Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia!

Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia! Neste post você vai saber como recuperar seu cabelo rapidamente. Clique e confira!

Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia!

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar mais sobre cabelos elásticos.

Eu recuperei o cabelo de uma leitora aqui em Curitiba usando esse processo que vou mostrar para vocês hoje.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Porque o cabelo fica elástico?

Quando a pessoa fica com o cabelo elástico, ela fica desesperada. O cabelo fica elástico por alguns motivos, são eles:

Excesso de química.

Incompatibilidade entre químicas.

Fios sobrecarregados e danificados por químicas ou falta de cuidados.

O mais comum são as químicas, o excesso delas ou incompatibilidade entre elas.

Como saber se o cabelo esta elástico?

Quando o cabelo está elástico você puxa ele e ele fica igual a um chiclete, quando você puxa ele vai longe e volta todo enrugadinho.

O nosso cabelo tem uma elasticidade natural, é normal que você puxe e ele estique um pouco, o que não pode acontecer é ele esticar demais ou quando você esticar ele quebrar com muita facilidade.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-fios

Por que o cabelo fica elástico?

O que acontece é que a química quebra a ligação de enxofre que tem em nossa fibra capilar e deixa a fibra toda bagunçada, é como se o cabelo ficasse sem forma, e ele fica todo elástico, danificado, muito frágil e começa a cair e quebrar.

Isso costuma acontecer muito nos salões porque a maioria dos salões não tem tempo de fazer um teste de mechas bem certinho. O correto mesmo é você fazer o teste 1 semana antes em uma mecha por baixo do cabelo próximo a nuca.

Você aplica a química naquela mecha que não vai aparecer e aguarda 1 semana, para ver o que vai acontecer com a mecha, se ela vai ficar elástica, quebradiça e etc…

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-mecha

Se nada acontecer depois de 1 semana a 10 dias você pode fazer a química. Esse é o verdadeiro teste de mecha!

Só que ninguém faz assim, é muito raro um cabeleireiro fazer e quando ele faz cobra muito mais caro pelo processo, porque ele cuida muito mais do seu cabelo.

Muita gente que faz o teste de mecha no dia fala que no outro dia o cabelo começa a ficar detonado, cai e despedaça, por isso que o teste feito no dia não é tão confiável.

Você pode fazer o teste ali no dia e nada acontecer, com isso você faz a química e depois de 3 ou 4 dias, ou no dia seguinte, ou até na próxima lavagem seu cabelo pode começar a despedaçar.

Isso acontece na maioria das vezes, por isso é preciso tomar muito cuidado, veja com o seu cabeleireiro se o seu cabelo está saudável e se ele vai aguentar realmente, existe cabeleireiros que tem experiência para falar isso.

Também é importante você saber que tipo de química você está fazendo, que tipo de progressiva, se está fazendo com tioglicolato ou outro tipo de alisante.

Você tem que saber qual é o tipo de alisante que você usa, porque você tem que chegar no cabeleireiro e informar qual é, porque se ele usar outro tipo de alisante que não é compatível, seu cabelo também vai ficar elástico, emborrachado, vai cair e no mínimo vai ficar quebradiço e super ressecado.

Caso você não confie no profissional, não conheça ele direito e nunca fez química com ele, é legal na primeira visita sua, você fazer um teste de mechas 1 semana antes da química.

Vamos as dicas para recuperar o cabelo elástico!

 Shampoo reconstrutor!

O primeiro passo é você lavar bem o cabelo com um shampoo reconstrutor e enxaguar bem. Após lavar você vai para o segundo passo.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-shampoo

Queratina liquida ou Glicopan Pet!

Após lavar o cabelo com o shampoo reconstrutor aplique uma queratina liquida pura no cabelo ou o Glicopan. Eu prefiro o Glicopan, pois ele é mais forte que a queratina.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-queratina

Mas se você não tiver a queratina pode aplicar o Glicopan Pet puro se você quiser e se seu cabelo estiver muito elástico, o Glicopan é um remédio de cachorro e gato, mas ele é um complexo de aminoácidos, uma vitamina que o animal ingere.

Ele é um mix de aminoácidos muito concentrado, não existe nenhum produto de cabelo que tenha esse concentrado de aminoácidos, por isso que o Glicopan é tão potente e tão forte para recuperar o cabelo.

Após lavar o cabelo com shampoo aplique o Glicopan ou a queratina (ambos puros) no cabelo mecha por mecha e deixe agir por 10 minutos.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-glicopan

Falei mais sobre o Glicopan Pet aqui: como recuperar os cabelos elásticos com glicopan pet.

