Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso – Nessa matéria você vai aprender passo a passo como resolver essa situação. Confira!

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Os cabelos oleosos dão dor de cabeça para a mulherada, pois quando o fio capilar possui demasiada oleosidade, o cabelo acaba ficando com um aspecto “sujo”, o que não é nada agradável.

Neste artigo separamos algumas dicas de como deixar o cabelo menos oleoso. Confira!

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso – Melhores Dicas e Truques

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Causas da oleosidade capilar

Existem alguns fatores determinantes que explicam a oleosidade capilar.

Mas, o fato é que a oleosidade surge quando há uma excessiva produção de gordura através das glândulas sebáceas do couro cabeludo, e isso pode surgir em decorrência de fatores, tais como:

  • Fator natural: este é o mais comum, pois algumas pessoas começam a desenvolver oleosidade capilar ainda na puberdade, devido a maior produção de hormônios androgênicos;
  • Estresse;
  • Existência de cistos nos ovários;
  • Condição adquirida por falta de higiene;
  • Utilização de produtos capilares de maneira inadequada;
  • Exposição a ambientes com muita umidade ou altos teores de gordura.

Como tratar os fios oleosos?

Existem alguns cuidados básicos que possibilitam um controle maior sobre a oleosidade capilar.

Com apenas algumas mudanças de hábitos ou utilizando alguns produtinhos básicos, você poderá notar melhoras significativas nas suas madeixas.

Porém, algumas pessoas são acometidas por este problema por uma questão genética, o que pode causar oleosidade excessiva, e neste caso não há cura, mas é possível procurar clínicas especializadas que podem tratar o problema para amenizar seus efeitos sobre o cabelo.

Leia também como deixar o cabelo hidratado depois de descolorir

Condicionar apenas as pontas das madeixas

Parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem que jamais devemos passar condicionador no nosso couro cabeludo. Apenas o shampoo é indicado para esta região, já que o mesmo é feito justamente para limpeza do couro cabeludo.

Quando passamos shampoo nos fios capilares e nas pontas, nosso cabelo começa a ressecar-se. O mesmo ocorre com a utilização do condicionador no couro cabeludo, só que o efeito é inverso, ou seja, gera oleosidade.

Neste sentido, como o condicionador é um produto muito pesado, faça aplicação do mesmo apenas da metade às pontas do cabelo. Assim é possível evitar que o cabelo fique oleoso.

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Leia também as melhores hidratações para cabelos lisos.

Shampoo seco

O shampoo seco é uma versão que se assemelha ao talco para bebê, e pode ser eficiente contra a oleosidade.

Além de diminuir a oleosidade das suas madeixas, o shampoo seco também é responsável pela limpeza da raiz dos fios. Mas deve ser usado com moderação, apenas quando não puder lavar, pois ele resseca os fios.

Evite enxaguar o cabelo com água quente

Fazer higienização das madeixas com água quente é uma péssima ideia, uma vez que a água em temperatura alta estimula ainda mais a produção de óleo, e ainda por cima, deixa o cabelo mais ressecado e opaco.

A dica para obter um cabelo bonito e brilhoso é sempre lavar as madeixas com água morna, para que se possa retirar a oleosidade dos fios, e encerrar o processo com água fria.

Como-Deixar-o-Cabelo-Menos-Oleoso-4

Evite utilizar secador de cabelo

Infelizmente até mesmo o secador de cabelo está entre os inimigos das nossas madeixas quando o assunto é oleosidade capilar.

Assim como devemos evitar lavar o cabelo com água quente, também devemos evitar expor nossas madeixas a quaisquer outras temperaturas elevadas, e isso inclui o secador de cabelo.

O ideal, neste caso, é sempre deixar o cabelo secar naturalmente e fazer um esforcinho para aposentar de vez o secador. Se precisar usar, use em temperatura morna e longe do couro cabeludo, sempre em movimentos circulares.

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Creme de pentear também pode ser prejudicial

Prefira um leave-in de textura leve (líquida). Os finalizadores em cremes podem pesar os fios oleosos e finos.

Lave o cabelo uma vez ao dia

Se você possui madeixas muito oleosas, lavar os cabelos todos os dias é imprescindível e mesmo assim talvez seja preciso aplicar em conjunto com outras dicas que apresentamos aqui.

