Umectação capilar como fazer? o que é mito ou verdade?

Umectação capilar como fazer? o que é mito ou verdade?. Confira tudo e saiba mais sobre o que é mito e o que é verdade a respeito da nutrição. Clique e confira!

 

Umectação capilar como fazer? o que é mito ou verdade?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar um pouco mais sobre 10 mitos e verdades que giram em torno da umectação capilar.

Esse tratamento é um dos nossos queridinhos, pois o efeito de nutrição que ele deixa nos fios é maravilhoso.

Porem existe algumas duvidas que levam as pessoas a terem medo de fazer o uso dos óleos dessa forma.

E é por isso que eu resolvi fazer esse post para esclarecer essas dúvidas e falar mais sobre todos os benefícios que os óleos podem trazer aos fios.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que é a umectação capilar?

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-nutricao

A umectação capilar ou banho de óleo como também é conhecida, é uma técnica que tem origem na Índia pois já há muitos anos ela vem sido usada pelas indianas que são famosas por terem cabelos muito bonitos, fortes e longos.

A umectação capilar é feita a base de óleos vegetais que são aplicados da raiz do cabelo até as pontas e agem fortalecendo o cabelo, repondo os nutrientes e os lipídios combatendo o ressecamento, frizz, pontas duplas, quebra capilar e também ajuda no crescimento acelerado dos fios.

Além disso a umectação capilar doa mais brilho, maciez e mais balanço aos cabelos.

Como fazer a umectação capilar?

Aplique o óleo escolhido nos cabelos secos da raiz ás pontas, deixe agir por pelo menos 1 hora e depois lave com shampoo e finalize com o condicionador.

Hidratar após a umectação também traz um efeito incrível nos cabelos. Eu amo!!

 Quais os óleos mais usados para fazer a umectação capilar?

Os óleos vegetais mais usados para essa técnica são:

  • Óleo de coco.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-coco

  • Azeite de oliva.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-oliva

  • Óleo de argan.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-argan

  • Óleo de amêndoas doce.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-amendoas

  • Óleo de aloe vera (babosa).

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-babosa

  • Óleo de abacate.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-abacate

  • Óleo de semente de uva.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-uva

  • Óleo de cenoura.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-cenoura

  • Óleo de rícino (mamona).

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-ricino

  • Óleo de alecrim.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-oleo-de-alecrim

  • Óleo de jaborandi.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-jaborandi

  • Óleo de jojoba.

umectacao-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-jojoba

 

Todos os tipos de óleos podem ser usados na umectação capilar.

Mito! Muitas pessoas pensam que para fazer esse tratamento qualquer óleo serve, mas isso não é verdade! Pois o único óleo que pode ser usado é o óleo vegetal que é um óleo 100% puro.

Óleos que tenham em sua composição outros componentes como o óleo mineral e a parafina por exemplo, não devem ser usados pois além de prejudicar os fios e o couro cabeludo.

Eles aumentam o ressecamento ao invés de tratar e deixam o cabelo com sensação de pesado e ensebado e mesmo usando um shampoo bem potente eles grudam nos fios e causam “dor de cabeça” para retirar pois não saem facilmente dos fios.

Os óleos corretos para a umectação capilar devem ser sempre vegetais puros e virgem ou extra virgem.

Uma dúvida frequente é em relação ao óleo virgem e extra virgem pois muitos acham que o extra virgem é a melhor opção se comparado ao virgem, mas não é bem assim pois na verdade isso não faz muita diferença.

Entenda melhor sobre esse assunto aqui:

Diferenças entre óleos de coco e qual é o melhor para o cabelo

Se não retirado corretamente o óleo pode deixar o cabelo com aspecto pesado.

Verdade! Eu costumo receber algumas dúvidas aqui no blog de leitoras pedindo ajuda pois após fazer a umectação e retirar sentiram que o cabelo ficou com uma sensação de pesado, opaco, sem brilho e com os fios grudados como se ainda estivesse com óleo nos fios.

Isso acontece pois na hora da lavagem o óleo pode não ter sido retirado corretamente e pode ter ficado excesso no cabelo impedindo o resultado bonito que a umectação realmente proporciona aos fios.

Na hora de remover a umectação existe alguns detalhes que devem ser feitos para que o excesso de óleo saia por completo do cabelo, como por exemplo usar água morna para que o óleo derreta, usar o shampoo correto que limpe bem, mas sem ressecar e por aí vai.

São detalhes simples, mas que fazem com que o cabelo fique somente com o efeito da nutrição ficando brilhoso, soltinho, macio e alinhado sem ficar oleoso.

Nesse post eu dei várias dicas para tirar o tratamento dos fios sem deixá-los oleosos e pesados.

Leia!

Como tirar a umectação dos cabelos sem deixar oleoso

Os óleos vegetais podem deixar o cabelo ressecado.

Mito! Outra duvida de muitas meninas é sobre se os óleos podem deixar o cabelo ressecado, pois após a lavagem também sentem esse aspecto de cabelo mais ressecado e áspero.

