Como fazer umectação capilar caseiro sem deixar o cabelo oleoso

Como fazer umectação capilar caseiro sem deixar o cabelo oleoso – Nesse post você vai aprender a fazer UMECTAÇÃO deixando o cabelo LINDO e SAUDÁVEL sem errar mais. Clique e confira

Como fazer umectação capilar caseiro sem deixar o cabelo oleoso

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post com dicas para fazer a umectação capilar perfeita sem deixar o cabelo oleoso e opaco, além de dar essas dicas eu também vou mostrar o passo a passo completo.

A umectação é um tratamento caseiro simples de ser feito, e que deixa o cabelo com um resultado incrível, porém é preciso tomar alguns pequenos cuidados, para que os fios não fiquem oleosos e opacos.

Lembrando que, caso o seu cabelo não se adaptar com os óleos vegetais, você pode fazer a reposição lipídica co uma máscara nutritiva, sem problemas…pois nem todo cabelo precisa de óleos vegetais puros, precisamos de lipídios e isso você também encontra em mascaras com óleos vegetais ou manteigas.

Vamos lá!

O que é a umectação capilar e o que ela faz no cabelo?

A umectação capilar é um tratamento feito a base de óleos vegetais, e também é conhecida como banho de óleo, essa  técnica possui origem na Índia, pois é usada a muitos anos pelas indianas, que são famosas por terem cabelos gigantes, fortes e lindos.

Os benefícios que ela oferece para os cabelos são vários, o cabelo fica mais forte, alinhado, macio e com muito brilho, isso porque os óleos possuem o poder de penetrar nos fios, repondo os lipídios que são a gordura natural, que o cabelo precisa para ficar saudável.

A umectação capilar combate o ressecamento, pontas espigadas, pontas duplas, quebra capilar e o frizz, e quando são usados óleos estimulantes na raiz do cabelo aliados a massagem capilar, ela também estimula o crescimento rápido dos fios, e o combate da queda capilar.

Esse tratamento pode ser usado uma vez por semana, ou a cada 15 dias, na etapa da nutrição do seu cronograma capilar.

Porém quando fazemos a umectação capilar que é bem simples de ser feita, devemos tomar alguns pequenos cuidados, para que o cabelo não fique oleoso e opaco, e fique com um aspecto de cabelo soltinho, macio, alinhado e muito brilhoso.

Como fazer umectação capilar sem deixar o cabelo oleoso?

  • A primeira coisa que você precisa saber, é que precisamos usar sempre óleos vegetais para fazer a umectação capilar, pois eles são óleos 100% naturais e puros, ou seja, eles não possuem nenhum outro ativo que pode prejudicar o cabelo, fazendo com que os fios fiquem oleosos, pesados e opacos.

Algumas opções de óleos vegetais são o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce, óleo de aloe vera, óleo de jaborandi e óleo de cenoura.

Saiba como fazer o óleo de cenoura de forma caseira e simples aqui: Óleo de cenoura caseiro cabelos fortes e saudáveis

  • A segunda coisa é que o óleo vegetal escolhido deve estar sempre derretido e no estado liquido, pois alguns óleos como o óleo de coco por exemplo, quando estão em uma temperatura baixa, ficam sólidos e isso pode atrapalhar um pouco a absorção nos fios.
  •  O cabelo pode estar sujo ou limpo, mas sempre seco, pois se o cabelo estiver molhado, o óleo pode grudar demais nos fios, e não penetrar na fibra capilar corretamente.
  • Outro cuidado importante é usar um shampoo que limpe bem o cabelo, mas que não resseque os fios, e que não faça uma limpeza profunda.

É preciso ter um equilíbrio na utilização do shampoo, pois ele precisa limpar bem para remover somente o excesso do óleo, mas não pode fazer uma limpeza muito profunda para não remover todo o tratamento, deixando o cabelo ressecado.

Por falar em ressecamento, anote aí uma receita caseira que hidrata muito o cabelo, e acaba com o ressecamento dos fios: Hidratação para pontas espigadas e cabelo ressecado

O shampoo que eu indico é um shampoo perolado, ou um shampoo transparente, pois eles vão remover somente o excesso do óleo, impedindo que os fios fiquem oleosos, e o que eu não indico é o shampoo anti resíduo, para não fazer uma limpeza profunda removendo todo o tratamento.

  • Na hora de remover a umectação é importante usar a água do chuveiro na temperatura morna (não quente), pois ela vai ajudar a derreter o óleo, pois a água fria ou gelada vai prolongar mais o processo, e pode ser que os fios fiquem com excesso de óleo.
  • E o último cuidado é na hora de aplicar o shampoo, a dica é diluir um pouco de shampoo em um potinho com água, e aplicar em todo o couro cabeludo, e a espuma que se formar puxar para os fios, pois assim é possível espalhar melhor o shampoo em todo o couro cabeludo, limpando bem toda a área.

Como fazer umectação capilar sem deixar o cabelo oleoso – Passo a passo

1-Coloque em um potinho a quantidade de óleo vegetal suficiente para o seu tamanho de cabelo, e caso ele esteja sólido, derreta por 30 segundos no microndas, ou em banho maria.

2-Com o cabelo seco aplique o óleo vegetal da raiz as pontas, sempre enluvando mecha por mecha de cima para baixo, e após aplicar massageie o couro cabeludo por alguns minutos, com as pontas dos dedos para estimular o crescimento, e em seguida prenda e coloque uma touca plástica.

3-Deixe agir por no mínimo 1 hora e dependendo da sua disponibilidade, você pode deixar agir por até 8 horas, podendo deixar o óleo agir a noite toda se desejar e lavar pela manhã.

4-Após agir entre no banho e deixe a água morna cair bastante sobre o cabelo por alguns minutos, e em seguida lave o cabelo com o shampoo repetindo a aplicação se achar necessário.

5-Depois retire o excesso de água do cabelo, aplique um condicionador para selar as cutículas, e fazer com que o efeito da umectação dure por mais tempo, e finalize como desejar.

Se desejar usar o secador não esqueça de antes aplicar um protetor térmico nos fios, para proteger do calor do aparelho.

Antes de terminar lindona, confira esse post muito legal sobre umectação capilar: Porque o cabelo cai mais quando fazemos umectação?

Vídeos: Como alisar o cabelo sem química

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como fazer umectação capilar caseiro sem deixar o cabelo oleoso?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.4/5 - (18 votes)

Deixe um comentário