Umectação a francesa passo a passo nutrição poderosa!

Umectação a francesa passo a passo nutrição poderosa! Neste post você vai conferir como fazer essa técnica diferente e potente. Clique e confira!

Umectação a francesa passo a passo nutrição poderosa!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

A umectação capilar já é uma velha conhecida de todas nós, mas além da aplicação tradicional existe uma forma de aplicação diferente para potencializar ainda mais essa nutrição queridinha em nossos fios.

A aplicação é bem simples e o que grande diferencial está na preparação do óleo vegetal antes do passo a passo.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Agora vamos lá!

Umectação a francesa o que é?

A umectação a francesa é um tratamento para nutrir os fios usando um óleo vegetal.

Esse óleo é aquecido em banho maria e é aplicado morno nos cabelos secos. Muitas pessoas indicam aplicar quente, mas eu prefiro aplicar morno, pois quente pode acontecer acidentes.

É importante que o óleo seja aquecido apenas em banho maria e não no micro-ondas para conservar todos os seus nutrientes.

umectacao-a-francesa-passo-a-passo-nutricao-poderosa-oleo

Qual a diferença da umectação capilar tradicional para a umectação a francesa?

Ambas têm a mesma função que é nutrir os fios repondo todos os lipídios (que é a gordura natural que o cabelo precisa para ficar saudável) tirando todo o ressecamento e porosidade e alinhar fechando as cutículas, dando mais brilho e impedindo o surgimento de pontas duplas.

E por falar em pontas duplas esse é um problema constante que tira a paz de muitas mulheres, não é mesmo?

Em alguns casos elas aparecem duplas, triplas e por aí vai… e nessa hora bate o desespero porque não sabemoa o que fazer para eliminar e evitar esse problema.

Mas não se preocupe, leia esse post… pois nele eu mostrei dicas incríveis para você acabar com as pontas duplas de vez!

Confira: como acabar com as pontas duplas do cabelo.

Porem na umectação tradicional o óleo vegetal é aplicado no cabelo frio já na umectação a francesa o óleo é aquecido antes de ser aplicado.

E o que isso causa?

Quando o óleo é aplicado no cabelo morno ele entra abrindo as cutículas fazendo com que os fios absorvam melhor esse óleo e com isso os nutrientes são aproveitados de uma forma mais efetiva, e o resultado é uma nutrição ainda mais potente e um resultado ainda mais evidente.

Outra coisa que a umectação capilar faz, seja a tradicional ou a francesa, é ajudar também no crescimento capilar.

Dependendo do óleo vegetal que você escolher essa função vai ter ainda mais efeito, óleos como o de alecrim, óleo de rícino, óleo de cenoura e o óleo de babosa por exemplo, tem um grande poder de acelerar o crescimento capilar pois aliados a massagem capilar ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo acelerando assim o crescimento saudável dos fios.

Pensando nisso eu mostrei o passo a passo do óleo de cenoura caseiro para você fazer de uma forma bem acessível e acelerar ainda mais o crescimento dos cabelos.

Confira nesse post: como usar óleo de cenoura nos cabelos.

Ainda sobre o crescimento capilar leia também!

como ter cabelos longos e saudáveis bonitos rapidamente.

Como fazer?

Você vai precisar de:

  • Óleo vegetal de sua preferência.
  • recipiente.
  • Panela.
  • Água.

Modo de preparo:

  • Coloque o óleo ou a manteiga vegetal em um potinho.
  • Em seguida coloque o recipiente dentro de uma panela com água de modo com que o potinho não encoste na água.
  • Após isso leve a panela para o fogo ate que o óleo esteja quente.
  • Assim que sentir que o óleo esquentou retire do banho maria e espere amornar um pouco.

Aplicação da receita:

  • Com o cabelo seco faça a aplicação do óleo em todo o cabelo mecha por mecha enluvando bem.
  • Após a aplicação prenda o cabelo e coloque uma touca para que o calor promovido por ela abra ainda mais as cutículas para que o óleo penetre bem.
  • Depois deixe o óleo agir no cabelo de 2 á 4 horas.
  • Em seguida lave o cabelo com água morna usando um shampoo transparente, mas que não agrida tanto os fios, e após condicione os fios ou hidrate em seguida pois o efeito vai ser ainda melhor!

E por falar em hidratação no vídeo abaixo eu mostrei o passo a passo de uma hidratação com quiabo para deixar o cabelo mais hidratado e a raiz mais lisa sem química!

Assista!

Como tirar a umectação do cabelo sem deixar oleoso?

Muitas pessoas ao fazer a umectação sentem que no final o cabelo fica pesado e sem brilho e pensam que o tratamento não deu um bom resultado, mas na verdade os fios podem ter ficado com excesso de óleo ou seja, a forma como a lavagem foi feita pode não ter sido correta.

