratação com tonalizante) um dia antes de utilizar a argila. A argila foi tão forte que, após o procedimento, ao pentear o meu cabelo estava saindo tonalizante na minha mão…Meu cabelo ficou parecendo que eu tinha feito uma progressiva, daquelas que pesa bastante o cabelo, sabe?
    Ju, o que pode ter dado errado no meu procedimento? O que você me sugere? Gostaria de diminuir a oleosidade do meu cabelo, mas com a argila verde não deu certo. Beijos e ficarei no aguardo de sua resposta.

  17. Ai que tudo, amei a dica, uso argila no rosto, mas nos cabelos nunca tinha testado.
    Sigo seu blog a pouco tempo, mas já estou amando, já fiz a hidratação com maisena, leite e oleo de coco que eu amei, e também aprendi fazer umectação com o óleo de coco toda semana, o resultado já esta aparecendo,a gora vou testar a argila…hahahahaha
    Parabéns pelo blog, pela gestação, que Deus te abençoe muito, e traga sua filhota com muita saúde.
    Suer beijo

  18. Boa noite Julia…
    Tenho uma filha de 4 anos e seu cabelo nao cresce, ele é bem fininho nao sei mais o que faço. Teria alguma coisa que eu poderia estar fazendo no cabelo dela para que cresça e encorpe bjs e obrigado…

  19. Olá sou loiro e sempre usei a argila cinza mas não tinha parado para notar que como dito no post ela mancha os cabelos
    Eu gosto de usar ela pois limpa bastante o cabelo, pelo que andei lendo ela já faz um trabalho detox, então já mato dois procedimentos em um. Como não encontrei nada sobre isso na internet eu gostaria de saber qual a ‘gravidade’ das manchas, são permanentes ou saem depois de um tempo? acha importante que eu troque para outra argila?

  20. Oi, Julia! Vou fazer mechas esse fim de semana. Estou com um pouco de caspa e oleosidade. Vc recomenda fazer uso dá argila antes ou depois de fazer as mechas? Outra dúvida: se eu fizer o peeling capilar, faço antes ou depois das mechas?
    Seu canal é muito útil, obrigada!

  21. Oiii.. Li tudo e li todos os comentários, mas fiquei com uma dúvida..
    Meu cabelo é muito oleoso, da raiz as pontas. E está com um pouco de queda também.
    Daí queria usar a verde e a preta.
    Mas o que quero saber é sobre a argila preta ou cinza. Pra queda ela deve ser usada somente no comprimento dos fios e não na raiz? Ou ela pode ser usada na raiz também?
    Só a verde deve ser usada na raiz? Ou eu posso utilizar ambas na raiz e no comprimento e ir intercalando entre elas?

  22. Oii juuu lindona !!!
    Acompanho vc no YouTube sempre q posso ( as vezes não tenho mto tempo livre rsrsrsr ) adoro suas dicas
    Tenho uma dúvida meu cabelo é loiro virgem e é oleoso na raiz .. qual argila devo usar ? se usar a verde vai manchar meu Bebelo ??
    Bjs

  23. Olá, Feliz 2018! Saúde, paz harmonia em família e realizações…
    Meu cabelo é cacheado, faço permanente afro há uns 12 anos, sempre recebo elogios, por ele estar bem hidratado, mas não tem jeito, uns fios sempre caem; Há uns 3 anos, antes do permanente, faço 3 cargas de queratina em intervalos de 30 dias, posso acrescentar a argila cinza na hidratação? Além do óleo de rícino, mel, água de cocô, o bepantol, acrescentado na argila, não seria uma boa? Obg…

    1. Oi José Antonio,
      obrigado para você e sua família também,
      a argila pode acabar ressecando os fios pois
      ela é mais para fazer uma esfoliação no couro
      cabeludo,
      alem das hidratações faça umectação com óleo de coco
      vegetal uma vez por semana,
      ela deixar os fios mais hidratado e fortes bjus

  24. Olá Júlia td bem? Fiz selagem a uma semana meu couro cabeludo está descamando e está muito olioso vi que vc indicou para algumas meninas usar glicerina mais tenho alergia então pensei em passar a argila Verde que sempre me socorre quando fico com o couro cabeludo muito olioso mais gostaria se saber se posso passar com apenas uma semana do procedimento da selagem? Se causa alguma coisa ou posso usar sem problemas de retirar tbm a química que fiz?

Deixe um comentário