Crescimento capilar. O que é verdade e o que é mito?

Crescimento capilar. O que é verdade e o que é mito? Leia o post completo e saiba tudo sobre o que é mito e verdade a respeito do crescimento capilar. Clique e confira!

 

Crescimento capilar. O que é verdade e o que é mito?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar sobre um assunto que todas nós amamos. Crescimento capilar!

Só que na busca de um crescimento mais acelerado, acabamos nos deparando com algumas duvidas sobre o que é verdade e o que não é em relação a esse assunto.

Então para esclarecer tudo eu reuni 11 questões para você conhecer a verdade sobre o que realmente funciona e o que não passa de mito.

Para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

A alimentação interfere no crescimento saudável dos cabelos.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-alimentacao

Verdade! Antes de mais nada é preciso saber que para ter um crescimento saudável dos cabelos é preciso que os cuidados comecem de dentro, e para isso é fundamental que você tenha uma boa alimentação rica em vitaminas, ferro e proteínas.

Inclua sempre na sua alimentação legumes, verduras e frutas, que além de deixar os seus fios mais saudáveis, fortes e bonitos também darão uma ajuda extra no crescimento capilar.

Lembrando que a água também não pode faltar, pois ela também é muito importante para a saúde do nosso corpo, pele e cabelo.

Confira nesse post a lista de alguns alimentos que aceleram o crescimento dos cabelos.

9 alimentos que fazem o cabelo crescer mais rapido

 

Manter a raiz limpa e evitar a oleosidade em excesso é fundamental para o crescimento dos fios.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-raiz

Verdade! Esses são cuidados muito importantes para que o cabelo possa crescer livre e de forma saudável, pois para que isso aconteça o couro cabeludo precisa estar sempre bem cuidado e limpinho.

Quando o couro cabeludo fica com acumulo de oleosidade, os folículos capilares que é por onde os fios nascem, acabam ficando obstruídos e com isso o crescimento pode ser afetado porque os fios começam a ter dificuldade para “sair” e começam a ficar muito finos, e consequentemente o crescimento é comprometido e também pode ocorrer a queda capilar.

Se você tem cabelos oleosos mantenha a lavagem sempre em dia, mas ela não precisa ser feita necessariamente todos os dias e sim uma vez a cada dois dias, pois se você lavar demais pode acabar causando o efeito rebote, ao invés de diminuir e controlar, a oleosidade acaba aumentando ainda mais.

Mas se a sua oleosidade é muito excessiva ou se você faz exercícios todos os dias e o couro cabeludo fica suado demais, esqueça essa regra e lave sim os fios, pois é fundamental que o couro cabeludo não fique suado.

Outro tratamento que deve ser feito 1 vez ao mês para manter o couro cabeludo sempre limpinho é o peeling capilar que é um processo aonde é feita uma esfoliação no couro cabeludo.

Essa esfoliação remove todo excesso de pele morta e resquícios de produtos que ficam no couro cabeludo e nos fios e que não saem completamente com a lavagem do shampoo.

Todos esses acúmulos não são vistos a olho nu e acabam formando uma crosta no couro cabeludo e que precisa ser removida através da esfoliação para não obstruir os folículos.

No vídeo abaixo eu te mostro o passo a passo completo do peeling e falo mais sobre a importância que essa técnica possui.

Assista!

 

Cortar as pontas do cabelo acelera o crescimento do cabelo.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-pontas

Mito! Esse é um mito que muitas pessoas carregam já a muito tempo porem esse habito não acelera o crescimento em si, mas ele colabora sim para que o cabelo tenha um crescimento saudável percebível.

Quando você mantem o habito de cortar as pontas regularmente, todo o comprimento e pontas do seu cabelo ficam mais saudáveis pois o corte previne pontas duplas, secas e ralas e com isso o cabelo acaba crescendo por igual.

As pontas duplas é um problema que pode desencadear outros danos como a quebra capilar, pois elas se partem com facilidade e fazem com que o cabelo fique quebradiço, e consequentemente o seu cabelo cresce normalmente na raiz, porem quando vai chegando no comprimento ele se quebra e você não consegue ver o desenvolvimento dos fios, parecendo que o comprimento não está saindo do lugar.

