Cabelos secos e ressecados qual a diferença?

Cabelos secos e ressecados qual a diferença? Neste post vamos falar de um assunto que nos deixa em dúvida. Afinal, o cabelo seco e ressecado tem diferença? Para saber mais e como cuidar destes tipos de cabelo, leia o post completo.

 

Cabelos secos e ressecados qual a diferença?

 

Olá meninas,tudo bem?

Sempre ficamos em dúvida nesta questão, porque na verdade cabelo seco ou ressecado parecem ser a mesma coisa, mas não são, vou explicar a diferença.

Cabelo seco

O cabelo seco pode ser virgem ou não, fica seco por falta de cuidados, neste caso, falta de hidratações.
O cabelo seco é identificado pelo aspecto mesmo, é muito seco, fica armado e com muito frizz.
Chega neste estado pelo excesso do uso de secador e chapinha e sem hidratações acaba ficando seco demais.

Cabelos secos e ressecados qual a diferença?

Por isso é importante criar uma agenda de hidratações para seu cabelo e repor a água e umidade natural do fio, quer saber como fazer esta agenda?
Não deixe de ler esta matéria: Cronograma capilar como funciona?

Cabelo ressecado

O cabelo ressecado, é uma versão bem pior do cabelo seco, o nome já diz.
Além de faltar água neste tipo de cabelo, faltam também lipídios e proteínas que são essenciais para saúde dos fios. Essas também podem ser repostas pelo cronograma capilar citado acima.
Normalmente os cabelos ressecados passam por processos químicos como relaxamento, luzes, tinturas,etc. As escamas dos fios se abrem devido ao PH que é elevado nos processos químicos.
Este tipo de cabelo tem o aspecto muito seco, com frizz, armado, sem movimento, se quebra muito e com muita facilidade.

Cabelos secos e ressecados qual a diferença? 1

Para restaurar este tipo de cabelo é preciso muita calma e persistência em um cronograma capilar, montado com uma reconstrução mensal, uma umectação mensal e pelo menos quatro hidratações semanais.

Dicas para recuperar um cabelo seco ou ressecado

Os cuidados são basicamente os mesmos, a diferença é que nos cabelos secos você verá os resultados mais rapidamente, já nos cabelos ressecados, pode levar um tempo maior devido ao estado do fio.

Dicas:

* Use shampoo de condicionador certo para seu tipo de cabelo.

* Nos cabelos ressecados, as escamas dos fios se abrem devido ao PH que é elevado durante os processos químicos. Então use produtos com PH baixo (ácido) até a recuperação dos fios, algumas marcas levam esta informação na embalagem. O uso contínuo destes produtos irão ajudar a fechar as cutículas, equilibrando o PH dos fios, deixando os mais sedosos e brilhantes. Ou você pode usar o Vinagre de Maçã para fechar as cutículas dos cabelos e para dar brilho.

* Evite usar chapinhas e secador todos os dias, se precisar usar de vez em quando, não esqueça de aplicar um  protetor térmico antes.

* Nas hidratações, use máscaras hidratantes e pode adicionar ampolas de vitaminas na mistura, aqui no blog tem algumas receitas de hidratações potentes, no menu HIDRATAÇÕES.

* Nas umectações, use máscaras a base de óleo ou de manteigas, como a de Karité, ou use óleos vegetais, aqui no blog você encontra várias receitas de umectações. Uma dica de umectação potente: Como fazer umectação com azeite de oliva e mel.

* Na reconstrução mensal, você pode usar queratina líquida e máscaras reconstrutoras, se preferir pode pular a parte ou o passo de finalização com a chapinha. Saiba como fazer aqui: Como fazer reconstrução capilar em casa.

 

Então é isso meninas,
Um super beijo e espero que gostem!

Júlia Doorman

4.5/5 - (64 votes)

63 thoughts on “Cabelos secos e ressecados qual a diferença?

