Como tratar cabelos ressecados nas pontas

Como tratar cabelos ressecados nas pontas – RECUPERE seu CABELO RESSECADO NAS PONTAS com 11 dicas SIMPLES mas que FUNCIONAM DE VERDADE. Clique e confira!

Como tratar cabelos ressecados nas pontas

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe 11 dicas incríveis para recuperar cabelos com pontas ressecadas.

São dicas simples, mas que fazem toda diferença para recuperar as pontas ressecadas e espigadas, e também para protegê-las evitando com que elas fiquem danificadas, deixando o cabelo e as pontas saudáveis, bonitos, hidratados e macios.

Vamos lá!

Aumentar as lavagens feitas com co-wash e diminuir as lavagens com shampoo

O co-wash consiste em lavar o cabelo usando apenas um condicionador ou creme de cabelo liberado para essa técnica, dispensando o uso do shampoo, o que é muito bom para cabelos e pontas ressecados, pois além de limpar o couro cabeludo, também vai hidratar os fios, evitando o ressecamento que alguns shampoos podem causar.

Durante a semana intercale a lavagem feita com a técnica co-wash com a lavagem com shampoo, mas em quanto suas pontas estiverem ressecadas foque mais no co-wash, fazendo ele mais vezes.

É importante que o condicionador ou creme para fazer o co-wash, seja liberado para essa função, pois esses produtos possuem em sua fórmula agentes limpantes que juntos com os ativos hidratantes, limpam e hidratam os fios sem ressecar, e também não possuem em sua fórmula ativos que prejudicam o couro cabeludo como óleo mineral, petrolatos e silicones insolúveis em água.

Leia mais sobre os benefícios do co-wash aqui: Técnica co-wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos

Intercalar shampoo hidratante e não aplicar nas pontas

Nas lavagens que você fizer durante a semana intercalando com a dica anterior, opte por usar um shampoo que seja mais hidratante, e se o seu cabelo é misto ou oleoso, use um shampoo perolado.

É importante evitar shampoos transparentes, pois esses podem ressecar mais os fios, e jamais use shampoo anti resíduos, pois esses shampoos fazem uma limpeza mais profunda, e só devem ser usados uma vez ou outra.

Outro cuidado em relação ao shampoo é não aplicar nas pontas, o shampoo (perolado ou hidratante) deve ser aplicado somente no couro cabeludo, e a espuma que se formar nessa área, é que deve ser levada para o restante dos fios, pois isso vai evitar que as pontas fiquem ainda mais ressecadas.

Usar condicionadores concentrados  

O condicionador é muito importante para selar as cutículas do cabelo após a hidratação, para fazer com que ela permaneça por mais tempo dentro dos fios, mas ele também pode oferecer uma hidratação extra.

A dica é escolher um condicionador que seja mais concentrado, pois esses são mais hidratantes, e escolha os que tenham uma composição rica em ativos hidratantes, para que ele condicione os fios selando as cutículas, e também hidrate os fios.

Fazer hidronutrição uma vez por semana

A hidronutrição é uma junção da hidratação e da umectação capilar, que são dois tratamentos essenciais para os cabelos, principalmente para os com pontas ressecadas, e juntar os dois potencializa ainda mais o efeito, oferecendo ao cabelo uma bomba de tratamento contra o ressecamento.

Para fazer primeiro você vai fazer a umectação capilar e em seguida a hidratação no mesmo dia.

Passo a passo:

1-Escolha um óleo vegetal da sua preferência que pode ser o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce, óleo de aloe vera e etc…

2-Com o cabelo seco e sujo aplique o óleo da raiz as pontas focando nas pontas, deixando-as bastante encharcadas com o óleo.

3-Prenda o cabelo e deixe agir por 1 hora, podendo deixar até 8 horas.

4-Após agir lave o cabelo com duas demãos de shampoo e retire o excesso de água do cabelo com uma toalha.

5-Aplique mecha por mecha uma máscara capilar de hidratação, enluvando bem mecha por mecha de cima para baixo, coloque uma touca e deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da máscara usada.

No lugar da máscara capilar você também pode fazer a hidratação caseira que mostrei nesse post, para potencializar ainda mais o efeito da sua hidronutrição: Hidratação para cabelos ressecados e pontas espigadas

6-Após a máscara agir no cabelo, enxague apenas com água, condicione aplicando o condicionador, e finalize como desejar.

Fazer pré poo antes de todas as lavagens com shampoo

O pré poo é ótimo para cabelos com pontas ressecadas, pois além de proteger o cabelo contra a água quente do chuveiro, que alias deve ser evitada para cabelos danificados, e também contra uma possível agressão que os agentes limpantes do shampoo podem causar, ele também deixa as pontas mais hidratadas, macias e saudáveis.