Geralmente quem mora em lugares de clima quente e úmido tem uma tendência maior a ficar com excesso de óleo no cabelo. Logo, a lavagem diária será a solução mais imediata para evitar este problema.

Evite ficar tocando no cabelo toda hora

Esse é um hábito comum da mulherada, ficar jogando o cabelo de um lado para o outro, passar os dedos sobre os fios, jogar a franja para o lado, etc.

Acontece que esse hábito pode ser prejudicial para quem têm tendência a oleosidade capilar, uma vez que esse tipo de movimento faz com que a oleosidade que temos em nossas mãos, seja passada aos fios capilares, aumentando ainda mais o problema.

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Umectação com óleos vegetais

Esse processo pode ser feito toda semana ou a cada 15 dias, somente para equilibrar a oleosidade do couro cabeludo.

Os óleos mais indicados para cabelos oleosos são os vegetais de: coco, alecrim, semente de uva e semente de maracujá.

Quando aplicamos óleos vegetais na raiz, nosso organismo não produz mais tanto sebo, parece estranho, mas funciona. Nosso organismo não precisa mais produzir esse sebo quando aplicamos óleos vegetais na raiz.

Aplique o óleo da raiz às pontas, deixe agir por até 3 horas, depois lave com shampoo para cabelos oleosos e finalize como de costume.

Pelling Capilar Regularmente

Ele vai remover todo excesso de células mortas e pele que vão se acumulando no couro cabeludo. Ele pode ser feito a cada 15 ou 30 dias apenas para equilibrar a oleosidade em excesso do couro cabeludo.

Além de combater a queda, a caspa ele acelera o crescimentos dos fios.

Veja como fazer aqui no Passo a Passo: Como fazer Peeling Capilar em casa Passo a Passo 

Espero que tenha gostado da matéria.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Me siga no Instagram Julia Doorman, sempre estou postando dicas nos stories.

Beijos

O que você achou do artigo Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso? Comente

4.5/5 - (31 votes)

17 thoughts on “Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

  1. Ju meu caso é o típico “oleoso na raiz e seco nas pontas” aprendi a fazer o peeling capilar no seu canal do YouTube e por aqui pelo blog também! Ajudou bastante, vou seguir essas dicas tops. Agora uma dúvida: os tônicos também ajudam na questão da oleosidade ou podem atrapalhar ?? Eu uso o tônico de alho da hora dourada (e as vezes um caseiro mesmo quando acaba hihi). Beijão lindona. Sempre bom te acompanhar nas redes sociais e principalmente no insta. Só tem coisa boa e energia positiva!!! #lindonadaju @lilis_costa

  2. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Eu e minha mãe sofremos com cabelo oleoso, e infelizmente isso quebra o dia da gente, do nada seu cabelo murcha e gruda na cabeça e fica aquela tragédia! Vou experimentar suas dicas, Ju! Maravilhosaaaaaaaaa <3

  3. Desde que conheço seu blog e outras redes sociais, aprendi a cuidar bem melhor do meu cabelo. Essas suas dicas parecem muito básicas, porém muitas de nós fazíamos o contrário de tudo isso com certeza. Eu por exemplo, nem sonhava que condicionador não se passa na raiz, pois ele deixa nosso cabelo tão fofinho né. Agora, meu cabelo está mais brilhoso e com vida. Continuo sofrendo com queda e oleosidade, mas descobri que tenho ausência de vitamina D no organismo, por isso, tenho que tomar todos os dias para repô-las. Já tentei fazer o cronograma capilar, mas por falta de produtos ainda não deu certo, mas uma hora dá!!! Adoro suas dicas e vídeos, parabéns!!!! Eles funcionam como uma injeção de ânimo para não desistirmos de cuidar dos nossos belo cabelos!!!

  4. Ju depois q comecei a usar óleo de coco na raiz, fazer esfoliação no couro cabeludo e evitar em lavar o cabelo na água quente, a oleosidade do meu cabelo diminuiu muito! Obrigada pelas suas dicas elas me ajudam mto, sempre salvam meu cabelo beijo lindona, amo seu trabalho ❤️❤️

  5. Olá ju te sigo algum tempo,eu ja nao sei mais o q faço o meu e extremamente oleoso,ja fiz d tudo ja usei cetaconazol ,shampoo anticaspa carissimos indicados pelo dermatologista e nada adiantou vou testar essa sua receita d pillen capilar p ver .sou a bella bjs

Deixe um comentário