  1. Olá!!
    Júlia, gostaria muito de agradece você pela disponibilidade em compartilhar informações.
    Estou seguindo o cronograma capilar, é incrível, na primeira hidratação já vi a diferença, meus cabelos estavam super, hiper, mega,ressecados, pois eu uso coloração com muita frequência.Eles são pretos e longos como os seus, e estava usando sempre preso, por conta do estado crítico. Agora estão super lindos, já fiz a segunda hidratação e amanhã será o dia da nutrição.
    Muito obrigada! Que o Senhor guarde sua vida e de sua família.
    Beijos!

  2. Olá, eu comecei com tinta tonalizante ruivo, usei uma vez e depois de 15 dias usei novamente, depois de um tempo quando já estava saindo fiz mechas californianas loiras, e hidratei apenas uma vez, no ano seguinte fiz ombre haer loiro, e depois de um tempo usei tinta(mas nunca descolori, apenas quando fiz mechas californianas e ombre haer) meu cabelo é castanho escuro, isso tudo porque sempre quiz ser loira, mas agora meu cabelo está muito ressecado, sem brilho e meu cabelo era lindo!! Não sei o que fazer se paro de pintar e só hidratar..mas não faço ideia de que hidratação tenho que usar..tenho 15 anos, e espero que possa responder minha pergunta, beijinhos!

  3. Júlia, estou tentando seguir o cronograma certinho, hidrato durante a semana e no domingo uso óleo de coco! Mas ultimamente meu cabelo está mais seco que o normal! Estou desde segunda sem lavar para testar a oleosidade dele e até hj (sábado) ele está mto seco! Nem um pouquinho oleoso! E tem caído bastante Tbm! Estou assustada! Ele é naturalmente escuro e liso. Não uso nenhuma química.. A raiz está mais seca que as pontas, fica armado e com frizz 🙁 Você tem alguma dica pra solucionar esse problema? Obrigada! Bj

  4. Bom dia, tudo bem? Meu cabelo é oleoso na raiz porém está extremamente danificado e com frizz no comprimento! Existe algum tipo de hidratação especifica pra isso ou posso usar porem nao passar na raiz?? Obrigada

  5. Oi Ju, fiz uma progressiva a pelo menos 2 semanas .. descobri que na composiçao dela tinha petrolatum e parafina .. agora nao sei o que faço nao quero mais usar essa progressiva, o que posso fazer para cuidar dos cabelos , e nao usar mais essa progressiva? faço uma reconstruçao agora ou espero esse produto sair dos cabelos ? ah estou pesquisando um produto que nao contenha os petrolatos na composiçao .. to meio perdida mais acho que ja encontrei um que nao tem formol e nem petrolatos .. “QOD 30 dias efeito liso” gostaria de saber se voce conhece ?se sim me responda por favor !! agradeço Ju a atençao

  6. oii meu cabelo é super natura sou muito dificio usar chapinha e secador!!! mas ele tem aspecto q usa tds os dias pq isso pode acontecer?? estou desesperada n sei o que eu faço mais, pois faço hidratação toda a semana

    1. Oi lindona!
      Aqui no blog no menu dicas e cuidados tem um post,
      em que ensino como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas,
      de uma olhadinha vai te ajudar bastante,
      Bjus

  7. Meu cabelo esta extremamente danificado por ter usado a chapinha por mais de dois anos toda vez que lavava eu sempre hidrato com óleo de coco uso shampoo certo mas meu cabelo continua horrivel!!vc tem wpp ou face pra que eu possa conversar melhor com vc pra explicar minha situaçao? Agradecida

    1. Oi lindona,
      a umectação com óleo só
      não é suficiente,
      faça hidratações semanais e
      uma vez a cada 15 dias ou uma vez no mes
      faça reconstrução vai ajudar a reparar os danos,
      devolver a queratina e a massa perdida dos fios e vai
      fortalecer,
      Bjus