Porem esse resultado não acontece devido ao óleo, mas sim por conta do shampoo que é usado na lavagem e também por conta da temperatura da água.

Na hora de retirar o excesso de óleo do cabelo é preciso usar um shampoo que faça uma limpeza boa nos fios, mas sem ser uma limpeza pesada demais, para não acabar retirando demais o efeito da nutrição sobre os fios.

Shampoos anti resíduos que são aqueles que fazem uma limpeza mais profunda no cabelo ou shampoos transparentes que ressequem os fios não devem ser usados.

Procure usar um shampoo mais perolado que são aqueles que limpam, mas sem ressecar o cabelo e sem deixar aquela sensação de cabelo áspero e embolado, ou ate mesmo um shampoo transparente, mas que não seja daqueles anti resíduos agressivos que causam o ressecamento.

Fique de olho também na temperatura da água que não deve ser quente demais, ela deve ser evitada em qualquer lavagem pois retira a hidratação dos fios, causando o ressecamento e também o frizz.

A temperatura da água deve ser morna para amolecer o óleo e facilitar a retirada e no ultimo enxague, ela deve estar mais para fria para ajudar na selagem da cutícula e deixar um brilho a mais.

Quanto mais tempo o óleo ficar no cabelo melhor será o resultado.

Verdade! A quantidade de horas em que o óleo pode ser deixado nos cabelos vai depender da sua disponibilidade de tempo, porem vale a pena deixar o óleo agir um pouquinho a mais pois o resultado é incrível!

O tempo mínimo que o óleo deve ser usado no cabelo é de pelo menos 1 hora para que ele possa penetrar bem nos fios e fazer com que o cabelo e o couro cabeludo absorvam bem todos os seus nutrientes.

Com a correria do dia a dia fazer um tratamento que tome muito o nosso tempo acaba ficando um pouco complicado, mas uma dica que eu sempre costumo dar, é aplicar o óleo no cabelo e deixar ele agir nos fios enquanto você faz as suas tarefas de casa.

Essa é uma dica bem legal pois enquanto você está fazendo as coisas normais do seu dia a dia, a umectação pode ir agindo no seu cabelo e depois basta lavar na hora do seu banho.

Outra opção é deixar o óleo agir enquanto você dorme essa é a chamada “umectação noturna”.

Para fazer basta você aplicar o óleo vegetal escolhido da raiz as pontas prender o cabelo e colocar uma camiseta ou pano sobre o travesseiro para impedir que o óleo transfira para ele.

Pela manha é só acordar lavar o cabelo com o shampoo e hidratar os fios para que o resultado fique ainda mais maravilhoso.

Além da opção de fazer a umectação capilar por conta dos vários benefícios que os óleos capilares oferecem aos cabelos eles podem ser usados de diversas outras formas nos fios.

Foi isso que mostrei no vídeo abaixo.

Assista!

 

Os óleos vegetais por si só são capazes de fazer o cabelo crescer.

Verdade! Porem eles precisam de uma força a mais! Os óleos vegetais que mais ajudam no crescimento capilar são o óleo de alecrim, óleo de rícino, óleo de canela, óleo de jaborandi e o óleo de babosa.

Mas outros óleos como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de cenoura também podem ajudar no crescimento capilar aliados a massagem capilar que é a ajudinha extra.

Seja qual for o óleo que você escolher dos mais estimulantes aos mais comuns, é importante fazer a massagem capilar no couro cabeludo, pois ela vai ajudar a fazer com que o óleo penetre melhor e estimule ainda mais a microcirculação sanguínea no couro cabeludo acelerando o crescimento capilar saudável.

Sempre que você for fazer a umectação capilar e se o seu intuito for também o crescimento capilar além da nutrição, aplique o óleo vegetal no couro cabeludo e massageie em movimentos circulares usando as pontas dos dedos durante alguns minutos.

Aliar a massagem com os óleos é muito importante e não pode faltar para potencializar ainda mais o seu efeito e também para acelerar e estimular o crescimento dos fios.

E se você deseja ter um crescimento capilar acelerado com uma receitinha simples de ser feita e que pode agir nos cabelos de uma maneira que não tome muito o seu tempo.

Te convido a assistir esse vídeo!

Os óleos vegetais podem trazer problemas ao couro cabeludo.

Mito! Os óleos vegetais possuem muitos benefícios para o couro cabeludo e além de ajudar no crescimento capilar que foi o que vimos acima, ele também ajuda a tratar problemas típicos dessa área da cabeça como oleosidade excessiva, caspa, seborreia e queda capilar.

A umectação capilar é o mesmo que nutrição capilar.

Verdade! A umectação capilar também pode ser feita na etapa de nutrição do seu cronograma capilar e o que diferencia esses dois tratamentos é a forma de aplicação e o que é usado no passo a passo.