Máscara reconstrutora!

Após deixar a queratina ou o Glicopan Pet agir no cabelo, aplique uma máscara reconstrutora que tenha na composição queratina, colágeno ou aminoácidos (de preferência que tenha a queratina).

Aplique a máscara pura mecha por mecha por cima da queratina ou do Glicopan Pet.

Caso você não queira aplicar o Glicopan puro no cabelo por achar que ele é muito forte ou pelo seu cabelo não estar muito elástico, você pode aplicar a queratina liquida pura no cabelo e depois aplicar a máscara reconstrutora misturada com 1 colher (chá) do Glicopan.

Após aplicar no cabelo deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da sua máscara pelo menos 10 ou 15 minutos e depois enxague bem.

Você pode me perguntar se é possível aplicar no cabelo a queratina misturada com o Glicopan, mas eu nunca testei assim por isso não sei qual o resultado que dá.

Eu indico aplicar somente a queratina ou o Glicopan Pet separados.

Se o seu cabelo estiver muito elástico eu indico aplicar o Glicopan pois ele é mais forte e tem uma maior concentração de aminoácidos.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-mascara

Confira no vídeo abaixo algumas indicações de máscaras reconstrutivas!

Condicionador reconstrutor e queratina sem enxague!

Após enxaguar o cabelo da máscara condicione os fios usando um condicionador reconstrutor, enxague e tire o excesso de água do cabelo com uma toalha.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-condicionador

Em seguida aplique uma queratina liquida ou em gel sem enxague mecha por mecha enluvando bem, para esquentar a mecha e o cabelo absorver bem a queratina.

Observação: Nesse passo só pode ser usada a queratina sem enxague, pois, ela é a única que pode ficar no cabelo sem precisar retirar.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-queratina-sem-enxague

Após aplicar deixe no cabelo, se a sua queratina sem enxague não tiver proteção térmica, aplique por cima um protetor térmico e seque o cabelo com o secador.

É importante secar o cabelo com o secador pois o cabelo elástico não pode ficar molhado, quando ele fica molhado a fibra fica mais molhe e mais elástica, então seque bem o cabelo com o secador e não deixe ele úmido, não deixe o cabelo secar ao natural se ele estiver elástico.

E outra coisa importante não passe a chapinha!

No vídeo abaixo eu mostrei a resenha completa da linha reconstrutiva Cavalo Forte da Haskell.

Assista!

Selante!

Após fazer todo o processo de hidratação com os cabelos úmidos, aplique um selante nos fios para você não perder todo o processo, o selante vai selar as cutículas e equilibrar o ph do cabelo.  Depois tire o excesso de água com a toalha e finalize o cabelo com a queratina liquida sem enxágue.

Nesse post eu mostrei a resenha completa do vinagre de maça capilar da Forever Liss, ele é uma opção de selante confira!

Vinagra de maçã Forever Liss é bom?

Mas caso você não tenha o vinagre próprio para o cabelo, você pode aplicar o vinagre de maça comum de cozinha.

Basta misturar 100 ml de água com 25 ml de vinagre de maça e espirre em todo o cabelo com ajuda de um borrifador e deixe no cabelo.

Se você não gosta do cheiro do vinagre pode deixar agir de 10 a 15 minutos e enxaguar.

Se o vinagre te incomoda muito você pode fazer o passo da mistura após o condicionador enxaguar, tirar o excesso de água com a toalha, aplicar a queratina sem enxague e deixar no cabelo.

como-recuperar-o-cabelo-elastico-em-apenas-um-dia-vinagre

O que acontece após você fazer todo esse processo?

O shampoo reconstrutor vai fazer o trabalho de limpeza e já vai colocar queratina no fio.

Quando o cabelo está elástico é preciso colocar queratina e aminoácidos para enrijecer a fibra capilar, então esse processo já vai começar a ser feito a partir da lavagem com o shampoo, passando pela queratina ou pelo Glicopan Pet que é um mix de aminoácidos, depois a máscara o condicionador também com queratina e depois a queratina sem enxague.

Quando o cabelo está elástico é legal você usar no processo todos os produtos que tenham queratina na composição, para que a fibra capilar que está mole volte a ficar “dura” e venha e enrijecer e perder o efeito elástico.

Se você fazer o passo a passo certinho em um dia você já vai conseguir recuperar o seu cabelo!

Mas se caso você sentir que seu cabelo estava elástico demais e você só conseguiu recuperar 50%, espere 1 semana e faça o processo novamente.

