Como fazer uma hidratação reconstrutora

Como fazer uma hidratação reconstrutora – Nesse post você vai aprender a fazer uma reconstrução power para recuperar seu cabelo de uma vez. Clique e confira!

Como fazer uma hidratação reconstrutora

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe um passo a passo de hidratação reconstrutora  que vai fortalecer seu cabelo e ao mesmo tempo deixar seus fios super bonitos e brilhosos.

Você sabia que nossos cabelos também adoecem? Além disso, podem perder o brilho e a força, principalmente em função de muitas químicas, sol, contaminação, etc.

Uma hidratação reconstrutora serve basicamente para proteger, fortalecer e recuperar  nossos fios e também dá mais brilho, movimento e vida.

Usei este nome no post, pois essa receita vai hidratar o seu cabelo e ao mesmo tempo, fortalecer com seus ativos reconstrutores.

Então, se você quer conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como fazer uma hidratação reconstrutora Passo a Passo

Como fazer uma hidratação reconstrutora

Qual a importância da reconstrução capilar?

O nosso cabelo não é apenas uma série de fios presos em nosso couro cabeludo. Ele é mais complexo do que isso, pois é constituído por três partes principais:

  1. Cutícula, parte externa (fios);
  2. Córtex;
  3. Medula.

As nossas cutículas capilares são interligadas por uma camada de gordura, e a sua função principal é a proteção da crosta, a parte mais interna dos nosso fios que é rica em queratina e que possui a função de dar resistência ao nosso cabelo.

O uso de chapinhas/pranchas, produtos com química e outros hábitos que degradam o nosso cabelo, como pentear com força na hora de desembaraçar os fios, favorecem a abertura das cutículas capilares e acaba expondo a parte mais interna dos fios, ou seja, o córtex.

Todos os produtos que que alteram a estrutura do cabelo e sua cor, alcançam o córtex.

É em função disso que estou sempre comentando, o quanto as químicas podem ser agressivas para o nosso cabelo, exigindo uma reconstrução imediata e constante.

Confira nesse post mais uma passo a passo para recuperar os cabelos: Reconstrução para Cabelos Fracos e Quebradiços.

Como se configura uma hidratação reconstrutora?

Este método de hidratação promove uma reconstrução dos fios capilares, provocando uma renovação nos fios.

Antes de se aplicar qualquer tipo de hidratação reconstrutora, devemos tomar alguns cuidados prévios com as nossas madeixas, que são os cuidados capilares antes do cabelo receber a máscara reconstrutora.

Neste sentido, faça uso de bons shampoos anti resíduos (ume vez por mês) e também de queratina.

O shampoo anti resíduo é responsável por deixar o cabelo pronto para receber a hidratação, pois ele retira todos os resíduos do nosso cabelo, algo que os shampoos tradicionais não conseguem fazer com eficiência.

Já a queratina, fica responsável por devolver o brilho e a saúde do nosso cabelo, ao restaurar as propriedades naturais dos fios.

De modo geral, a queratina é a grande estrela do processo de hidratação reconstrutora do nosso cabelo.

Você sabia?

O cabelo humano é constituído por 90%  de queratina, uma proteína que é sintetizada por muitos animais e que protege os fios dando mais resistência para eles.

Quando as nossas cutículas capilares se abrem, por meios de processos  agressivos ao nosso cabelo, os fios acabam ficando mais expostos e perdem queratina, água e muitos outros nutrientes.

Com isso, corremos o risco de ficar com o cabelo danificado e sem vida, e esse aspecto só pode ser revertido com uma boa hidratação reconstrutora.

Se o seu cabelo se encontra elástico e você não sabe o que fazer leia esse post: reconstrução para cabelos elásticos e danificados.

Dicas naturais para uma boa hidratação reconstrutora

Como fazer uma hidratação reconstrutora passo a passo

Se você quer aliar economia, praticidade e bons resultados, saiba que isso pode ser obtido sem precisar ir ao salão de beleza.

Vou apresentar duas dicas fundamentais pra quem deseja desenvolver produtos naturais para os cabelos e atingir a reconstrução capilar desejada.

