Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem. Aprenda nesse post a fazer o óleo de coco de forma bem simples e caseira. Clique e confira!

 

Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trago a receita completa do óleo de coco que é um dos nossos óleos vegetais queridinhos para a saúde, também para a beleza da pele e dos cabelos.

O hábito de fazer óleo de coco em casa não é novidade, mas hoje com as várias opções de óleos vegetais que podemos encontrar no mercado, esse costume já não é mais tão utilizado.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que o processo é bem simples de ser feito e traz muitos benefícios e você terá a certeza que é um óleo puro e 100% natural.

Então se você quer aprender é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Quais são as propriedades do óleo de coco?

Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

O óleo de coco é obtido a partir do fruto do coqueiro Cocos nucifera L e é composto por ácidos graxos saturados como o ácido láurico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido mirístico e ácido palmítico que são ácidos ricos em ação antimicrobiana.

Ele também possui ácidos graxos insaturados como o ácido linoleico, também conhecido como ômega 6 que reduz os níveis de LDL e aumenta os de HDL e o ácido oleico também conhecido como ômega 9 que reduz os níveis de LDL.

Também possui os polifenóis, como o ácido gálico que é responsável pelo sabor e aroma do óleo de coco além de vitaminas do tipo E e K, e o mineral ferro.

Quais os benefícios do óleo de coco?

  • Ajuda a emagrecer.
  • Melhora o metabolismo.
  • Ajuda a manter a saúde da boca em dia.
  • É ótimo para o coração.
  • É benéfico para o diabete tipo 2.
  • Atua na prevenção do câncer.
  • Combate infecções.
  • Fonte de energia para o treino.
  • Alivia picadas de mosquito.
  • Ajuda a tratar a candidíase.
  • Hidrata e melhora o aspecto das cutículas.
  • É um ótimo hidratante para a pele.
  • Retarda o aparecimento das rugas e o envelhecimento da pele.
  • Pode ser usado como demaquilante.
  • Evita e trata a quebra do cabelo e aumenta a resistência dos fios.
  • Proporciona muita nutrição, hidratação, brilho e maciez aos cabelos além de eliminar o frizz e pontas duplas.
  • Acelera o crescimento capilar.
  • Controla a oleosidade no couro cabeludo.
  • Encorpa os fios.

Confira mais uma receitinha com o azeite para recuperar e eliminar de vez as pontas ressecadas e espigadas dos cabelos.

Melhor hidratação para cabelos com pontas ressecadas

Existe diferença do óleo de coco virgem para o extra virgem?

Basicamente a única diferença entre os dois óleos está apenas na forma como eles são preparados.

No processo de preparação do óleo de coco virgem é utilizado a polpa branca carnosa e também a película marrom que a separa da parte dura externa.

Já no processo de preparação do óleo de coco extra virgem, é utilizado somente a polpa branca carnosa sem a película marrom que a recobre.

Isso pode acabar alterando um pouco a acidez dos dois, levando a uma pequena diferença fazendo com que o virgem tenha uma acidez de até 0,5% e o extra virgem de até 0,3%.

É importante dizer que os dois são prensados a frio, livre de produtos químicos e não são sujeitos ao processo de refinamento e desodorização.

Ambos possuem aroma e sabor suave de coco e uma coloração translúcida.

Esse processo pode acabar mudando de marca para marca e existe algumas marcas que fazem o mesmo processo nos dois óleos fazendo com que não ocorra nenhuma diferença entre eles.

Vale frisar que a diferença falada acima é muito pouca e por isso independente da escolha os dois tipos de óleos são uma ótima opção.

Óleo de coco pode ser usado por quem tem cabelo oleoso?

como-fazer-oleo-de-coco-caseiro-oleosidade

Sim! Muitas pessoas acreditam que a umectação não pode ser feita por quem tem cabelo oleoso, mas isso não é verdade pois na realidade os óleos vegetais como o óleo de coco ajudam a controlar a oleosidade excessiva no couro cabeludo.

Quando o óleo de coco ou qualquer outro óleo vegetal é aplicado na raiz do cabelo, o nosso organismo entende que não precisa mais produzir tanto sebo e acaba produzindo menos oleosidade pois essa necessidade já foi suprida.

Todos os tipos de cabelos podem usar o óleo de coco?

