Como não deixar o cabelo ressecado

Como não deixar o cabelo ressecado. Como acabar com o ressecamento dos cabelos com dicas e hábitos simples de serem feitos. Clique e confira!

Como não deixar o cabelo ressecado

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou ensinar dicas para que você possa acabar de vez com o ressecamento dos fios.

São hábitos simples que você faz no seu dia a dia de forma errada e que mudando vai te livrar rapidamente desse problema, vai deixar o seu cabelo muito mais bonito e saudável.

Então, para conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como não deixar o cabelo ressecado.

  • Banho quente.

como-nao-deixar-o-cabelo-ressecado-banho

Errado:

Não tem nada mais gostoso do que tomar aquele banho quentinho ainda mais em dias frios não é mesmo!? Porem a água muito quente prejudica não só a nossa pele, mas o cabelo também.

Muitas meninas fazem de tudo para manter o cabelo hidratado, mantém uma rotina de hidratação correta, mas na hora de tomar o banho usam a água quente e é aí que está o erro.

A água quente abre as cutículas fazendo com que toda a umidade dos fios vá embora, e a consequência é um cabelo poroso, com frizz e ressecado.

Certo:

Na hora de tomar o banho, opte por usar a água na temperatura de morna a fria, pois assim você vai conseguir um cabelo mais hidratado e brilhoso e longe de frizz.

A água em temperatura baixa ajuda a selar as cutículas, fazendo com que a umidade e a hidratação permaneçam dentro dos fios por muito mais tempo.

  • Shampoo que resseca os fios.

Errado:

O uso incorreto do shampoo é uma das causas do ressecamento dos cabelos, pois o erro está na forma da aplicação e também no tipo de shampoo.

Usar shampoos com uma carga alta de sulfato e aplicar o shampoo em todo o comprimento, e principalmente nas pontas, retira toda a umidade dos fios e faz com que ele fique ressecado e espigado, mesmo com a rotina de hidratação em dia.

Certo:

Opte por shampoos que tenham uma baixa carga de sulfato ou que seja totalmente livre deles, e na hora da aplicação aplique o shampoo somente no couro cabeludo, e a espuma que se formar arraste para o comprimento e pontas.

As pontas do cabelo tendem a ser mais ressecadas e quando você aplica o shampoo diretamente nelas, agrava ainda mais a situação, devido a alguns agentes de limpeza que o shampoo contem e que podem ser mais agressivos.

Outro detalhe é que a parte do nosso cabelo que mais acumula oleosidade e resíduos é o couro cabeludo, por isso não existe a necessidade de lavar as pontas com tanto produto e intensidade.

  • Proteção na hora da lavagem.

como-nao-deixar-o-cabelo-ressecado-pontas

Errado:

Na hora de lavar o cabelo, além dos erros de usar água quente demais e usar o shampoo da maneira errada, outro erro é não proteger os fios, pois a lavagem com o shampoo, por mais que ele não seja um shampoo com ativos de limpeza pesada, pode acabar ressecando os fios e principalmente as pontas como falamos anteriormente.

Certo:

Sempre antes de lavar o cabelo aplique um óleo vegetal do comprimento as pontas ou um condicionador ou creme próprios para fazer o pré shampoo.

Fazendo dessa forma você vai deixar seus fios e pontas protegidos e também vai conseguir uma hidratação e nutrição a mais, além de evitar os temidos frizz e quebra capilar.

Além dos produtos específicos você também pode fazer essa proteção, através dessa receitinha caseira poderosa: Faça isso antes de lavar seu cabelo e ele ficará incrível em minutos

  • Condicionador na raiz do cabelo.

Errado:

Outro hábito em que você deve se atentar em fazer da forma correta é quanto ao uso do condicionador, muitas pessoas possuem o couro cabeludo ressecado, e na hora da aplicação do condicionador, aplica qualquer um desde o couro cabeludo ate as pontas, pensando que está hidratando a raiz do cabelo…mas na verdade só está causando danos, pois o erro está na escolha do produto.

Certo:

Se você possui o couro cabeludo ressecado pode e deve hidratar com o condicionador, porém é preciso que ele seja um condicionador liberado para co-wash, daqueles que não possuem ingredientes proibidos como o óleo mineral, petrolatos e silicones insolúveis em água, pois esses ingredientes além de entupir o folículo capilar e causar a queda e oleosidade excessiva, pode acabar ressecando ainda mais essa área.

Por isso na hora da escolha, opte por condicionadores liberados para co-wash ou que sejam para o crescimento capilar, queda ou caspa e que não tenham os ativos falados acima.

Por falar em condicionador… você sabia que o seu cabelo pode ficar livre do ressecamento usando o condicionador para hidratar os fios? Confira! Cabelo lindo em minutos, misture 3 ingredientes no condicionador

  • Falta de proteção contra agentes externos.

como-nao-deixar-o-cabelo-ressecado-secador

Errado:

Um dos erros em que quase ninguém presta atenção, mas que causa o ressecamento dos cabelos, é a falta de proteção ao se expor ao sol, ao vento e também ao usar aparelhos de calor.

