Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno
Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno. Confira o post e conheça varias dicas maravilhosas para conseguir um cabelo saudável e bonito no inverno. Clique e confira!
Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno.
Oi lindonas, tudo bem com vocês?
No post de hoje eu trouxe dicas bem legais para te ajudar a cuidar dos cabelos e deixá-los saudáveis nessa época que é a mais fria do ano.
Essa época tende a deixar não só a nossa pele com um aspecto mais ressecado, mas também os nossos fios. Esse problema acontece devido umidade do ar que fica mais baixa e isso faz com que os cuidados precisem ser redobrados.
Então se você quer conferir essas dicas incríveis é só ler o post completo.
Vamos lá!
Deixe a água quente de lado!
Nesse friozinho não tem nada melhor do que tomar aquele banho quentinho e relaxante para espantar o frio não é mesmo?
Porem a água quente é um dos maiores causadores do ressecamento capilar e também da pele.
Quando lavamos o cabelo com uma temperatura muito alta além do ressecamento, do frizz e da porosidade que ocorre por conta das cutículas que ficam muito abertas, também perdemos a proteção natural que o couro cabeludo e os fios possuem e sofremos com um maior nível de oleosidade.
Isso acontece, pois, o calor estimula as glândulas sebáceas no couro cabeludo aumentando a produção de oleosidade e sebo, e por conta disso outro problema que pode ocorrer é a queda capilar já que a oleosidade excessiva é uma das causadoras dela.
Para evitar esses danos lave sempre o cabelo na água fria ou no máximo na água morna, pois em dias muito gelados usar a água gelada demais pode acabar afetando a nossa saúde.
Lavar o cabelo na água fria além de evitar os problemas que falamos acima, também deixa as cutículas bem seladinhas e com um brilho maravilhoso.
Evite aparelhos de calor em excesso!
Assim como a água do chuveiro muito quente os aparelhos de calor também podem danificar demais os fios.
O calor acaba abrindo demais as cutículas dos fios e retirando também toda a hidratação que existe ali e com isso o cabelo fica ressecado, poroso, opaco e suscetível a quebra capilar, frizz e pontas duplas.
Evite sempre o uso em excesso da chapinha, baby liss e do secador.
E quando utilizá-los jamais se esqueça de aplicar um protetor térmico que é um produto feito para formar uma camada nos fios, impedindo que o calor danifique.
Durma sempre com o cabelo seco!
Seja no inverno ou em qualquer estação do ano, dormir com os cabelos molhados não é indicado, pois pode afetar a saúde dos cabelos trazendo problemas ao couro cabeludo como fungos e caspa por exemplo.
E nos fios pode causar a quebra, já que quando estão molhados os fios ficam mais elásticos.
Para evitar isso procure lavar os cabelos sempre de dia e não a noite, mas se for inevitável por conta do dia corrido e do trabalho use o secador, mas sempre na temperatura morna deixando longe da raiz e de todo o cabelo, e aplique o protetor térmico antes.
Porem procure não fazer isso todos os dias e sempre que possível opte por lavar o cabelo de dia.
Saia com os cabelos sempre secos!
Sair com o cabelo nessa época também não é indicado já que nesse período é normal que os dias estejam mais chuvosos e com isso o cabelo pode levar muito mais tempo para secar.
Além disso a água que fica no cabelo pode causar a quebra e o frizz e pode acabar atraindo muita poeira e poluição fazendo com que o cabelo fique mais sujo rapidamente.
Se for possível tente lavar o cabelo e aguarde para que ele seque em casa, mas de novo se não for possível, faça o uso do secador, mas sempre nas condições que citei acima e não precisa secar completamente, seque mais ou menos uns 90% para não ficar por muito tempo fazendo uso do aparelho.
Alterne os dias das lavagens!
Se o seu cabelo não tiver excesso de oleosidade e se você não faz exercícios aonde o seu couro cabeludo transpire demais precisando ser lavado (pois não pode ficar suado), não lave os cabelos todos os dias, dê um intervalo de pelo menos 2 dias.
Fazendo dessa forma você vai evitar ficar com o cabelo úmido, o que não é indicado…e também vai evitar usar o secador que mesmo tomando os cuidados devidos ainda pode danificar um pouco.
No inverno a gente não costuma transpirar muito, mas lembrando que se mesmo assim você tem oleosidade excessiva no couro cabeludo ou faz atividades que façam ele suar muito, é preciso lavar sim para não causar problemas como queda capilar, caspa e seborreia por conta dos folículos capilares que podem ficar entupidos.
Se você possui cabelos oleoso e sofre com isso, leia esse post aonde eu dou dicas para controle da oleosidade em excesso.
Como controlar a oleosidade excessiva dos cabelos oleosos
Conheça também alguns hábitos que você faz no seu dia a dia e que deixam seu cabelo oleoso.
Assista!
Proteção para os cabelos cacheados!
Para os cabelos lisos é fundamental usar o protetor térmico para aqueles dias em que for inevitável o uso do secador e para os dias que não usar também.
Mesmo que você não use o secador… a poluição, o sol o vento também ressecam os fios, por isso use o protetor térmico mesmo assim.
