Anticoncepcional Causa ou Diminui a Queda de Cabelo?

Anticoncepcional Causa ou Diminui a Queda de Cabelo?. Neste post vamos falar de como o anticoncepcional pode causar a queda de cabelo. Para saber mais leia o post completo.

 

Anticoncepcional Causa ou Diminui a Queda de Cabelo?

 

 

Olá meninas, tudo bem?

 

Muitas de vocês sempre me perguntam se o anticoncepcional pode causar queda de cabelo. Hoje vim esclarecer mais sobre este assunto, já falei de outros motivos da queda feminina, aqui neste post: Causas queda feminina.

As mulheres sofrem com queda de cabelo devido as alterações hormonais, infecções, traumas emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas), dietas restritivas de vitaminas importantes, etc. Mas hoje vamos falar mais específicamente de…

Anticoncepcional e Queda de Cabelo

A queda capilar pode ser causada tanto na interrupção ou início do uso das pílulas anti-concepcionais. Este eflúvio telógeno (queda de cabelo acentuada), pode durar alguns meses. No meu caso foi menos, depois de alguns dias que interrompi o uso do anti-concepcional, meu cabelo começou a cair mais do que o normal, fui a médica ginecologista e a mesma informou que seria regularizado em alguns meses, mas como eu tenho tendência a anemia (falta de ferro), pedi exames de sangue e estava tudo normal, em um mês e meio (mais ou menos) meu ciclo de queda voltou ao normal (ufa!).

Anticoncepcional Causa ou Diminui a Queda de Cabelo?

Conversando com o médico tricologista da Clinica Tricosalus que visitei em SP, (que vocês inclusive acompanharam), ele confirmou o que a médica havia me informado. Então isso é fato, após o início do uso ou interrupção dos anti-concepcionais, os cabelos podem cair bem mais do que o normal, até que nosso organismo se regularize. Mulheres que nunca tiveram problemas hormonais precisam de um tempo para readaptar seu organismo ao novo estado hormonal imposto pelas pílulas anticoncepcionais.

A primeira coisa que o médico vai avaliar antes de indicar a melhor pílula no seu caso, é a composição do anticoncepcional. Os hormônios presentes na maioria das pílulas são o estrogênio e a progesterona, e o que varia de uma para a outra é a sua dose de estrogênio (etinilestradiol) e o tipo de progesterona. A quantidade de etinilestradiol é o que define as pílulas classificadas como de média, baixa e baixíssima dosagem. Essas variações estão diretamente ligadas aos benefícios ou aos efeitos colaterais provocados pelo anticoncepcional que você esta tomando.

Por isso observe, quanto tempo se passou desde a suspensão da medicação e há quanto tempo você vem sentindo a queda aumentar. É essencial que toda e qualquer mudança ocorrida em seu organismo, durante a introdução dos anticoncepcionais, seja comunicada a seu médico ginecologista para mudança do medicamento. Essas mudanças podem ser: acne, queda de cabelo, ganho de peso, etc…

Anticoncepcional e Queda de Cabelo

O Anti-concepcional pode evitar a Queda de Cabelo?

A pílula pode evitar a queda de cabelo em mulheres que já sofrem com queda por alterações hormonais, é devido ao fato de que o equilíbrio entre o estrógeno e a progesterona é importante para manter a estabilidade dos fios. Os avanços na área farmacêutica permitem a produção de pílulas que apresentam excelentes resultados, controlando a queda.

Existem anti-concepcionais que diminuírem a ação dos andrógenos, em especial, a ação do dihidrotestosterona (DHT), responsável pela miniaturização dos folículos pilosos, eles contribuem para reduzir a intensidade do afinamento dos fios em pessoas sofrem de alopécia androgenética. Sua atuação é fundamental como método contraceptivo, por isso algumas medicações utilizadas no tratamento da alopecia androgenética feminina não podem ser usadas em caso de gravidez.

Então é isso meninas!…

Dependendo do anti-concepcional, ele pode ser usado para controlar a queda (em casos de queda por alterações hormonais), mas em outros casos pode causar a queda, tanto no início do uso da pílula ou na interrupção, como foi o meu caso. O aumento na queda causada pelos anti-concepcionais, tende a se normalizar em alguns meses, caso isso não aconteça, avise seu médico.

Cada organismo reage de uma forma, se sentir a queda mais acentuada fale com seu médico, faça exames de sangue para avaliar as taxas de hormônios e vitaminas.
Importante também saber que, em tratamentos de queda, principalmente nos casos de alopecia androgenética feminina, o profissional a ser consultado é um médico tricologista (especializado em cabelos e couro cabeludo), ele quem irá descobrir o motivo da queda e tratar com precisão, podendo receitar os anticoncepcionais certos para ajudar no tratamento.

Um grande beijo…

Júlia Doorman

4.3/5 - (50 votes)

52 thoughts on “Anticoncepcional Causa ou Diminui a Queda de Cabelo?