  8. oi julia amo seus videos,
    fiz uma cauterização e meu cabelo ficou lambido,mas ja faz um ano,estou fazendo o cronograma,só que ele esta muito seco, nunca pintei , ou fiz alguma quimica, mas ele é muito quebrado em cima e bemmmmm seco nas pontas aspigados, parece que a hidratação não entra,não sabia como cuidar dos meus cabelos, então sempre usei produtos normais a anos que agora descobri que tem petrolatos essas coisas, ,e ainda tenho uns 3 potes desses produtos ,não posso simplesmente joga-los no lixo,queria saber se essa pode ser a causa desse cabelo seco com frizz? bjooo lindona

    1. Oi lindona,
      pode ser para não jogar fora
      use ate acabar e uma vez no mês
      use um shampoo anti resíduo para não
      acumular essas substancias,
      depois troque e siga com o seu cronograma normalmente,
      Bjuss

  9. Olá Júlia, tudo bem? Meu cabelo é liso na raiz e ondulado nas pontas, mas tem umas mechas na parte de trás que são mais enroladas, ásperas, com aquele aspecto “fuá”. Tenho feito hidratações e umectações e os restante do meu cabelo está muito bonito, mas a parte de trás não melhora de jeito nenhum. O que eu faço? Obs.: Não tenho nenhum tipo de química.

    1. Oi lindona,
      alem das hidratações e umectações faça também a
      reconstrução caseira que tem aqui no blog a cada 15
      ou 30 dias ela vai ajudar a fortalecer os fios e diminuir o frizz,
      Bjuss

  10. Oi Julia, tudo bem?
    Me tira uma dúvida, estou no final do mês do cronograma capilar ontem era hidratação , eu usei a mascara Silicon Mix, meu cabelo ficou meio duro na hora , mas hoje esta mais macio, e final de semana é a minha primeira reconstrução, comprei queratina e uma mascara de reconstrução, quero saber se meu cabelo vai ficar com excesso de queratina? e a mascara Silicon Mix posso usar em hidratação ou na reconstrução?
    bjo lindona

    1. Oi lindona,
      ela é uma mascara reconstrutiva por isso você deve
      ter sentido o cabelo mais duro,
      pode fazer a reconstrução mais faça sempre a cada 15 dias ou uma
      vez no mes e não use produtos com queratina na composição
      diariamente pois o cabelo pode ficar rígido,
      Bjuss

  11. Oi, Julia!
    É normal ter a parte de trás, mais próxima do topo da cabeça, bem mais seca e armada que o resto do cabelo? Porque meu cabelo sempre foi assim, desde criança. Na frente e atrás próximo à nunca ele é liso, mas se eu pego uma mecha da frente e comparo com a de trás em cima, parece até cabelos de duas pessoas diferentes, rs.
    Quando eu faço as hidratações, a parte que é lisa sempre fica linda e brilhante, mas essa parte mais seca parece que não dá efeito.
    Sinto que essa parte rebelde precisa de reconstrução, mas compensa fazer reconstrução só nessa parte a princípio? Tem como igualar as diferentes texturas?

  12. Oi Ju.
    O cronograma está dando muito efeito nos meus cabelos,n unca vi tanto brilho e maciez nos meus cabelos, suas hidratacoes são ótimas.
    Porém os fios novos que crescem próximos da nuca ,orelha e testa não abaixam,muito arrepiad. Faço umectaçãotoda semana com óleo de coco,mas não ficam abaixados. O que posso passar para fazer eles se alinharem?

    1. Oi lindona use um finalizador anti frizz de preferencia com óleo de argan na composição
      e evite usar o jato quente do secador perto dos fios e água muito quente pois podem
      ressecar os fios bjuss

  13. Olá. .Eu não sei mas o que faço. Pos nem eu sei dizer msmo o que meu cabelo tem, Eu lavo ele, depois qndo vai secando . Ele vai ficando seco, quebrado , ressecado. Faco hidratação, pos ai rle diminue mais so que ainda fica quebrado..eu dou chapinha sim. Porém es uma vez na semana, o olha lá.. as vzes lavo com água morna e tem muitas pontas duplas. Passa uns dois dias ele já fica muito oleoso.E difícil tmb eu cortar meu cabelo ..pos ele é muito grande tmb ..Será o que é msmo o que meu cabelo tem? Me ajude