Não espere passar 1 mês, já faça o processo na próxima semana, que com certeza você já vai recuperar 100% do efeito elástico.

Cuidados necessários quando o cabelo está elástico!

No período que o seu cabelo estiver elástico é muito importante você não usar chapinha e evitar lavar o cabelo na água quente.

Porque tudo que tiver muito calor vai danificar ainda mais o seu cabelo e vai deixar mais elástico, e também não deixe o cabelo molhado.

Enquanto você estiver no processo de recuperação do efeito elástico não faça a umectação capilar com óleos vegetais e nem a hidratação, pois se não vai “meio que atrapalhar” o cabelo de absorver a queratina e enrijecer a fibra capilar.

Após recuperar o cabelo você pode voltar a fazer o cronograma capilar normalmente.

Por falar em cronograma capilar leia um pouco mais sobre ele aqui: cronograma capilar como funciona.

Outra coisa que você deve evitar enquanto o cabelo está elástico, é usar máscaras desmaia cabelo que são aquelas máscaras que parece derreter o cabelo na hora do enxague.

Essas máscaras são boas para quando você está com o cabelo ressecado e quer amolecer a fibra capilar, quando o cabelo está ressecado a fibra capilar fica rígida e dura a ponto de quebrar com facilidade, nesse caso você deve usar esses tipos de máscaras.

E quando o cabelo está elástico você deve usar máscaras reconstrutoras toda semana, e não apenas uma vez no mês igual a um cabelo saudável.

O Glicopan Pet você encontra para comprar em lojas que vendem produtos e medicamentos para animais.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (107 votes)

51 thoughts on “Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia!

  1. Ola Ju, meu cabelo está destruído, quebrando e desmanchando a cada lavagem. Comecei a fazer o cronograma capilar do meu jeito, to usando mascara reconstrutora pelo menos 2 vezes na semana pra ver se enrijece e realmente percebi que com a mascara de hidratação o cabelo desmancha mais. Posso continuar na mascara de reconstrução 2 x na semana? Eu pesquisei bastante e por unanimidade dizem que nao adianta reconstruir sem hidratar, mas meu cabelo piora com a hidratação to perdida não sei o que fazer… Bjos, obrigada pelos posts excelentes!

    1. Oi lindona,
      se ele não estiver elástico pode fazer a hidratação e a umectação
      capilar semanais normalmente e faça a reconstrução uma vez a cada 15
      dias ate recuperar,
      depois faça apenas uma vez no mês bjus

  2. Olá Ju, te acompanho desde o início do canal, meu cabelo é “ondulado”, meio liso, mais na frente do cabelo “na parte da testa” tem uns cabelinhos finos que nao crescem e enrolam, e atrapalha muito, pq não posso usar o cabelo preso que fica espetado. Como é muito fino esses fiozinhos posso passar queratina?, a parte de baixo do meu cabelo também é mais ondulada.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    beijos juu ,adoro seus videos, sucesso.

  3. Ola Juh, meu cabelo esta elastico em algumas partes na raiz dos cabelos, então antes de fazer as luzes , eu fiz a bioplastia no salao (uma semana antes) e no dia das luzes reconstrução(salao tambem) , agora estou fazendo o cronograma capilar HIDRATA, HIDRATA, NUTRE agora vou para segunda semana H, H N , a reconstrução somente na terceira semana , as pontas estão ok , o problema é a raiz mesmo, faco cada 2 meses retoque de raiz na touca e de 6 em 6 meses luzes no cabelo inteiro, como esta elasticos em umas partes na raiz faço reconstrução toda semana ou espero de 15 em 15 dias e passo somente na raiz ou no cabelo inteiro ?

  4. Oi Ju, obrigada por esse post tão maravilhoso, já comprei todos os meus produtinhos na Beijo Pink, estou só esperando chegar para iniciar esse processo pra salvar de uma vez esse meu cabelo. Estou com uma duvida, depois que passa o glicopan pet não precisa enxaguar para passar a mascara né? É só passar a mascara por cima mesmo e seguir os outros passos? Muito Obrigada desde já, assim que eu fizer volto aqui para contar como ficou !! Parabéns pelo seu trabalho. Beijos

    1. Que bom que gostou lindona 😉
      se o seu cabelo estiver elástico pode fazer uma vez na semana,
      se estiver danificado e quebradiço uma vez a cada 15 dias e se quiser
      apenas fortalecer pode fazer uma vez a cada 30 ou 40 dias bjuss

  5. Julia, fiz luzes recetemente, e meu cabelo está muito fino e elástico. Logo após a quimica, na primeira lavagem, fiz reconstrução, mas não vi muita diferença, ele ficou muuito armado. Posso usar aquela receita da gelatina com a máscara reconstrutora toda semana?

