Guia do Cabelo Platinado, Como Cuidar, Recuperar, Matizar, Saiba Tudo!

 Guia do Cabelo Platinado ✓ Como Fazer ✓ Hidratar ✓ Manter ✓ Recuperar ✓ Matizar ✓ Escurecer ✓ Fazer Luzes em Cabelos Platinados. Nesse post você vai  saber tudo sobre como conseguir o loiro platinado perfeito. Clique e confira!

 

Guia do Cabelo Platinado

 

OI lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre cabelo platinado.

Conseguir um cabelo platinado perfeito não é algo muito fácil de conseguir e manter ele hidratado, brilhoso e com vitalidade é mais difícil ainda.

Porem hoje eu vou mostrar todo um guia sobre esse tipo de cabelo, que com certeza vai salvar a sua vida e tirar todas as duvidas que você possa ter.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Cabelo platinado como fazer?

guia-do-cabelo-platinado-como-fazer

Para fazer o processo é preciso tomar alguns cuidados antes, pois muitas pessoas acreditam que só é preciso cuidar após fazer a química, mas isso não é verdade… é preciso começar os cuidados bem antes do procedimento.

Para passar por esse processo é preciso que o cabelo esteja saudável e forte, para evitar danos graves como a quebra capilar, emborrachamento dos fios e também o corte químico.

E para preparar o seu cabelo e fortalece-lo você já pode começar a fazer isso em casa, bem antes de marcar o procedimento no salão.

É preciso focar bastante nos tratamentos do cronograma capilar focando bastante nas hidratações… hidrate o cabelo toda vez que você lavar.

Nesse post eu te ensino detalhadamente como fazer essa preparação: Você sabe como preparar o seu cabelo para receber química? 9 a cada 10 mulheres não sabem

O próximo passo após você preparar o seu cabelo é fazer o teste de mechas para saber se o seu cabelo já está forte o suficiente para receber a química.

Outro ponto que deve ser observado pelo profissional é se você faz o uso de outras químicas e se elas serão compatíveis com a descoloração, pois ela é um processo bem agressivo e por isso é preciso redobrar o cuidado e evitar as químicas em excesso, pois um cabelo que já possui outras químicas como alisamentos e progressivas, tem grande chance de sofrer danos principalmente se os devidos cuidados e preparações não forem feitos antes.

Como fazer o teste de mecha de forma correta

O teste de mechas deve ser feito em uma mecha e o correto é esperar pelo menos 1 semana para que possa realmente observar como o seu cabelo vai reagir.

Pois muita das vezes quando o teste é feito e é esperado apenas alguns minutos nada pode acontecer, pelo fato do pouco tempo não ser o suficiente, mas quando o processo é feito no outro dia o cabelo já pode começar a quebrar e ficar elástico, por isso esse passo é muito importante.

porque-os-cabelos-quebram-loiros

Após fazer o teste e verificar que o cabelo está apto a descoloração, o profissional vai começar o processo e nele é usado um pó descolorante profissional, que basicamente será misturado com a água oxigenada para formar uma mistura clareadora mais consistente, em seguida o profissional aplica a mistura no cabelo seco mecha por mecha.

Depois a mistura ficara agindo no cabelo e o colorista vai observando o processo dela no cabelo ate que chegue ao ponto que ele ache necessário, pois alguns cabelos clareiam mais rápido e outros demoram mais, principalmente aqueles que possuem pigmentação mais avermelhada.

Após o clareamento chegar no ponto correto o cabelo é lavado com o shampoo para retirar o descolorante e em seguida é aplicado um tonalizante ou uma coloração para matizar os fios retirando o amarelado gerado pelo descolorante, chegando ao platinado desejado.

No processo para platinar o cabelo pode ser usado o pó descolorante que tem um poder maior de clareamento, inclusive nos cabelos mais escuros e também as tintas clareadoras que são menos agressivas, porem só funcionam em cabelos mais claros.

É importante dizer que em alguns casos o cabelo não chegara ao platinado desejado logo na primeira vez, por isso é preciso ter paciência intensificar os cuidados e aguardar um prazo de pelo menos um mês para seguir com o progresso, evitando que o cabelo venha danificar.

