Dúvidas frequentes sobre Hidratação nos Cabelos

Dúvidas frequentes sobre Hidratação nos Cabelos. Neste post, você vai saber quais são os mitos e verdades sobre hidratação nos cabelos. Para saber mais leia o post completo.

 

Dúvidas frequentes sobre Hidratação nos Cabelos

 

Olá meninas , tudo certo?

A um ano e meio fiz um post aqui no blog falando das verdades e mentiras sobre hidratações nos cabelos…mas como muitas coisas mudam, eu resolvi trazer esse assunto novamente, com novas dúvidas que eu ainda recebo.

Fiz um vídeo e postei sábado no canal, então quem gosta de assistir vai poder conferir todas as dicas em vídeo, mas quem gosta de ler, vai poder ler com calma.

Dúvidas frequentes sobre Hidratação nos Cabelos

1 – Quanto mais produto, mais hidratado o cabelo fica?

Mentira!…você precisa apenas da quantidade suficiente para enluvar cada mecha. Não adianta encher o cabelo de creme achando que vai hidratar mais, assim você estará apenas desperdiçando produto. Sei que várias marcas pedem para você ser generosa na aplicação, mas não há necessidade, a forma de aplicação é mais importante.

2 – Cremes de hidratação noturna funcionam?

Verdade!…sim funcionam, eles agem a noite enquanto você dorme, no dia seguinte você pode enxaguar os fios ou não. Mas cuidado, se você aplicar demais, seu cabelo pode ficar pesado e sem brilho. Lembrando que uma hidratação noturna, é uma mão na roda naqueles dias corridos, mas não substitui uma hidratação tradicional com os cabelos úmidos.

3 – Cabelos oleosos dispensam hidratação?

Mentira!…não dispensam, pois todos os tipos de cabelos precisam de hidratação, para se manterem bonitos e com brilho. Porém você deve escolher máscaras mais leves, sem óleos na composição, pois essas tendem a pesar o cabelo fino e oleoso, deixando-os oleosos mais rapidamente, entre uma lavagem e outra. Se você for usar uma máscara hidratante, pode usar umas 2 vezes na semana, para manter a pontas hidratadas. Lembrando que a umectação é diferente, ela ajuda a manter o equilíbrio da oleosidade no couro cabeludo, pois você aplica o óleo vegetal na raiz e depois lava com shampoo e condiciona, desta forma não sobrecarrega os fios.

Mitos e verdade sobre hidratação nos cabelos

4 – Deixar a máscara mais tempo hidrata mais?

Mentira!…conheço pessoas que deixam a máscara por mais de uma hora no cabelo, achando que vai hidratar mais. Na verdade, dependendo do produto pode acontecer ao contrário, pode deixar seu cabelo, pesado, sem brilho e mais ressecado. Por isso sempre siga a orientação do rótulo, se não estiver descrito, use por 20 ou 30 minutos no máximo.

5 – Hidratação caseira funciona mesmo?

Verdade!…com certeza funciona, quem acompanha o blog, sabe que temos várias receitas caseiras super potentes no menu receitas caseiras. Porém como todo produto, não dá certo em todos os tipos de cabelos, por isso você tem que testar cada ingrediente. Mas esta comprovado que hidrata sim!

6 – Aplicar creme na raiz prejudica o cabelo?

Verdade!…sim prejudica, pois entope os folículos capilares, aumenta a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, isso tudo favorece a queda e o afinamento dos fios. Se você tem a raiz seca, pode fazer umectação com óleos vegetais, massagem capilar no banho para estimular o crescimento dos fios e usar máscaras próprias para o couro cabeludo, existem fórmulas para essa finalidade, como a da máscara da Head and Shoulders.

7 – Crianças precisam de hidratação?

Verdade!…a maioria precisa sim. Crianças com cabelos cacheados e ressecados, pode usar óleo vegetal nas umectações como de coco, amêndoas doce e abacate (por uma hora). Podem hidratar com máscaras próprias para cabelos infantis ou até condicionador, apenas potencialize com uma colher de bepantol líquido ou algumas gotinhas de um óleo vegetal.

8 – Colocar a mão na máscara contamina o produto?

Verdade!…embaixo das unhas ou até mesmo nas mãos, temos um acúmulo de fungos imperceptíveis a olho nu, quando colocamos a mão na máscara depositamos parte desta sujeira ali. Depois disso, acontece uma proliferação de fungos e bactérias que alteram a fórmula do produto, fazendo o mesmo perder parte do seu efeito. Por isso, sempre use uma espátula de plástico ou um cabo de pente para retirar o produto do pote.