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados com hidratações e umectações
      semanais e reconstrução uma vez no mês para fortalecer, foque nas hidratações
      e procure usar máscaras com o efeito desmaia fios pois elas deixam o cabelo sedoso
      e macio, a umectação com óleo de coco vai ajudar a controlar a oleosidade e ajudar a selar
      as pontas duplas faça também o corte bordado que tem aqui no blog pois ele vai ajudar a remover
      essas pontas, e evite ao máximo a chapinha e quando usar aplique um protetor térmico antes para
      proteger os fios do calor bjus

  14. Olá Ju! Tenho uma filha de 5 anos que tem o cabelo pouco, fino e cacheado tipo cabelo de mola, mas ta muito seco, farofado e cheio de frizz.
    O que devo fazer no cabelo dela? estou desesperadas e ainda tem pessoas que ficam fazendo brincadeira sem graça .

    1. Oi lindona pode fazer uma hidratação semanal pode usar o Yamasterol
      ou produtos proprios para cabelos de crianças,
      e faça tambem uma umectação semanal com óleo de coco tambem bjus

  15. Oi, gostaria de saber se eu posso usar os mesmos produtos e seguir suas dicas nos meus cabelos que são loiros, faço luzes e tenho selante. (Estão acabados e não crescem mais ). Obrigada, bjos

    1. Oi lindona,
      eu costumo fazer um coque frouxo quase que no alto
      da cabeça e uso um laço que não aperte muito,
      lá no canal tem um video aonde eu mostro detalhado
      como eu faço,
      dê uma olhadinha 😉 bjuss

  16. Oiii Juu, gostaria de tirar mais uma dúvida. As suas receitinhas que contém queratina, eu coloco no meu cronograma como reconstruções? Ou nem sempre é uma reconstrução? Seria só uma hidratação? Me ajuda nessa dúvida! Bjossss

  17. Oi Juuu, linda preciso novamente da sua ajuda, terça dia 11 daqui uma semana vou fazer minhas mechas. Eu treino na academia todos os dias, portanto lavo o cabelo todos os dias. Até o dia das mechas devo hidratar e umectar todos os dias? Ou se eu fizer isso estraga?

    1. Oi lindona,
      faça a umectação pelo menos 1 ou 2 vezes na semana
      e pode hidratar todos os dias sim,
      use uma máscara hidratante de ação rápida e faça pelo
      menos 1 hidratação mais potente,
      a reconstrução você deve fazer 2 dias antes de fazer a
      química beijos

  18. Oi Ju boa tarde eu queria saber que eu posso fazer o meu cabelo eu fiz luzes e eu tenho serante no cabelo só que eu sofri um corte químico e ele Meu cabelo era tão grande que eu posso fazer agora que que tá quebradiço ele fica ele quebra eu passo o dedo assim nele e começa a quebrar ai me deixa tão para baixo esse corte químico

    1. Oi lindona,
      dê uma olhadinha aqui no blog no menu “Cabelos loiros”
      lá tem post falando sobre o corte quimico ensinando como recuperar
      e como fazer o cabelo voltar a crescer,
      com certeza vai te ajudar 😉 beijos

  19. Passando aqui pra agradecer você pelas dicas. Eu segui todas bem certinhas e fui fazer as mechas! Incrível, acredite mesmo, não quebrou nada meu cabelo, não ficou ressecado como ficava, claro que ele sofreu um pouco, mas foi muito pouco mesmo! Você é um anjo, Deus abençoe muito você! Grande bjo

  20. Oi Julia eu adoro suas dicas estou sempre tentando por em prática mais depois de um relaxamento com amonia que fiz no meu cabelo ele nunca mais foi o mesmo está muito seco o que eu faço desde já agradeço bjos .

Deixe um comentário