Esses fatores também contribuem para o ressecamento dos fios pois retiram a hidratação e umidade, fazendo com que os fios fiquem áspero, com frizz e opacos.

Certo:

Sempre que você sair de casa aplique nos fios um produto que tenham proteção solar ou proteção térmica, pois esses produtos formam uma espécie de filme, nos fios impedindo que os raios ultravioletas, vento e poluição cause danos nos cabelos.

Outra proteção essencial é na hora de usar aparelhos de calor como a chapinha e o secador, sempre antes de usá-los aplique um produto com proteção térmica, para que os fios fiquem protegidos da ação do calor, e não use o secador quente e perto dos fios.

Uma dica legal e que também faz toda diferença, é usar sempre o protetor térmico, mesmo nos dias em que você não usar esses aparelhos, pois isso vai dá uma hidratação e proteção extra.

  • Escova suja.

Errado:

Esse é um costume muito comum que muitas pessoas fazem e nem percebem que pode ser prejudicial aos fios.

Usar a escova de cabelo durante muito tempo sem lavar pode acarretar alguns danos aos fios, como o aumento da oleosidade no couro cabeludo, quebra capilar e também o ressecamento. Pois a escova acaba acumulando muita oleosidade, resíduos e poeira e isso pode agredir os fios e as pontas, já que um dos principais causadores do ressecamento é a poluição, seja pelo ar ou por acumulo de poeira nos objetos em que usamos nos fios.

Certo:

Para que isso não aconteça lave sempre a sua escova uma vez a cada 15 dias com um shampoo ou sabonete neutro, e retire sempre os fios que ficarem acumulados nela.

Após aplicar o shampoo ou o sabonete neutro, enxague com bastante água corrente, e deixe que a escova seque ao natural em cima de uma toalha limpa.

Caso a sua escova esteja muito suja deixe ela de molho durante 30 minutos.

  • Tecidos de algodão.

como-nao-deixar-o-cabelo-ressecado-toalha

Errado:

Na hora de secar o cabelo já é um costume usar a toalha de microfibra, mas o que você pode não saber, é que ela também causa o ressecamento dos fios e também o frizz no cabelo

A toalha de microfibra tem o intuito de secar os fios e sugar toda a água do cabelo, porem esse tipo de tecido acaba sugando mais do que devia, e com isso a longo prazo o cabelo começa a ficar ressecado, pois perde muita água da fibra capilar.

Outro tecido que também acaba tirando a umidade dos cabelos é a fronha de algodão e assim como na toalha, o atrito dos fios sobre ela também gera o frizz.

Certo:

Para secar o cabelo de forma moderada, use sempre uma camiseta ou um pano de algodão, pois esses materiais vão tirar a umidade necessária, mas sem ressecar.

E para dormir use sempre fronha de cetim, pois elas ajudam o cabelo a deslizar melhor evitando o frizz e também esse tecido ajuda os fios a ficarem mais brilhosos.

  • Químicas exageradas.

Errado:

Eu sempre costumo contar para vocês os perigos que as químicas em excesso podem causar aos fios, além da quebra capilar, corte químico e o emborrachamento dos fios, esse descuido pode também causar o ressecamento.

Quando você usa várias químicas no cabelo em um curto espaço de tempo, o cabelo acaba perdendo a força na fibra capilar e também todos os nutrientes e a água que ele precisa para se manter saudável, bonito e hidratado…a consequência disso, é um cabelo danificado da raiz as pontas, cheio de frizz, opaco e espigado.

Certo:

Jamais faça químicas em excesso e muito menos em um curto espaço de tempo, existem meninas que fazem duas químicas no mesmo dia ou ate mais, e isso é um erro gravíssimo para quem deseja ter um cabelo livre de ressecamento.

E sempre antes de fazer o procedimento invista nas hidratações caseiras, pois elas são mais potentes. Dois dias antes de fazer a química, faça uma reconstrução capilar com a queratina para deixar a fibra forte.

E outro cuidado é fazer com um profissional de confiança e fazer também o teste de mechas antes, para se certificar que o seu cabelo está forte e não vai quebrar, e logo após, não abra mão das hidratações pois elas são fundamentais para manter o cabelo sempre bonito e hidratado.

  • Laços e presilhas.

como-nao-deixar-o-cabelo-ressecado-laco

Errado:

Fazer aquele penteado estiloso ou aquele simples rabo de cavalo em dias mais off ou de mais calor, é um hábito que todas nós amamos, porem o cuidado que devemos ter é na hora da escolha do acessório.

Acessórios como elásticos que apertam demais os fios também pode afetar os fios e causar danos, pois pode causar um atrito nos fios e acabar ressecando aquela área também, e bandanas e tiaras apertadas demais também devem ser evitadas.