Sim! Como falamos acima ate cabelos oleosos podem usar o óleo de coco ele é ótimo para cabelos secos e ressecados e pode ser usado por cabelos mistos, que são aqueles que são oleosos na raiz e secos nas pontas e ate os oleosos da raiz as pontas.

O óleo de coco por ter uma coloração translucida, também pode ser usado por todas as colorações inclusive pelas cabelos platinados e loiros bem claros, pois não vai correr o risco de manchar ou amarelar.

Óleo de coco como fazer?

Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

Receita óleo de coco caseiro extração a frio.

Ingredientes:

  • 3 cocos marrons maduros e frescos que tenha muita água em seu interior.
  • Água dos próprios cocos.
  • 1 pano limpo.
  • 1 pote de plástico com tampa.
  • 1 garrafa pet.

Passo a passo:

1-Descasque o coco retire toda a água de dentro e reserve.

2-Coloque o coco em pedaços no liquidificador e acrescente a água do próprio coco que estava reservada e bata bastante.

Se achar necessário acrescente um pouco mais de água mineral para facilitar o trituramento, caso fique difícil de bater.

3-Em seguida coloque a mistura do liquidificador em um pano limpo e aperte bastante sobre um pote afim de coar todo o leite de coco que se formou.

O bagaço ralado que sobrar no pano pode ser usado para outros fins, como bolos por exemplo.

4- Corte o fundo de uma garrafa pet deixando-o com uns 4 dedos de altura mais ou menos, vire ela de cabeça para baixo do jeito que o bico dela fique para baixo e coloque dentro do fundo cortado para que ele sirva de apoio para a garrafa virada de cabeça para baixo não cair.

Observação. É importante que a tampa da garrafa que vai ficar para baixo esteja bem apertada, para não vazar nenhum liquido.

5- Coloque o leite de coco que foi coado dentro da garrafa e envolva a parte de cima da garrafa com plástico filme para tampar e vedar bem e deixe descansando por 48 horas em um ambiente sem iluminação que pode ser um armário escuro que fique sempre com a porta fechada.

6- Passado as 48 horas retire a garrafa do armário e leve para a geladeira durante 5 horas, para que o óleo que esta por cima possa endurecer.

7- Após retirar da geladeira você vai reparar que o óleo que está na parte de cima endureceu e ficou esbranquiçado e por baixo ficou apenas uma água, em seguida basta abrir a tampa da garrafa para que toda a água saia e seja descartada na pia e retire com o auxílio de uma colher todo o óleo que ficou endurecido na parte de cima, depois transfira para um vidro com tampa para a conservação.

Receita óleo de coco caseiro extração a quente.

Ingredientes:

  • 3 cocos marrons maduros e frescos que tenha muita água em seu interior.
  • 1 litro de água quente.
  • Liquidificador.
  • Pano limpo.

Passo a passo:

1-Descasque os cocos e corte em pedaços pequenos.

2-Coloque os cocos em pedaços no liquidificador e acrescente a água quente e bata bastante.

3- Em seguida coloque a mistura do liquidificador em um pano limpo e aperte bastante sobre um pote afim de coar todo o leite de coco que se formou.

4-Coloque o leite de coco coado em uma panela e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando.

5- Conforme o leite de coco for fervendo e com o passar do tempo você vai reparar que o óleo vai começar a surgir e vai começar a ficar com uma coloração mais acastanhada, nessa hora é preciso tomar muito cuidado para não queimar o leite de coco.

Todo o processo na panela deve levar em torno de 1 a 3 horas.

6- Quando chegar a coloração bem acastanhada pode desligar o fogo e deixar esfriar bem e depois é só colocar o óleo obtido em um pano limpo ou um coador de pano e espremer bastante para coar todo o óleo.

7-Em seguida é só colocar em um vidro com tampa e armazenar o óleo.

Além do óleo de coco existe também o óleo de cenoura que é outro óleo muito benéfico para os cabelos inclusive para o crescimento capilar e que pode ser feito de forma caseira e bem simples.

Anote a receitinha no vídeo abaixo!

Validade e conservação:

Armazene em um pote de vidro com tampa na geladeira ou em um armário livre de calor.

A validade é de ate 3 meses sempre observando a coloração e o cheiro.