Existe alguns passos muito importantes para que o excesso do óleo saia corretamente na hora da lavagem, mas sem deixar os fios ressecados.

Vamos ao passo a passo!

  • Após fazer a aplicação do óleo conforme eu ensinei acima e depois de deixar agir, entre no banho e deixe a água morna cair bastante sobre os fios.

É importante que a água esteja na temperatura morna para facilitar que o óleo derreta.

Conforme a água for caindo sobre os fios, vá deslizando as mãos do topo da cabeça em direção ao comprimento para ajudar a remover o óleo.

umectacao-a-francesa-passo-a-passo-nutricao-poderosa-lavagem

  • Em seguida é hora de aplicar o shampoo, e existe duas formas de aplicação.

Na primeira você pode colocar um pouco de shampoo em um potinho e também um pouco de água e mexer bem para que o shampoo seja diluído na água, em seguida é só aplicar no couro cabeludo e massagear bem até fazer espuma.

umectacao-a-francesa-passo-a-passo-nutricao-poderosa-shampoo

E na segunda você pode aplicar um pouco de shampoo na palma das mãos, esfregar uma na outra ate formar uma espuma e em seguida aplicar no topo da cabeça massageando ate que se forme a espuma.

umectacao-a-francesa-passo-a-passo-nutricao-poderosa-shampoo-espuma

  • A espuma que se formar no topo da cabeça puxe com as mãos para o comprimento dos fios, pois essa espuma já será suficiente para retirar o excesso de óleo do comprimento e pontas.

Puxe com cuidado e jamais esfregue o cabelo para não abrir as cutículas demais e não quebrar os fios com o movimento.

É importante que você não aplique o shampoo diretamente nos fios e principalmente nas pontas, pois isso pode ressecar demais o cabelo, já que a oleosidade e resíduos se concentram mais no couro cabeludo e as pontas costumam ser mais ressecadas.

Aplicando o shampoo das formas ensinadas, a distribuição será bem melhor e a concentração de shampoo em apenas uma parte do couro cabeludo será evitada.

Outra coisa importante é que na hora da escolha do seu shampoo, opte por um  que seja transparente, pois ele vai remover o excesso de óleo de uma forma melhor, mas cuidado!…. pois existe alguns shampoos que acabam ressecando demais os fios a ponto de remover a hidratação do cabelo.

É por isso também que muita das vezes, por mais que você tome todos esses cuidados e retire o excesso de óleo corretamente, no final o cabelo fica ressecado e áspero com a impressão que a umectação não teve efeito, mas na verdade o shampoo que foi usado é que retirou demais o óleo e agrediu tanto os fios que acabou “roubando” o efeito da umectação e todos os resultados que ela havia proporcionado ao cabelo.

Evite shampoos com carga alta de sulfato se o seu cabelo for seco ou ressecado.

Entenda mais sobre os tipos de shampoo e saiba como escolher o correto no vídeo abaixo!

Outra coisa importante é usar duas demãos de shampoo para que o excesso de óleo saia completamente, mas não use mais do que isso, pois o excesso do shampoo pode tirar mais óleo do que o necessário, abrindo muito as cutículas e ressecando os fios também.

  • Após enxaguar você pode condicionar os fios, mas uma dica é hidratar o cabelo após a umectação, pois dessa forma você vai fazer uma umectação/hidratação e o efeito vai ser incrível, vale a pena testar! (eu sempre faço isso!)
  • Após hidratar você pode finalizar os fios como desejar, lembrando que se for usado o secador é importante não esquecer de aplicar o protetor térmico e usar o jato na temperatura morna deixando longe dos fios.

Agora que você já aprendeu todas as dicas para tirar a umectação dos fios de forma correta sem deixá-los oleosos, é só fazer a sua umectação a francesa e ficar com aos cabelos maravilhosos e com a sua nutrição ainda mais potencializada!

Assista também!

Mas antes disso te convido a conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (10 votes)

5 thoughts on “Umectação a francesa passo a passo nutrição poderosa!

  1. Aaaah se eu tivesse lido antes!! Kkkkkk fiz a umectação noturna ontem, agora só semana que vem 🙁
    uso o shampoo festival de flores (salon line) e amo!! Ele é livre de sulfato e etc, transparente e limpa bem o cabelo sem agredir. Mas vc tem razão, Ju, hidratar o cabelo após a umectação é bem melhor. Fica lindo! Hoje quando acordei lavei com esse shampoo pra tirar a umectação e depois hidratei com a Sos bomba de vitaminas da skala +açúcar mascavo. Meu cabelo tá secando mas já vi que ficou incrivel!! Tô na terceira semana do cronograma de crescimento e já vejo os resultados. Muito obrigada linda!!! Deus te abençõe!
    P.S.: qual o máximo que o oleo de coco pode ficar no cabelo? Pq acho que ele ficou umas 10horas kkkk tem problema??

Deixe um comentário