    1. Oi lindona,
      tente fazer usando o Glicopan pet uma vez por
      semana pois ele é muito potente no combate do efeito
      elástico,
      ate recuperar não faça hidratação e umectação só faça
      depois que sair o efeito elástico bjus

  6. Oi!!
    Uma coisa não ficou clara pra mim, o selante vem antes da queratina líquida ou depois? Porque você disse pra secar o cabelo com a queratina no fio e depois falava do selante.. obrigada!

    1. Oi lindona,
      você vai fazer o processo de aplicar a queratina (com enxague)
      ou o Glicopan pet e a mascara capilar vai deixar agir e vai
      enxaguar tudo… em seguida você vai fazer o processo com o selante
      caseiro e vai enxaguar, depois tire o excesso de água do cabelo e
      aplique a queratina (sem enxague) e finalize normalmente com o secador
      beijos

  7. Oi lindooooona, como vai vc?
    Estou amando seu site!!! Parabéns e obrigada por nos ajudar tanto!!!
    Júlia.. por favor..
    Eu estava fazendo hidratação e umectação, mas não estava ajudando a tirar os ressecados e frizz principalmente na camada de cima do cabelo (a debaixo fica boa, meu cabelo é ondulado, cacheado).. então lendo e relendo vários posts eu descobri que meu cabelo está elástico e quando puxa um fio individual ou ele estica demais, ou quebra, se parte, logo que começa a puxar. A queda está grande também..
    Enfim.. vi sobre este post acima e comprei todos os produtos, mas quando fui reler pra fazer direitinho é que vi sobre o selante (vou providenciar o vinagre nesta semana). Faço uso apenas de tintura alpafarf evolution uma vez a cada 20/30 dias. Até ontem eu estava usando o shampoo da Loreal Absolut repair, mascara tb da linha e condicionador da joico. Acho que estes entram mais como nutrição no meu cabelo, apesar de dizer reconstrução. Mas hoje ao lavar o cabelo já lavei com este shampoo da Haskell e usei tb o condicionador. Deixei secar ao natural e o cabelo ficou muito armado, como se eu tivesse recebido um choque elétrico. Passei o argan da lola e ajudou quase nada. Minha dúvida é.. é normal esse efeito? Vai melhorar com o uso? Ou só vai começar a melhorar depois que eu fizer toda essa reconstrução deste post? Porque agora fiquei com medo de usar só essa linha enquanto não melhorar esse elástico e essa quebra.. Será que foi porque não usei o secador? Porque eu entendi que enquanto está elástico precisa secar com o secador, neste post, mas eu não fiz as etapas ainda.. Ou o secador só é obrigatório quando aplica a queratina sem enxague? Por favor amada, leia com carinho meu dilema e me ajude por favor. Estou de mudança e atolada de coisas a resolver, mas assim que me estabilizar estarei fazendo o curso online do qual me interessei por demais. Agradeço muitíssimo desde já e que vc continue com muitas e muitas bençãos. Abs, Jane

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo seu carinho…
      fico feliz em poder ajudar 😀
      é preciso identificar o estado do seu cabelo
      porque é normal o fio esticar pois precisa ter
      elasticidade natural, mas se ele esticar e voltar
      todo enrugadinho parecendo chiclete ai sim ele está
      elástico e precisa fazer os cuidados do post…
      porem não precisa usar os mesmos produtos com a mesma
      marca, você pode usar os da sua escolha mas seguindo a
      mesma finalidade como por exemplo o shampoo que não precisa
      ter a mesma marca mas sim ser um shampoo reconstrutor…
      se o cabelo estiver apenas quebrando é preciso ver se você
      não está usando produtos reconstrutivos em excesso pois nesse
      caso é preciso fazer a reconstrução apenas uma vez a cada 15 dias
      ate melhorar e seguir com os outros tratamentos normalmente como a hidratação e
      umectação semanais… beijos

  8. Oi Julia!
    Estou desesperada… meu cabelo esta borrachudo e frisado, fiz as mechas tem 3 dias, passo o glicopan puro no cabelo? Qual quantidade?
    Algumas pessoas falam para misturar na mascara.. O que eu faço? Me ajudaaaaaaaaaaaaa