Por tanto cortar as pontas do cabelo não vai fazer com que ele cresça mais, mas vai ajudar no crescimento saudável dos fios pois vai evitar as pontas duplas e a quebra capilar.

Químicas podem interferir no crescimento capilar.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-quimica

Verdade! Cabelos com químicas precisam sempre ter os cuidados redobrados para impedir que elas acabem danificando o cabelo e com isso pode ocorrer o mesmo problema que falei anteriormente.

A química não vai interferir diretamente no crescimento dos fios, mas se você fizer vários procedimentos em excesso ou não cuidar dos fios antes e depois da química, o cabelo pode acabar ficando danificado, elástico, ressecado ou quebradiço e consequentemente o comprimento e pontas dos fios vão sofrer com isso.

E por mais que o seu cabelo cresça na raiz você não vai conseguir ver esse desenvolvimento em todo o cabelo pois ele vai estar se quebrando.

Para evitar isso mantenha os cuidados do seu cronograma em dia e intensifique as hidratações fazendo pelo menos 2 por semana, além das umectações com óleos vegetais e reconstrução uma vez por mês.

Nesse post eu mostrei só as melhores receitas caseiras para recuperar aqueles cabelos que estão danificados sofrendo com quebra capilar.

Confira!

Melhores receitas caseiras para cabelos quebradiços

Escovar os cabelos várias vezes faz o cabelo crescer.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-escova

Mito! A quantidade de vezes que você escova o cabelo não tem interferência nenhuma em relação ao crescimento capilar.

Escovar o cabelo é importante sim para retirar os nós que se formam e que se acumulados podem fazer com que o cabelo se quebre, pois eles fazem com que os fios acabem se enroscando uns nos outros e na hora de pentear e retirar toda a embolação os fios acabam se quebrando e partindo demais.

É importante dizer que a escovação deve ser feita sempre começando das pontas para cima com muito cuidado, e deve ser feita sempre com uma escova ou pente próprios para o seu tipo de cabelo.

Outra coisa é que você deve manter a limpeza e higienização das escovas e pentes sempre em dia.

Acrescentar anticoncepcional no shampoo faz com que ele aumente o crescimento dos cabelos.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-pilula

Mito! O anticoncepcional é composto pelo estrogênio que é um hormônio e por conta disso muitos acreditam que esse hormônio quando colocado no shampoo faz com que ele fique mais potente e ao ser aplicado na raiz faça com que o crescimento capilar seja acelerado e a queda eliminada.

Porem isso não é real pois o shampoo não consegue absorver esse hormônio para fazer com que ele aja direto nos fios e no couro cabeludo já que ele é feito para ser ingerido e para atuar no organismo.

Uma ótima opção para ajudar no crescimento capilar de dentro para fora além da boa alimentação é fazer o uso de vitaminas capilares.

As vitaminas são ricas em vários tipos de vitaminas, ferro, ácido fólico, minerais, colágeno e etc… que juntos conseguem atuar no organismo tratando a queda e acelerando o crescimento dos fios de uma forma saudável.

Confira o vídeo abaixo onde eu mostro qual é a vitamina capilar que eu estou tomando recentemente para fortalecimento e crescimento do meu cabelo.

Assista!

O estresse é uma das causas da queda capilar.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-estresse

Verdade! Sabemos que são inúmeras as causas que podem causar o estresse capilar, mas com certeza o estresse é um dos vilões desse problema.

Quando estamos passando por um nível muito grande de estresse isso acaba gerando um quadro chamado de eflúvio que é quando ocorre uma queda capilar acentuada e acelerada fora do normal.

O crescimento do nosso cabelo passa por 3 fases são elas: Fase Anágena que é quando o crescimento está ativo.

Fase Catágena que é quando os fios começam a ficar em descanso e a faze Telógena que é quando os fios ficam pronto para cair.

