Como usar açafrão nos cabelos

Como usar açafrão nos cabelos

Como usar açafrão nos cabelos

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou te ensinar como usar o açafrão para benefícios dos cabelos.

O açafrão também é conhecido como cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, ele é uma raiz seca originária da Índia e do sudeste da Ásia que quando é moída se torna uma especiaria para ser usada em vários pratos.

Porém o açafrão além de ser usado na comida também vem sendo cada vez mais usado para benefícios da beleza e dos cabelos e inclusive ele é um dos segredos de beleza das asiáticas tanto para a pele quanto para os cabelos.

Então, se você também quer aprender a usar esse segredo poderoso, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Propriedades e benefícios do açafrão para o cabelo

O açafrão é rico em propriedades anti-inflamatórias, além de ferro, manganês, vitamina B6, fibras e potássio.

Ele funciona como um peeling natural que remove todas as células mortas que obstruem o couro cabeludo, fazendo com que ele fique mais saudável, além disso ele também combate a caspa, ajuda no combate da queda.

Ajuda no aumento do crescimento capilar, deixa os fios mais brilhosos e também fortalece e restaura a fibra capilar recuperando os cabelos quebradiços e fracos.

O açafrão também possui poder de clarear o cabelo gradativamente para quem deseja usá-lo somente para essa finalidade.

Como vimos o açafrão também é um dos segredos das asiáticas para deixar a pele mais bonita e nesse post eu te ensino como usá-lo para acabar com as espinhas e cravos. Confira! Receitas caseiras baratas para acabar com espinhas e cravos

Como usar açafrão nos cabelos – Açafrão para restaurar o cabelo quebradiço

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de açafrão.
  • 1 colher (sopa) de mel.

O mel é rico em vitaminas do complexo B e também as vitaminas C, D e E, minerais, aminoácidos e flavonoides que fortalecem e recuperam os fios.

Também possui poder cicatrizante e antisséptico, sais minerais, especialmente cálcio e magnésio além de antioxidantes que combatem o envelhecimento do cabelo, hidratam, fortalecem, doam muito brilho e deixam os cabelos muito mais saudáveis.

  • 1 colher (café) de azeite de oliva.

O azeite de oliva é muito benéfico para o cabelo pois é rico em vitaminas A, D, K e E, além disso é um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres.

O azeite de oliva penetra no córtex do fio repondo os lipídios que o cabelo precisa para ficar macio e com a elasticidade natural que ele precisa.

Ele sela e repara as cutículas dos fios, diminui o frizz e as pontas duplas, fortalece, melhora a textura e doa muito brilho.

  • Máscara capilar de hidratação.

Preparo e aplicação da receita:

1-Coloque em um potinho a quantidade de máscara capilar que você está costumada a usar e adicione o açafrão, mel e o azeite de oliva e misture muito bem.

2-Lave o cabelo apenas com o shampoo, retire o excesso de água com a toalha e aplique a mistura mecha por mecha enluvando bem de cima para baixo, coloque uma touca e deixe agir pelo tempo pedido no rotulo da máscara usada.

3- Em seguida enxague bem, condicione e finalize como desejar.

Essa receita pode ser usada uma vez por semana.

Como usar açafrão nos cabelos – Açafrão para acelerar o crescimento do cabelo

  • 1 colher (chá) de açafrão.
  • 50 ml de óleo de coco vegetal.

O óleo de Coco é rico em vitamina E e ácidos graxos que ajudam a reduzir a perda de proteína no cabelo danificado, ele age no córtex do cabelo evitando a quebra e melhora a tonificação do fio aumentando a resistência do cabelo.

Além disso ele traz muita nutrição, hidratação, brilho, maciez, elimina o frizz e também pontas duplas e ajuda a estimular o crescimento saudável e acelerado.

  • 1 colher (café) de óleo de rícino.

O óleo de rícino é  rico em ácido ricinoleico e ômega 9 e também possui alto poder hidratante e nutritivo para os fios além de regular o pH dos cabelos.

Ele estimula a microcirculação sanguínea no couro cabeludo ativando o crescimento mais acelerado.