Shampoo anti resíduo caseiro

Modo de preparo e aplicação:

  • Em um recipiente, misture duas xícaras de água quente (pode ser a água do chuveiro mesmo!) com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
  • Faça uma pastinha com estes dois ingredientes e aplique sobre o seu cabelo depois de tê-lo lavado normalmente.
  • Deixe agir por 5 minutos e enxágue normalmente antes de aplicar a nossa hidratação reconstrutora.

Hidratação reconstrutora de queratina

Modo de preparo e aplicação.

Vamos utilizar apenas o nosso ingrediente principal, que é a queratina líquida, que pode ser encontrada facilmente em farmácias e lojas de cosméticos e em diversas marcas.

  • Primeiramente, você deve ter realizado o procedimento anteriormente apresentado, que é lavar bem os fios e aplicar o shampoo anti resíduos de bicarbonato de sódio e água.
  • Feito isso, borrife a queratina líquida sobre os cabelos mecha por mecha , evitando passar na parte do couro cabeludo.
  • Deixe agindo de 10 a 15 minutos.
  • Passado este tempo, aplique uma máscara hidratante por cima dos fios selados com a queratina e deixe agir novamente pelo tempo pedido pelo fabricante. 
  • Apos agir, enxágue as suas madeixas, mas cuidando para não friccionar os fios.

Dica extra: Caso queira usar secador de cabelo e aplicar a chapinha, pode fazê-lo, mas não deixe de aplicar um protetor térmico nos fios antes de qualquer procedimento com aparelhos que emitem calor.

Qual é a frequência para se realizar hidratações reconstrutoras?

Como fazer uma hidratação reconstrutora de queratina

Um vez que estamos tratando de uma método de hidratação profundo, este tipo de hidratação pode ser feita apenas uma vez por mês ou de dois em dois meses, dependendo do estado do seu fio.

Se aplicar muita vezes essa hidratação, o excesso de queratina pode acarretar em um efeito contrário ao esperado, ou seja, o cabelo pode ficar mais frágil, rígido e pode quebrar. 

Esse intervalo de aplicação também se estende ao shampoo anti resíduo que só deve ser usado uma vez ao mês, mesmo que seja o caseiro.

E antes de terminar lindona, leia mais sobre a queratina aqui: Tudo que você deve saber sobre queratina antes de usar no cabelo 

Videos: Receitas caseiras que recuperam o cabelo

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que você achou do post: Como fazer uma hidratação reconstrutora?… Deixe um comentário!

Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman

4.9/5 - (128 votes)

32 thoughts on “Como fazer uma hidratação reconstrutora

  1. Juju maravilhosaaa!!! Amei esse POST.
    Me ajuda, fiz o comentário do POST de cronograma para loiras mas acho que vc não viu. Fui fazer mechas essa semana e meu cabelo começou a ficar de 3 cores. Faz uns 8 anos que eu faço mechas, aí a cabeleireira me disse que isso acontece por produtos ruins que uso em meu cabelo. Tipo marcas “populares” que elas formam uma capa no fio e não deixa ele descolorir… O tal efeito instantâneo. Ela só vende marcas profissionais e eu nao tenho condições de comprar, você poderia me indicar uma marca mais em conta que eu possa usar e não vá ocorrer isso no meu cabelo. Sobre o POST qual queratina vc indica?? Beijos e obrigada por ser esse ser de luz. @rayanahborges

    1. Oi lindona, existe marcas baratinhas muito boas que indico aqui no blog como
      os produtos da Gota Dourada, Embelleze e etc…dê uma olhadinha no menu resenhas…
      opte sempre por produtos que sejam liberados livres de petrolatos, óleo mineral e
      silicones insolúveis pois esses ativos não fazem muito bem ao cabelo seja nos produtos
      baratinhos ou nos mais caros beijos 😉

  2. Nossa Ju este post esta incrível, vou fazer reconstrução esta semana então essas dicas eu ja vou por em pratica, vc é demais lindona, admiro muito pela pessoa que vc é. beijoos.

Deixe um comentário