9 – O cabelo fica com excesso de hidratação?

Mentira!…o cabelo precisa de muita hidratação, este é o único processo que não sobrecarrega os fios. Por isso todos os produtos, seja reconstrutor, nutritivo, finalizador, etc…tem ativos hidratantes na composição. O que acontece é que as pessoas usam produtos com ativos reconstrutores demais, como queratina e aminoácidos, esses componentes deixam os fios duros e quebradiços com o tempo, se usados em excesso. Para amolecer os fios, é preciso lavá-los com shampoo e hidratar com uma máscara hidratante, aquelas que derretem os fios no banho, sabe?…assim o excesso de queratina sai e seu cabelo volta ao normal.

Mais informações no vídeo: Verdades e Mentiras sobre Hidratação nos Cabelos

 

Por hoje é isso meninas!…

Espero que as dicas ajudem vocês, não esqueça de deixar seu like no vídeo…se inscreva no canal para não perder nenhum vídeo com dicas de cabelo e passo a passo: Canal Cabelos de Rainha.

Um grande Beijo e até o próximo post!

Júlia Doorman

4.6/5 - (23 votes)

50 thoughts on “Dúvidas frequentes sobre Hidratação nos Cabelos

  1. Oi julia, beleza? Sou homem e estou deixando meu cabelo crescer, mas tenho costume de ficar puxando os nós no cabelo (faz aquele barulinho de fio quebrando) agora meu cabelo ta todo quebrado. Ele fica cheio de nós pq fica mt seco. Então me aventurei em procurar hidratações caseiras, fiz uma sexta, uma ontem e hoje fiz uma mas não é caseira. Estou viciado nessas hidratações porque quero mt que meu cabelo cresça saudavel, será que exagerar assim faz mal?

  2. Oi Ju linda!
    Tudo bem? Eu adorei esse video acertei quase tudo hehe
    Deixa eu te perguntar sobre a hidrataçao caseira vc disse que prefere fazer uma hidrataçao com creme sempre que faz uma caseira na mesma semana eu faço na mesma semana uma hidrataçao e uma umectaçao minha duvida é se essa minha hidrataçao for com receita caseira nao basta tenho que fazer uma com creme tambem?? Ha e mais uma duvida posso usar dois shampoos diferentes na mesma lavagem tipo lavar uma vez com um enxaguar e depois lavar com o outro??
    Fica com Deus linda parabens por tudo bjinhosss.

    1. Oi flor,
      que bom que gostou do vídeo! 😀
      pode usar dois shampoos sim…se fizer uma hidratação caseira
      e sentir que seu cabelo não precisa de outra, fique tranquila,
      esse é costume meu mesmo, sabe?…Bjus

  3. Ola Ju obrigado por responder 😀 É que quando faço umectaçao uso o pantene para limpar bem e aquele para cor que te falei.
    Gosto de variar nas hidrataçoes mais ultimamente estou apaixonada pela de babosa hehe
    Fica com Deus e otimo dia bjinhos.

  4. Oi Júlia td bem? Estou fazendo o cronograma capilar, mais hj gostaria de fazer uma reconstrução, mais no domingo fiz umectacao, posso fazer hj ou tenho que fazer hidratação primeiro?
    Obrigada, adoro seus vídeos bjuss

  5. SOS
    Meu cabelo é ondulado, mas ultimamente tenho tido mania de mexer no cabelo, e nessas mexidas encontrei alguns fios crespos (daqueles todo quebradinho em zig zag) socorro será que meu cabelo vai ficar assim com o tempo? Se ficar assim eu juro que raspo minha cabeça pra sempre socorro estou mt preocupada me ajuda ju

  6. Ola,eu faço selagem no cabelo , mais sempre estou cuidando, gostaria de saber como eu mantenho minhas pontas sem pontas duplas e manter o cabelo sempre hidratado, eu faço hidratação toda semana e meu cabelo sempre esta brilhoso, o problema são os pontinhos brancos e pontas duplas que teno muito e quebram no meio e eu quero deia meu cabelo sempre grande eu odeio corta sempre que eu corto eu cuido cuido mais ai cresce mais cresce com esses pontos , atualmente esta batendo na cintura quase, mais quero ele um pouco maior, só que essas pontas duplas sempre me atrapalha. Pode me da umas dicas por favor, beijoos .