  1. Oi meu cabelo ta bom e não ta kkkkk gostaria de perguntar pra ti nesses ultimo post teus e que acho que tem resposta mais rápido sla kkkkkkk meu cabelo ele nas pontas e no meio do cabelo mais a parte de cima só do meio do cabelo estão mtoooo recessada eu hidrato Fasso tudo direitinho MSM mais não melhora e eu tava querendo pintar o cabelo de preto ele e castanho médio mais tenhu progressiva no cabelo intao ele e meio desbotado e isso ta me incomodando já fiz banho de petróleo mais sai mto rápido e não fika do jeito que qro gostaria de saber se posso pintar ou não nunca pintei o cabelo

  2. Júlia estou com uma dúvida… nada a ver com o tema acima kkkkk… Júlia na umectação com óleos naturais, não seria melhor lavar o cabelo com shampoo, tirar o excesso de água para depois utilizar o óleo?… sabe porque… o shampoo é que vai tirar o leave-in(utilizado na lavagem anterior) e abrir as cuticulas… assim os fios receberiam melhor os beneficios do óleo… já que os poros estão desobstruídos e limpos… E aí? Vc já utilizou o óleo assim?

  3. Olá Julia …preciso muito d sua ajuda. O q vou te perguntar não tem nada a ver com o post , mais preciso muito te perguntar e espero que vc possa me ajudar. Comecei a fazer luzes no meu cabelo há 4 anos e dese essa época pude perceber que meu cabelo nunca mais foi o mesmo. Meu cabelo era bem liso e q chegava a ser escorrido. Depois d colocar química nele ele começou a ficar cheio d ondas armado e sem vida…jJá tentei vário tratamentos. Parei d fazer selagem pq acho q a selagem tem química também. Ou seja atualmente cuidado dele somente com as dicas q vc passa tipo, umectacao , hidratação e a reconstrução o famoso cronograma . ..pó q eu quero saber e se estou no caminho certo ou tem algo q possa potencializar os efeitos dos cuidados q atualmente tenho coM os meus cabelos. A dúvida também é será q cuidando dele como estou cuidando será q um dia ele volta a ser liso como ele era antes das luzes?
    Obrigado pela atenção! !! Aguado se possível um retorno seu.

  4. Júlia… meu cabelo é mto poroso e áspero…mas não é por falta de hidratação e umectação, pois faço os dois toda semana… e uma vez ao mes faço reconstrução…queria utilizar o vinagre de maça duas vezes na semana.. será q pode??? Na terça lavo meus cabelos normalmente,na quinta faço hidratação e depois queria passar o vinagre e no sábado faço umectação e tbm queria usar o vinagre na ultima lavagem… será q pode?

  5. Olá julia doorman eu tenho o cabelo castanho natural virgem eu queria dar um brilho mais escuro mas queria algo que não grudasse no meu cabelo que nao fosse permanente que saia sem deixar na existe algo assim?. Obga bjus

  6. Meu cabelo vem caindo bastante ha um certo tempo. Comecei tomar anticoncepcional a pouco, mas a queda esta sendo a mesma de antes. Creio que é devido ao estresse e ansiedade. Posso tomar Pantogar + sua Fórmula Manipuladora? O que mais voce me indica? Tratamento com produtos e alimentos no geral…
    Obrigada, juh

  7. Ju, quero muito ter cabelos longos e saudáveis, iguais os seus, mas tenho medo e dúvidas sobre o que fazer para isso acontecer. Qual foi a vitamina que mais te trouxe resultados positivos para o crescimentos do seu cabelo?
    Obgg, bjos!

  8. Ju, adoro as dicas do blog e sempre estou acompanhando. Faz sete anos que tomo diane35 e o mês passado resolvi interromper. Nossa, estou muito triste, pois o meu cabelo está caindo muito…. Cabelo por toda a casa. Já tomei pantogar e não resolveu nada. As vezes da vontade de “raspar”. E o pior meu pai é calvo, a genética não ajuda. Enfim, preciso palavra amiga. Beijos e sucesso no blog.

      1. Se a pessoa ñ tem dinheiro pra ir no médico e o cabelo 5a caindo porcausa do anticoncepcional já mudei faz 5 mês é nada tenho que mudar mas uma vez?Pois ñ tenho condições de ir no médico. Sempre tomei por conta própria.