E para os cachos é muito importante usar um creme de pentear ou leave-in para ajudar na proteção dos agentes externos e também para a definição, hidratação, brilho e evitar o frizz.
Uma outra dica é usar sempre um óleo finalizador, de preferencia os que tenham uma composição mais pura livres de óleo mineral, óleos insolúveis em água, petrolatos e etc…
Essa dica vale tanto para os cachos quanto para os cabelos lisos, para que eles tenham uma hidratação a mais, brilho, alinhamento e proteção contra as pontas duplas e secas.
Não prenda forte demais!
No inverno costumamos usar muito cachecóis, lenços e blusas de gola alta para compor o look e ficarmos mais quentinhas, porem com o uso dessas peças, muitas optam por prender o cabelo.
Na hora de prender certifique-se de não prender o cabelo muito forte e puxado demais e use laços que não apertem demais para não causar a quebra dos fios.
É importante dizer que esse cuidado é importante, pois uma das causas da queda de cabelo é também a queda por tração, que é quando o cabelo é preso forte demais.
Abuse da hidratação capilar!
A hidratação capilar é um dos tratamentos do cronograma capilar que não pode faltar jamais e que não sobrecarrega os fios, ainda mais nessa época do ano em que os cabelos tendem a ficar mais ressecados, opacos e ásperos pois o ar fica com um nível de água muito baixo.
Faça a hidratação pelo menos duas vezes na semana sendo uma das hidratações sempre mais potente para repor toda a umidade que os fios precisam para ficarem saudáveis, macios e brilhosos.
E se o ressecamento é o seu problema, te convido a conferir o passo a passo de uma receita caseira incrível para cabelos ressecados com ingredientes escolhidos por vocês minhas leitoras lindas!!!
Confira!
Hidratação para cabelos ressecados escolhida por leitoras
Uma dica bem legal é que além de fazer as hidratações nos outros dias em que estiver mais corrido você pode dá uma potencializada a mais no seu condicionador para deixá-lo potente e turbinado como mostrei no vídeo abaixo.
Outra dica para quando você não quiser optar por potencializar o seu condicionador, é trocar ele por uma máscara hidratante de ação rápida.
Dessa maneira você vai conseguir uma hidratação extra e rápida no banho.
Outro tratamento que não pode faltar é a umectação com os óleos vegetais uma vez por semana e também a reconstrução capilar para fortalecer os fios e deixá-los livres da quebra capilar.
E antes de finalizar confira nesse post dicas de recuperação para aqueles cabelos que estão sofrendo com fios quebradiços e ásperos.
Cabelo áspero e quebradiço o que fazer como resolver
Assista também!
Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman
Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman
Júlia lindona , tudo bem ?
Meu nome é Mônica Goes e Eu estava comentando esses dias a diferença dos seus primeiros vídeos para os vídeos de agora , no começo vc era “tímida” rsrsrsr nos vídeos de agora é super alto astral, mais desenrolada , brinca bem mais e faz o vídeo com naturalidade e leveza e eu adoro , parabéns pelo seu trabalho e meu filho adora ouvir vc falando OIIIII LINDONAS , TUDO BEM COM VCS?
Bom eu comecei a cuidar do meu cabelo no comecinho de 2016 com suas dicas eu pinto meu cabelo de vermelho a muitos anos e estraguei ele com progressiva e muito excesso de ox30 nas tinturas , então comecei a cuidar com as suas dicas e depois de mais de dois anos finalmente ele cresceu , não tenho mais pontas duplas , tá lindo ♥️
Só que eu relaxei no cronograma a um tempinho atrás e com a crise de agora estou fazendo o cronograma direitinho novamente porém com produtos baratinhos tipo skala .
So que as minhas pontas ainda estão ásperas e já fiz várias receitas e o que deu uma melhora foi o creme hairpantenol da capicilin então eu queria saber o seguinte :
Eu posso lavar o meu cabelo todos os dias durante uma semana aí na segunda , quinta e sábado faço as receitas do meu cronograma e na terça , quarta , sexta e domingo laço e faço uma hidratação só com máscara de hidratação dessas mais baratas porém que o meu cabelo gosta , sempre fazendo o prepoo e passando reparador de pontas pela manhã e antes de dormir ?
Que lindaaaaa 😀 fico super feliz em ler isso lindonaaaa!
obrigado pelo carinho e por sempre acompanhar!!!
pode fazer dessa forma sim beijos
Oii Júlia, tudo bem ?
Tenho uma dúvida, eu durmo com o cabelo seco, escovado e tudo de bom. Mas quando eu acordo, ele está (mais nas pontas) embaraçado, e as vezes bem espigado. Sabes o porquê pode estar acontecido isso ?
Obrigada, beijão. Adoro teu blog <3
Oi lindona,
obrigado pelo carinho 😀
pode ser por conta do atrito das pontas
com a fronha,
procure usar uma fronha de cetim que facilita
o deslizar dos fios e na hora de dormir faça um
coque frouxo no alto da cabeça usando um laço de tecido
e pela manha aplique um óleo finalizador,
lá no canal do youtube tem um video aonde eu mostro como
faço para prender o meu cabelo na hora de dormir,
Dê uma olhadinha beijos