No nosso dia a dia é normal que alguns fios que estão na fase Telógena caiam seja durante o banho ou na hora de pentear o cabelo, mas quando os fios começam a cair mais que o normal seja quando você está sentada em algum lugar e ao se levantar repara que alguns fios ficaram por ali,  ou quando toma banho e repara que um bolo de cabelo ficou no ralo é hora de investigar mais a fundo.

O normal de fios que caem por dia é de 100 fios, mas se passar disso eu sempre indico consultar um medico para fazer exames e saber qual é o real motivo da queda.

E um deles pode ser sim o estresse que pode acabar diminuindo a fase Anágena e aumentar e acelerar a fase Telógena.

Fazer trança todos os dias ajuda o cabelo crescer mais depressa.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-tranca

Mito! Esse é outro mito em que muitas meninas acreditam que faz sentido porem prender os cabelos dessa forma não tem nenhum influencia para os crescimentos pois não oferece nenhuma força a mais aos fios.

Pelo contrario um cuidado que você deve ter seja em qualquer penteado que você escolher fazer, é se certificar de não prender os fios fortes demais, pois isso pode fazer com que seja iniciada a conhecida queda por tração, que é quando o cabelo começa a ficar enfraquecido e começa a cair por ser puxado forte demais.

Receita caseira é uma forma barata e eficaz para acelerar o crescimento das madeixas.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-receitas

Verdade! As receitinhas caseiras sem duvidas são as melhores opções baratinhas e fáceis para quem quer um empurrão para conseguir o tão sonhado longo.

Existe ingredientes que são facilmente encontrados em casa aí na sua cozinha ou no seu quintal potentes e estimulantes que podem ser usados nas misturinhas para atuarem como tônicos capilares para o couro cabeludo.

Alguns ingredientes são babosa, alecrim, hibisco, café, gengibre e também óleos vegetais como o de rícino, aloe vera, alecrim, canela e jaborandi.

Aqui no blog e lá no canal do youtube eu já mostrei varias receitinhas bem legais para te ajudar a conseguir um maior crescimento dos fios de forma caseira e saudável.

Uma delas é a que mostrei nesse post usando o alho e a cebola que são dois ingredientes caseiros e poderosos para essa finalidade.

Confira!

Tonico caseiro bomba para cabelo crescer sem gastar nada 

 

Massagem no couro cabeludo é fundamental para estimulação do crescimento.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-raiz-peeling

Verdade! Essa parte é muito importante na hora da aplicação no couro cabeludo de tônicos ou óleos vegetais para o crescimento capilar, pois a massagem é quem vai estimular ainda mais a microcirculação sanguínea no couro cabeludo fazendo com que os ativos penetrem melhor nos folículos capilares, podendo assim agir de uma forma muito mais eficaz e rápida.

A massagem deve ser feita em todo o couro cabeludo por alguns minutos em movimentos circulares usando sempre as pontas dos dedos e não as unhas para não machucar, e é preciso fazer um pouco de pressão nos movimentos, mas de leve e sem força.

Cabelos lisos crescem mais do que os cabelos cacheados.

crescimento-capilar-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-cacheado-liso

Mito! Tanto os cabelos lisos e ondulados quanto os cabelos cacheados e crespos crescem da mesma maneira sem nenhuma diferença.

Porém o que acontece e faz com que as cacheadas tenham a impressão que os cachinhos não estão crescendo normal é o fator do encolhimento, quando esticados os cachos costumam mostrar o seu real tamanho que é bem maior do que se imagina.

Por conta desse fator encolhimento os cabelos cacheados parecem estar menor do que o normal e com isso parecem que crescem menos do que os cabelos lisos, mas pode ficar tranquila que ele está crescendo sim e normalmente.

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.6/5 - (25 votes)

83 thoughts on “Crescimento capilar. O que é verdade e o que é mito?