  • 1 colher (chá) de gengibre ralado.

O gengibre contém ação anti-inflamatória, anti séptica, ação vasodilatadora e ação estimulante, além de ser rico em óleos, potássio, vitaminas, minerais, ativos antioxidantes e aminoácidos.

Por ser rico em aminoácidos o gengibre fortalece o cabelo da raiz as pontas, encorpa cabelos finos e ralos e restaura os fios danificados.

Ele é um ótimo tônico para fazer os cabelos crescerem mais rápido pois por conter ação estimulante e vasodilatadora, age nos folículos capilares estimulando a circulação sanguínea fazendo com que o crescimento aconteça de maneira mais rápida.

Preparo e aplicação da receita:

1-Coloque em um vidro todos os ingredientes, misture bem e deixe descansar por 48 horas e após isso coe com o auxilio de um pano limpo e retorne a mistura coada para o vidro e tampe.

2-Com o cabelo seco aplique a mistura por todo o couro cabeludo e faça uma massagem usando as pontas dos dedos em movimento circular por 2 a 3 minutos, para estimular a circulação sanguínea na área.

Se desejar pode aplicar a mistura até as pontas também ou pode aplicar somente o óleo de coco puro do comprimento as pontas.

3-Depois prenda o cabelo e deixe a mistura agir por 1 hora e em seguida lave o cabelo com duas demãos de um shampoo que limpe bem o cabelo, mas sem ressecar, hidrate os fios com uma máscara de hidratação e finalize como desejar.

Essa receita pode ser usada de 2 a 3 vezes por semana.

Como usar açafrão nos cabelos – Açafrão para clarear o cabelo

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de açafrão.
  • 100 ml de água.
  • 1 colher (chá) de canela em pó.

A canela é rica em cálcio, fibras, ferro, manganês, antioxidantes e vitaminas como a vitamina A, B1, B2, B6, B9, C, E, K e outros componentes que ajudam na melhora e fortalecimento da condição do couro cabeludo.

Ela possui ação clareadora e também fortalece os fios, acelera o crescimento capilar, combate a queda e dá muito brilho para os fios.

  • 1 sache de chá de camomila.

A camomila possui vários benefícios para o cabelo e entre eles o poder de clarear os fios pois ela possui dois pigmentos que são a apigenina que por ser um pigmento amarelo natural, se deposita sobre os cabelos conferindo coloração amarelada.

Também o azuleno que por ser de coloração violácea, neutraliza a coloração amarela neutralizando e produzindo o tom mais claro.

Preparo e aplicação da receita:

1-Ferva a água, coloque em uma caneca e em seguida adicione o açafrão e a canela e misture bem e em seguida coloque o sache do chá de camomila e deixe descansar por 10 minutos.

2-Depois coe a mistura com o auxílio de um pano limpo, coloque em um borrifador e aplique a mistura por todo o cabelo seco da extensão as pontas.

3-Coloque uma touca plástica, deixe a mistura agir por 30 minutos e em seguida lave o cabelo com seu shampoo de costume, hidrate os fios e finalize como desejar.

Essa receita pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por semana para que o clareamento aconteça gradativamente.

Confira mais receitinhas para clarear o cabelo de forma natural aqui: Como clarear o cabelo naturalmente em casa

Informações importantes!

  • Antes de usar o açafrão faça o teste de toque deixando agir por alguns minutos no ante braço para se certificar que você não terá nenhuma reação.
  • O açafrão não pode ser usado por gravidas e lactantes pois é estimulante.

E antes de terminar lindona, se você gostou desse post te indico a conferir esse aqui também: Como usar anis estrelado no cabelo

Vídeos: Como usar babosa e óleo de coco nos cabelos

Recapitulando: Como usar açafrão nos cabelos

  1. Açafrão para restaurar o cabelo quebradiço
  2. Açafrão para acelerar o crescimento do cabelo
  3. Açafrão para clarear o cabelo

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como usar açafrão nos cabelos?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.5/5 - (31 votes)

4 thoughts on “Como usar açafrão nos cabelos

Deixe um comentário