Mas você pode me perguntar se só é possível fazer isso no salão? e a resposta é que até é possível fazer em casa mas eu não recomendo, pois por ser um processo bastante agressivo ao cabelo, o ideal é que ele seja feito em um salão com um profissional especialista em coloração e que seja de sua confiança, para evitar danos ao cabelo como os que eu já relatei mais acima.

Como hidratar cabelo platinado?

Para manter o cabelo platinado hidratado é fundamental e indispensável manter a hidratação dos fios em dia.

As hidratações devem ser feitas antes mesmo de marcar o procedimento, porem ela não pode parar após ele pois ela vai fazer com que o seu platinado fique sempre bonito, brilhoso, forte e com movimento livre de ressecamento, opacidade e pontas espigadas.

loiro-cabelo-platinado-620x450

As hidratações precisam ser feitas semanalmente pelo menos 2 vezes na semana, existe varias opções para que elas sejam feitas você pode usar máscaras com um tempo de ação mais longo e também nos dias mais corridos você pode usar uma máscara com tempo de ação rápido de 1 a 3 minutos.

Mas é importante fazer uma hidratação mais potente pelo menos uma vez na semana, potencializando a máscara com ativos naturais como frutas, leite, mel, água de coco, amido de milho, óleos vegetais e ampolas.

Para conseguir uma hidratação extra você também pode trocar o seu condicionador por uma máscara de ação rápida ou uma ampola de hidratação de tempo curto, pois afinal para o cabelo platinado que tende a ser mais seco e ressecado a hidratação nunca é demais.

Outra coisa importante que você deve se atentar é sempre usar máscaras que tenham um ph mais baixo de ate 4,0 pois vai selar bem as cutículas fazendo com que o cabelo fique mais sedoso e brilhoso já que um cabelo descolorido tende a ter as cutículas muito abertas.

Outro cuidado importante que você não pode abrir mão é a umectação capilar feita com óleos vegetais, que nutrem os fios repondo todos os lipídios perdidos, ela pode ser feita em quanto você está em casa fazendo alguma tarefa ou até mesmo em quanto você dorme.

E por último, mas não menos importante não podemos esquecer da reconstrução capilar ou a cauterização que basicamente são tratamentos que fortalecem a fibra do cabelo, evitando que ela se quebre.

Esse tratamento deve ser feito apenas uma vez ao mês e nele é usado a queratina liquida ou em gel.

Nesse post eu falo mais detalhadamente sobre cada tratamento e te ensino um guia completo para hidratar o seu cabelo platinado.

Leia: Como hidratar e cuidar do cabelo loiro platinado

Como manter o cabelo platinado?

guia-do-cabelo-platinado-manutencao

Para manter o platinado do cabelo além dos tratamentos acima é preciso tomar o cuidado de usar produtos direcionados para cabelos loiros e também shampoo desamarelador, para manter a cor sem aquele tom amarelado indesejado.

Opte por produtos que contenham bastante ativos hidratantes e emolientes, além de ativos nutritivos como óleos e também aminoácidos para fortalecer o cabelo.

Tome também alguns cuidados como evitar o uso de aparelhos de calor em excesso como a chapinha que pode oxidar e amarelar o cabelo, cuide com os agressores externos como o sol e para isso use sempre um protetor solar capilar e também não esqueça do protetor térmico mesmo que não use aparelho de calor.

Para manter o cabelo sempre clarinho também é preciso fazer o retoque já que a raiz começa a crescer e o tom mais escuro logo aparece, porem é preciso tomar cuidado para que isso não seja feito em excesso e em um tempo muito curto de tempo, para não danificar o cabelo.

Por isso é importante sempre fazer com um profissional de sua confiança para que ele possa sempre te aconselhar indicando o melhor intervalo de retoque quando realmente houver a necessidade.

 Como recuperar cabelo platinado?

Para recuperar o seu loiro, primeiro você precisa observar qual é o estado que ele se encontra, basicamente você vai conseguir recuperar através da reposição de massa que é conseguido através da queratina.

Caso o seu cabelo esteja elástico com a fibra amolecida é preciso fazer a reconstrução capilar uma vez por semana deixando de lado a hidratação e a umectação capilar, pois esses são tratamentos que doam maciez ao cabelo e flexibilidade, resultados que um fio elástico não necessita no momento, pelo contrario ele precisa de mais rigidez para que volte ao seu estado normal.

Se o seu cabelo estiver apenas quebradiço pode fazer a reconstrução apenas uma vez a cada 15 dias e pode seguir com a hidratação e umectação capilar normalmente.