  9. Oi Ju só tenho q te agradecer por tudo por os esclarecimentos por se preocupar eu quando fazia minhas selagens tinha medo de ele ficar elástico de quebrar n vou mentir e não hidratava assim como estou agora depois q conheci vc e eu sou um tipo de pessoa q compro qualquer shampoo e me dou bem com os shampoo q uso mas vi q o Niely Gold não deu assim tão certo ficou áspero n gostei muito e deixei de usar eu comprei essa máscara da cavalo forte ela e boa gostei dela e e cheirosa vou comprar outra do cresce pelo

  10. Oi Ju! Tudo bem??? Me ajuda por favor!! 🙁
    Meu cabelo está opaco e elástico, sem brilho nenhum, tenho luzes, mas faço a cada 6 meses apenas, uso secador e babyliss 2 vezes na semana, porém quando vi que meu cabelo estava assim, deixei de usar tudo e tô deixando ele secar natural até, sem nada de calor nenhum dia… Usei Glicopan pet uma vez e melhorou muito mas não 100%, continuava elástico. Então, fiz de novo depois de quinze dias (ontem), ele ficou MAIS elástico do que estava, parece que piorou, fiquei muito preocupada, pois usei tudo com muita cautela e certinho, ouvi dizer que em excesso ele pode prejudicar o cabelo e estou com medo, não sei mais o que usar a não ser o glicopan… Inclusive nunca sequei com secador quando fiz reconstrução deixei secando natural, será que isso prejudicou?? 🙁 Beijo Ju! Te acompanho desde sempre, você reflete luz!!!

  11. Ol Ju, dei luzes no meu cabelo. Só que ele tá mto elástico. No caso posso fazer reconstrução uma vez na semana com clicopan. E durante a semana eu lavo normal só com champô e condicionador, ou durante a semana eu tenho que nutrir o cabelo. Me diga o que tenho que fazer pq eu estou perdida.

    1. Oi lindona, faça somente a receita com o Glicopan uma vez por semana
      e nos outros dias se precisar lavar use produtos que sejam reconstrutores
      como shampoo, máscaras e condicionador… não faça umectação e hidratação
      até recuperar do efeito elástico, pois quando o cabelo está nessa situação
      ele precisa de reconstrução para que a fibra capilar volte a sua rigidez normal,
      pois a hidratação e a umectação por serem emolientes vão deixar os fios ainda mais
      amolecidos… após recuperar pode voltar com os tratamentos normalmente beijos

  12. Olá Júlia, tdo bem?
    Queria passar o Glicopanpet para recuperar meu cabelo, porém sou loira e soube que ele amarela o cabelo. Gostaria de saber se esse amarelado sai com matizante ou se teria que usar outro produto? Queria uma recuperação que fosse rápida e até agora só com o Glicopanpet que parece conseguir essa recuperação rápida.

      1. Olha, não sou de deixar comentários em nenhum lugar e fujo de rede de social, mas hoje não tinha como não escrever.
        Na sexta feira fiz luzes no meu cabelo no salão, mas meu cabelo ficou destruído, totalmente elástico. Não conseguia nem dormir de tão triste que estava. Hoje cedo, tipo 6 hs da manhã resolvi pesquisar aqui e encontrei seu post. Comprei tudo, inclusive o Glicopan e agora mesmo fiz o tratamento certinho, já deu uma super melhorada. Hoje vou conseguir dormir.
        Obrigada!!!
        Ainda tenho uma longa jornada, mas hoje estou mais feliz!!! Beijos

        1. Oi lindona, nossa que legal… eu fico super feliz em saber disso… obrigada pela confiança e por compartilhar aqui,
          saiba que isso me motiva ainda mais a fazer o que tanto amooo ❤️❤️❤️ beijos

    1. Oi lindona, melhor não para não fazer o efeito contrario e deixar o
      cabelo duro demais… pode fazer os tratamentos normalmente e fazer
      a reconstrução uma vez a cada 15 dias até melhorar caso o seu cabelo
      esteja quebradiço… beijos

  13. Oi Júlia, adorei o post, super completo. Me socorre numa coisa… Ontem eu fiz uma bioplastia no salão, e a cabeleireira finalizou o procedimento com o secador. Mas chegando em casa tinha uns friz na franja e em cima então dei uma leve passada de chapinha. Mas depois conversando, ela me disse q não pode passar chapinha de jeito nenhum. E agora, o que eu faço? Eu passei chapinha e estou com medo de lavar e acontecer alguma coisa, tipo quebrar mais ainda. Pq não pode passar a prancha quando faz bioplastia? Obrigada

Deixe um comentário