    1. Oi lindona,
      pode sim pois vai ajudar a manter os fios mais
      saudáveis e hidratados e com isso o crescimento
      vai ser melhor percebido,
      mas é importante fazer as outras coisas para o crescimento
      também como uso de tônicos por exemplo beijos

  1. Julia, estou surpresa com os mitos, pois são deste o tempo dainha avó, que escuto essa história de cortar as pontinhas do cabelo, e minha avó ainda dizia que o corte tinha que ser na lua crescente, para o cabelo crescer. É eu fazia todos, kkkk. Eu pensei até em colocar anticoncepcional no shampoo, mas tive medo de ficar careca. Obrigado por suas dicas, conselhos. Adoro, sempre aqui lendo tudo. Tem horas que são tantas informações que a cabeça da um no. Kkkkkk

  2. Bom dia Ju sou sua fã não sou muito de comentar mas admiro VC e muito gostaria de pedir uma dica estou grávida e meu cabelo é cacheado e anda muito ressecado depois que descobri que estou grávida faço umectaçao pois é hidratação também só que sinto ele muito ressecado gostaria muito que me ajudasse bjs e muito obrigada

    1. Oi lindona, obrigado pelo seu carinho 😀
      alem da umectação uma vez por semana faça
      também pelo menos uma hidratação pois a umectação
      é um comprimento da hidratação,
      e apos retirar a umectação hidrate com uma máscara
      de hidratação beijos

  3. Olá Juh tudo bem com você, eu gostaria de saber se chá verde, chá de jaborandi, chá de alecrim e diversos outros. Auxiliam também no crescimento do cabelo. Estou te acompanhando a um bom tempo, e utilizo química no cabelo (Famosa Aprogresiva) e após ter feito um processo longo de cronograma capilar para o cabelo fragilizado e após ver que ele se recuperou estou indo para a segunda etapa que é um cronograma focado mas no crescimento, e estou a dois meses nesta etapa e aos poucos estou reparando o resultado, obrigada por todas as dicas. Aguardo atenciosamente o seu retorno para poder saber se fará bem incluir os chás nas intercalações que faço de óleos vegetais e tônicos no couro cabeludo. Um grande beijo e fica com Deus obrigada por todas as dicas ❤

  4. Oiiii Jú, tudo bem? Te acompanho a um tempo, primeiramente quero te agradecer pela sua dedicação com suas leitoras, pelo seu respeito é honestidade com o próximo, DEUS abençoe ricamente sua vida. Meu cabelo melhorou 98% o estado dele, isso pq não faço direito as coisas kkk , ainda trabalho meu animo para cuidar dele. Enfim comprei a vitamina da Mister Hair comecei a tomar agora, quando fizer três meses voltou aqui para te contar. Amo te acompanhar no insta, Maju é linda demais bjus para vcs <3

  5. Olá Júlia, como sempre leio todo o conteúdo da sua suas pastagens e sempre ouvi falar que prender os cabelos ajuda no crescimento Mas graças as suas dicas tirei um monte de dúvidas amei , amei muito bjsss lindona

  6. Pingback: Google
  7. Pingback: epidote for sale
  8. Pingback: Glock 34
  9. Pingback: tuzla escort
  10. Pingback: anal sex toys
  11. Pingback: are glo carts real
  12. Pingback: eptadone
  13. Pingback: haribo
  14. Pingback: Herbal Incense
  15. Pingback: Herbal Incense
  16. Pingback: clit stimulator
  17. Pingback: golden bullet
  18. Pingback: Uganda safari tour
  19. Pingback: Glock 43x
  20. Pingback: Uganda safari tour
  21. Pingback: visit website
  22. Pingback: Krt vape
  23. Pingback: junk car towing
  24. Pingback: BERETTA 92X
  25. Pingback: CZ P01 FOR SALE
  26. Pingback: Food Delivery
  27. Pingback: penis girth sleeve
  28. Pingback: holandalucia
  29. Pingback: scrap car pick up
  30. Pingback: buy backlinks
  31. Pingback: pharmacy podcast
  32. Pingback: Technology News
  33. Pingback: Haupia strain
  34. Pingback: Haupia strain
  35. Pingback: Bubble hash
  36. Pingback: Moroccan hash
  37. Pingback: Litto disposable
  38. Pingback: Bubble hash
  39. Pingback: 3commissioner

Deixe um comentário