Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa. Neste post vamos saber o que acontece com os cabelos durante e depois desta fase. Para saber mais leia o post completo.

 

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa

 

Olá meninas, tudo bem?

 

Hoje vamos falar do que acontece com nossos cabelos após a menopausa.
Todo corpo sente a mudança, refletindo nos cabelos, na pele e criando sentimentos de tristeza e depressão. Mas devemos lembrar que cada fase deve ser bem vivida e encarada com alto astral, afinal de contas, chegamos a velhice porque já passamos pela juventude e tivemos o prazer de viver bastante. Então meninas, chega de reclamar da pele, do cabelo e do corpo e fazer o que for necessário para levantar a auto estima e continuar vivendo feliz.

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa

 A menopausa não tem data certa, pode chegar entre os 45 e 60 anos, ou até antes. Ela ocorre devido à diminuição gradual da produção de dois hormônios: progesterona e estrogênio, que são os principais hormônios que controlam o aparelho reprodutor feminino. Nessa fase, a menstruação pode simplesmente sumir ou aparecer eventualmente. Os sintomas da menopausa, são: irritabilidade, ressecamento vaginal, menor desejo sexual, queda de cabelos, insônia, suores noturno, depressão, ondas de calor, perda de atenção e perda de memória.

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa

Temos cerca de 100.000 fios de cabelos, que pode variar de pessoa para pessoa, eles ficam na cabeça de 2 a 6 anos e continuam a crescer até que chegam na fase de descanso ou repouso, que dura cerca de 3 meses. Nossa média de cabelos que cai por dia é de 50 a 100 fios, porém na fase de menopausa, a queda de cabelo pode ser acentuada. A queda maior de cabelo acontece em virtude das alterações hormonais, está relacionada com a diminuição da produção dos níveis de estrógeno, este hormônio é responsável por ajudar o cabelo a crescer e a manter-se na cabeça por mais tempo. Com a diminuição dos níveis de estrógeno podem aumentar os níveis de andrógeno, que forçam os folículos pilosos a entrarem na fase de descanso mais cedo do que o habitual, contribuindo para o enfraquecimento gradativo do cabelo novo que vai nascer. Além disso, o hormônio é ainda responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos, o que contribui para a queda de cabelo, e também para surgimento de excesso de pelo no rosto.

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa 1

O que acontece com o cabelo depois da menopausa?

* O fios podem mudar a espessura, pois o cérebro entende que o cabelo esta branco e assim desprotegido, então produz mais queratina fazendo com que o fio fique mais espesso, podendo chegar até 4 vezes maior.

* Os cabelos ficam brancos com mais rapidez na menopausa, isso é consequência das alterações hormonais, que fazem uma produção baixa de melanina, que é pigmento que dá cor ao fio.

* O crescimentos dos fios podem ser alterados, para mais ou para menos, isso mesmo!…os fios podem crescer mais do que antes em algumas mulheres.

* A Oleosidade pode ser alterada devido a mudança na camada hidro lipídica do couro cabeludo, podendo deixar o cabelo mais seco ou mais oleoso na raiz, em alguns casos.

* A queda pode ser acentuada devido a mudança dos hormônios, os fios acabam ficando sem alguns nutrientes e ficando fracos, assim entram no processo de queda precocemente.

* Os cabelos podem ficar mais secos e rebeldes devido a falta de nutrientes no couro cabeludo e na extensão do fio. Alguns cabelos não alisam, não enrolam e nem sempre pegam a tintura com facilidade.

Vamos às dicas para cuidar da saúde dos cabelos na menopausa:

* É importante beber bastante água, para ajudar na saúde do corpo, hidratação da pele e cabelos.

* Pratique exercício físicos, como caminhadas, ciclismo, hidroginástica, assim como técnicas de meditação ou relaxamento como Ioga ou Pilates,  os exercícios estimulam a regeneração capilar.

Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa 2

* Tenha uma alimentação balanceada, com vitaminas e nutrientes necessários para o corpo, ricos em ferro, fibras, cálcio, vitamina A, E , ômega 3. Se necessário, consulte uma nutricionista para te ajudar a montar um cardápio.

* Procure um médico para te orientar a dose certa no seu caso para tomar vitaminas em cápsulas, você encontra em farmácias e as melhores opções são os multivitamínicos que contém várias vitaminas para o corpo pele e cabelo. Também tem o colágeno que é muito recomendado nesta fase.

* Faça massagem capilar no couro cabeludo em cada banho, para estimular o crescimento dos fios e relaxar.

* Procure usar produtos livres de petrolatos, silicones insolúveis e sulfatos. Os mais saudáveis e indicados são os produtos naturais e orgânicos, livres de conservantes químicos. Eles são encontrados em casas de cosméticos naturais ou na internet. Aqui estão algumas marcas destes produtos: IkoveSal da Terra Saboaria e Matriz Natural.

* Evite usar com frequência secadores e alisadores, assim como tratamentos de cabelo mais agressivos como alisamentos, relaxamento e excesso de tintura.

* Mantenha ou crie uma rotina de cuidados com seus cabelos, hidratações, umectações e reconstruções. Para saber como cuidar e hidratar seus cabelos, leia este post: Como cuidar de cabelos brancos

Então essas são as mudanças e as dicas meninas.

Um super beijo!

 

 

4.7/5 - (10 votes)

2 thoughts on “Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa

  1. Oi Júlia!!
    Amei as dicas, meu cabelo esta branco perto da raiz, mas tem o castanho escuro também, pinto eles e também tenho queda na frente devido uma permanente que fiz quando jovem, hoje seguindo o seu blog vi que na época tive corte químico no cabelo, hoje estou fazendo as hidratações caseira e umectação com óleo de coco e vi que meu cabelo esta crescendo na parte da frente onde tenho falha, e até cresceu em comprimento, falta bastante para ficar ótimo, só o frizz que não sei como fazer para amenizar, procuro fazer hidratações mais natural e se tivesse como escurecer naturalmente os fios eu faria, pois não gosto de fazer tinturas químicas. Parabéns por você nos ajudar.

Deixe um comentário