12 erros que te impedem de ter o cabelo hidratado e com brilho!

12 erros que te impedem de ter o cabelo hidratado e com brilho! Saiba o que você esta fazendo errado e tenha um cabelo hidratado e lindo. Clique e confira!

12 erros que te impedem de ter o cabelo hidratado e com brilho!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe um tema que vocês amam e me perguntam muito, que é sobre a hidratação nos fios, como manter o cabelo hidratado e como impedir que ele fique ressecado.

Eu vou falar sobre alguns erros que estão te impedindo de conseguir um cabelo hidratado, pois muitas das vezes você mantém a hidratação em dia, porem parece que nada muda nos fios, o que pode estar impedindo isso…são alguns maus hábitos do seu dia a dia.

Então, se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como ter o cabelo hidratado

  1. Fazer hidratação no banho.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-hidratacao

Fazer a hidratação no banho com máscaras de ação rápida não tem problema algum, o erro está em aplicar a máscara com o cabelo encharcado, pois quando o cabelo está muito molhado ele não consegue aderir a máscara.

Na hora da aplicação ainda no banho, desligue o chuveiro, retire o excesso de água com a toalha dando apertadinhas e em seguida, faça a aplicação da máscara mecha por mecha.

Fazendo desse modo da um trabalho a mais, porem a hidratação se um efeito muito melhor sobre os cabelos.

Nesse post eu ensinei uma hidratação rápida maravilhosa, usando da o condicionador. Confira! Cabelo lindo em minutos, misture 3 ingredientes no condicionador

  1. Esfregar a toalha no cabelo.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-toalha

Esfregar a toalha no cabelo faz com que as cutículas fiquem abertas e os fios ficam todos porosos. E quando você aplica a máscara parece que nenhum efeito acontece, o motivo é que você deixou a cutícula do cabelo aberta na hora da secagem com a toalha.

Na hora de tirar o excesso de água com a toalha aperte de leve,  jamais esfregue e torça pois isso quebra demais os fios.

Uma dica legal é usar uma camiseta de algodão, pois ela tira o excesso de água na medida certa e não quebra os fios.

Esfregar a toalha no cabelo também causa o frizz dos fios que é outro problema que nós detestamos, e por falar nele, nesse post eu ensinei dicas infalíveis para eliminar esse problema.

Confira! 10 truques infalíveis para acabar com o friz

  1. Deixar a máscara no tempo errado.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-mascara

Sempre que você aplicar a máscara no cabelo deixe agir apenas pelo tempo descrito no rotulo, caso a máscara indique um tempo de 1 a 5 minutos, deixe sempre no tempo máximo.

Deixar o produto agir por muito mais tempo nos fios faz com que ele fique duro, áspero e sem brilho e se deixar agir por menos tempo, o produto pode não fazer o efeito desejado e prometido.

  1. Não lavar o cabelo conforme a necessidade.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-ecom-brilho-lavagem

Não lavar o cabelo de acordo com a necessidade dele e usar o shampoo errado também interfere na hidratação dos fios.

Se o seu cabelo é muito seco ou ressecado, você precisa começar a hidratar ele já na hora da lavagem usando um shampoo hidratante ou sem sulfato.

Se o seu cabelo é oleoso use um shampoo mais perolado ou transparente, porque o shampoo hidratante nesse caso vai deixar o cabelo mais oleoso e a hidratação não vai dar certo, e você vai achar que foi a máscara que deixou seus fios pesados.

No meu caso em que meu cabelo é misto eu estou sempre intercalando o shampoo, no dia que quero fazer um tratamento mais potente em que preciso que meu cabelo esteja com as cutículas abertas, eu uso um shampoo mais transparente, e no dia que quero uma hidratação mais leve eu uso um shampoo mais hidratante, e dessa forma consigo manter a hidratação em dia.

  1. Não lavar bem o cabelo.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-banho

Existem alguns shampoos que apenas com uma de mão já limpam bem o cabelo e existem outros, que é preciso lavar mais de uma vez para que ele limpe bem o couro cabeludo, podendo precisar usar até três de mãos.

Saber disso é muito importante pois é preciso que o cabelo esteja bem limpo, para que ele absorva bem a máscara ou hidratação e para que o resultado seja um cabelo bem hidratado, soltinho e com brilho.

  1. Não espalhar a máscara no cabelo.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-aplicacao

Não espalhar a máscara no cabelo e aplicar muito próximo da raiz é outro erro que atrapalha na hidratação.

Se você tem o cabelo oleoso aplique a máscara apenas do comprimento ate as pontas,  se você tem o cabelo seco ou misto pode chegar com o produto mais perto, deixando uns 3 dedos longe da raiz.

Sempre respeite o seu tipo de cabelo, retire o excesso de água do cabelo com a toalha e aplique mecha por mecha enluvando bem.

Outra dica é que se você tiver muito cabelo, use uma escova para espalhar melhor o produto e fazer com que ele penetre melhor em todos os fios.

Aplicar a máscara ou a hidratação sem dividir o cabelo em mechas, faz com que ele não receba o produto em todos os fios e consequentemente o cabelo não fique hidratado como deveria e parece que a culpa foi do produto, mas na verdade foi da forma da aplicação errada.