A reconstrução que mostrei nesse post é perfeita e super potente para recuperar cabelos danificados.

Confira: Tratamento para cabelos danificados e emborrachados

No caso de ressecamento, porosidade, pontas espigadas e pontas duplas foque bastante nas hidratações intensificando ainda mais, fazendo o máximo possível por semana. Sobre a umectação com o óleo vegetal, opte por fazer a noturna, pois por agir por mais tempo ela se torna ainda mais potente e a reconstrução pode seguir fazendo apenas uma vez ao mês.

Não esqueça de fazer o corte bordado uma vez por mês para remover as pontinhas duplas.

Aqui no blog tem post com o passo a passo desse corte que você pode fazer em casa ou também pode optar por fazer no salão.

É muito importante que o retoque da raiz seja deixado de lado nesse momento, pois se você fizer química enquanto o seu cabelo estiver danificado e fragilizado, a situação pode piorar ainda mais por isso não faça químicas ate que o cabelo esteja totalmente recuperado.

Como matizar cabelo platinado?

guia-do-cabelo-platinado-matizar

Por ser muito claro o loiro platinado tem uma alta tendência a ficar amarelado por isso também é preciso seguir os cuidados citados acima.

Mas se mesmo assim ele amarelar, você precisar matizar para neutralizar e tirar o tom indesejado e também realçar novamente o tom dos cabelos.

Para fazer você precisa usar um tonalizante específico para neutralizar o tom ou shampoos, máscaras e condicionadores matizantes.

E para isso basta seguir à risca as instruções do rotulo do produto para não haver nenhum erro.

Na primeira vez caso você fique com alguma duvida sobre qual produto e nuance usar, uma dica é se orientar com o profissional que fez o procedimento, para que depois você possa fazer em casa de forma mais segura.

Como escurecer cabelo platinado?

Se você deseja escurecer o cabelo é preciso ter muita paciência, pois pode parecer que basta simplesmente aplicar uma tinta mais escura por cima, mas não é bem assim.

É preciso ter muito cuidado e escurecer aos poucos o indicado é ir escurecendo gradativamente de dois em dois tons para que o cabelo não fique manchado.

Quando o cabelo passa pelo processo de clareamento até ficar platinado ele perde muita pigmentação e antes de escurece-lo novamente, é preciso fazer uma pré pigmentação para que o fio volte a ficar reestruturado por dentro.

É muito importante que esses passos sejam feitos por um profissional, pois ele saberá corretamente quais os pigmentos devem ser usados, pois fazendo em casa existe um grande risco de se conseguir um resultado diferente do esperado até mesmo manchar seu cabelo.

Outra coisa que vale a pena ser lembrada é que os mesmos cuidados devem continuar após você escurecer, o cronograma capilar não pode ser deixado de lado.

Como fazer Luzes em cabelos platinados?

guia-do-cabelo-platinado-luzes

Além da possibilidade de fazer o loiro platinado em todo o cabelo também existe possibilidade de fazer somente as luzes platinadas, ou seja, você pode fazer somente algumas mechas platinadas, essa também é uma boa opção para quem não quer se arriscar completamente platinando todo o cabelo.

Para fazer o procedimento eu também indico fazer em um salão com um especialista em coloração e o processo é feito praticamente como quando todo o cabelo é platinado, porem o que muda é que no processo das luzes platinadas é usada uma touca especifica para luzes.

A touca é cheia de furos e é colocada sobre a cabeça e em seguida o profissional puxa pelos buraquinhos algumas mechinhas de cabelo, depois a mistura descolorante é aplicada atingindo somente as mechinhas que foram puxadas.

O próximo passo é observar o processo de clareamento e depois enxaguar e matizar.

Caso você queira fazer as luzes platinadas, os cuidados antes e depois serão os mesmos que já falamos acima para prevenir danos e manter o loiro sempre bonito e bem cuidado.

 Assista também!

Como Matizar e alisar o cabelo ao mesmo tempo?

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

E ai o que você achou da matéria Guia do Cabelo Platinado, Como Cuidar, Recuperar, Matizar? Comente!

5/5 - (12 votes)

4 thoughts on “Guia do Cabelo Platinado, Como Cuidar, Recuperar, Matizar, Saiba Tudo!

Deixe um comentário