Certo:

Escolha sempre laços que sejam de tecido ou ate mesmo de cetim que dão um brilho a mais para os fios, jamais prenda os fios apertados demais e com muita frequência.

  • Hidratação extra.

Errado:

A falta de hidratação no cabelo deixa os fios ressecados, pois eles precisam de água para se manterem saudáveis, sedosos e brilhantes, e é esse tratamento o responsável por repor isso nos fios.

A hidratação nunca é demais para os cabelos, porem algumas meninas por falta de tempo ou por acharem que isso pode sobrecarregar os fios, fazem menos e a quantidade acaba não sendo suficiente gera o ressecamento.

Certo:

Para que o seu cabelo se mantenha hidratado e bonito, é preciso que você faça pelo menos de 1 a 2 hidratações por semana.

Eu sei que o nosso tempo está cada dia mais corrido, mas vale super a pena tirar um tempinho para que você possa se cuidar, isso faz muito bem para a nossa autoestima e beleza.

Para hidratar os cabelos existe a opção das receitinhas caseiras que eu amo, e também as máscaras de hidratações mais potentes e de ação rápida.

Eu indico que pelo menos uma vez na semana, você faça uma receitinha caseira mais potente, e nos outros que você lavar pode hidratar mais rapidamente no banho.

Outra dica de tratamento que faz toda diferença e acaba com o ressecamento, é a umectação capilar que é um banho de óleo vegetal que nutre o cabelo, devolvendo a gordura natural que os fios precisam para ficarem saudáveis, alinhados, brilhosos e com zero frizz.

Aqui no blog no menu hidratações tem o passo a passo completinho bem simples de fazer 😉

Você pode aplicar o óleo no cabelo a noite, pela manha é só lavar com o shampoo e condicionar ou usar uma máscara de hidratação com tempo de ação rápido.

Esses dois tratamentos aliados fazem total diferença na saúde e no visual dos fios e o resultado é surpreendente.

E além das dicas que mostrei acima outro hábito importante e fundamental que deve ser incluso para a saúde do nosso corpo e também dos cabelos, é beber bastante água.

Como falamos a água é essencial para deixar o cabelo livre de ressecamento e também saudável, e por isso devemos repor ela por fora e mais ainda por dentro, pois quando temos o costume de beber bastante água, o nosso cabelo fica ainda mais hidratado de dentro para fora.

Antes de terminar lindona, eu tenho certeza que você vai amar essa hidratação, que deixa o cabelo maravilhoso e acaba de vez com o ressecamento.

Confira! Hidratação para pontas espigadas e cabelo ressecado

Vídeos: Receitas para acabar com o ressecamento dos cabelos em minutos

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

 

E aí lindona, gostou do post: Como não deixar o cabelo ressecado?… Deixe um comentário

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (138 votes)

24 thoughts on “Como não deixar o cabelo ressecado

  1. Suas dicas sempre são maravilhosas, é aquele post que nós conseguimos perceber o errinho que cometemos no dia a dia.
    Vc é maravilhosa e sempre dá dicas valiosas pra todas nós

  2. Juh meu cabelo melhorou bastante quando começei a usar shampoo com pouco sulfato, meu cabelo é cacheado, em semanas já notei a diferença. Agora vou mudar tbm o condicionador pro liberado pq as vezes cometo o erro uso ele na raiz. Beijos lindona amei as dicas.

  3. amei as dicas Ju, inclusive estou querendo comprar um tecido de algodão para deixar exclusivamente para secar meu cabelo, eu tenho um cabelo grande embora eu ainda quero que ele cresça mais um pouquinho kkk mais na verdade para eu me sentir bem mesmo com meu cabelo eu quero encorpar ele deixa-lo mais cheio, tenho um cabelo muito ralo e muito fino então estou aqui sempre ligada em suas dicas e sei que com o passar do tempo os fios que estão começando a crescer vão estar mais fortes e bonitos e enfim estarei mais satisfeita. Eu amo muito seu trabalho Ju, todas as suas dicas e receitas caseiras são muito ótimas para mim pela eficácia e baixo custo, infelizmente não tenho uma vida financeira muito folgada para poder investir mais nos cabelos e suas receitinhas caseiras eu sempre consigo fazer por ter ingredientes acessíveis, eu adoro vc lindona e te admiro demais, beijinhos minha linda.

  4. Juu, as dicas são excelentes. Toda vez que vou num salão fico de olho nas escovas. Falta higiene e eu fico super atenta . A mesma rotina de cuidados que tento ter com meus fios, sigo com os itens que uso. Pentes, escovas, potinhos…todos sempre limpinhos.
    Beijão musa

    1. Oi lindona, queda é diferente da quebra… a queda o fio cai inteiro
      desde a raiz e a quebra ele se parte em diferentes partes…
      em caso de muita queda eu sempre indico as receitinhas aqui do blog
      que ajudam bastante e também indico consultar um medico para saber o real
      motivo pois as vezes pode ser falta de vitamina no sangue beijos

Deixe um comentário