Lembrando que em lugares em que a temperatura é alta o óleo fica em seu estado liquido e em lugares em que a temperatura é baixa, o óleo fica solido. Na hora de usar é só derreter a quantidade necessária para aquele momento no micro-ondas ou em banho maria.

Como usar o óleo de coco na pele?

como-fazer-oleo-de-coco-caseiro-pele

  • Demaquilante. Coloque um pouco do óleo de coco nas mãos ou em um algodão e aplique em todo o rosto e também nos olhos para remover toda a maquiagem e em seguida lave o seu rosto normalmente com o seu sabonete de costume.

O óleo de coco é um potente demaquilante e remove ate as maquiagens mais difíceis de serem retiradas.

  • Esfoliante. Para usar o óleo de coco como esfoliante para remover as células mortas da pele basta misturar um pouco do óleo de coco com um pouco de açúcar e massagear de leve o rosto fazendo movimentos circulares.
  • Hidratante. Misture uma quantidade de óleo de coco com um pouco de mel e aplique sobre o rosto lavado e seco e deixe agir por 15 minutos em seguida é só lavar com o seu sabonete facial de costume.
  • Clareador de olheiras. Aplique todos os dias a noite uma pequena quantidade do óleo de coco nas olheiras e faça uma leve massagem e sem seguida é só dormir e lavar o rosto pela manhã com o seu sabonete facial de costume e hidratar em seguida.

Caso queira hidratar também todo o rosto aproveite e aplique o óleo em todo ele ou nas partes mais secas e lave pela manhã.

Como usar o óleo de coco no cabelo?

como-fazer-oleo-de-coco-caseiro-cabelo

  • Umectação capilar. A umectação capilar é um tratamento feito nos cabelos para repor os lipídios dos fios acabando com o ressecamento e porosidade deixando os fios mais encorpados, brilhosos, alinhados e hidratados.

Para fazer basta aplicar uma quantidade do óleo de coco necessária para o seu tamanho de cabelo da raiz as pontas com os cabelos secos enluvando bem os fios e massageando com as pontas dos dedos todo o couro cabeludo.

Em seguida prenda o cabelo e deixe agir por no mínimo 1 hora, depois é só lavar os fios com um shampoo transparente e hidratar com uma máscara de hidratação.

Você também pode deixar o óleo agir durante toda a noite e lavar pela manhã.

Nesse caso só é preciso colocar uma camiseta sobre o travesseiro para impedir que ele fique sujo de óleo.

  • Pré shampoo. O óleo de coco é uma ótima opção para ser usado como pré shampoo pois além de proteger o cabelo ele também vai dar uma nutrida e hidratada a mais nos fios.

Antes de lavar o cabelo aplique uma quantidade do óleo de coco nas pontas do cabelo e deixe agir por 15 minutos e em seguida é só lavar normalmente o cabelo com o seu shampoo de costume e hidratar em seguida.

  • Crescimento capilar. O óleo de coco também pode ser usado como um estimulante para o crescimento saudável dos cabelos e para isso ele pode ser aplicado puro na raiz do cabelo funcionando como um tônico natural ou pode ser misturado com outros ingredientes ou ate mesmo outros óleos vegetais estimulantes como por exemplo o óleo de rícino, óleo de aloe vera, óleo de alecrim ou o óleo de alho vegetal.

É muito importante que após a aplicação seja sempre feita uma massagem estimulante com as pontas dos dedos no couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea nessa área, potencializando o efeito do óleo e facilitando a penetração nele no bulbo capilar.

E uma das várias opções de receita caseira usando o óleo de coco para o crescimento é essa que mostrei aqui: O segredo das indianas para o cabelo crescer rápido

As maneiras que mostrei acima são as principais maneiras de usar o óleo de coco no cabelo porem não acaba por aqui, e nesse post você pode conferir mais algumas dicas para aplicação desse óleo maravilhoso.

Leia! 11 formas diferentes de usar óleos vegetais no cabelo

Vídeo: Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem a frio

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.7/5 - (18 votes)

8 thoughts on “Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

  1. Amo suas dicas! E não só isso, nos dias difíceis Vc me ajuda muito com essa energia positiva que sentimos ao ouvir suas palavras de apoio para um ótimo dia.
    Vc é linda e tem uma família abençoada, que Deus abençoe sempre
    Obrigada ❤️

Deixe um comentário