  7. Oi Júlia.

    Adoro seus vídeos. 😀

    Tenho algumas dúvidas sobre hidratação:
    1 – Primeiro lavamos o cabelo só com shampoo e depois aplica-se a máscara depois de deixar agir deve-se LAVAR O CABELO NOVAMENTE COM SHAMPOO, ou só enxaguar com água e aplicar o condicionador?(eu sempre uso shampoo novamente).
    2 – Por que não podemos aplicar a máscara com o cabelo seco? Aqui é muito frio e tenho preguiça (rsrsr) costumo quase só fazer hidratação no box e quando tenho tempo de fazer uma hidratação acabo fazendo uma nutrição, pois é mais pratico.

    Beijos
    Karol

  8. Julia boa noite!

    Gostaria de saber qual Leave in que você indica com filtro solar. Meu cabelo queima muito fácil no sol ( no dia a dia mesmo, sem ter contato com praia ou piscina). Eu comprei um da Hobety no salão da minha cidade, mas sinto o cabelo ressecado quando passo. Obrigada

  9. Oi Julia faço peeling capilar de 15 em 15 dias e hidratação duas vezes na semana, além da umectaçao nos meus cabelos pois eles estavam bem destruídos….só que ainda sofro com os cabelos novos que nascem no topo da cabeça e não baixam de modo algum, então como quero resolver isso que me incomoda, optei por fazer escova marroquina. Quero saber se depois da escova posso continuar com o peeling quinzenal,com as hidrataçoes ee com a umectaçao e se a frequencia pode continuar a mesma. Bjinhus linfoma, SUCESSO SEMPRE!

  10. Olá Júlia,

    Sou nova nesse processo de cuidar dos cabelos, já deixei algumas perguntas em alguns posts seu, e estou ansiosa pelas suas respostas e dicas. Por favor, me ajuda, qual melhor mascara de hidratação e reconstrução posso usar para o tipo de cabelo 3b/3c e quais são as melhores hidratações caseiras para o meu tipo de cabelo.

    Estou no aguardo das suas dicas….

    Bjks

  11. Oii lindona meu cabelo estava totalmente sem vida ressecado e cheio de pontas duplas!! Pesquisando no youtube conheci o seu canal,e fiquei apaixonada,vejo todos seus videos e testo todas as receitas em casa,meu cabelo deu uma diferença enorme tenho muito te agradecer! A um tempo atraseu usei um tonalizante mais puxado para o ruivo e agora todas as tintas que eu uso nao cobrem esses reflexos ruivos,voce tem alguma dica pra retirar esse tom do meu cabelo ? Mt obrigada adoro voce

  12. Olá Julia, adoooooooro seus videos e dicas.
    Quero começar meu cronograma capilar, mas estou em duvida em relação a mascara de hidratação para fazer toda a semana. Você teria algumas dicas ou então algumas marcas para indicar ?

    Fico no aguardo…

    Beijoooos.

  13. Oii Lindona, vinum vídeo falando sobre hidratação das pontinhas com óleo de amêndoas ou glicerina líquida com a máscara, quando fui comprar a vendedora me disse que eu deveria usar a glicerina nos dias úmidos, pois se eu usar em dias secos vai evaporar toda água que a glicerina levou ao meu cabelo. Isso é verdade? Tenho a raiz super oleosa mas as pontinhas bem secas. O que você recomenda? Obrigada. Adoro você

  14. Gostaria de saber se posso hidratar meu cabelo com vários produtos caseiros (mel, maizena, óleo de coco, etc.) Todos de uma vez ou se eu tenho que alternar. E quero saber se é verdade que o cabelo acostuma com o produto usado na hidratacão. Bjs amo seus videos!❤

  15. Ju. Estou com uma duvida que esta me matando, faço hidratação toda segunda, nutrição na quarta e na sexta reconstrução, mas queria da um banho de brilho no meu cabelo, posso fazer na terça e na quarta fazer a nutrição normalmente?

    1. Oi lindona se seu cabelo não estiver elástico não precisa fazer
      a reconstrução toda semana não,
      se estiver danificado faça uma vez a cada 15 dias se não pode fazer
      apenas uma vez no mês,
      pode sim bjuss

    1. Oi lindona,
      lave sempre o cabelo apenas com o shampoo e depois aplique
      a máscara,
      apos a máscara agir enxague e aplique o condicionador somente,
      o ideal é hidratar pelo menos duas vezes na semana,
      bjuss

  16. Boa tarde Júlia,
    Tenho interesse em ativar o couro capilar para o crescimento de novos fios, tenho calvice.
    Queria saber se nas hidratações com produtos antiqueda posso aplicar desde a raiz, caso não, tens alguma indicação de produto para aplicar na raiz para estimular o aparecimento de novos fios?
    Obrigada.

Deixe um comentário