  1. Não desembaraçar o cabelo.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-pentear

Passar a máscara com o cabelo todo embolado também faz com que o produto não se espalhe por todos os fios, por isso após lavar o cabelo e retirar o excesso de água com a toalha, desembarace os fios com cuidado usando uma escova raquete, sempre começando das pontas ate a raiz para não quebrar os fios.

  1. Não enxaguar direito o cabelo da máscara.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-enxaguar

Esse é um erro que eu também fazia pois eu achava que se eu deixasse um pouco de produto no cabelo ele ia ficar mais hidratado e emoliente, porem acontece o contrario…os fios ficam sebosos, pesados, duros e sem brilho, por isso enxague muito bem ate todo o produto sair.

  1. Não usar o finalizador.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-nao-usar-o-finalizador

É muito importante sempre estar usando um finalizador seja um leave-in, um creme de pentear ou um protetor térmico, porque esse tipo de produto finaliza a hidratação que você fez.

Um exemplo é quando você faz a hidratação e em seguida já seca o cabelo com o secador sem aplicar um protetor térmico, e o que acontece é que o cabelo fica todo armado e ressecado porque ele fica desprotegido, e consequentemente você acha que a máscara não hidratou mas na verdade o problema foi que você não usou o finalizador.

Por isso use sempre o protetor térmico mesmo que você vá deixar o cabelo secar ao natural porque a poluição e o vento também retiram a umidade e ressecam os fios.

  1. Não usar o condicionador.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-nao-usar-o-condicionador

O condicionador foi feito para selar as cutículas e fechar a hidratação com chave de ouro, então, se você usar uma máscara que não equilibra o pH dos fios, uma máscara que hidrata mas não condiciona, a hidratação vai durar por menos tempo pois as cutículas não vão estar seladas.

Se no rotulo da máscara que você usar não tiver descrito que o pH dela é entre 3.0 e 4.0 use o condicionador.

Na dúvida use o condicionador, a não ser que a máscara já tenha a informação do pH baixo, ou desmaie os fios ou diga no rotulo que pode dispensar o condicionador.

  1. Não usar touca de hidratação.

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-nao-usar-o-touca

Quando você faz uma hidratação rápida de 3 minutos usar a touca não é tão importante, mas quando você vai fazer uma hidratação mais potente e com um tempo maior, o uso dela é indispensável.

A touca é importante porque impede que o seu cabelo comece a ressecar durante as hidratações mais longas, você pode perceber que quando faz uma hidratação mais demorada e não coloca a touca, o seu cabelo começa secar em algumas partes e isso não pode acontecer, pois vai deixar seu cabelo, pesado, duro e até ressecado.

Além disso a touca abafa a hidratação abrindo levemente as cutículas, fazendo com que o cabelo absorva melhor os nutrientes, porem eu não indico aquelas toucas de ligar na tomada, porque elas abafam mais do que o necessário, fazendo com que o couro cabeludo fique muito quente e consequentemente os fios ficam duros, oleosos e ressecados.

  1. Produto acostuma no cabelo?

12-mitos-que-te-impedem-de-ter-o-cabelo-hidratado-e-com-brilho-produto

Essa ultima questão é uma dica e também uma dúvida que vocês me perguntam muito, mas a resposta é que o produto não acostuma no cabelo!

O que acontece é que é muito comum usarmos uma mesma máscara sempre durante muito tempo, só que nem sempre o nosso cabelo tem a mesma necessidade.

Tem ocasiões em que o cabelo precisa de mais hidratação, outras ele precisa de mais nutrição e em outros momentos os fios precisam de reconstrução.

Existe máscaras bem completas ricas em ativos hidratantes, nutritivos e também reconstrutores e por isso muitas meninas acreditam que usando uma máscara assim sempre, o cabelo vai repor todas as necessidades.

Mas o que acontece é que o cabelo começa a ficar sobrecarregado de queratina e já não ter mais o mesmo efeito desmaia fios de antes.

E diante disso você pensa que o cabelo acostumou com o produto, mas isso não acontece, na verdade os fios já absorveram todos os nutrientes que precisava daquela máscara, agora eles precisam de ativos diferentes, por isso é legal você sempre intercalar máscaras diferentes.

E antes de terminar o post, te indico a conferir dicas de produtos baratinhos que eu amo e estou sempre usando no meu cabelo.

Leia! 7 produtos baratos de farmácia para hidratar o cabelo

Vídeos: Hidratação e brilho para os cabelos

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, você gostou do post: 12 erros que te impedem de ter o cabelo hidratado e com brilho?… Deixe um comentário!

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (16 votes)

22 thoughts on “12 erros que te impedem de ter o cabelo hidratado e com brilho!

  1. Oi lindona! Amei o post. Essa da touca eu não sabia! Por isso que meu cabelo fica seco e duro quando faço uma hidratação mais longa… Também não sabia que precisa enxugar um pouco o cabelo antes da máscara. Vou aderir essas dicas! Agora vou arrasar! kkkk
    Bjs lindona, amo vc!!!