        1. Oi lindona o ideal é consultar um medico pois ele vai fazer os exames
          necessários para saber qual é o melhor remedio para você,
          e vai poder identificar o real motivo da queda bjus

  9. talvez se usar de um modo diferente, notem mais o crescimento.
    desde os 12 anos eu uso, mas uso tópico, e nao oral.
    coloco uma cartela triturada no shampoo, outra no condicionador. deixo descansando um dia e depois uso normalmente, mas sempre fazendo massagem no couro cabeludo.
    cresce, pára a queda, e dá volume.
    minha família toda tem cabelao, e todas nós usamos há anos…

  10. Oi!
    Então, eu parei de tomar anticoncepcional faz mais ou menos 2 semanas, e quando eu fui lavar o cabelo, percebi que caiu muito mais do que o normal. Além disso, desde a semana passada meu cabelo ta caindo demais só de passar a mão. E percebi que o volume diminui bastante. Gostaria de saber se isso está acontecendo por causa do anticoncepcional mesmo ou não . Bjs 🙂

  11. No meu caso meu cabelo fica liiindo quando tomo anticoncepcional, fica comportado lisinho e alunhado, depois d 10 anos parei com a pílula faz um ano e dês d então meu cabelo ta irreconhecível afinou consideravelmente caiu bastante 🙁 tava desanimada mas mesmo assim eu amo ele e não vou desistir 🙂 estou acompanhando seu trabalho ju ! VC é ótima e um doce d pessoa. Me espelho muito em VC pois eis dedicada esforçada carismática e catarinense como eu kkkkk BeijoosS linda

  12. Sou Visagista e Terapeuta Capilar formada pela Universidade Anhembi Morumbi, possuo casos de queda de cabelo na família, cujo nome é Alopecia Androgenética, porém, quando me dei conta que meu cabelo estava extremamente sem volume e com falhas na parte frontal com apenas 21 anos, li na bula do meu Anticoncepcional que ele poderia causar essa queda, que juntamente com os casos da família, foi o fator gatilho para desencadear essa queda; Isso após tomar o medicamento por 3 anos seguidos sem me preocupar em ter lido a bula corretamente.
    Aprecio muitíssimo seu trabalho e a maneira de simplificar seu conhecimento para dividir com o público!
    Sucesso sempre! Beijos

  13. Olá…Estava lendo a história de todas. Eu tenho problema com queda de cabelo a 16 anos. Já fiz de tudo tomei vários medicamentos, injeções no couro cabeludo, gastei o que não tinha.
    Dermatologista – Tricologista – Finasterida etc…Resultado zero melhora por algum tempo depois começa tudo de novo é triste em 2014 eu raspei os cabelo, pois estava pirando.
    Espero que achem a cura logo por que está complicado viver assim.

  14. Oi Julia, td bem? Eu queria que vc fizesse um post ou videl falando sobre shampoo com o anticoncepcional, muita gente fala que ajuda no crescimento capilar, queria saber o que pensa sobre isso, bjoos

  15. Tomei anticoncepcional durante muitos anos, inclusive de uso continuo. Resolvi parar e está sendo um desastre… queda de cabelo absurda… Estou esperando que melhore, já tem 40 dias que parei. Queda absurda….

  16. Desesperada, meu cabelos estão caindo muito depois interrupção da pílula anticoncepcional à três meses e a queda piorou esse mês, o que podemos fazer pra amenizar a queda, me indiquem por favor algo que eu possa fazer pra parar a queda, quando lavo sai uma tocha de cabelos, choro toda vez que lavo!

  17. Oi Júlia estou com os hormônios do ovário baixo…o médico me deu selene….sabe se além de controlar a queda faz cabelo nascer…..tomo pantogar também a um mês.. ..o selene comeceii hoje….meu cabelo já está bem ralo …pois demorei pra descobrir o causa da queda…

  18. Olá Juliana esse post tbm se referem os anticoncepcionais em injeção né???? Eu tenho uma bb de 9 mêses e desde o 1 mês dela eu comecei tomar a injeção de 3 em 3 meses.. e sempre tive pouco cabelo por genética é hoje estou quase careca de tanto cabelo meu que caiu​… Mas tenho medo de parar de tomar e engravidar novamente ;'(
    Então é normal né até o organismo se acostumar com os hormônios???

    1. Oi lindona o ideal é você consultar um medico dermatologista
      para fazer exames e saber o real motivo da queda,
      pois pode ser por conta do anticoncepcional ou falta de vitaminas
      no sangue bjus

  19. Oi Ju bom dia, tomo o remedio ciclofemme á 3 anos e de lá pra cá meus cabelos cairam muito muito mesmo… faço rabo de cavalo e fica ta pouco cabelo que sinto vergonha, quando molho simplesmente somem estou tomando Biotina da Azenka para fortalecer e evitar a queda e estou pensando em tirar o anticoncepcional mais o que faço pra ele voltar a encher como antes? Pensei ate em cortá-lo mais n quero me dar uma dica por favor.

    1. Oi lindona,
      é bom você conversar com seu medico para de repente mudar o remédio.
      Aqui no blog tem receitinhas para ajudar a encorpar os fios e da volume
      como a hidratação com gelatina incolor ou colágeno dê uma olhadinha…
      e você também pode fazer umectação com óleo de aloe vera que ajudar a encorpar
      também beijos

Deixe um comentário