Para cabelos ressecados nas pontas o pré poo pode ser feito antes de todas as lavagens feitas com shampoo, anote aí a receita caseira de um pré shampoo potente: Pré poo caseiro técnica para recuperar as pontas do cabelo

Todas as noites aplicar óleo vegetal nas pontas do cabelo

O óleo vegetal possui benefícios incríveis para o cabelo, pois eles penetram na fibra capilar, nutrindo e tratando o cabelo de forma mais profunda, além de deixar os fios macios e alinhados.

E uma das formas de usá-los em cabelos com pontas ressecadas, é aplicar apenas algumas gotinhas a noite antes de dormir, pois dessa forma o óleo vegetal vai agir como um reparador de pontas natural, tratando e nutrindo as pontas durante a noite, protegendo os fios, e ajudando na recuperação das pontas ressecadas, deixando-as mais macias pela manhã, sem frizz e alinhadas.

Proteger as pontas do cabelo na hora de dormir

Proteger as pontas do cabelo na hora de dormir é muito importante, pois o atrito das pontas com o travesseiro durante a noite, pode deixá-las mais ressecadas, porosos, e espigadas piorando o seu estado.

Para fazer essa proteção você pode usar uma touca de cetim, ou uma fronha de cetim, pois como o cetim é um material liso, ele facilita o deslizar das pontas sem causar atrito, e ainda deixa os fios e as pontas mais brilhosos.

Aplicar pela manhã um leave-in com proteção térmica em spray

O protetor térmico além de proteger o cabelo do calor gerado pelos aparelhos de calor,  também protege os fios contra agressões do nosso dia a dia que são vento, sol e poluição, além de ajudar na hidratação.

Por isso toda manhã ao acordar aplique no cabelo, um protetor térmico em spray, não precisa enxarcar o cabelo, somente umedecer um pouco, pois além de proteger ele também vai ajudar no desembaraçar do cabelo, evitando que os fios quebrem ou embolem.

Evitar fontes de calor principalmente nas pontas do cabelo

Um cuidado muito importante para tratar e recuperar cabelos com pontas ressecadas, é não usar aparelhos de calor como secador, babyliss e chapinha, principalmente nas pontas do cabelo, pois esses aparelhos removem a hidratação e umidade dos fios, fazendo com que eles fiquem ainda mais ressecados e porosos, e as pontas espigadas e secas.

Por isso até recuperar suas pontas não use esses aparelhos, e após recuperar se desejar use com cautela, evitando ao máximo e não use em excesso, e quando usar aplique antes o protetor térmico para deixar os fios mais protegidos.

Evitar o contato das pontas do cabelo com suor

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas o suor gerado pelo nosso corpo, pode danificar as pontas, pois o suor possui sal e esse componente resseca demais os fios.

Por isso na hora de fazer o seu exercício físico, prenda o cabelo de uma forma em que as pontas do cabelo não fiquem em contato com o seu corpo, e com o suor gerado por ele, uma forma é fazer um coque próximo ao alto do cabelo, e jamais treinar com o cabelo solto.

Cortar as pontas do cabelo regularmente

Fazer o corte das pontas regularmente uma vez a cada 3 meses, e muito importante para evitar que elas fiquem ressecadas, finas ralas e até mesmo quebradiças.

Pois conforme o nosso cabelo cresce, mais dificuldade a lubrificação natural que temos no couro cabeludo, tem para chegar até as pontas, e por isso as pontas recebem pouca lubrificação natural, e também ficam “envelhecidas” e por isso é preciso cortá-las, para deixá-las mais bonitas, saudáveis e encorpadas.

Recapitulando: Como tratar cabelos ressecados nas pontas

1-Aumentar as lavagens feitas com co-wash e diminuir as lavagens com shampoo

2-Intercalar um shampoo hidratante e não aplicar nas pontas

3-Usar condicionadores concentrados         

4-Fazer hidro nutrição uma vez por semana

5-Fazer pré poo antes de todas as lavagens com shampoo

6-Todas as noites aplicar óleo vegetal nas pontas do cabelo

7-Proteger as pontas do cabelo na hora de dormir

8-Aplicar pela manhã um leave-in com proteção térmica em spray

9-Evitar fontes de calor principalmente nas pontas do cabelo

10-Evitar o contato das pontas do cabelo com suor

11-Cortar as pontas do cabelo regularmente

Vídeos: Como recuperar pontas ressecadas e espigadas naturalmente

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como tratar cabelos ressecados nas pontas?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (237 votes)

Deixe um comentário