  2. Boa noite Julia !
    Tudo bem com você??

    Primeiro gostaria de te agradecer, já te acompanho algum tempo, depois que comecei a seguir suas dicas meu cabelo melhorou muito ;*
    Por muito tempo fiz tintura no cabelo, mas de um tempo pra cá resolvi não fazer mais, deixar o cabelo na cor natural, porém tenho muitos fios brancos 🙁 isso me incomoda.
    Gostaria de saber qual dica você daria para cobrir fios brancos, qual melhor maneira sem danificar os fios?

    Beijos Lindona!! 😉

    1. Oi lindona, fico muito feliz em poder ajudar 😀
      dê uma olhadinha aqui no blog no menu dicas e cuidados
      pois lá tem um post com dicas para cobrir e disfarçar os
      fios brancos… beijos

  3. Nossa Ju é tanto erro que agente comete que acha que não faz diferença mais na verdade faz sim, ja estou me corrigindo, meu cabelo é até grande embora eu ainda quero que ele fique uns quatro dedos maior kkk mais ele é bem fino e pouco, depois que comecei a ver seus vídeos e posts eu ja consegui recuperar as pontas espigadas, o ressecamento, a quebra, e ele ja está n brilhoso tbm mais para eu me senti realizada falta eu consegui encorpar mais e encher um pouco. Vc tem um trabalho incrível lindona eu admiro muito vc e me inspiro muito em vc sei que se dedica muito em tudo que faz e faz com muito carinho, obrigada por compartilhar todo seu conhecimento te adoro lindona.

  4. Oi lindona! Adoro suas dicas e receitinhas. Já fiz algumas delas. Algumas deu certo outras nem tanto. Mas depois desse seu vídeo dos 12 erros acho que sei o que não está dando certo… beijão te curto

  5. Nossa Ju esse post esta simplesmente incrível, dicas ótimas de coisas que fazemos que achamos que nem faz diferença mais na verdade faz sim, já estou me corrigindo para nao cometer esses erros. Meu cabelo é ate grande, embora eu ainda quero que ele cresce mais um pouquinho para eu ficar satisfeita, meu problema é que ele é fino e pouco nem gosto muito de fazer rabo de cavalo pq é bem pouquinho cabelo msm, depois que comecei a ler seus posts e ver seus videos eu já consegui acabar com as pontas espigadas, fios quebrados, e já recuperei o brilho estou querendo agora deixa-lo mais encorpado com mais fios. Muito obrigada por compartilhar suas experiencias e conhecimentos, vc tem um lindo trabalho e eu te admiro muito e me inspiro muito em vc, vc é uma mulher maravilhosa Ju e eu gosto muito muito de vc, beijinhos.

  6. Ameei as dicas todas incríveis, já estou me corrigindo para não cometer esses erros, eu simplesmente amo todas as suas dicas, acho seu trabalho maravilhoso, ja consegui recuperar o brilho do meu cabelo e acabar com as pontas espigadas, meu cabelo é bem grande ja embora eu ainda quero que ele cresça mais um pouquinho kkk o que eu quero mesmo é que ele encorpe e tenha mais fios, pois ele é muito fino e pouco. Eu adoro vc lindona, vc é minha inspiração e eu te admiro demais, vc é maravilhosa, beijinhos.

    1. Obrigada pelo carinho minha linda… fico super feliz em poder ajudar
      tanto ❤️❤️❤️ faça as receitinhas aqui no blog para engrossar as pontas
      ralas, tenho certeza que vai te ajudar muitoooo beijos

  7. Júlia, amo suas dicas, to seguindo o cronograma no entanto faço hidratação e nutrição( e não cheguei na reconstrução ainda), mas meu cabelo continua armado e com muito friz, porém tá mais macio, só que os friz persiste. O que devo fazer? Bjo, lindona!

    1. Oi lindona, aqui no blog tem post com dicas para acabar com o frizz, dê uma olhadinha…
      e verifique também o shampoo que você está usando, pois alguns shampoos acabam ressecando
      o cabelo e causando o frizz beijos

  8. Oi Ju, tudo bem? Eu preciso da sua ajuda, meu cabelo está pedindo socorro! Eu faço descoloração e progressiva ha um tempo ja, e meu cabelo faz anos que não cresce, é muito ralo nas pontas e tem umas partes dele mais curtas que as outras, acho que aconteceu um corte químico. Sempre faço hidratações e passo óleo de coco, ja não vou mais fazer progressiva, e estou pensando em cortar essas pontas mais ralas, mas o que faço pra ele crescer forte e saudável sem deixar de descolorir? Socorro, sei que meu caso é complicado mas eu só queria um cabelo de sereia ):
    Me ajuda Ju

    1. Oi lindona, ele é um leave-in para finalizar o cabelo e formar uma camada
      protetora nos fios protegendo do calor do secador, chapinha ou baby liss…
      sim você encontra em farmácias ou em lojas que vendem cosméticos… e sim
      ele fica ate a próxima lavagem 😉 beijos

Deixe um comentário