Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa
Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa. Neste post vamos saber o que acontece com os cabelos durante e depois desta fase. Para saber mais leia o post completo.
Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa
Olá meninas, tudo bem?
Hoje vamos falar do que acontece com nossos cabelos após a menopausa.
Todo corpo sente a mudança, refletindo nos cabelos, na pele e criando sentimentos de tristeza e depressão. Mas devemos lembrar que cada fase deve ser bem vivida e encarada com alto astral, afinal de contas, chegamos a velhice porque já passamos pela juventude e tivemos o prazer de viver bastante. Então meninas, chega de reclamar da pele, do cabelo e do corpo e fazer o que for necessário para levantar a auto estima e continuar vivendo feliz.
A menopausa não tem data certa, pode chegar entre os 45 e 60 anos, ou até antes. Ela ocorre devido à diminuição gradual da produção de dois hormônios: progesterona e estrogênio, que são os principais hormônios que controlam o aparelho reprodutor feminino. Nessa fase, a menstruação pode simplesmente sumir ou aparecer eventualmente. Os sintomas da menopausa, são: irritabilidade, ressecamento vaginal, menor desejo sexual, queda de cabelos, insônia, suores noturno, depressão, ondas de calor, perda de atenção e perda de memória.
Alterações que ocorrem no cabelo depois da menopausa
Temos cerca de 100.000 fios de cabelos, que pode variar de pessoa para pessoa, eles ficam na cabeça de 2 a 6 anos e continuam a crescer até que chegam na fase de descanso ou repouso, que dura cerca de 3 meses. Nossa média de cabelos que cai por dia é de 50 a 100 fios, porém na fase de menopausa, a queda de cabelo pode ser acentuada. A queda maior de cabelo acontece em virtude das alterações hormonais, está relacionada com a diminuição da produção dos níveis de estrógeno, este hormônio é responsável por ajudar o cabelo a crescer e a manter-se na cabeça por mais tempo. Com a diminuição dos níveis de estrógeno podem aumentar os níveis de andrógeno, que forçam os folículos pilosos a entrarem na fase de descanso mais cedo do que o habitual, contribuindo para o enfraquecimento gradativo do cabelo novo que vai nascer. Além disso, o hormônio é ainda responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos, o que contribui para a queda de cabelo, e também para surgimento de excesso de pelo no rosto.
O que acontece com o cabelo depois da menopausa?
* O fios podem mudar a espessura, pois o cérebro entende que o cabelo esta branco e assim desprotegido, então produz mais queratina fazendo com que o fio fique mais espesso, podendo chegar até 4 vezes maior.
* Os cabelos ficam brancos com mais rapidez na menopausa, isso é consequência das alterações hormonais, que fazem uma produção baixa de melanina, que é pigmento que dá cor ao fio.
* O crescimentos dos fios podem ser alterados, para mais ou para menos, isso mesmo!…os fios podem crescer mais do que antes em algumas mulheres.
* A Oleosidade pode ser alterada devido a mudança na camada hidro lipídica do couro cabeludo, podendo deixar o cabelo mais seco ou mais oleoso na raiz, em alguns casos.
* A queda pode ser acentuada devido a mudança dos hormônios, os fios acabam ficando sem alguns nutrientes e ficando fracos, assim entram no processo de queda precocemente.
* Os cabelos podem ficar mais secos e rebeldes devido a falta de nutrientes no couro cabeludo e na extensão do fio. Alguns cabelos não alisam, não enrolam e nem sempre pegam a tintura com facilidade.
Vamos às dicas para cuidar da saúde dos cabelos na menopausa:
* É importante beber bastante água, para ajudar na saúde do corpo, hidratação da pele e cabelos.
* Pratique exercício físicos, como caminhadas, ciclismo, hidroginástica, assim como técnicas de meditação ou relaxamento como Ioga ou Pilates, os exercícios estimulam a regeneração capilar.
* Tenha uma alimentação balanceada, com vitaminas e nutrientes necessários para o corpo, ricos em ferro, fibras, cálcio, vitamina A, E , ômega 3. Se necessário, consulte uma nutricionista para te ajudar a montar um cardápio.
* Procure um médico para te orientar a dose certa no seu caso para tomar vitaminas em cápsulas, você encontra em farmácias e as melhores opções são os multivitamínicos que contém várias vitaminas para o corpo pele e cabelo. Também tem o colágeno que é muito recomendado nesta fase.
* Faça massagem capilar no couro cabeludo em cada banho, para estimular o crescimento dos fios e relaxar.
* Procure usar produtos livres de petrolatos, silicones insolúveis e sulfatos. Os mais saudáveis e indicados são os produtos naturais e orgânicos, livres de conservantes químicos. Eles são encontrados em casas de cosméticos naturais ou na internet. Aqui estão algumas marcas destes produtos: Ikove, Sal da Terra Saboaria e Matriz Natural.
* Evite usar com frequência secadores e alisadores, assim como tratamentos de cabelo mais agressivos como alisamentos, relaxamento e excesso de tintura.
* Mantenha ou crie uma rotina de cuidados com seus cabelos, hidratações, umectações e reconstruções. Para saber como cuidar e hidratar seus cabelos, leia este post: Como cuidar de cabelos brancos
Então essas são as mudanças e as dicas meninas.
Um super beijo!
Oi Júlia!!
Amei as dicas, meu cabelo esta branco perto da raiz, mas tem o castanho escuro também, pinto eles e também tenho queda na frente devido uma permanente que fiz quando jovem, hoje seguindo o seu blog vi que na época tive corte químico no cabelo, hoje estou fazendo as hidratações caseira e umectação com óleo de coco e vi que meu cabelo esta crescendo na parte da frente onde tenho falha, e até cresceu em comprimento, falta bastante para ficar ótimo, só o frizz que não sei como fazer para amenizar, procuro fazer hidratações mais natural e se tivesse como escurecer naturalmente os fios eu faria, pois não gosto de fazer tinturas químicas. Parabéns por você nos ajudar.
Oi lindona fico feliz em saber que você gostou obrigado pelo carinho bjus