Nutrição nos Cabelos com Tutano: Conheça os benefícios

Nutrição nos Cabelos com Tutano: Conheça os benefícios. Neste post você vai conhecer mais sobre este ativo nutritivo e como ele pode ser usado nos cabelos. Para saber mais, leia o post completo.

 

Nutrição nos Cabelos com Tutano: Conheça os Benefícios

 

Olá meninas tudo bem?

Vamos conhecer mais sobre o Tutano?

Hoje no mercado tem várias marcas que fazem máscaras capilares e produtos com Tutano, seja ele vegetal ou animal. Você já deve ter ouvido falar, então vamos conhecer mais sobre o Tutano ou Mocotó?

Presente hoje em máscaras da Bioextratus, Haskell, dentre outras, o Tutano vem cada vez mais conquistando as mulheres. Mas esse ativo vem de tempos bem antigos, onde as mulheres, usavam derreter o tutano (mocotó) presente do interior dos ossos do boi, depois misturavam com máscaras capilares ou usavam puro nas umectações. Eu lembro quando era criança como tinta máscaras escrito, máscara com mocotó (rsrs).

Nutrição nos Cabelos com Tutano: Conheça os benefícios

Porque o Tutano ou Mocotó é tão bom para os cabelos?

O tutano é rico em proteína, carboidratos, colágenos, propriedades hidratantes, desta forma ajuda na reconstrução, hidratação e no fortalecimento dos fios, ajuda na distribuição da oleosidade natural, proporcionando maciez, brilho e sedosidade aos cabelos. Porém o efeito das máscaras a base de Tutano e da umectação com óleo de Tutano, dão efeito mais de nutrição do que reconstrução ou hidratação.

Tutano Animal:  Extraído da parte gelatinosa que ocupa o interior dos ossos do animal. No caso para produção em larga escala nas indústrias, o mais utilizado é o tutano do boi. O tutano hidrata, condiciona, ajuda selar as cutículas dos fios, dando brilho e sedosidade.

Tutano de Boi

Tutano Vegetal: Extraído da seiva do bambu, rico em sais minerais, carboidratos e proteínas. O vegetal traz outros ativos hidratantes, restauradores, nutritivos para fibra capilar, dizem os cosmetologistas, que o tutano vegetal é mais eficiente do que o tutano animal para tratamento capilar.

Tutano Vegetal

Nutrição com máscara de Tutano

* Lave os cabelos apenas com shampoo e depois tire o excesso de água com a toalha;
* Aplique a máscara nutritiva de tutano mecha por mecha, evitando a raiz;
* Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem;
* Finalize como de costume;

Umectação com Óleo de Tutano

* Aplique o óleo puro no cabelo seco (limpo ou sujo);
* Massageio bem, mecha por mecha da raiz às pontas;
* Deixe agir por 2 horas e  depois lave com shampoo 2 vezes;
* Finalize com um condicionador;

Resultado: cabelo sedoso com brilho, encorpado e super nutrido!

Observações: Usei palavras diferentes umectação e nutrição para separar os processos. Pode fazer os dois processos toda semana. Para fazer umectação use o óleo puro de tutano, não pode ter óleo mineral na composição. Você encontra o óleo puro de Tutano em casas de cosméticos ou em casas de produtos naturais, já as máscaras são encontradas em casas de produtos cosméticos, farmácias e supermercados.

Por hoje é isso meninas, espero que gostem de conhecer mais um ativo para cuidar dos cabelos.

Um grande beijo!

Júlia Doorman

 

4.3/5 - (83 votes)

40 thoughts on “Nutrição nos Cabelos com Tutano: Conheça os benefícios

  1. Júlia meu cabelo é bem seco e frizzado e achei um xampu sem sulfato e parabenos, sendo q na sua composição tem glicerina, óleo de coco, pantenol, vitaminas e aminoacidos… será q é bom pro meu cabelo? lavo-os todos os dias, pois em minha cidade é mto quente e suo muito. Meu cabelo tá mto SEM VIDA… me ajude por favor…

  2. Oi Julia, eu adoro seus videos, mas tenho algumas dúvidas sobre os óleos vegetais. Os óleos tem que ser 100℅ natural? Os óleos mistos, tipo os de farmácia também serve ?

    1. Flor,
      alguns de farmácia são apenas refinados,
      neste caso pode até usar, mas os que tem óleo mineral
      não pode ser usado nas umectações…o melhor mesmo,
      são os vegetais, Bju 😀

  3. Oi Julia, vc acha melhor o óleo ou a máscara de tutano? Fico em duvida pois o óleo é aplicado na raiz e deve ajudar no crescimento, e a máscara não é aplicada na raiz, o que vc acha? beijos…

  4. ju meu cabelo tava detonado to usando o tutano e fazendo suas receitas e ele ta ficando lindo da pra ver ke ta mais hidratado nnutrido ta recuperando bem faz uns tres meses ke to dedicacao total kkk achei ke nao tava dando certo mas e tempo ne tem ke ter paciencia meu cabelo tava todo quebrado pelas luzes descolori duas vezes e a cabelereira passou muito do tempo ai arrebentou td quase chorei a franja tava toda mastigada um terror agota ta uns 60% recupreado ate meu namorado ja percebeu hehe ai mostrei seu cabelo pra ele ele disseke ker eu com cabelao assim kkk agora aguente essa criatura aki ,ja tive o cabelo do tamanho do seu e maravilhoso ha e percebi ke meu cabelo ta crescendo mais rapido tbm bjs e obrigada

  5. Oi ju deixa de perguntar eu tenho o óleo de tutano puro extraído do boi..Usei pela primeira vez, mas não passei na raiz com medo de ficar oleoso.. Pode passar e na Raiz?? E com quanto tempo vejo melhoras? ?

  6. Oi Júlia tudo bem? Então, estou usando o shampoo e o condicionador de Tutano da Haskell e estou amando, sempre quando lavo meus cabelos com essa linha, eles ficam muito sedosos e alinhados, com isso nem preciso secar os cabelos com o secador.
    Gostaria de saber se há silicone na fórmula, você saberia responder? Se houver, há alguma restrição?

    1. Oi lindona,
      uma dica legal é fazer o co-wash que consiste
      em lavar o cabelo sem shampoo usando apenas um
      condicionador próprio para lavar os cabelos,
      aqui no blog tem post sobre a técnica dê uma olhadinha
      bjuss 😉

Deixe um comentário