Na umectação capilar é usado apenas o óleo vegetal que é aplicado no cabelo seco, já na nutrição é usado máscaras capilares nutritivas, ou seja, a base de óleos que são aplicadas nos cabelos lavados e úmidos.

As duas formas deixam quase que o mesmo efeito porem a umectação capilar pode ser considerada um pouco mais potente por conta do óleo que é aplicado puro nos cabelos e por agir por mais tempo nos fios.

Os óleos vegetais podem ser usados para potencializar as máscaras capilares.

Verdade! Além de serem usados puros nos cabelos para fazer a umectação os óleos também podem ser misturados as receitinhas caseiras e também as máscaras capilares para potencializar e turbinar o efeito.

Sabe aquela máscara que você considera mais fraca que não deixa um efeito muito potente no seu cabelo ou uma máscara hidratante mais que você quer um efeito mais nutritivo?

Basta misturar algumas gotinhas na quantidade que você for usar no seu cabelo e pronto já vai mudar completamente o efeito e com certeza você vai gostar muito mais.

A umectação capilar não pode ser feita em cabelos oleosos.

Mito! Meninas que possuem cabelos oleosos ou mistos costumam pular esse passo do cronograma capilar por acharem que os óleos vegetais pioram a oleosidade nos fios e no couro cabeludo, mas a notícia boa é que isso não passa de um mito.

Pelo contrario os óleos capilares quando aplicados no couro cabeludo ajudam a controlar a oleosidade excessiva nessa área e em relação aos fios ele vai entrar apenas nutrindo.

O que vai impedir que os fios fiquem oleosos e com excesso de óleo é a lavagem que deve ser feita corretamente como falei mais acima.

Todos os cabelos podem fazer a umectação capilar.

Verdade! A umectação capilar pode sim ser usada por todos os tipos de cabelo pois o poder de hidratação e nutrição que ela deixa nos fios é maravilhoso.

Em cabelos cacheados e crespos a umectação ajuda ainda mais na definição dos cachos e nos cabelos lisos ela ajuda a deixar mais alinhados e também com as ondas suavizadas.

Qualquer tipo de cabelo pode fazer a umectação capilar sem medo pois em cabelos oleosos ela não vai pesar e em cabelos secos e ressecados ela vai agir acabando com esses problemas deixando o cabelo com outra vida.

Outra forma de nutrição que recupera e acaba com o problema de ressecamento dos fios é a aplicação de manteigas capilares no cabelo.

Nesse post eu mostrei como é feita a aplicação e falei mais sobre o resultado no cabelo que inclui a nutrição, redução do volume e eliminação da queda capilar.

Leia!

Manteiga vegetal natural que faz o cabelo crescer

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (9 votes)

20 thoughts on “Umectação capilar como fazer? o que é mito ou verdade?

    1. Oi lindona, obrigado pelo carinho!
      esse não serve para a umectação pois
      é preciso ser um óleo vegetal comprado em
      lojas que vendem produtos naturais como o
      óleo de coco por exemplo ou o azeite extra
      virgem beijos

  1. Oi Júlia! Adoro seu blog! Tenho uma dúvida. Comecei a fazer umectação nos meus cabelos recentemente, mas de quanto em quanto tempo eu posso fazer? Ou posso fazer sempre que achar necessário? Tenho essa dúvida pq meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas (eu até passo o óleo de coco mais nas pontas) e toda vez q passo, vejo que ele fica muito melhor. Queria saber se posso fazer a umectação toda vez que eu for lavar o cabelo, por exemplo.
    Beijo!

  2. Oi Júlia td bem? Parabéns pelo blog e canal, adoro ambos
    Eu já fiz umectação com óleo de coco durante uns meses e fiz 2 vezes com óleo de amêndoas (mas não é amêndoas doce) e tenho coceira na cabeça durante a umectação. Isso é normal?
    Obrigada!

    1. Oi lindona, obrigada pelo carinho ❤️ se o cabelo estiver bem sujo pode acontecer sim…
      mas continue observando e veja se não é alguma alergia ou irritação… e use somente óleos
      vegetais e puros 😉 beijos

      1. Oi Júlia! Muito obrigada por responder tão rápido!
        O meu cabelo é oleoso, lavo todos os dias, mas no FDS lavo 1 dia pulado. Lavo na sexta-feira, é faço a umectação no domingo e lavo domingo… vou experimentar no sábado tb então!
        Obrigada pela ajuda!
        Beijos

  3. Julia querida, me tira uma duvida
    Oleo de alecrim da Natu Hair pode?
    Na embalagem diz 100% vegetal…vegano…
    Mas na composicao contem PHENOXYETHANOL
    E agora mesmo dizendo ser 100% vegetal com esse ingrediente posso fazer umectacao?

  4. Oi Júlia, uso henê nos cabelos. já umectei com óleo de soja , achei o resultado melhor que o de coco e azeite extravirgem. Principalmente o azeite deixa meu cabelo assanhado kk
    Tem problema usar o de soja, se sim, quais?

Deixe um comentário