É normal o cabelo cair mais após a gravidez / parto?

É normal o cabelo cair mais após a gravidez / parto?. Neste post vamos falar de queda capilar após o parto. Para saber mais e porque isso acontece. Leia o post completo.

 

É normal o cabelo cair mais após a gravidez / parto?

 

Oi lindonas, tudo bem?

Durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelos diminua, os cabelos entram em uma ”fase de repouso” e caem menos. Inclusive as mulheres notam que, durante a gravidez os cabelos caem menos, ficam mais fortes e saudáveis  e até crescem mais do que o normal. Tal injeção de vida é decorrente dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, que se mantêm em plena atividade contínua no organismo durante a gestação.

Porém isso não é uma regra, várias mulheres tem efeito contrário devido a essa alteração hormonal, pelo menos até o organismo da mulher se acostumar com essa alteração. Cada uma pode ter uma reação diferente, como foi o meu caso…no primeiro trimestre de gestação meu cabelo caiu muito, até tive que cortar as pontas pra melhorar a aparência dos fios.

Além da queda, os fios ficaram opacos e quebradiços, mas o médico me disse que é totalmente normal. Se você esta com muita queda, fale com seu médico, ele poderá te passar alguma vitamina que não prejudique você seu bebê.

Mas porque os cabelos caem mais após o parto?

Quando o bebê nasce, os hormônios voltam ao normal, e todo cabelo que ficou na fase de repouso durante a gravidez começam a cair, todos quase de uma vez, o que assusta muitas mulheres que pensam que vão ficar carecas.

Mas não se preocupe! A queda de cabelo acentuada após o parto é um processo normal que acontece devido a normalização do hormônios.
Outros fatores podem causar a queda de cabelo feminino, como: rápida perda de peso, estresse, cirurgias, efeito da anestesia, etc. E muitas mulheres passam por todos esses processos após o parto e isso pode intensificar ainda mais a queda capilar.

É normal o cabelo cair mais após a gravidez e quanto tempo?

 

Quer saber mais sobre queda de cabelo feminina? Leia este post: Queda de cabelo feminino causas.

Até quando o cabelo continua caindo após o parto?

Os cabelos podem começar a cair em 60 dias após o parto e se e se estender até 6 meses depois dele, se continuar a cair depois deste prazo, procure seu médico, pois pode ser algum problema como falta de ferro, falta de outras vitaminas, disfunções na tireoide, diabetes, depressão, etc. Pois muitas mulheres desenvolvem esses problemas após o nascimento do bebê.

É normal o cabelo cair mais após o parto?

Porém fique atenta! Se abrir buracos sem cabelo no couro cabeludo, não é normal, pois o cabelo cai após o parto, porém de maneira homogênea, ou seja, não abre buracos ou falhas na cabeça, se acontecer isso, você também deve procurar um médico, que o problema pode ser outro.

Como cuidar dos cabelos durante a gestação e após o parto

* Beba muita água! O corpo deve estar hidratado, desta forma esta hidratação vai refletir nos cabelos, pele, unhas e é claro, na saúde em geral. Beba no mínimo 1,5 de água por dia.

* Alimente-se bem a cada 2 horas, durante e depois da gestação, mantendo uma alimentação o mais saudável possível. Consuma alimentos ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6. Esses componentes podem ser encontradas em frutas secas, banana, legumes, vegetais verde escuros, grãos integrais, feijão, peixes,  frutos do mar, fígado, gema de ovo e leite. O cabelo é feito de 90% de proteína, portanto, precisa de aminoácidos, vitaminas e sais minerais para se formar.

É normal o cabelo cair mais após a gravidez / parto?

* Para quem quer investir mais na prevenção da queda capilar após o parto, vale ingerir durante a gravidez, suplementos multivitamínicos (com prescrição médica) que contenham os componentes necessários para fortalecer os cabelos e que de quebra, já ajudam na saúde da pele e unhas. 

* Não faça nenhum tipo química como alisamentos ou tinturas, durantes a gestação e amamentação. Pois a química do produto fica em contato com a raiz, desta forma as substâncias como amônia, hidróxido de sódio , chumbo, guanidina vão para a circulação sanguínea e chegam até o feto prejudicando a sua formação. Após o parto, o mesmo problema acontece, porém essas substâncias, chegam até a formação do leite materno, podendo prejudicar a saúde do bebê.

* As hidratações, umectações e reconstruções capilar, devem continuar durante a gestação e amamentação, pois esses cuidados com seu cabelo, irão garantir que ele fique mais lindo e saudável durante essas fases. Se quiser saber como criar uma agenda de cuidados para seu cabelo, leia este post: Cronograma capilar como funciona. E não esqueça de conferir as receitas de hidratações e cuidados aqui do blog no menu HIDRATAÇÕES.

Leia também: Os riscos de fazer alisamento e tintura durante a gravidez.

Por hoje é isso meninas…

Um super beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

5/5 - (6 votes)

10 thoughts on “É normal o cabelo cair mais após a gravidez / parto?

  1. oi, gostaria de saber se posso tomar o pill food, pois faz 3 meses que fiz cesarea e meu cabelo esta caindo muito. muitas amigas minha depois do parto tomam o pantogar indicado pela medica, mais quero o pill food por ser mais em conta e tem a mesma formula do pantogar. bjsss

  2. Olá Júlia! Acompanho seu canal, e adoro! Gostaria de saber se vc está tomando alguma vitamina para queda de cabelo durante a amamentação da sua fofinha!! Se estiver, qual vc usa? Bjinhos…

  3. Olá Ju, td bem?
    Preciso da sua ajuda.
    Tenho uma bebe de 4 meses e meu cabelo começou a cair horrores. Fiquei desesperada. Meu cabelo era abaixo da cintura,cortei um Chanel bem curtinho, para ver se diminuía, mas não adiantou. Ele não para de cair, não sei mais o q faço. Já fiz todo tipo de hidratação e mesmo assim nao para…..
    Tenho medo de tomar remédio,pra não alterar meu leite.
    Tem alguma receitinha q vc me indica?
    Desde já agradeço. …
    Bjs lindona. .. bjs pra lindinha da Maju..

  4. Oi Ju!!! Adorei suas dicas, eu fiz Cesária e meus cabelos estão caindo muito, estou tomando vitaminas que o meu médico me receitou mas ainda não vi resultado…
    Bjs pra vc e a gatinha da Maju

Deixe um comentário